A origem secreta do Aquaman

 


A origem secreta do Aquaman

 

Apesar de ser motivo de piada para muitos fãs, hoje em dia o Aquaman se tornou uma figura mais conhecida e respeitada graças a fase do Geoff Johns nos Novos 52 e o filme do James Wan com Jason Maomoa. Ambas versões ajudaram a salvar a imagem do Aquaman e introduzi-lo a uma nova geração de fãs, assim como seu elenco de apoio seus principais inimigos e sua origem. Atualmente a história do herói mestiço, filho de um faroleiro e uma rainha de Atlantis é bem conhecida pelo público, seja leitores de hqs ou fãs de filmes. 

 


No entanto, alguns não sabem que essa nem sempre foi a origem do Aquaman. Por um bom tempo desde o reboot da Crise nas Infinitas Terras, Aquaman teve uma história bem diferente da que foi apresentada por Johns e Wan, uma envolvendo preconceito, tragédia e a busca por um lar e uma identidade. Essa história foi abordada em duas hqs do final da década de 80 e inicio da década de 90 : A lenda do Aquaman e Aquaman Tempo e Onda.

 







Apesar de serem histórias feitas por roteiristas distintos, ambas abordam o passado do Aquaman e sua jornada para se tornar o rei conhecido pelos fãs. Mas o que torna essa história tão diferente da versão conhecida e ao mesmo tão interessante?  Vamos descobrir!

 

Duas tramas, uma temática


 

Como eu falei, ambas histórias foram realizadas por duas equipes diferentes de artistas, cada um contando uma história diferente. Lenda do Aquaman é produzida pela dupla de roteiristas  Keith Giffen (famoso pelo seu trabalho na Liga da Justiça Internacional) e Robert Loren Fleming, com o a arte do falecido Curt Swan (um dos artistas mais icônicos do Superman). Sua história reitroduz o Aquaman como um atlante puro, que, quando bebê, foi  abandonado para ser morto. No entanto, não só Aquaman foi capaz de sobreviver devido aos seus poderes mas foi encontrado por uns golfinhos, que o adotaram e o criaram como um dos seus. A partir daí a história de Giffen e Fleming explora as aventuras do Aquaman tentando se adaptar a diferentes ambientes, que o fazem questionar  e  sua verdadeira origem.

 


Já a história de Peter David, que viria a ser responsável pela mais fase mais revolucionária do Aquaman na década de 90, expande o temática de Giffen e Fleming mostrando mais das dificuldades de Aquaman em se adaptar nos dois mundos e sendo primeiro encontro com seu irmão e arqui inimigo, o Mestre dos Oceanos.

 

Mogli dos sete mares


 

Dá pra notar que ambas histórias exploram o Aquaman como um Tarzam/Mogli dos oceanos, uma criança que é criada num ambiente bem diferente do seu habitat natural e por seres bem diferente de sua espécie e os efeitos que isso traz para sua interação com o mundo exterior. A temática de ambas histórias é sobre natureza/criação. Durante suas aventuras, Aquaman vai explorando dois mundos distintos, a superfície e Atlantis mas, no final, rejeitando ambos mundos devido sua dificuldade em se conectar a seus habitantes. Até mesmo quando encontra Atlantis, seu mundo, ele passa por dificuldades por ser um estrangeiro numa cidade diferente, demonstrando como a forma que o Aquaman foi criado afetou sua compreensão dos costumes de ambos mundos, tornando difícil ele considerar um deles seu verdadeiro lar.

 


A história de David aprofunda essa temática explorando  duas paixões que o Aquaman teve em sua juventude, com ambos relacionamentos terminando em tragédia. A primeira foi com o golfinho Nera, o que provocou uma rivalidade entre Aquaman e o seu irmão adotivo Drin. Isso resultou em Porm, a mãe adotiva de Aquaman, expulsá-lo do grupo, reconhecendo que ele precisava viver entre os humanos. Já a segunda foi Kako, uma esquimó que o Aquaman conheceu durante uma jornada ao Alaska. O romance dos dois de Kako, que provocou a fúria do invejoso Orm, que feriu a jovem enquanto ela e Aquaman dormiam, virando a população do vilarejo contra o Aquaman, vendo-o como uma aberração. Em ambos casos Aquaman sofre devido a sua dificuldade de se adaptar completamente a a populações distintas e encontrar aceitação nelas.

