TOP 10 – CLÁSSICOS DA SESSÃO DA TARDE

 


Na minha opinião, inútil claro.

E ai, pessoal, enquanto peno para traçar as primeiras linhas de algum mega post analisando o Snyder Cut por capítulos e que ninguém vai ler, vou dando prioridades aos posts mais "simples" e "rápidos" de serem feitos. Tá sem criatividade e a coisa apertou? Ora, desengavete algum top 10!

Pois bem, como muitos dos anos 90 e que viveram, digamos que...  Numa era onde não tínhamos essa facilidade de hoje em baixar o que quer em Torrent, poder ver DVD ou Blue Ray, ter 500 canais na TV de forma oficial ou não e sem falar da porrada de serviços de streaming que se acotovelam pelos nossos trocados enquanto comemoram que trancados em casa eles lucram vezes mais. Para as pessoas de classe média pobre, ainda dava para quem sabe ter um aparelho de VHS, ambicionando gravar filmes da Tela Quente (sim, meu tio fez com o Professor Aloprado e Auto da Compadecida, por isso revi tantas vezes) e ir na sexta a noite locar algumas fitas para a família ver junta no sofá, naquela saudosa TV de tubo.

Acontece que o meu tio morava na casa vizinha, sendo VHS um luxo, tive que me virar com longas horas de programações da TV. Lembro até do choque que foi, aos 8 anos, indo ver o filme do Homem-Aranha em um cinema, que nele o filme os atores não falavam português e não haviam comerciais marcando as partes. Como aquilo era possível? Então o jovem Ozy teve que se virar bastante com TV aberta, algo que nem consegue encarar hoje em dia. E nela, foi apresentado a todo um mundo do cinema... Hoje, preferi focar na Sessão da Tarde, mas por um tempo passei muito tempo vendo o "Cinema em Casa", deixe nos comentários se vale a pena fazer uma continuação, vamo lá.

10 - A LAGOA AZUL (1980)


Sim, "Lagoa Azul" virou a piada do pavê relativo ao que vai passar na Sessão da Tarde, e ambienta essa lista mais pela importância que teve nesse horário do que na minha memória. Lembro de pouco do filme, devo ter visto lá pelos 6 anos de idade, sem entender (ainda bem) nada aquilo. Nem sei se teria paciência em rever isso.

09 - O HOMEM INVISÍVEL (2001)



Pegadinha safada da Globo que descobri anos depois, esse filme na verdade era o piloto de uma série, que teve uma só temporada, e até hoje não sei o motivo de não ter passado em algum canal aqui no Brasil, e ser até difícil achar episódios para baixar. Só vim descobrir isso anos depois, lendo um post do Ney Bellas sobre todas as versões desse personagem de H. G. Wells. Devo admitir que gostava da ação do filme, era até um pouco de compensação por ser "a versão que crianças podiam assistir de tarde" do filme "O Homem sem sombra", este clássico da Tela Quente. Se alguém tiver os episódios da série, por favor me passe, porque até quero saber o que acontece depois do episódio 2, que a Globo colocava de forma malandra como um outro filme.

08 - TE PEGO LÁ FORA (1987)


Quem nunca tretou na escola e foi convidado pelo coleguinha para resolver lá fora? Em uma trama simples e agradável, um nerdão típico clichê dos anos 80/90 que só quer sair com a mais gata da escola é escalado para fazer uma matéria pro jornal da escola sobre um valentão mal encarado que é novato. Totalmente problemático e irritadiço, o grandalhão fica puto com o rapaz e marca com ele uma briga na hora da saída, da qual ele não poderá fugir... Teve um remake com o Ice Cube, que passou batido de geral, mas gostei também, agora com a briga sendo entre professores.


07 - A GUERRA DO HAMBÚRGUER 


Kenan e Kel deve ter sido o seriado que mais assisti na infância, muito antes de outros seriados da Nick acabarem por ficar mais famosos que eles. E ver os caras em um filme, até hoje prende a minha atenção, sejam os mesmos personagens ou não, a diversão é igual, vamo nessa.

