Wolverine e os X-men - Uma série imperfeita, mas divertida

 


Wolverine e os X-men - Uma série imperfeita, mas divertida

Quando se fala em animações dos x-men, muitos fãs pensam na icônica série animada dos x-men dos anos 90, que ajudou a tornar séries animadas de quadrinhos bem populares, ou a nostálgica série do x-men evolution, que reintroduziu os mutantes para a nova geração. No entanto, uma série que poucas falam é a série animada do Wolverine e os X-men. Tendo estreado em 2009, a série, tal como muitos desenhos da Marvel na época, surgiu com o propósito de promover nos filmes dos x-men da Fox. Apesar de ter apresentado uns problemas, a série conseguiu ir bem além do que deveria promover conseguindo ter uma história bem interessante e surpreendente, fiel a essência dos x-men e seu conflito contra o preconceito e discriminação.

 


TRAMA

A série se passa num universo onde os x-men já são heróis estabelecidos. Num certo dia, quando todos os alunos estavam reunidos na Escola Xavier, o Professor Xavier e Jean acabam recebendo um ataque mental, provocando uma explosão que destrói a escola e resulta no desaparecimento de ambos. Sem seu professor, os x-men se separam, com cada um seguindo seu caminho.

 


Como esperado, isso não dura para sempre. Ao perceber a relação entre humanos e mutantes está ficando cada vez mais difícil, com os atos terrorista da Irmandade contra o Senador Kelly e as ações opressoras e corruptas da MRD (Divisão de Resposta a Mutante), Wolverine decide reunir seus velhos colegas e trazer os x-men de volta a ativa.

De inicio parece que a série vai seguir a típica formula de uma equipe quebrada se reunindo e voltando a trabalhar juntos, porém a história dá um twist nisso no terceiro episódio com a introdução de Emma Frost, uma telepata misteriosa e astuta que se oferece para ajudar os x-men a encontrarem Xavier. A busca resulta no ponto de inicio para uma nova aventura dos x-men, com eles correndo contra o tempo para  salvar não só o mundo mas também o futuro de todos.

 

PONTOS NEGATIVOS

 


Apesar de ter pontos positivos que irei falar a frente, a série infelizmente apresenta problemas, muitos surgidos devido aos filmes que eles estavam promovendo. Na época em que o desenho animado foi lançado, estava sendo exibido nos cinemas "X-men Origens Wolverine". Para promover o lançamento disso, os produtores da série (que curiosamente contava com o Kevin Feige) tiveram que dar um foco maior no personagem, dando-lhe o papel de protagonista. 

Essa decisão resultou em muitos momentos forçados na séries, feitos exclusivamente para promover o Logan como protagonista. O maior exemplo disso é o fato do Xavier torna-lo líder dos x-men sem explicação nenhuma. Ele não diz o motivo o razão pra isso, apenas diz "você é agora o líder Logan" e todo mundo aceita, sem questionar nem nada a decisão do professor. Até entendo que não poderia ser o Ciclope, devido ao estado emocional que ele está após a morte da Jean, mas o Xavier poderia ter escolhido qualquer outro membro pra ser líder como a Tempestade. A ideia do Logan ser líder dos x-men é furada só pelo conceito em si, visto que não combina com o Wolverine. Ele é rude e impulsivo e solitário, basicamente o anti-herói da equipe. Isso não são qualidades de um líder.

 


Pior é como a série tenta defender o Logan como líder. Toda vez que ele toma uma decisão os personagens elogiam ele e os que discutem são criticados só pelo fato de estarem contra o Logan. Todas as vezes em que o Xavier vai conversa com os x-men, ele só fala com o Logan e os episódios mal sequer mostram a interação com os outros x-men. Sem falar tem vezes onde as ordens do Logan são ultra hipócritas. Por exemplo, num episódio onde o Ciclope sai numa missão para achar a Jean, achando que tinha sido sequestrada pelo Sr, Sinistro, o Logan no final critica o Scott por ter sido impulsivo saindo pra caçar fantasma e ameaça expulsá-lo se fizer isso de novo. O argumento do Logan até seria válido se não fosse pelo fato que ele é o Wolverine, o personagem que está sempre deixa os x-men e sai em missões solo.



Eu até acho a ideia da série em querer mostrar o Wolverine e o Ciclope trocando de papeis interessante, com o Logan no final podendo ser responsável por trazer Scott de volta a ser líder disciplinado que ele era antes de perder a Jean, mas a história não segue uma direção assim. Tal como nos filmes, o Ciclope é usado apenas como um rival chato pra fazer o Logan parecer mais badass, e o Wolverine nunca evolui como um líder, apesar da série agir como se ele tivesse.