 


No entanto, ambas hqs também abordam os pontos fortes de Aquaman. Apesar de sua dificuldade de encontrar aceitação, ele consegue adquirir conhecimento graças a forma ele é criado. Tendo sido educado por golfinhos, espécie de mamíferos considerada inteligente e sociável , ajudou Aquaman a desenvolver uma personalidade bondosa e serena, o que o ajudou a desenvolver laços com pessoas como Arthur Curry, Vulko e Kako, todos ajudaram a desenvolver seus valores nobres e altruístas. Essas características se tornaram importantes quando o povo de Atlantis pediu que Aquaman se torna-se seu rei. Apesar de rejeitar a oferta no inicio, o herói demonstrou ser capaz de reconhecer os valores de sua mãe e seu povo, fazendo tomar a decisão de se tornar um rei e continuar o legado da familia que ele nunca conheceu.

 




Essa personalidade do Aquaman é muito bem explorada na história de Giffen e Fleming, que fazem muito uso de momentos silenciosos, com Aquaman estando sozinho e tendo poucas interações, deixando a história ser contada através da arte visual de Swan e as expressões e pensamentos do protagonista.

 

 

Paralelo entre irmãos




 

Uma das diferenças entre as duas histórias é a presença de Orm na hq de David. Sendo um inimigo icônico do Aquaman, além de ser seu irmão, era dificil Orm ser excluido da história do herói no universo Pós-Crise. No entanto, David soube não só reitroduzi-lo mas conseguiu tornar a história do vilão um contraponto a jornada de Arthur. Tal como Aquaman, Orm é introduzido como um individuo solitário e amargurado, um filho bastardo do feiticeiro Atlan e uma esquimó, que culpa o garoto pelos problemas em sua vida. Tal como seu rival, ele demonstra dificuldade de encontrar aceitação e desconhecimento de sua origem a principio.

 


O que separa ambos oponentes é a criação e a forma como reagem perante a revelação de sua verdadeira origem: Enquanto Aquaman foi criado por pessoas boas, que demonstraram aceitação e amor, mostrando que nem todos o julgam diferente, Orm foi rejeitado por todos, incluindo por sua própria mãe, fazendo ele crescer como uma pessoa invejosa e cheia de odio, principalmente por seu pai, que o abandonou com sua mãe. Os sentimentos de abandono em Orm ajudam a justificar seu ódio por Aquaman e seu desejo de querer se apossar do trono de Atlantis, tornando um personagem bem mais complexo do que o genérico Scar 2.0 que ele costuma ser retratado em muitas versões.

 

Legado


 

Enquanto "A Lenda de Aquaman" reintroduziu o Aquaman para uma nova geração de leitores, "Tempo e Ondas" expandiu os conceitos abordados por ela, se tornando o ponto de partida para a fase icônica do Peter David no Rei dos Mares. Com seu roteiros, David fez uma completa reformulação no Aquaman, pegando esse personagem visto como uma piada pelo publico e o tornando num completo badass, com um novo visual e histórias explorando a mitologia de Atlantis e tendo o Aquaman saindo em aventuras pelo oceano, confrontando monstros marinhos, feiticeiros e criaturas mitológicas, com uma pegada bem "Conan o Bárbaro".

 

 Infelizmente, essa origem do Aquaman acabou sendo retconizada com o reboot dos Novos 52, quando o Geoff Johns optou por resgatar a origem clássica do Aquaman, dele ser um mestiço, filho de um humano e uma atlante. Embora eu curta a origem classica e penso que o Johns também conseguiu ter uma fase fantástica no Aquaman, acho que a versão pós-crise também merece um reconhecimento, tendo dado a ele não uma história nova e complexa, mostrando sua evolução de um jovem perdido entre vários mundos para descobrir sua origem e encontrar seu propósito na vida como um protetor dos oceanos e o rei dos mares.



Postar um comentário

0 Comentários