POR QUE O HOMEM ARANHA DO MCU É A VERSÃO MAIS PRÓXIMA DAS HQS?

 




POR QUE O HOMEM ARANHA DO MCU É A VERSÃO MAIS PRÓXIMA DAS HQS?

 

 

Embora o MCU seja uma das maiores franquias da cultura pop, não significa que não possua elementos que são bastante criticados pelos fãs. Um desses exemplos é a abordagem dada ao Homem Aranha. Interpretado pelo Tom Holland, essa nova versão do Aranha foi bem diferente das versões anteriores dos filmes do Sam Raimi ou do Webb. Além de terem pulado sua origem, ele não demonstrava ser tão atormentado pela morte do Tio Ben (que até agora não foi nem mencionado) ou problemas financeiros, e tinha uma ligação muito mais forte com os heróis do MCU, principalmente o Homem de Ferro, que não só ajudou o Peter dando-lhe uns trajes especiais mas assumiu um papel de mentor para o jovem herói.

 


Essas mudanças não chegaram a ser bem aceitas pelo publico, pois se diferenciou muito do que estavam acostumados, com alguns chegando até mesmo dizer que Holland é uma péssima versão do Aranha ou apenas um sidekick Homem de Ferro. Embora eu respeite a opinião desses fãs, e não acho o Aranha do MCU uma adaptação. Na verdade, após ter lido fases importante do Aranha nas hqs, eu diria que ele é a versão mais próxima do herói das hqs do que muitos pensam.

Por que eu tenho essa ideia? Vou explicar...

SE INSPIRANDO NOS CLÁSSICOS


Embora tenha uns elementos modernos como da fase do Dan Slott (ex: o Peter usando gadgets) e do Aranha ultimate, o Aranha do Holland pega muita inspiração da fase clássica do Stan Lee/Steve Ditko, quando Peter era apenas um adolescente no colégio começando sua carreira como o amigão da vizinhança.

 



Claro que muitos dirão que o filme Sam Raimi é muito mais próximo da fase do Ditko devido ao seu estilo, tom, visuais e até mesmo as cenas de ação que parecem tiradas do quadrinho.  Eu concordo com eles que o Raimi é um fã de hqs do Aranha, porém eu acho que os filmes dele pegam muito mais inspiração da fase do Stan Lee com o John Romita Sr, quando Peter entrou na faculdade, passando a ter seus dramas com personagens como o Harry Osborn e a Mary Jane. Isso fica bem evidente no segundo filme, que adapta "homem aranha nunca mais", a melhor história dessa fase.

Além disso, nem tudo que o Raimi fez foi totalmente fiel as hqs. Na verdade, alguns conceitos que ele estabeleceu nos filmes vieram a se tornar equívocos que as pessoas tem em relação ao Aranha e seus dilemas pessoais.


 A FALTA DE PRESENÇA DO TIO BEN

 


Não é novidade nenhuma que hoje em dia Tio Ben é uma das figuras paternas mais icônicas das hqs. Quando o povo pensa no Homem Aranha, imediatamente pensam no Ben e o trauma que sua morte tem para o Peter e sua motivação de ser um herói, tanto que uma das criticas em relação ao Aranha do MCU é a falta de presença do Tio Ben, com os filmes mal sequer mencionando o bom velhinho, exceto por uma referências indiretas como as iniciais na maleta do Peter em "Longe de Casa" ou o dialogo dele com o Ned em "De volta ao lar" onde Peter diz não que não pode contar para a Tia May seu segredo, não depois de tudo que ela passou.

 

O que poucas pessoas não sabem é que Tio Ben nem sempre foi esse grande mentor ou figura divina nas histórias do Aranha. Isso só veio a rolar muito depois nas hqs lá pra metade da fase do Stan Lee com o John Romita Sr e do Gerry Conway.  Na primeira aparição do Aranha em Amazing Fantasy 15, Tio Ben tem apenas 3 quadrinhos que mostram a relação dele com a Peter e as interações dos dois são tão breves que o personagem não chega a ter uma presença tão grande comparado com os filmes. Ele nem sequer chegar a falar sua frase icônica "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades". Depois da morte dele, o Aranha só chega citá-la pelo menos algumas ocasiões, fazendo a dor pela perda do Ben parecer muito mais natural, com Peter meio que tentando guarda essa dor pela morte do tio e são momentos em histórias como "Se esse for meu destino..." e "Homem Aranha Nunca mais" que fazem o Peter se relembrar do evento.

