As Diversas Apropriações Dos Termos Nerd/Geek


 Photo by Ava Sol on Unsplash



Inomináveis Saudações a todos vós, Realistas Leitores!


Jangada Nerd, Bulimia Nerd, Terapia Nerd, Sofrência Nerd, Virulência Nerd, Bebê Nerd, Coroas Nerds, Chatos Nerds, Ratos Nerds, Jumento Nerd, Nu Nerd, Safadeza Nerd, Filosofia Nerd, Cavaleiros Templários Nerds, Surfistas Nerds, Skatistas Nerds, Religião Nerd, Magia Nerd... Ordem Geek, Hora Geek, Jaula Geek, Lição Geek, Força Geek, Raio Geek, Trama Geek, Canela Geek, Chocolate Geek, Laranjada Geek, Paulada Geek, Feijão Geek, Fogão Geek, Geladeira Geek, Forno Geek, Flatulência Geek, Pagode Geek, Balada Geek, Orgia Geek, Fábrica Geek, Olimpo Geek, Inferno Geek, Paraíso Geek... Uma indústria de verdade neste mundo onde, há muitos anos atrás, era se um pequeno grupo de entusiastas de Histórias Ficcionais e bugigangas tecnológicas. Hoje, "ser um Nerd" e "ser um Geek", além dos óbvios rótulos a tais títulos vinculados, traz status. Este, muitas vezes, é usado por gente por aí que sequer se interessa pelos assuntos dessas Subculturas e está nessa por motivos como querer pertencer a algo ou ganhar dinheiro explorando ao máximo os assuntos que giram em torno de tal universo. 



Photo by Denis Pavlovic on Unsplash


Mas, o que é mesmo um(a) Nerd e um(a) Geek? Vamos recorrer a Dicionários Virtuais, para uma melhor contextualização do assunto tratado neste artigo.


O(A) NERD

adjetivo Diz-se da pessoa muito inteligente que prefere estar estudando ou se dedicando a alguma atividade intelectual de seu interesse. Designação atribuída aos antissociais, às pessoas que se dedicam ao estudo ou ao trabalho de maneira exclusiva; cujo interesse pessoal está restrito aos assuntos científicos; antissocial.


O(A) GEEK

geek Significado de Geek. substantivo masculino e feminino Pessoa que se interessa excessivamente por tecnologia, por tudo que é novo: os geeks desenvolvem jogos de computador. Quem se torna um especialista em tudo o que é do seu interesse.


Duas definições encontradas no Dicio, bastante genéricas e replicantes do senso comum, geralmente aceito como verdades incontestáveis. Nem todo(a) Nerd ou Geek é um homem ou uma mulher que seguem um estabelecido padrão fixo e rígido de comportamento aliado a um vestuário simplório e óculos de fundo de garrafa. Não estamos mais nos anos 80, a época daqueles filmes de qualidade bem estranha que eram comédias do absurdo retratando Nerds estereotipados. Aquilo não existe mais, um cara estilo Brad Pitt pode ser o mais Nerd/Geek da parada e uma mulher estilo Druuna pode ser a mais inteligente e culta de uma cidade. E os dois podem ser extremamente populares, tanto pela beleza física quanto pelo talento, em iguais proporções, podendo até usar óculos, o que seria apenas um detalhe (GENTE, vou falar até algo bem óbvio aqui: nem tudo que é gente usando óculos por aí tem uma cérebro avantajado com protuberante inteligência; mas, o senso comum, como sempre, faz com que muita gente creia que um homem ou uma mulher qualquer de óculos na rua seja um superser intelectualmente dotado). No entanto, para que a exploração dessas Subculturas continue dando certo, as megaempresas do entretenimento voltadas para elas incessantemente seguem explorando as tendências do estereótipo vendido como uma regra única que define a todo aquele que gravita em torno de tais universos. 




Porque somente assim sobrevivem os apreciadores de ovos mexidos que, de tão podres, modelam arcaicos sistemas de padronização daquilo que exploram. Porque somente assim sobrevivem os pseudos que já nasceram ricos, abrem Canais no YouTube, inventam as teorias mais retardadas possíveis, plagiam o trabalho dos outros e constroem uma fortuna com a vazia fama que obtém ao serem ovacionados pelos que não enxergam a mediocridade latente deles. Porque somente assim sobrevivem os boomers rabugentos fracassados de meia-idade, que escrevem posts e fazem vídeos raivosos tão hipócritas quanto as tendências de reclamão irascível que alimentam. Porque somente assim sobrevivem os viciados em angariar seguidores para seus superficiais conteúdos, com clickbaits fodásticos e blogs que parecem mais palcos de teatros ou o BBB na área de comentários repletas de haters, trolls e todos os extremistas possíveis de todos os espectros políticos conhecidos e desconhecidos. Porque somente assim sobrevivem os que sobem acima de torres e lá se mantém, pregando suas verdades absolutas com arrogância e prepotência, dizendo o que é bom e o que não é no mundo do entretenimento voltado para o que se tornou um lucrativo nicho de uns vinte anos para cá. Porque somente assim, leitores virtuais, se constitui a clássica manobra dos picaretas e exploradores que, em tudo que é Cultural e Subcultural, constroem um Mercado, sentam-se em tronos acima deste e ditam todas as regras. 



