DOUTOR ESTRANHO DO STEVE DITKO - COMO REVOLUCIONOU AS HQS DA MARVEL?

 


DOUTOR ESTRANHO DO STEVE DITKO - COMO REVOLUCIONOU AS HQS?

 

Os anos 60 foram marcados pela ascensão da Marvel, que conquistou o coração de inúmeros fãs com várias hqs importantes e adoradas até os dias de hoje, seja o Quarteto Fantástico do Stan Lee e Jack Kirby ou o Espetacular Homem Aranha do Stan lee com Steve Ditko. No entanto, de todas as fases importantes  para o inicio do universo Marvel, uma que considero uma das hqs de maior impacto de todas nas hqs em geral foi a fase do Doutor Estranho, do Steve Ditko.

 


Tendo durado de Strange Tales 110 a 146, essa fase não só marcou a estreia do feiticeiro supremo  na Marvel, assim como o lado místico desse universo, mas também pode ser considerada uma das fases mais criativas e revolucionárias das hqs, sendo um dos maiores exemplos do talento de Steve Ditko como um criador e artista.

 

QUEM É O DOUTOR ESTRANHO?

 


Quando foi introduzido em Strange Tales 110, o Doutor Estranho já foi apresentado como um personagem estabelecido no MCU, sendo retratado como um homem misterioso que ajudava aqueles que vinham a sua casa pedir ajuda em relação a um problema "sobrenatural". Isso foi uma surpreendente mudança de estilo narrativo, visto que a maioria dos heróis da Marvel introduzidos tinham sua primeira edição sendo dedicada a contar a origem deles, estabelecendo que os heróis são e os eventos que os colocaram no caminho para serem combatentes do crime. Essa decisão ajudou a tornar o feiticeiro um completo enigma aos olhos dos fãs, deixando-o interessados acompanhar suas histórias e saber mais sobre esse herói fascinante. Quem é ele? Como conseguiu esses poderes?

 


As respostas para essas perguntas dos fãs foram respondidas em Strange Tales 115, de dezembro de 1963, cuja trama revelou que o Doutor Estranho é na verdade o doutor Stephen Strange, um médico arrogante cuja carreira foi arruinada após ele ter suas mãos feridas num acidente de carro. Desesperado, Strange viajou pelo mundo até encontrar com um místico chamado O Ancião, que ofereceu a Strange a chance de aprender as artes místicas e encontrar uma cura por si próprio. Apesar de não acreditar na magia no inicio, Strange tem uma mudança de perspectiva após observar o Ancião sobrevivendo a um atentado contra sua vida, orquestrado por seu outro discipulo Barão Mordo. Após tentar alertar o Ancião quanto aos planos de Mordo, Strange aprende com seus erros e  finalmente aceita ser aprendiz do velho, passando por um duro treinamento até se tornar responsável por proteger o mundo contra ameaças mística.

 

CONSTRUÇÃO DO UNIVERSO MÍSTICO & ARTE SEM LIMITES

 


Não é novidade nenhuma que Steve Ditko é um dos maiores criadores da Marvel junto com Stan Lee e Jack Kirby, com sua fase nas hqs do Homem Aranha sendo um dos trabalhos mais reconhecidos do artista pelo público. Porém, ele ainda era limitado em fazer histórias mais urbanas e de drama adolescente, condizente com o tom das histórias do Aranha, sendo impedido de ir além com seus conceitos sci-fy e de fantasia que nem o Jack Kirby nas hqs do Quarteto e do Thor.

 


No caso das histórias do Doutor Estranho, essas barreiras não existiam mais, permitindo que Ditko demonstra-se o ápice de sua arte. Com seus traços marcantes, Ditko deu a histórias do Doutor Estranho um visual bastante surreal e psicodélico. Toda vez que o herói ia para uma outra dimensão, as cenas eram apresentadas em grandes quadros, mostrando o quão vasto e diferente era o cenário, dando ao leitor a sensação de que ele está vendo algo sobrenatural, de outro mundo.

 



Esse estilo artístico também se aplica as lutas e cenas de ação. Diferente de outros personagens místicos, cujos poderes eram representados por suas habilidades de materializar objetos ou lançar relâmpagos pelas mãos, Doutor Estranho e seus oponentes lançavam rajadas de energia que assumiam formas diferentes, dependendo de sua posição, cobrindo todo o quadro com cores e luminosidade. Isso ajuda a legitimar a imagem do Doutor Estranho como um dos personagens mais poderosos da Marvel  e seus inimigos como verdadeiras ameaças que só um mago como ele seria capaz de enfrentar.