 

DRAMA E COMÉDIA ADOLESCENTE


Algo comentado pelos fãs é o fato do Aranha do MCU não sofrer tantas consequências por suas ações, de muitos de seus erros serem simplesmente desculpados e ele não sofrer tanto quanto os Aranhas anteriores, principalmente o Maguire. Alguns chegam até comentar que os problemas da vida do Peter são abandonados em favor do filme fazer piadas e cenas de humor desnecessárias.

Embora eu entenda essa reação e até concorde com alguns argumentos, não vejo isso sendo um problema pois não só o Peter sofre consequências por suas ações (ex: Ele coloca acidentalmente pessoas em perigo e acaba tendo um argumento com o Stark perdendo seu traje; Ele revela seu segredo para o Mysterio e não só acaba tornando seus amigos em alvos do vilão como também tem sua identidade revelada) mas a vida do Aranha não é tragédia. Claro que nos quadrinhos do Lee e do Ditko/Romita Sr o Peter tinha seus problemas causados por sua vida heróica interferindo em sua vida normal, porém nem todos envolviam uma pessoa com quem o Peter se importa sendo ferida e ele passando o resto da história se culpando pelo incidente. As vezes os problemas que o Peter se metia eram situações comuns do dia-a-dia e eram usados como forma de comédia do que melodrama, lembrando muito humor de filmes de Woody Allen. Por exemplo, na primeira aparição do Duende Verde, o Aranha é enganado a participar de um filme sob a promessa de que receberá uma grande quantidade de dinheiro, sem saber que tudo não passa de uma cilada do Duende. No final ele consegue sobreviver mas não ganha o dinheiro, sendo forçado a voltar pra casa de ônibus com apenas uns trocados no bolso.


Os filmes do Maguire também sabem ter momentos de humor e mostrar o quão difícil a vida do Peter porém eu acho que eles abusam um pouco do melodrama, querendo lembra os fãs várias filmes o quão as coisas sempre dão errado pro Peter a ponto que as cenas dele chorando viraram meme.

Nas hqs o Peter passa por apertos, mas ele não fica 90% do tempo só chorando e reclamando da vida. Ele fazia por apenas um ou dois quadrinhos e depois já tentava outra solução. Era apenas em raras histórias que o Peter sofria uma grande perda, como a morte do irmão da Betty Brant, fazendo a vida do Peter ser retrata de forma bem mais próxima da realidade, com o tragédia sendo algo inesperado e imprevisível e dando uma certa naturalidade para variação do tom da história.


HOMEM ARANHA E OS HERÓIS DA MARVEL

 


Outro ponto duramente criticado nos filmes do Holland, é a presença de outros heróis do MCU como Homem de Ferro, Nick Fury e Doutor Estranho. A presença deles faz com que muitos acusem o Aranha do Holland de ser dependente demais dos outros heróis e nunca evoluir por si próprio. Isso é demonstrado na relação que o Peter tem com o Tony Stark, que age como um mentor para o Peter, o que faz os críticos chamarem o Aranha de Homem de Ferro Jr.  Por mim, essas críticas não só são um pouco hipócritas, visto que heróis do MCU tendo aparições especiais acontece em muito outros filmes da franquia, nenhum deles tirando foco do protagonista (ex: Viúva Negra e Nick Fury em Soldado Invernal, Doutor Estranho e Hulk em Thor Ragnarok), mas no caso do Aranha, crossovers e participações especiais eram algo bem recorrente nas suas histórias. Melhor exemplo é a primeira hq do Aranha onde ele tenta fazer parte do Quarteto Fantástico.

