TOP: 10 Melhores episódios de Batman do Futuro

 


TOP 10 Melhores episódios de Batman do Futuro

 

 

No final da década de 90 houve chegada de animes como Pokemon, Digimon e Yu Gi Oh. Visto a popularidade desses desenhos e seus protagonistas, executivos decidiriam pegar carona nessa popularidade fazendo desenhos focados em protagonistas jovens, adolescentes, com os quais o publico alvo pudesse se identificar.

 


O mesmo foi caso para a DC/Warner, que na época estava fazendo sucesso com as séries do Batman e do Superman. Buscando recriar o sucesso da série animada do Batman, eles pediriam ao Bruce  Timm e sua equipe de criadores que fizessem uma série com um Batman adolescente, o que eles não aceitaram tão bem, visto que isso não se encaixava com a essências das histórias do Batman. No entanto, Timm fez uma nova proposta : Fazer uma série animada se passando no futuro do universo animado da DC, com o foco sendo um sucessor do Bruce Wayne, que assume o manto do Batman para continuar sua luta contra o crime e seu legado como o cavaleiro das trevas. Dessa forma, foi iniciado o projeto Batman do Futuro.

 


A série se passa num futuro onde um velho e doente Bruce Wayne, após ser quase morto por uns bandidos a ponto dele precisar de um revolver para se defender, decide se aposentar. Tal decisão acaba resultando em Gotham se tornando uma cidade ainda mais violenta, dominada por gangues como o Coringas e empresários corruptos como Derek Powers, que consegue roubar a empresas Wayne. No entanto as coisas mudam quando Bruce conhece Terry Mcguinnis, um jovem meio rebelde mas com um bom coração, cujo pai foi morto por Powers. Após usar o traje de Bruce para derrotar o assassino do seu pai, Terry recebe uma oferta do herói de se torna seu aprendiz e continuar o legado como o novo Batman.

 


Apesar do desejo dos executivos da WB por uma série divertida "a la Homem Aranha" mostrando Batman adolescente tentando equilibrar sua vida normal com a de super herói, Bruce Timm e sua equipe, ironicamente, acabaram fazendo uma série bem sombria, talvez até mais que Batman série animada, com histórias maduras e personagens bem complexos.

 

Tendo tido 3 temporadas ao todo, quais episódios foram melhores? Quais tiveram as melhores histórias, desenvolvimentos de personagens, cenas de ação e momentos?

 

Para responder essas questões, eis o meu top 10 melhores episódios do Batman do Futuro

 

10) A filha de Inque

 


Assim como Bruce, Terry também tem sua própria galeria de vilões, e um dos seus inimigos mais letais era Inque. Sendo uma versão futurista do Cara de Barro, essa vilã foi um dos desafios mais difíceis pro Batman ao longo da série. Cada luta que eles tinham era cheia de suspense, Inque chegava bem perto de matar tanto Terry quanto Bruce, tendo inclusive conseguindo entra na Batcaverna, com Terry só derrotando ela por muito pouco.

 

Apesar de suas aparições anteriores serem bem legais, é nesse episódio que o passado da vilã é explorado um pouco mais. Após ser traída por um empresário corrupto, Inque acaba precisando pedir ajuda para sua filha, revelando pra ela que o motivo dela ter se tornado uma vilã e mercenária era para conseguir dar dinheiro e a chance dela ter uma vida melhor. No entanto, apesar de parecer simpática, aos poucos a filha de Inque vai demonstrando um lado sombrio, armando contra a própria mãe para poder roubar sua fortuna.

 






Além de revelar um pouco mais do passado de Inque o episódio explora uma temática presente na série sobre família, e como as ações dos pais podem ter um efeito nos filhos. A relação de Inque com sua filha e a forma trágica como termina representa um contraponto a relação do Terry com o Bruce, a quem o rapaz respeita muito e se dedica ao Maximo para poder ser um bom sucessor. Isso é bem demonstrado no episódio com a falta da presença do Bruce e o Terry tentando se virar para poder derrotar a Inque, se culpando pelas vezes em que ela quase matou seu mentor.

 

9) Peek Bisbilhoteiro

 


Assim como seu mentor, Terry já passou por casos onde quase teve sua identidade secreta descoberta por inimigos. Um deles foi Peek, um repórter arrogante com um cinto que lhe permite se torna invisível e intangível. Com esse poder, ele consegue plantar uma câmera no batmóvel e descobrir o segredo de Bruce e Terry, planejando revelá-lo no seu programa para ganhar audiência. A situação fica complicada para os heróis, visto que eles não podem impedir Peek visto que as ações dele são parte do trabalho como repórter e não um crime.

 

Além de uma história com muito suspense, o episódio funciona como um bom comentário a questão a violação de privacidade, mostrando como expor informações de outras pessoas, incluindo seus segredos que podem prejudicar a vida de muitos.

