O DIA QUE AGNALDO TIMÓTEO TIROU ABU DO SÉRIO

 


Já vi boa parte dos “Provocações”, e nem me pergunte o motivo. Na adolescência era uma forma de “se sentir inteligentinho” enquanto descobria autores novos, na vida adulta, apenas uma diversão com toda a teatralidade arrogante de “Abu”, sempre se pondo como o “Mestre dos Magos” ante a convidados deslumbrados por estarem respirando o mesmo ar que a lenda, enquanto recebem perguntas como “O que é a vida?” e citações de autores clássicos. Não me entenda mal, gosto do programa, ainda me arrisco a ver alguns hoje em dia com o “Tas”, mas hoje trago uma breve parte do programa que o saudoso Agnaldo Timóteo - falecido há a alguns dias – participou.

 

Sem nenhuma tietagem, falsa modéstia e freios, o cantor vai ganhando campo, até que o embate político fosse inevitável, nos rendendo essa pérola que está na parte 3:





 

***

 

... -- ... A ONG "Voto Consciente" avaliou mal o seu trabalho na Câmara Municipal, você concorda com a ONG?

-- Claro que não! A ONG é preconceituosa, presunçosa, elitista e esquerdista! Eu não sou esquerdista, eu sou é nacionalista! Eu não quero ser pobre, eu quero ser é bem de vida. Eu quando posso, eu não vou passear em Cuba, eu vou pra Estados Unidos, pra Paris, eu vou fazer o que em Cuba?

-- Cuba é Maravilhoso...

-- Maravilhoso por que?! Com o médico ganhando vinte dólares por mês? Com professor ganhando vinte dólares por mês?

-- Não! Não, Agnaldo! Sabe por que?! Porque lá não tem um analfabeto! Porque lá a saúde tá em primeiro lugar!

-- Que maravilha...

-- Porque lá fazem coisas que esse país deveria fazer--

-- E eu vou fazer uma pergunta para você aqui agora, Abujamra, e qual é a liberdade que você teria lá?

-- A... A... A liberdade... Da ideia--!

-- Você poderia contestar o Fidel Castro?!

-- Você já imaginou esse país chamado Brasil sem 40 anos de auxílio americano, o que aconteceria?

-- Não sei, você já imaginou o que seria Cuba sem 40 anos de ajuda dos russos? O... O Fidel Castro... Só ele mandava! Não tinha outro partido, não tinha outra religião, o cara que tentava fugir ele mandava fuzilar.

-- Agnaldo...

-- Mandar fuzilar um cara por tentar fugir do país!

-- Agnaldo...

-- E você fala que aquela porcaria presta? Tenha piedade!

-- Agnaldo...

-- Caetano não fugiu para lá, Gilberto Gil não fugiu pra lá, o Chico Buarque não fugiu, foram todos para Londres, París, Nova York, para com essa brincadeira, Abujamra!

-- Eu não brinco, eu não brinco... Quem parece que brinca é você.

-- Falar que Cuba é bom: é provocação. É provocação.

-- Você acha que o mundo está te provocando...

-- Não...

--... Porque o mundo está querendo que Cuba entre nas coisas que tem que entrar...

-- Eu também! Eu quero que Cuba volte a participar da sociedade mundial.

-- Tudo bem... Tudo bem... Não vamos transformar provocação em coisas de neurose absoluta nossa...

-- Eu tenho pavor do Fidel Castro!

-- Tem pavor de um dos caras mais...

-- Não adiantou nada! Enfrentou o mundo e tá lá caindo aos pedaços, o tempo não perdoa ninguém, nem você, Fidel Castro.

-- Eu acho você uma bobagem, Agnaldo...

-- Tá com brincadeira?! Tá com brincadeira?!!

***

Ambos respiram fundo e seguem adiante, findando com o abraço, “a única coisa falsa naquele programa”, como diz o bordão do Abu. Até uns anos atrás, esses três pedaços da entrevista eram encontrados apenas em canais de pessoas que gravavam da TV e colocavam no YouTube. Hoje dá para se assistir no Canal da TV Cultura, mas por descaso ou não, a entrevista nunca vi a mesma ser acrescentada na playlist do canal oficial do programa.






Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista

Postar um comentário

0 Comentários