 


A presença dos heróis servia pra mostrar a diferença do Aranha para o resto do Universo Marvel da época, com eles representam o tipo de herói que o Peter sonhava em tornar na época: famoso e respeitado pela população. Porém, em sua primeira tentativa dele se unir a uma equipe como o Quarteto, ele acaba falhado devido a visão ingênua sobre os heróis, achando que isso dá dinheiro e que ele não teria problemas na vida. Esse detalhe, tanto nas hqs com o Quarteto Fantástico quanto nos filmes com o Homem de Ferro, ajudou a mostra a inexperiência do herói na época e o longo caminho que ele teria que percorrer para conseguir encontrar seu lugar entre esses grandes heróis.

Além disso, algumas participações especiais nas hqs tinham os heróis agindo como aliados e até mesmo mentores para o Aranha, ajudando-o em sua evolução. Um bom exemplo é no Espetacular Homem Aranha 3, onde o Peter, após sofrer uma derrota nas mãos do Octopus, se sente inseguro e quase perde a confiança de continuar na luta. É após assistir uma palestra do Tocha Humana que ele acaba se inspirando no membro do Quarteto para continuar na luta e derrotar o Octopus.


No caso do Tony Stark, a relação dele com o Peter é baseada na Guerra Civil, quando Stark e Peter desenvolveram uma grande amizade, com Tony se tornando quase que uma figura paterna pro garoto, ajudando ele a sustentar a Tia May e a Mary Jane e até mesmo dando o traje da Aranha de Ferro pro rapaz.

ONDE ESTÃO HARRY, GWEN E MARY JANE?



Além do Aranha e seus vilões, outros personagens importantes nas histórias do cabeça de teia são os que compõe seu elenco de apoio, com os mais conhecidos sendo Harry Osborn, a Gwen Stacy e Mary Jane.  Nos filmes do MCU, eles foram substituídos por personagens novos e desconhecidos como Ned Leeds (cuja aparência e personalidade lembram muito mais Ganke das hqs do Miles Morales), Liz Allan e Michelle (que vem a ser a versão MCU da M.J)

Lógico que a ausência desses personagens não foi bem aceita pelos fãs, que também reclamaram do fato da maioria dos personagens serem alívio cômico ou não serem tão desenvolvidos comparado com o Harry e a Mary Jane do Sam Raimi.

 

No entanto, essas mudanças não torna o fiel desleal aos quadrinhos originais, visto que Harry, Gwen e Mary Jane não apareceram nas primeiras hqs do Aranha, quando ele ainda estava no colégio e seu elenco de apoio eram personagens como a Liz Allan, Flash Thompson, Betty Brant, Ned Leeds e Jameson. Na realidade o elenco de apoio do Peter sempre mudava após um certo número de hqs, com muitos personagens cedo ou tarde dando uma sumida das hqs do herói e sendo substituídos por outros. Até mesmo Harry Gwen e Mary Jane acabaram sumindo por um tempo das hqs do Peter e foram substituídos por novos personagens como a Glory Grant, Debra Whitman, Jean DeWolf e outros, demonstrando como a vida do Peter e suas relações mudam conforme seu crescimento.

 

MODERNIZANDO OS PERSONAGENS, RESPEITANDO AS IDEIAS

 


Quando se faz adaptações é comum que mudanças sejam feitas em certos personagens, seja para moderniza-los ou para ajudar a simplificar a história e infelizmente para o Aranha do Holland uma das críticas que ele tomou foi em relação as mudanças feitas em personagens como a M.J e o Flash Thompson, que foram representados de forma bem diferente de suas versões das hqs e adaptações anteriores. 

Simpatizo com os argumentos e admito que iria preferir que eles seguissem as hqs originais. Contudo, apesar das diferenças, não vejo elas sendo tão prejudiciais, pois os personagens ainda mantém a ideia principal por trás de suas criações, os elementos que definem eles como esses personagens e seu papel na vida do Peter. 

Embora eu ache que os filmes poderiam fazer mais com o Flash Thompson (pra mim a melhor versão dele foi do desenho Espetacular Homem Aranha, assim como o filme do Garfield), eu acho que eles acertaram o básico do personagem da fase do Lee e do Ditko: Dele ser um valentão que sempre humilha o Peter Parker mas tem um grande respeito pelo Aranha (algo que ele demonstrou no Longe de Casa). O fato dele ser mais um garoto privilegiado do que um jogador de futebol popular também não me incomoda pois isso ajuda a torna-lo menos estereotipado como mostra diferentes tipos de valentões. Nem todos eles são atletas que humilham a pessoa com força física (algo que posso confirmar por experiência).


