Primeiro trailer de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis



Pois é, e eis que a Marvel/Disney me solta o trailer do filme do Mestre do Kung Fu, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Esse é um daqueles filmes que me dá até medo (mais um!), pois sempre fui um grande fã do Mestre do Kung Fu dos quadrinhos, personagem criado na rebarba da febre dos filmes de Bruce Lee, quando a Marvel criou uma linha de personagens com temática de kung fu, como o próprio Shangi-Chi, Punho de Ferro e Filhos do Tigre.



Criado por Steve Englehart e Jim Starlin em 1973, a fase mais memorável do Mestre do Kung Fu foi a escrita por Dough Moench e desenhada por Paul Gulacy, Gene Day e Mike Zeck. Shang-Chi foi criado por seu pai, o maligno cientista chinês Fu Manchu, para ser uma arma viva. Depois de assassinar um dos inimigos de seu pai, enfim descobre a verdade e se rebela. Shang-Chi alia-se a sir Dennis Nayland Smith e ao MI 5, e também conhece e se torna amigo de Black Jack Tarr, Clive Reston e Leiko Wu. A Leiko, Shang-Chi ficava dividindo com o Clive. O personagem foi publicado pela Abril em Heróis da TV, Superaventuras Marvel e Capitão América.



Olhando o elenco do filme, não há atores muito conhecidos no Ocidente. Shang-Chi é interpretado por um tal de Simu Liu, de quem nunca tinha ouvido falar. Infelizmente, não terá o Fu Manchu no filme, em razão dos direitos autorais do livro de Sax Rohmer. Logicamente, sir Dennis também não estará no filme, uma vez que ele também é criação de Rohmer. Pelo visto, nem Black Jack, nem Clive, nem Leiko, nem nenhum dos personagens clássicos dos quadrinhos terão participação no filme. Em vez do Fu Manchu, usarão o Mandarim, o arqui-inimigo do Homem de Ferro, que na realidade é um Fu Manchu genérico e mais overpower. Na verdade, além do Mandarim, a Marvel tem outro Fu Manchu genérico, que é o Garra Amarela. Só fico com raiva porque cagaram o Mandarim naquela bomba fétida que foi Homem de Ferro 3, e agora empregarão um Mandarim melhorzinho em Shang-Chi. Entendo a razão não utilizaram a versão clássica do vilão em Homem de Ferro 3, porque se borraram de medo de desagradar a China, pois o Mandarim original é bem o chinês maligno estereotipado. Depois que a China passou a salvar a bilheteria de vários filmes de Hollywood, inclusive vários da Marvel, ninguém mais representa os chineses de uma forma minimamente ofensiva.

Pior que o ator que interpretará o Mandarim no filme é muito bom, é Tony Chiu-Wai Leung. No Ocidente, talvez ele não seja muito conhecido, mas já fez filmes do renomado diretor chinês Kar-Wai Wong, como Amor à Flor da Pele e 2046. Isso é que é cinema de verdade, e não essas porcarias de filmes da Marvel. Engraçado que ele não está creditado como Mandarim no IMDb, mas como Wenwu. Michelle Yeoh também está no elenco, como uma tal de Jiang Nan. Mas não tem mais ninguém famoso.



Achei o trailer ok, mas estranhei Shang-Chi vivendo uma vida normal, com emprego de recepcionista de hotel e amigos, participando de um karaokê. Shang-Chi sempre foi um cara bem sério e compenetrado nos quadrinhos. Dá para ver que haverá boas sequências de ação e reconheci pelo menos dois de seus tradicionais vilões, o Mercador da Morte e o Executor. Felizmente, não vi muitas piadinhas no trailer, a não ser ao final, na já tradicional piadinha de final de trailer. Mas não me engano. Certamente, esse filme será abarrotado de piadinhas padrão Marvel.

Dessa leva dos últimos filmes da Marvel, o do Mestre do Kung Fu era o que estava mais curioso para assistir, porque Shang-Chi está no meu top 3 de heróis preferidos da Marvel, ao lado do Demolidor e do Homem-Aranha, mas tenho receio de que esse filme seja uma bela de uma bosta. De todo modo, o público-alvo do longa é fundamentalmente o mercado chinês. Esse foi um filme feito para arrecadar mais 1 bilhão de dólares graças à bilheteria chinesa. Porém, houve o revés da pandemia, o que creio que será muito ruim para o longa, não apenas porque agora provavelmente deve demorar muito tempo para que um filme bata a marca de mais de 1 bilhão de dólares de bilheteria, mas também porque, em razão do coronavírus, a sinofobia aumentou bastante, principalmente nos EUA. Claro que não se pode culpar o povo chinês ou a cultura chinesa pelo o que está acontecendo, mas fala isso para quem perdeu amigos ou parentes para a covid, ou até mesmo perdeu o emprego. O ser humano é rancoroso e irracional.

Enfim, de todo modo, se o filme do Mestre do Kung Fu for uma porcaria, sempre se pode voltar aos clássicos de Bruce Lee, Jet Li, Donnie Yen, ou da Shaw Brothers. O bom desses filmes é que eles têm um monte de coisas que seriam proibidas ou censuradas em um filme da Marvel/Disney.




 

Postar um comentário

0 Comentários