TOP 10 - CANAIS DO YOUTUBE COM MENOS DE 100 MIL INSCRITOS QUE VALEM SUA ATENÇÃO

 



E ai, pessoal... Tentando manter esse blog funcionando, seja lá o que isso signifique. Hoje em dia eu leio muito menos do que outrora, e escrevo ainda menos. Sinto uma espécie de raiva e desprezo toda vez que vou elaborar um parágrafo, que acabo desistindo após algumas linhas, mas fazendo uma oposição a minha vontade de escrever só sobre coisas que detesto e considero errado, resolvi fazer um top 10 de canais no YouTube que considero muito bons, e possuem um número de inscritos baixo para os padrões da plataforma, cada vez mais censuradora. Assisto o YouTube acredito que desde 2007, época em que se ia pra Lan House e se esperava o vídeo carregar bem lentamente para se poder ver, e "canais" nem assim o eram chamados, a maioria se resumia a colocar coisas legais que já haviam passado na TV, ou gravações de games, tipo "Batman GTA Vice City" ou "YGOTAS". Quando ouvi a palavra "Youtuber" a primeira vez, acho que por volta de 2010, e começavam a surgir os famosinhos (e personificações de imbecilizações coletivas na maioria dos casos) como Felipe Neto, Kéfera, PC Siqueira, Cauê Moura e afins, eu simplesmente não ligava, e nunca nem me inscrevi.

Enfim, inspirado pelo post do ANT sobre canais para se assistir na Quarentena (aliás, esse cara sumiu, alguém tem uma pista?), resolvi montar esse top 10 e quem sabe apresentar algo legal pra alguém. Games, política, cinema, curiosidades e MMA. Apesar de estarem numerados, não representa uma preferencia. Obviamente os dados e vídeos que escolhi de cada um está sujeito a alterações. 

TRASHEIRA VIOLENTA 

Inscritos atuais: 62 mil

Quantidade de vídeos: 303





"Olá, pessoal, eu sou o Osvaldo e esse é mais um trasheira violenta", é assim que esse rapazinho ai (vai que o cara é tipo o Tobey Maguire, parecendo ter 15 enquanto tem uns 40) abre cada vídeo, repleto de pesquisa, ótima didática e numa puta descontração. O foco do Osvaldo são os chamados filmes "trash", ou mesmo de terror, parecido com o Getro, só que com uma edição mais caseira e intimista. Uma das grandes injustiças esse canal não ter 1 Milhão de inscritos, enquanto o próprio Pee Wee que chegou bem depois e copiando dessa forma de se lançar conteúdo, hoje é famosinho. Talvez um dos motivos sejam os filmes serem por vezes "antigos" pro padrão da molecada atual, que prefere sei lá, assistir alguns dos 20 filmes de alguma boneca que fica dando sustinho do que dar uma chance para algo como "Videodrome".


APERTE START

Inscritos atuais: 67 mil

Quantidade de vídeos: 198





Havia um canal que descobri por volta de 2019 que foi o melhor de games que conheci, e com a minha memória lixo eu nunca consegui lembrar o nome, bem como fui burro o bastante para não baixar os vídeos (recomendo isso pra galera, nunca se sabe o YouTube hoje em dia...). O cara produzia pequenos documentários de 20 minutos ricos e vidrantes sobre consoles e versões de jogos, tinha um em especial sobre como o Brasil fabricava "suas próprias versões" destes dado o contexto que o país. Infelizmente esse canal se foi do dia pra noite, quando o dono dele, que devia ter um trabalho federal em editar, se viu desmonetizado de tudo o que fazia e sem ser recomendado pela plataforma. O "Aperte Start", feito para pessoas que sabem que "video games são uma das melhores coisas da vida" e supriu essa vaga na minha seleta lista. Assista e se supreenda com as "Thoshiragens" que sofremos de várias desenvolvedoras, e de quebra descubra o motivo de alguns jogos queridos do passado nunca mais terem dado as caras.

KODHACK



Inscritos atuais: 67 mil

Quantidade de vídeos: 53

Para alguém não habituado a assistir Kodhack, a primeira vez parece uma viagem no ácido, fora a quantidade de metáforas e piadinhas para burlar o algorítimo também não ajuda o "visitante". Anos atrás eu tava quase saindo do canal pelo Kodhack por vezes encostar no reacionarismo, mas conforme o tempo foi passando o mesmo se tornou mais amplo em suas visões. Kodhack seria em estilo o que a "turma do selo azul" chama - com certo temor - de "vapor wave", quando na verdade é só um cara tentando fazer análises visando a "big picture" de modo disfarçadamente infantil, porém com mais apego aos fatos que muitos jornalistas formados presos ao século Brasil do século XX.