Quanto a Michelle Jones (a versão MCU da MJ) não me incomoda essa reinvenção pois Mary Jane é uma personagem que tem sofrido alterações me versões recentes como a do Ultimate, dos filmes do Sam Raimi e do jogo de PS4. O motivo disso é que a personalidade da Mary Jane nas hqs foi feita com o propósito de ser o contrário das típicas adolescentes dos anos 60 como a Gwen. Enquanto elas eram reservadas e educadas, Mary Jane era ousada, festeira e independente.  O problema é que atualmente, a imagem de uma garota festeira não é mais algo revolucionário. Na verdade é a imagem mais comum da maioria dos adolescentes hoje em dia. Logo, ao invés de fazer da MJ a garota popular e festeira como a Liz Allan, eles fizeram o contrário, mostrando-a como uma garota solitária, com problemas de socializar, que esconde esses sentimentos através de uma personalidade descontraída e sarcástica. A personagem é diferente mas não a ideia principal por trás dela.


Isso também é refletido na relação dela com o Peter. A ideia por trás do romance dos dois nas hqs era a Mary Jane ser uma alternativa ao romance do Peter com as outras garotas como a Gwen. Ela não era apenas um interesse romântico, mas também dava muito suporte ao Peter e tinha um papel mais ativo, com melhor exemplo sendo na hq onde a Gwen Stacy morre, com ela fazendo companhia ao um Peter arrasado. Ela ainda revela, em edições a frente, saber sobre o segredo do Peter, mostrando que ela não desligada da vida como muitos pensavam. Nos filmes do MCU, Michelle também funciona como uma alternativa para o Peter, com o relação dos dois estando ligada ao arco do Peter nos dois filmes. Em De volta ao lar, todo o arco do Peter é sobre ele aprendendo a valorizar o que tem ao invés de tentar copiar os heróis mais populares como Homem de Ferro, o que é representado em suas relações Liz Allan (que faz parte da turma popular que ele sonha em fazer parte) e a Michele (que representa o grupo de rejeitados e ignorados que o Peter e o Ned fazem parte). No final, Peter aprende a lição e passa a valorizar sua vida normal e com isso dá atenção maior para as pessoas próximas a ela, incluindo a MJ, que passa a ser seu interesse no Longe de Casa, que não só desenvolve o romance dos dois como mostra que a MJ, tal como nas hq, já sabia o segredo do Peter e o interesse por ele fazia com ela demonstra-se seu lado mais aberto.

VILÕES DO HOMEM ARANHA OU DO HOMEM DE FERRO?


Um dos pontos que muitos parecem concorda ser um dos pontos positivos dos filmes são os vilões, que foram bem representados, tendo motivações compreensíveis e até humanizadas (como no caso do Abutre). Contudo alguns não curtiram o fato deles serem vítimas das ações do Stark, julgando que eles deveriam ser vilões do Homem de Ferro ao invés do Aranha. Essa ideia, embora fácil de entender, está errada, visto que nem todos os vilões tem suas origens ligadas diretamente com ele. Na verdade alguns surgem de forma indireta, estando ligados com pessoas próximas ao Peter (ex: No espetacular Homem Aranha, o Abutre era um funcionário do Osborn e queria vingança contra ele por ter roubado seu trabalho) e seu ódio pelo Aranha surge devido a interferência do herói em seus planos. Esse é o caso dos filmes, com Stark agindo mais como o link do vilões com o Aranha do que inimigo principal deles. 

Além disso, o fato dos vilões terem suas vidas prejudicadas pelo Stark justifica o que o herói falou para o Peter em De Volta ao lar, pra não ser como ele e sim ser melhor. Ele sabe que cometeu muitos erros que terão grandes consequências, algo que Peter, por ser jovem, pode impedir que aconteça para ele. Isso a tornar o momento onde ele salva o Abutre, que não revela o segredo do Peter por respeito, muito mais importante pois demonstra Peter conseguindo ser uma pessoa melhor que o Stark, salvando a vida dos seus inimigos e inspirando o melhor neles ao invés de mata-los.