 


O episódio também é outro exemplo do desenvolvimento da relação do Bruce com o Terry, com o rapaz se culpando pelo que aconteceu e tentando proteger seu mentor, implorando para que Peek não revele o segredo do Bruce.

 

 

8) Testemunha

 


Sendo uma continuação da série animada do Batman, muitos personagens também voltam a a aparecer nos episódios do Batman do Futuro. Um deles é a Barbara Gordon, já tendo se aposentado como Batgirl e se tornado Comissária da policia de Gotham. Diferente de seu pai, Barbara não possui uma relação boa com Bruce ou Terry, achando que ele é apenas um garoto impulsivo e problemático. Essas interações tensas resultam na trama de "Testemunha" onde Barbara vê Terry matando um criminoso e lidera uma força-tarefa contra ele. Acusado de assassinato, Terry passa a ser perseguido pela policia, enquanto tenta encontrar provas de que não matou ninguém.

 

 

7) O Chamado

 


Como falei no meu "TOP 10 melhores episódios do Superman Série Animada", a ideia original do Bruce Timm e sua equipe era de fazer uma série da Liga da Justiça após a série do Superman. Apesar da ideia ter sido rejeitada pelos executivos da WB, Timm plantou as sementes para uma série da Liga no Batman do Futuro.

 


Nesse episódio de duas partes, Terry é chamado pelo Superman para se unir a Liga da Justiça do Futuro, após um dos membros da equipe, Micron, ter sido gravemente ferido numa missão. Contudo, Superman revela ter outros motivos para pedir a ajuda do cavaleiro do amanhã : Ao investigar o acidente de Micron, ele descobriu que foi causado por alguém com acesso a tecnologia da Liga, indicando a possibilidade de um dos membros ser um traidor.  Então Terry passa a investigar os membros da Liga,  mas, conforme ele vai se aprofundando no caso, ele descobre que esses atentados são parte de um plano muito maior que coloca o planeta inteiro em perigo.

 

Além de introduzir a Liga da Justiça do futuro e seus membros (Warhawk, Aquagirl, Barda e Lanterna Verde Kai-ro), o episódio faz um bom trabalho como um teste inicial para uma série da Liga, mostrando o talento do Bruce Timm e os outros criadores do DCAU de explorar a dinâmica entre os personagens, além de ter muitas referências a Liga da Justiça incluindo o vilão por trás de tudo.

 

6) Derretimento

 


Desde que apareceu no episódio da série animada do Batman "Coração de Gelo", Mr Freeze se tornou um dos vilões mais populares do Batman, ainda mais no universo animado da DC. O sucesso do episódio fez com que os criadores trouxessem Freeze em outros episódios, cada um dando continuidade a sua trágica história.  "Derretimento" marca o final do seu arco no DCAU, com  a revelação de que Freeze ainda está vivo no futuro, visto que o acidente que lhe transformou num "homem de gelo" impede ele de envelhecer.

 

Ao se encontra com o vilão Derek Powers, Freeze recebe a oferta de poder se curar de sua mutação e ter a chance de ter uma vida normal, sem saber que Derek só quer usa-lo como cobaia num procedimento para poder curar de sua mutação. De inicio, o procedimento parece ser um sucesso e Freeze tenta ao maximo recomeçar sua vida como uma pessoa normal. Porém, logo é revelado que a eficácia do procedimento é temporária e Freeze começa a voltar a ser incapaz de viver sob altas temperaturas. Sabendo disso, Powers tenta eliminar Freeze, mas o próprio consegue escapar, jurando vingança contra aqueles que o traíram.

 


O episódio não só fecha a história do Freeze mas também explora as diferenças do Bruce com o Terry. Enquanto o jovem Batman acredita que Freeze realmente mudou e está tentando se redimir, Bruce não tem o mesmo otimismo, ordenando que o garoto fique de olho do seu antigo inimigo.

 

Sem falar que esse episódio marca o primeiro conflito entre Terry e Powers, que secretamente é o vilão radioativo Blight, construindo para a queda do vilão no final da primeira temporada.

 

5) A Mão do Homem Morto

 




Como eu disse antes, a série gira tem torno da temática sobre família e legado. A história do Terry é sobre ele lidando com a perda do pai e encontrando uma nova figura paterna no Bruce. Contudo essa temática não se aplica ao herói apenas, mas também a muitos personagens do seu elenco de apoio e também seus inimigos. Um dos maiores exemplos disso é a Gangue Royal Flush. Nesse episódio, eles tem sua primeira aparição como uma familia de criminoso, com uma temática voltada para cartas de baralho. Enquanto tenta impedir seus crimes, Terry acaba se apaixonando por Melanie, que secretamente faz parte da gangue. O romance dos dois acaba criando tensão entre o jovem e Bruce, fazendo Terry ficar dividido entre sua vida pessoal e sua vida heroica, tal como Melanie acaba passando pela mesma situação com sua família.