EU SOU SEU PAI




Inscritos atuais: 25 mil

Quantidade de vídeos: 197

Em 2018, descobri enquanto procurava vídeos sobre política, o "Canal do Negão", cujo dono é o Alexsandro Santana. Tinha coisa de 100 mil inscritos, mas hoje em dia deve tá beirando os 500 mil, o que ainda é pouco dado o quanto o cara e a família toda trabalha nele. E quem é o Alexsandro? Ao contrário da maioria dos "Youtubers" criados pela vovó - moleques de apartamento que efetivamente nunca trabalharam na vida e se tornaram famosos por dizer obviedades -, Alexsandro é gente como a gente, tinha um ferro velho e fazia vídeos sinceros enquanto "dava um trampo e outro", neles falava sua visão sobre família, periferia, voltas que a vida dá, e skate. "Eu Sou Seu Pai" foi um canal secundário que abriu com um dos filhos, no qual fala para os mais jovens, muitos que por vezes vão pras drogas e outras baixarias pela desestruturação de famílias, e não preciso explicar o resto. É um cara autêntico e honesto sobre o que diz e o que dá o exemplo, o que faz um oásis ainda maior frente aos moleques que decidem sobre "quem é cancelado ou poupado". Não vem com palavras bonitinhas, decoradas ou discursos fáceis, fala da forma que um pai deveria falar com um filho.

COLEÇÃO AÇÃO SHOW 




Inscritos atuais: 92 mil

Quantidade de vídeos: 231

Canal mais "leve" que os anteriores, focado em temas nostálgicos, tudo "daquele jeito", mas feito de uma forma que não só agrade os mais velhos, que por exemplo tenham assistido "O Incrível Hulk" na época que foi lançado, mas que consiga despertar curiosidade nos mais novos. 


HAS TELA VISTA




Inscritos atuais: 32 mil

Quantidade de vídeos: 88

Sim, puta trocadilho, podia ter pensado nisso antes, mas já deixou passar e o cara criou esse ótimo canal. "Has Tela Vista" também é mais para relaxar, vendo curiosidades divertidas sobre muitas produções "brucutus" que até hoje são revistas.

CARLOS FIGUEIRA MMA




Inscritos atuais: 17 mil

Quantidade de vídeos: 215

O "Canal Combate" é o único canal que "assisto" hoje em dia na TV, no geral se resume às lutas de Sábado, ou alguns documentários sobre brasileiros nesse esporte, e digo sem piscar que o Carlos Figueira ainda pode ir bem longe como documentarista. Em coisa de 20 ou 30 minutos ele consegue produzir peças sobre grandes confrontos, lutadores e eventos que rivalizam com os materiais "profissionais" da TV. Assim como outro canal na lista, há algo que deve dar uma puta falta de ânimo para produzir, que é ter vídeos como alguns desses indicados acima com 600 mil views enquanto o canal não segura ao menos 10% disso em inscritos. 

GUILHERME FREIRE




Inscritos atuais: 40 mil

Quantidade de vídeos: 94

Descobri esse cara esse ano, numa recomendação aleatória do YouTube, em um vídeo de 30 minutos da "simbologia do da trilogia do Batman". De cara já não fui com a cara dele antes de dar o play (talvez seja Gotham em mim...) imaginando mais um engomadinho socialista caviar vindo dizer que o Batman é fascista. Sem colocar nenhuma edição com imagens, trechos do filme, música, vinheta, nada, esse desgraçado prendeu minha atenção pelos 30 minutos a fio enquanto aludia até a Revolução Francesa, bem como outras simbologias que eu não tinha pego nas trocentas vezes que revi. Com o passar do tempo, Freire diminuiu a duração de vídeos, mas aumentou a assiduídade e ampliou seu leque para a teologia.

POEIRA JOGOS

DALENOGARE CRÍTICAS




Inscritos atuais: 84 mil

Quantidade de vídeos: 621

O que mais se tem são canais populares sobre cinema que eu não consigo assistir mais do que cinco minutos. Apresentadores metidos a engraçadões, análises mais políticas do que técnicas e o restante do pacote. Dalenogare, além de crítico profissional é doutor em história, e mesmo com vídeos por vezes curtos e pouca edição, consegue contextualizar e dar verdadeiras aulas sobre qual seja o objeto de estudo da vez.  Fica nítido e traçado o que é contexto histórico, análise técnica e opinião.

BLADER KOYOTE




Inscritos atuais: 53 mil

Quantidade de vídeos: 175

Na linha entre documentários de jogos e vídeos explicativos de tramas, o Blader me chamou atenção pela forma detalhista com que produz alguns dos seus docs, em especial sobre a franquia Resident Evil. O que acaba sendo seu tendão de Aquiles, já que naturalmente se levam semanas e até meses para se entregar um resultado final tão apurado.

Leu até aqui? Se sim, deixe ai nos comentários se já acompanhava algum, ou se odeia todos. Ao montar essa lista pude ver o quanto é bem mais trabalhoso e com tentativa e erro essa vida de "Youtuber", ao menos para quem tenta agregar algo e não segue pelo caminho fácil de reacts, xingar propositalmente figuras famosas para ganhar relevância por cima dela, usar thumbnails apelativas e demais toshiragens. Chego a menos pessoas do que qualquer menor canal desses, mas se conseguir convencer alguém a se inscrever em ao menos um, já vou considerar uma pequena vitória...




Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista


Postar um comentário

0 Comentários