QUAL A ESSÊNCIA DAS HISTÓRIAS DO ARANHA?


A grande crítica que a maioria tem com o Aranha do MCU em geral é o fato de acharem que ele não representa a verdadeira essência do herói, dele ser um garotinho inexperiente que conseguiu tudo numa bandeja de prata ao invés de ser o fotógrafo que tem dificuldade de pagar contas e sempre sofre por causa de sua vida heroica, como nos filmes do Sam Raimi.

Essa definição do Aranha não está errada porém não está completa.  As histórias do Aranha não eram apenas sobre o sofrimento do Peter Parker, mas também sobre crescimento, sobre um garoto aprendendo a abrir mão de seus defeitos, superar suas inseguranças e se tornar um homem confiante, não se deixando ser definido pelas pressões impostas a ele por outros em sua vida e aceitando sua vida como ela é, tanto o bom quanto o mal.

A perda do tio Ben não se trata do Peter percebendo que cometeu um erro e voltando a ser um garoto simpático, é sobre o Peter percebendo preço que sua imprudência e arrogância teve em sua vida, indo de um garoto orgulhoso cansado de sofrer bullying dos outros para dar seus primeiros passos em se tornar um homem mais experiente, que usas seus poderes para ajudar as pessoas ao invés de provoca-las como Flash fazia com ele na escola.


Esse conflito do Peter com as injustiças dos outros é representado pelo Jameson, que, tal como Flash Thompson, age como o valentão para o Aranha, complicando a vida dele como um herói e sempre o criticando, fazendo o herói questionar se ele está fazendo a diferença na cidade ou não, o que dá muito mais significado para momentos onde Peter consegue obter vitória contra os vilões, se guiando não pelas palavras negativas de outros mas sim confiando em si mesmo. A partir disso, Peter consegue lidar os problemas em sua vida, seja em situação hilária ou uma tragédia, aceitando eles e seguindo em frente. Por exemplo: Ele terminou um namoro com a Betty Brant, Peter segue em frente encontra um novo amor na Gwen Stacy ou na MJ; Uma forma dele conseguir dinheiro não funcionou, ele já sai à procura de uma nova forma de conseguir.


Nos filmes do Sam Raimi, mesmo quando eles possuem uma lição importante, não se tem a sensação de que Peter está evoluindo bastante pois os filmes colocando-o num ciclo dele começando como um cara simpático que comete um erro no meio da história mas depois termina voltando a ser o mesmo cara de antes (o romance dele com a Mary Jane na trilogia sendo o grande exemplo de repetição). Já nos filmes do MCU, apesar do Peter cometer erros, se tem a sensação de que ele aprendeu a lição e está evoluindo conforme o progresso deles. O primeiro filme foi sobre Peter aprendendo a não se deixar se influenciar pelos bullyings que sofre e reconhecer o valor em sua vida normal e em seu papel como um amigão da vizinhança e deixar seu desejo de querer ser popular como o Stark. Já o segundo mostrou o Peter lidando com a pressão das pessoas em querer que ele seja o sucessor do Stark, percebendo com a ajuda de Happy no final que ele não precisa atender essas expectativas sendo uma cópia ou um sucessor do Stark, mas sim sendo ele mesmo.


As histórias dos dois filmes são diferentes, mas ambos mostram Peter cada vez mais conseguindo obter confiança maior em si mesmo e suas habilidades, tanto que nas lutas finais (principalmente na do De volta ao Lar) Peter acaba sendo privado de sua tecnologia ou tem ela danifica, tendo que recorrer aos seus poderes e força para poder derrotar o vilão. Ele salva o dia não como um homem de ferro jr, mas como homem aranha, a identidade que ele mesmo criou. Do inicio de De volta ao lar para o fim de Longe de Casa, Peter tinha ido de um garoto isolado e otimista, para um cara mais confiante, independente e mais próximo de seus amigos como o Ned e a Michelle.

Claro que isso é tudo minha opinião, e vocês podem discordar, mas no meu caso, eu espero que No Way Home continue a desenvolver ainda mais essa evolução do Peter, porque é ela que torna o Aranha do MCU a versão mais próxima das hqs.


  

Postar um comentário

2 Comentários