 




O paralelo entre os dois é muito bem explorado e ajuda demonstrar as diferença entre Terry e Bruce. Enquanto o velho Batman sempre priorizou sua vida  como vigilante a custo de sua felicidade, Terry não tem o mesmo desejo, querendo ter uma vida normal além dos seus deveres como Batman. O final tem um momento bem legal entre os dois, que desenvolve sua relação de "pai e filho".

 

4) Surgindo do Passado

 




Só porque Terry é o protagonista da história, não quer dizer que Bruce Wayne é deixado de lado. Alguns episódios dão destaque ao velho Batman, com ele lidando com o fato de ter passado seu manto para um sucessor. "Surgindo do Passado" é o melhor exemplo desse arco, com Bruce recebendo uma visita de sua antiga paixão, Talia, que lhe oferece acesso as águas do Poço de Lázaro, como forma dele restaurar sua juventude.

Após ser quase morto tentando salvar uma jovem, Bruce aceita a oferta e tem sua juventude restaurada. No entanto, Bruce e Terry vão descobrindo que tudo não passa de um plano armado pelo antigo inimigo de Bruce, Ra's Al Ghul, para voltar ao poder.

 


De todos os episódios focados no Bruce, esse é o melhor pois demonstra a inteligência e sabedoria do Cavaleiro das Trevas. Mesmo tendo recuperado sua juventude, voltando a ser forte e agil, Bruce não se sente confortável com isso. Na verdade ele odeia ter voltado a ser jovem. Após vários conflitos com Ra's, Bruce reconhece que a imortalidade do poço de Lazáro é falsa e apenas torna o usuário viciado e insano, se aceitando como velho e  Terry como novo Batman.

 

A escolha do Bruce rejeitar o poço de Lázaro é bom contraponto ao Ra's Al Ghul, que por sua vez, devido aos anos usando o poço para se manter jovem, está obcecado por sua imortalidade, se recusando a envelhecer e encarar a morte.

 


Outro ponto legal do episódio são as cenas de ação do Bruce e do Terry, que são muito bem feitas, ficando melhores com a musica da série animada do Batman. O momento onde os dois começam a lutar contra os capangas do Ra's é simplismente épico.

 

 

3) O Grito



O sucesso do DCAU não se deve apenas as boas histórias e personagens, mas também os elementos artisticos que eles usavam para implementar essas histórias, seja a qualidade da animação, os efeitos visuais, musica de fundo, entre outros. Um dos grandes exemplos disso são os episódios onde Terry encarava o vilão Shriek, o mestre dos sons. Em sua primeira aparição, Shriek é contratado pelo Derek Powers para impedir que o Bruce Wayne impeça seus planos de demolir um bairro velho de Gotham para construir um novo complexo industrial. Fazendo uso de sua tecnologia sonora, Shriek começa a manipular o Bruce, fazendo ele ouvir "vozes" e ser visto como insano para os outros, a ponto que ele acaba sendo internado. Com Bruce fora da jogada, cabe ao Terry conseguir desmascarar o esquema do Shriek e do Powers e derrotar o mestre do Som.

 

O episódio faz um desenvolvimento do Terry como Batman, mostrando pela primeira vez o rapaz sem seu mentor, se virando para desvendar o plano do Shriek, demonstrando como é capaz de ser um bom detetive mesmo não tendo o mesmo intelecto do Bruce.

 


No entanto, o grande destaque do episódio são as lutas do Batman do Futuro contra o Shriek, cujos ataques envolvendo o som são muito bem realizados. Os produtores souberam fazer uso da trilha sonora e as musicas de fundo para criar um clímax bem criativo.

 

2) Alma perdida

 


Uma das criticas que fãs tiveram com Terry era o fato dele não ter o mesmo treino e experiência que o Bruce, possuindo um traje totalmente hi-tech, cheio de gadgets e tecnologia, a ponto que parecia que qualquer poderia ser o Batman apenas usando o traje.

 


Essas criticas acabaram sendo o assunto desse episódio, onde o traje é possuído pela consciência virtual do falecido empresário Robert Vance, fazendo Terry ter que lutar contra o próprio traje encarando seu grande dilema: É ele o Batman ou é a roupa que o torna o Batman?

 

1) Epílogo

 



Muitos dirão que esse episódio não deve contar visto que é um episódio da Liga da Justiça sem limites. No entanto, pra mim "Epílogo" não só é um episódio do Batman do Futuro mas é o verdadeiro final da série, assim como um belo encerramento do DCAU como uma franquia. 