 

Falando no Wolverine e suas aventuras, os episódios focados nele saindo em busca de informações sobre seu passado, embora sejam bons, são episódios bem fillers, que não se encaixam na trama principal da série. Enquanto todos os outros x-men possuem aventuras que aos poucos vão se encaixando uma com a outra, as aventuras do Logan são totalmente deslocadas da história principal, podendo serem episódios de uma série solo do Logan do que uma série dos X-Men.


PONTOS POSITIVOS

 


Com os problemas já citados, vamos falar dos pontos positivos. A série em si captura bem o espírito dos x-men, adaptando várias histórias dos mutantes, incluindo hqs icônicas como  "Dias do Futuro Esquecido" e a "Saga da Fênix",  mas conseguindo junta-las todas numa história única, nova e coesa. Cada episódio estabelece uma sub trama diferente que aos poucos vai se juntando a outras, construindo para um final meio corrido, mas épico. 

Apesar do protagonismo exagerado do Logan, a série soube dedicar foco a outros x-men. Enquanto alguns acabaram sendo deixados de lado como Homem de Gelo, Kitty Pryde,  Forge, Vampira, Fera e Tempestade, os que tiveram foco durante a temporada foram fantásticos.

O anjo na série tem um dos mais trágicos desenvolvimentos de todos, começando como um x-men dividido entre seus amigos e seu pai, um milionário que busca erradicar os mutantes. Conforme a série vai avançando, a tensão entre Warren e seu pai aumenta cada vez, levando ao episódio "Anjo da Guarda", onde o herói perde suas asas durante uma luta contra a MRD e é transformado pelo Sr Sinistro no vingativo Arcanjo. Apesar da transformação do Anjo em Arcanjo ter sido feita em adaptações anteriores e posteriores a série (ex: A série animada dos anos 90 e X-men Apocalypse), Wolverine e os x-men soube aproveitar seu tempo, tendo o Warren como um personagem já estabelecido, mostrando a relação dele com os heróis, sua personalidade carismática, permitindo que o publico cria-se simpatia por ele e sente-se um impacto de sua queda para o lado do mal.

 


Outro x-men que também foi bem destacado é o meu herói favorito, o Noturno. Enquanto os x-men estão ocupados lidando com o Senador Kelly e a MRD, Kurt passa a série em Genosha, uma nação mutante controlada por Magneto. Apesar de parecer um paraíso, logo Kurt começa a descobrir as injustiças cometidas por magneto contra seu povo. Isso resulta num arco entre ele a filha do vilão, a Feiticeira Escarlate, com ela se apaixonando pelo elfo e começando a questionar as ações de seu pai.




Embora muitos prefiram a Wanda com o Visão, a relação com o Kurt foi muito bem desenvolvida e ajudou a explorar o principal poder do Kurt, que não é sua agilidade ou habilidade de teletransporte, mas sim sua habilidade de inspirar o melhor nos outros.

Só achei estranho que uma série tão focada no Wolverine não teve um episódio explorando a relação dele com o Noturno.  Por mim esses dois mereciam uma série inteira focada na relação emocionante deles.

Um personagem que também é bem explorado mas não é comentado por muitos é o Professor Xavier. Nos filmes, Xavier é sempre tirado da joga, sendo morto ou capturado pelo vilão. Isso claramente é feito como forma de mostra a gravidade da situação, com os x-men tendo que se virar sem seu mentor por perto. O problema é que não só os filmes ficam presos nessa formula, mas o Xavier deixa de ser um personagem importante, sendo reduzido a uma donzela em perigo para os x-men salvarem.



Na série do Wolverine e os X-men, Xavier está numa situação dificil, afastado dos seus x-men, com seu corpo estando num coma e sua mente presa num futuro distante, onde o mundo é controlado pelos Sentinelas. Porém, diferente dos filmes, ele não é um velho indefeso, mas um líder corajoso. Os episódios se passando no futuro, mostram o Xavier se esforçando para sobreviver nesse mundo apocalíptico, conhecendo mutantes como Bishop e inspirando eles a se unirem e se tornarem uma resistência, simbolizando uma esperança para esse futuro condenado.

 

A MELHOR PERSONAGEM DA SÉRIE


No entanto, embora a série tenha retratado bem alguns dos x-men e tenha esquecido outros, uma mutante que muitos fãs concordam que foi a melhor personagem de todas na série foi a rainha branca Emma Frost.