 

UM PEQUENO HOMEM NUM VASTO UNIVERSO

 



Com o Doutor Estranho sendo o feiticeiro supremo, um dos heróis mais poderosos da Marvel, é fácil assumir que deve ser difícil criar histórias com suspense e desafios para ele. No entanto, esse não foi o caso, pois Ditko não só estabeleceu fraquezas para o herói como também criou vilões que desafiavam os poderes e a posição de Strange como Feiticeiro Supremo da Marvel.


Embora não fossem tão lembrados quanto a galeria de vilões do Aranha, os inimigos de Strange, como Pesadelo e Mordo, se mostravam astutos e capazes de criar armadilhas e planos que colocavam o herói em situações bem perigosas. O grande exemplo disso foi no encontro do Doutor Estranho com seu adversário mais poderoso, o temível Doormammu. Tendo aparecido em Strange Tales 126, o soberano da Dimensão das Trevas se provou um dos oponentes mais difíceis pro Doutor Estranho derrotar, com a luta dos dois terminando com o herói convencendo o vilão a jurar não atacar a Terra, em troca de sua ajuda em capturar seus inimigos os Acéfalos.

 


Todos esses vilões, com visuais únicos distintos, ajudaram a expandir ainda mais o lado mistico da Marvel e contribuíram para desenvolver a evolução do Doutor Estranho, que foi sobrevivendo aos seus inimigos graças a sua inteligência e as formas criativas que ele aplicava seus feitiços. Mal sabiam os leitores que essas histórias estavam construindo algo tão grande que deixaria oficialmente a marca de Ditko nas histórias do Doutor Estranho e do universo Marvel. Isso acabou sendo...

 

 

 

A BUSCA PELA ETERNIDADE E UMA DESPEDIDA EMOCIONANTE

 


Após ter feito inúmeras histórias estabelecendo o Doutor Estranho, seu elenco de apoio e inimigos importantes, Ditko reuniu todas essas tramas em um arco inesquecível: A saga da Eternidade.

 

Nessa história épica, o Barão Mordo se une ao Dormammu, aceitando receber mais poder do tirano em troca de ajudá-lo a destruir o discípulo do Ancião. Com seus novos poderes, o vilão consegue invadir o templo do Ancião, ferindo-o em batalha, forçando Strange a fugir, carregando seu mestre. Desse ponto em diante, a história vira um verdadeiro jogo de gato e rato, com Strange tentando despistar Mordo e seus seguidores  enquanto tenta encontrar a Eternidade, uma entidade misteriosa que, de acordo com o Ancião, é a chave para derrotar Mordo e Dormammu.

 



Tendo durado 16 edições, essa saga marcou o fim da fase de Ditko, que deixou a Marvel em 1966. No entanto, diferente das hqs do Aranha, cujo final ocorreu numa edição bem simples, Ditko finalizou seu trabalho no Doutor Estranho de forma bem fechada, concluindo todos os arcos importantes em suas fases desde a traição de Mordo a ambição de Dormammu e, o mais importante de todos a evolução de Strange. Em todas suas histórias até momento, Strange foi mostrado como um herói habilidoso, superando seus desafios com ajuda de seus artefatos místicos e da orientação de seu mentor o Ancião. Esse arco marcou seu teste supremo. Em apenas uma edição Strange vê seu mestre ser gravemente ferido, perde seu lar e se torna um fugitivo. Nem mesmo itens como o Olho de Agamotto e o Manto da Levitação podem lhe dar vitória contra o novo poder Mordo. Nessa situação, Strange passa a se virar por conta própria, recorrendo a sua inteligência, determinação e coragem para sobreviver e encontrar a Eternidade. São esses aspectos que fazem o Doutor Estranho digno do titulo de Feiticeiro Supremo.

 

Essa jornada do Strange cria um excelente contraste com Mordo e Dormammu, que se deixam serem corrompidos por sua arrogância, dependência de poder e desejo de querer ser os mais fortes e acabam sendo derrotados por suas próprias ambições. É a falta de humildade deles que é a causa de sua derrota enquanto o aprendizado de humildade por Strange é o que acaba ajudando-o a sobreviver a luta contra seus inimigos.

 


Após o fim dessa histórias, muitos escritores que vieram após Ditko tentaram recriar seu sucesso com o feiticeiro supremo, porém, mesmo tendo feito histórias boas como Shambala ou O Juramento, muito difícil algumas delas conseguir ser tão revolucionária quanto a fase do Ditko, que, em seus anos trabalhando com o feiticeiro supremo demonstrou sua verdadeira criatividade como criador e artista. A fase dele no Homem Aranha pode até ser seu trabalho mais icônico na Marvel, porém a fase dele no Doutor Estranho será um de seus melhores trabalhos, assim como uma das melhores fases nas hqs em geral.

 


Então é isso! Qual a opinião de vocês em relação a fase do Doutor Estranho do Steve Ditko? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.


 

Postar um comentário

0 Comentários