Nesse episódio, Terry, após ser doador num tratamento para curar Bruce de uma doença, ele descobre que o velho Batman é na verdade seu pai biológico. Confuso, Terry começa a ter uma relação tensa com seu mentor, se sentindo enganado e manipulado todos esses anos, a ponto de questionar se deve continuar a ser Batman. 

Conforme as perguntas vão surgindo cada vez mais na mente dele, Terry vai atrás de respostas se encontrando com uma velha conhecida do Bruce, Amanda Waller, que revela pra ele a verdade por trás de sua criação e no processo ele aprende muito mais sobre si mesmo quanto sobre o Bruce e a humanidade do herói.

 


Alguns fãs tem problemas com esse episódio por causa da revelação que Terry é filho do Bruce Wayne. Eles pensam que isso estragou o personagem, vendo a revelação como uma mudança desnecessária para justificar o fato dele ser o sucessor do Batman, ao invés de outros como Dick Grayson. Embora eu respeite a opinião desses fãs, eu acho que eles perderam o ponto principal do episódio. Na verdade a história tem haver com essa critica e o dilema se Terry realmente se tornou o Batman por si mesmo ou se foi por sua ligação com Bruce.

 


 

Durante as séries do DCAU, uma das temáticas exploradas em histórias como a saga do Cadmus, o arco da Mulher Gavião e, claro, Batman do Futuro é sobre predestinação vs livre escolha. Todas histórias traziam questões sobre os heróis terem controle do próprio destino ou serem controlados por ele. "Epilogo" traz a tona essa temática para o drama do Terry, com ele confrontando esse dilema. Apesar de demonstrar diferenças com Bruce e outros membros da bat família, os anos agindo como o vigilante de Gotham começam a ter efeito nele. Ele diz que não quer ser sozinho como Bruce mas termina com a namorada porque acha que não pode ter uma vida normal. Ele diz que não é um sidekick como Robin ou Batgirl, mas ao descobrir a verdade começa a se revoltar contra o Bruce e considera deixá-lo, assim como Dick e Barbara fizeram. Basicamente, Terry está simplesmente deixando a história se repitir, com o Bruce mais uma vez podendo perder mais um aliado.

 

No entanto o encontro com a Amanda Waller muda a perspectiva do Terry quanto ao seu mentor. Tal como os aliados do Bruce, Terry no inicio do episódio se sente traído e vê o Bruce como esse homem cruel, arrogante, que não se importa com ninguém além de sua cruzada com o crime, porém no final ele descobre que não é bem assim. Nas palavras de Waller : "Apesar de toda fachada agressiva, nunca conheci ninguém que pensa no próximo quanto Bruce Wayne".

 


Essas palavras tem um significado grande ainda mais hoje em dia, quando muitos roteiristas insistem em mostrar o Batman como um Justiceiro 2.0, sendo ultra violento e antipático, esquecendo de mostrar o homem por trás da máscara. De todos os episódios do DCAU, esse é o que melhor representa o lado humano do Batman, mostrando como por trás daquela atitude sombria e solitária existe um homem bom, que sempre busca ajuda os outros, incluindo seus inimigos, dando-lhes compaixão ao invés de odio. Isso tudo é bem representado quando Waller conta para Terry sobre um incidente envolvendo Batman e a meta humana psíquica Ace, cujo final é de derramar lágrimas.

 

Outro destaque no episódio é o desenvolvimento da Amanda Waller. De inicio ela tentou bancar "deus" e manipular os eventos para que  Terry se torna-se o próximo Batman, chegando até mesmo tentar matar seus pais quando ele era garoto. No entanto, seu plano falhou e ela percebeu que para continuar honrar o que Batman representar ela teria que deixar Terry em paz e escolher seu próprio destino.

 

O final do episódio é muito emocionante, com Terry aprendendo uma grande lição : Nós escolhemos nossos destinos. Não foi o fato de Bruce ser seu pai que fez com ele se torna-se o Batman. O pai dele foi morto, ele descobriu que Derek Powers estava cometendo crimes e decidiu detê-lo. Foi tudo sua própria decisão. Se Terry fosse um garoto mal, ele não teria feito nada disso. Ele virou Batman porque é a pessoa boa que ele é, o garoto que seus pais criaram. É que nem o Superman. Jor-El e Lara garantiram que Clark chega-se a Terra, onde teria seus poderes, porém não foi isso que o tornou o herói que ele no presente, mas sim forma como ele foi criado pelo Jonathan e a Martha Kent. A cena final representa de forma fantástica a conclusão dos arcos do Bruce (o herói que começou o DCAU) e do Terry (o herói que encerrou o DCAU). Um final perfeito não só para a série do Batman do Futuro mas para o DCAU em geral.

 


 Então é isso! Quais são seus episódios favoritos de Batman do Futuro? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários.

 



Postar um comentário

0 Comentários