Nas hqs, Emma foi criada por Chris Claremont e Johns Byrne, tendo começado como uma vilã dos x-men e integrante do Clube do Inferno. No entanto, durante a fase do famoso Grant Morrison, Emma passou por uma "redenção", se tornando uma das integrantes principais da equipe, chegando até mesmo ter um relacionamento com o Ciclope.

Na animação, Emma já é mostrada como uma mulher misteriosa, esnobe e astuta, tendo um passado tenso com a equipe. Já na sua primeira aparição ela mostra sua inteligência conseguindo convencer os heróis a aceitarem sua ajuda e lhe darem um lugar na equipe. Conforme a série vai avançando, Emma vai se desenvolvendo cada vez mais, com cada cena dela sendo fantástica, com sua personalidade calma, astuta e esnobe sendo um bom contraponto a membros impulsivos como o Wolverine. Com sua atitute dúbia e imprevisivel, a Emma conseguia colocar o publico telespectador na pele dos x-men, fazendo eles sentirem a mesma desconfiança de qual lado ela estaria agindo, dos heróis ou dos vilões.




Enquanto os filmes ainda não conseguiram criar uma versão live action da rainha branca, o desenho do Wolverine e os X-men já provou ser um exemplo de como adaptar uma personagem badass e complexa como a Emma.

 


 

TEMÁTICAS E IDEIAS

 


O que tornou animações como X-men Série Animada e X-men Evolution tão legais e revolucionários foi o fato de saberem representar o conflito dos x-men contra o preconceito da humanidade, tocando em temas bastantes maduros para um desenho voltado para a crianças, lidando com questões como o racismo, preconceito e discriminação.

Wolverine e os X-men não foi uma exceção. O desenho sabia ter cenas de ação épicas e divertidas, mas também tinha histórias que exploravam assuntos sociais bem sérios na realidade, como a crise de refugiados, brutalidade policial e o principal de todos, abuso de poder.

Essa temática é bem explorada nos dois lados do conflito, com os humanos sendo representados pelo Senador Kelly enquanto os mutantes são representados por Magneto. No caso do Kelly, ele é um político que diz se preocupar com os humanos e querer salva-los da "ameaça mutante". No entanto, conforme a série vai passando, fica claro que ele só está usando o medo da população para conseguir apoio e influência politica. Já no caso do Magneto, sua história envolve seu status quo como governador de Genosha, , que ele diz ser um ser um santuário para todos os mutantes. Porém , na realidade, Genosha é uma utopia construída através de mentiras, com Magneto usando métodos bastante questionáveis para garantir a segurança do seu povo. Isso cria uma bom paralelo entre os dois lados, retratando o conflito entre humanos e mutantes como algo bem mais complexo, onde nenhum dos lados é um herói ou vilão.

 



CANCELAMENTO DE UMA SEGUNDA TEMPORADA ESQUECIDA

 


Apesar dos problemas apresentados, a primeira temporada não foi ruim, tendo tido episódios bons e um final razoável, com muitas tramas deixadas para uma segunda temporada, com a cena final prometendo uma adaptação da "Era do Apocalipse".

 

Infelizmente, como muitos desenhos da Marvel na época, o desenho foi prejudicado devido a compra de direitos da Marvel pela disney, o que criou problemas financeiros com o parceiro-produtor da série, resultando em seu cancelamento.

 


Rumores apontam que se tivesse tido uma segunda temporada, a série focaria nos x-men agora tentando impedir um novo futuro alternativo, onde o mundo não é mais destruído pelos Sentinelas, mas sim governado pelo Apocalipse, que seria o vilão principal da temporada. Além dele, a série também contaria com a participação do Havok (explorando a família do Ciclope e provavelmente sua rivalidade com o Sr Sinistro), do Colossus e sua irmã Magia.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS



Mesmo tendo tido um final incompleto, a série conseguiu deixar sua marca na franquia dos mutantes. Ao invés de ter virado apenas um desenho fraco pra promover os filmes da Fox, "Wolverine e os x-men" conseguiu ir além deles e se torna uma adaptação própria e única dos filhos do átomo, com histórias emocionantes, personagens carismáticos, fantástica animação, tudo respeitando a essência dos x-men e seu dilema de proteger um mundo que os teme e os odeia.

 

Não sei se a série poderá retornar um dia ou como será  aparição dos x-men no MCU. Porém tenho grandes esperança de que a o filme deles seja tão bom quanto, ou até melhor, que essa série que recomendo para muitos, principalmente fãs dos x-men.

 


 


OU




Postar um comentário

0 Comentários