06 - OS GAROTOS PERDIDOS (1987)


Garotos Perdidos também tem uma trama simples, mas eficaz. Como tantos outros filmes onde o protagonista "se muda e tem que se adaptar a uma nova vida com sua família", a narrativa se foca em dois irmãos SuperNatural que acabam se envolvendo com uma gangue de vampiros, surpreendentemente um deles é o Jack Bauer jovem. Brincadeiras à parte, uma ótima chance para conhecer o lado bom do saudoso Joel Schumacher, falecido no ano passado e lembrado sempre por aqueles fiascos que fez com o Batman, e não por filmes legais como esse.

05 - A VOLTA DO INCRÍVEL HULK (1988)


Sim, conheci o verdão aqui, para ver o quanto esse trabalho atravessou gerações. Em uma época onde seriados e longas de supers não tinham tamanho investimento e os produtores caiam ainda mais de pau sobre o que "só funciona no quadrinho e não em um filme", acompanhávamos as aventuras de David Banner e seu Hulk vulnerável que não saltava grandes distâncias, nem era tão invulnerável, tinha pouco tempo de tela, mas até hoje é lembrado com uma boa nostalgia. Esse daqui se destaca por ter o Thor, que é adaptado como um viking raiz e porradeiro, a cena do verdão e o deus brigando é rápida, trash, mas até hoje diverte.

04 - A VIDA É BELA (1997)


É possível tratar com humor um tema tão pesado quanto extermínio de judeus em campos de concentração? uma discussão que voltou a tona tempos atrás com "Jojo Rabbit", o longa italiano, que deu o Oscar de melhor ator ao seu protagonista e diretor Roberto Benigni mostrou que sim. Vi esse filme quando tinha 9 anos, naquela idade eu nem mesmo sabia o que eram as guerras, quanto mais que as pessoas eram capazes de fazer isso umas com as outras. Com o passar dos anos fui vendo o quanto o filme ainda é forte, não só pelo período histórico, mas pela resiliência que o pai tinha em não querer transmitir ao filho todo aquele horror que estavam vivendo, enganando ele o máximo que podia sobre todo aquele período de trabalhos forçados e possível extermínio serem uma "gincana". Há quem despreze o filme, o ache piegas ou mesmo inverosímel. 

03 - O MÁSKARA (1994)


Filme que dispensa apresentações e fez de Jim Carrey ser um dos caras de maior destaque nos anos 90, além de ter rendido uma ótima série animada (que infelizmente só acho pra baixar com qualidade ruim) e um estressante cartucho no Super Nitendo. Só coisa de alguns poucos anos que descobri o quadrinho que originou esse enredo, e que pouca coisa tem de similar com ele, é um dos raros casos que a adaptação superou a obra original (?). Só a cena da fuga com a dança já paga o filme. 

02 - O AUTO DA COMPADECIDA (2000)


Não só um clássico dessa sessão, como um dos melhores filmes nacionais já feitos, que na verdade, nem filme era, era uma série. Na história acompanhamos João Grilo e Chicó, dois caras que vivem na miséria e sobrevivem fazendo todo tipo de trabalho, por vezes comendo pior que o cachorro da casa do patrão. Adaptada da peça de Ariano Suassuna, por trás de todo um jeito engraçado várias camadas da sociedade são desnudadas, para dizer o mínimo... E nem Jesus ou o diabo escapam dessa, falando no diabo, ainda lembro do deboche épico dele com os réus na cena final: "Depois que morre todo mundo vira santo!", ou o padre chamando a filha do coronel de cachorra sem saber.

01 - O PROFESSOR ALOPRADO (1996)


O filme que me apresentou Eddie Murphy e técnica de fazer vários personagens ao mesmo tempo no filme, técnica que não foi criada por Murphy, mas que certamente foi difundida e melhorada. Na trama, Sherman Klump é um professor gordão que não conseguindo emagrecer de formas convencionais, apela para uma "fórmula mágica" que lhe deixa esbelto, ao tempo que lhe dá uma segunda personalidade. Me peguei revendo uns dois anos atrás, e ainda gargalhei como criança, em especial as cenas do jantar em família e a dele "se vingando" no show de stand-up de um comediante que tinha arregaçado com ele. Teve uma continuação, mas nunca aguentei ver toda, claramente inferior.




Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista

Postar um comentário

0 Comentários