American Pop by Ralph Bakshi


    Ozyleitor, olá novamente, como anda?

      Já ouviu falar num filme de animação chamado American Pop? Não? Pois é, não me espanto, acho que ninguém que conheço já assistiu ao filme.
   Hoje minha indicação é esta obra de arte, literalmente uma obra prima, de Ralph Bakshi.
----------------------------------------------------------------------------------------
    A animação utilizou em praticamente toda a produção da técnica de Rotoscópio, que consiste em literalmente “colocar um papel vegetal em cima da cena filmada com atores reais e desenhá-la, seguindo exatamente os traços deles”. As cenas foram filmadas com atores reais e os animadores desenharam por cima deles, dizem que foi um precursor a captura de movimento digital utilizada hoje.


    Ralph Bakshi, diretor norte americano de filmes de animação e live actions que a partir da década de 70, fez seu nome através de produções independentes e, na maioria das vezes, para adultos.
American Pop é um filme em animação de 1981 que conta a história de quatro gerações da mesma família de imigrantes judeus-russos que, através da música, se estabeleceram na américa.


----------------------------------------------------------------------------------------


    Zalmie Belinsky, imigrante judeu russo que ainda bem pequeno veio fugido com sua mãe para a América, depois que Cossacos Reais atacaram a vila onde moravam em nome do Czar na época, matando seu pai que era rabino e pregava no momento do ataque. Acredito que tenha sido por volta de 1890.

    Se instalaram nos Estados Unidos. Sua mãe, costureira, recebia centavos por cada serviço na fábrica, não era o bastante para sustentar os dois, então Zalmie conheceu um cara que o introduziu nas noites de festas em casas burlescas e assim ficou apaixonado pelo mundo novo. Em certa noite, a fábrica onde sua mãe trabalhava pegou fogo, matando todas que lá estavam, Zalmie ficou sob os cuidados de Louie, o cara que o ensinou tudo que sabia sobre as noites. Fazia-se de tudo para manter as casas cheias, Zalmie cantava, dançava, interpretava, tudo com muita alegria, até que em certo momento se deu início a Primeira Guerra Mundial, onde a equipe de Louie foi convocada para entreter os soldados. Numa das apresentações, Zalmie é atingido por um projétil na garganta, o impossibilitando de continuar a cantar como antes, então decidiu que estava na hora de parar. Se casou com uma de suas colegas, dançarina burlesca que sonhava em ser cantora, juntos tornaram este sonho realidade. Naquela época, as guerras entre famílias mafiosas era muito comum, e Zalmie havia se metido em encrencas das bravas.

    Benny Belinsky, filho de Zalmie com uma dançarina e cantora burlesca. Benny nasceu já numa família estruturada financeiramente, nunca precisou se preocupar com isso, mas a ambição de Zalmie, seu pai, era maior, o fazendo se casar com a filha de um Dom mafioso amigo da família. Benny havia nascido com o “dom” da música, tocava piano maravilhosamente desde sempre, queria viver da música, mas os planos de seu pai o fizeram tentar uma fuga, então Benny se alistou no exército, seguindo para a Alemanha onde acontecia a Segunda Guerra Mundial. Já deve imaginar que fim tudo isso levou.



    Tony Belinsky era filho de Benny com a filha do Dom, terceira geração da família Belinsky.

    Podemos dizer que Tony era o mais rebelde, cresceu sem a figura de um pai de fato, embora o respeitasse muito. Adolescente com as emoções à flor da pele, em certa noite cansado de tanta porcaria acontecendo a sua volta, decide roubar o carro do padrasto e dirigir por semanas, até que chega ao Estado do Kansas, onde passou noites lavando pratos numa lanchonete após se apaixonar por uma das garçonetes. Mais pra frente, numa de suas noites de andanças sem rumo pelas ruas da California, tocando a gaita que era de seu pai, Tony é chamado para dentro de um apartamento por uma moça hippie que fazia uma festa com seus amigos, aparentemente gostou do som que saia de sua gaita. Tony não tinha o “dom” da música, não sabia tocar nenhum instrumento direito, mas sabia escrever letras como ninguém havia visto antes, e, já que seus novos amigos sabiam dar vida às suas letras, começou ali uma nova Era para a música norte americana, Tony seria um compositor de grandes sucessos.


    
    Little Pete era filho de Tony com a garçonete da lanchonete onde trabalhou como lavador de pratos. Também cresceu sem o pai, não porque Tony não quisesse assumi-lo mas porque não sabia de sua existência. L. Pete precisou se virar desde muito cedo, após a morte de sua mãe, em certo momento, vai a procura de Tony que, quando bate os olhos no garoto, já sabe do que se trata.     Após o fim de uma carreira de sucesso mas também muito problemática, Tony se viu sem futuro, começando a traficar drogas por uns trocados e para manter o seu vício. L. Pete seguiu os passos ruins do pai por um tempo, mas o que ele realmente queria era se tornar um astro da música. Com o que aprendeu sobre como escrever letras de arrebentar com Tony e o "dom" da música que herdou de seu avô Benny, pôde dar vida a elas através de instrumentos e sua voz potente, L. Pete conseguiu.
----------------------------------------------------------------------------------------

    A arte de Ralph Bakshi para os cenários foi um show a parte, de encher os olhos com pinturas tão magníficas;




----------------------------------------------------------------------------------------

Ahhhh e a trilha sonora, perfeita demais, deixo aqui alguns klips do filme pegos no Youtube;



Gostou? Já conhecia? Me conta nos comentários!

Meu instagram para verem mais trabalhos como freela: @ilustraguarnieri



Postar um comentário

0 Comentários