Photo by Brian McGowan on Unsplash


E nós somos os culpados, muitas vezes, por alimentarmos a influência de todos os exploradores conhecidos da atualidade no Brasil mesmo, onde existem as maiores enganações de teor pseudointelectual por bits e bytes a cada metro quântico quadrado do Mundo Virtual. Seguindo por anos, lendo o que escrevem, ouvindo o que dizem ou compartilhando as asneiras pseudocultas dessa gente, nós os mantemos como donos do que era sempre para ter sido algo como um simples hobby. Vocês reclamam hoje da gourmetização das HQ's? Estão cansados da guerrinha eterna entre Fãs da Marvel e Fãs da DC? Quando haviam Eventos Nerd/Geek antes da Pandemia, encontrando nos mesmos mais YouTubers de cabeça vazia do que convidados que realmente importam, vocês se irritavam bastante? Pois bem, estes três exemplos que dou aqui são as consequências mais diretas da nossa culpa ao seguirmos os tubarões que se importam apenas em encherem os bolsos de dinheiro e não estão nem aí para as nossas opiniões ou existências. Ponhamos o raciocínio à frente e raciocinemos sobre a culpa que temos; eu, o Autor deste texto, não fujo da minha culpa e sou o primeiro a admiti-la. Vocês fogem das suas? 


Photo by Joe Ciciarelli on Unsplash


A maior ironia de tudo neste artigo é que o estou publicando em um blog de assuntos Nerd/Geek que influenciam e geram tendências de pensamento e/ou reflexões. Mas, nada ganho publicando-o aqui, apenas estou fazendo uma crítica direta ao comércio que hoje é o que eu acima falei que nunca deveria ter deixado de ser: um mero hobby. Sou um Adepto de Kant (a leitura de Crítica da Razão Pura fez a minha mente executar um giro evolucionário e revolucionário de infinitos graus há vinte anos atrás) mais do que acredito ser e sempre estou pondo meu senso crítico para examinar um contexto a fundo no que ele tem de válido ou inválido em seus parâmetros. Chega uma hora em nossas Existências que é mesmo preciso parar para meditar e contemplar o quanto algo que seguimos, mesmo antes dos termos Nerd/Geek se tornarem extremamente populares, se tornou uma complexa rede de mercantilismos visando apenas o lucro. E tudo isso é mais errado ainda quando extremismos ideológicos ou hipocritamente defendidos como "lutas por direitos disso ou daquilo" entram na equação dos que geram rendas exorbitantes e aumentam suas ações nas Bolsas de Valores por nossa conta. Nossa, pois como consumidores não-críticos, muitas vezes, fechamos os olhos e ignoramos os sinais que revelam o quanto nos submetemos a sermos enganados por gente tão canalha e suja que, muitas vezes, até pode odiar privadamente tudo o que se relaciona com aquilo que dizem apreciar publicamente. 


Photo by Alex Kotliarskyi on Unsplash

Se eu posso dizer que possuo alguma virtude, a mesma é a minha capacidade de respeitar as opiniões alheias. Se alguns de vocês que leram este artigo não gostarem do mesmo, sintam-se à vontade para se expressar na área dos Comentários. Como bem me disse o dono deste blog na madrugada de ontem, "é assim que funciona a Democracia". Eu não vou xingar ninguém que vier me tacando pedras e nem vou querer matar alguém que discorde de cada linha deste texto, algo que muitos imaturos blogueiros e vlogueiros fazem por aí. Vou apenas aceitar a crítica, até porque não há verdade absoluta alguma acima e sobre algo que eu critiquei, talvez, eu possa até estar errado. Porém, estava em mim escrever há muito tempo um texto assim e o mesmo vê a luz aqui no Ozymandias Realista. 


Photo by James Pond on Unsplash


Não citei nomes, mas fiz referências diretas a grupos ou indivíduos facilmente identificáveis para quem se atentar às mensagens aqui presentes. Evito, assim, problemas tanto para mim quanto para o blog; e se houver alguém que vier a ler isto vestindo a carapuça das acusações que faço, não poderei fazer nada em relação a isso. Não será um problema meu, mas SEU, se de alguma maneira este texto crítico vier a lhe ofender. O meu papel aqui é criticar, simplesmente, o que eu não tolero mais e creio ser totalmente errado no meio em questão aqui. Há razões de sobra para a escrita de outros textos expandindo certas questões aqui levantadas e é o que farei. Por ora, este é o suficiente para a nossa pequena Crítica da Razão Nerd/Geek. Pensando bem, está mais para uma Crítica da Exploração. 

Saudações Inomináveis a todos vós, Realistas Leitores! 


Photo by Ying Ge on Unsplash



💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀



Leia também:✒️O Mundo Inominável






Postar um comentário

0 Comentários