TOP 10 episódios subestimados de Batman Série Animada

 




TOP 10 episódios subestimados de Batman Série Animada

 

O que há pra falar de Batman Série animada? O que pode-se dizer que não foi dito antes de uma série tão icônica? Batman Série animada é uma das maiores animações na cultura pop. Com histórias memoráveis, personagens fantásticos e animação fenomenal até para os padrões de hoje, a série animada não só introduziu os fãs a melhor versão do Batman e de seu mundo, mas foi responsável por mudar completamente a perspectiva que as pessoas tinham de desenhos animados.



Antes, quando se falava no termo, muitos assumiam que desenho animado era algo bobo, infantil e muitos desenhos da época eram voltados apenas pra vender brinquedos. Após Batman Série Animada (ou Batman TAS), várias séries passaram a tentar recriar o estilo, com o foco sendo dado as histórias e os personagens e animação de boa qualidade. Ainda tinham coisas para crianças, mas os desenhos possuíam conteúdos um pouco mais maduros, permitindo terem uma audiência maior. Batman TAS foi o que marcou  a ascensão de desenhos como Gárgulas, X-men, Avatar e muitos outros.

 

Sendo esse fenômeno para muitos, fazer um texto sobre a série me pareceu meio desnecessário. Por que perder tempo falando de algo que é falado até os dias de hoje? Muitos já falaram porque o desenho é tão incrível e já citaram os melhores episódios da série. Se eu fizesse um top 10 disso, seria muito previsível. Meu top teria a presença de episódios "Coração de Gelo", "Duas Caras" e "Quase o Peguei", todos considerados os melhores episódios da série.

 

Foi aí que pensei num novo desafio. Ao invés de fazer um top 10 citando os melhores episódios da série, decidi fazer um falando de episódios que não são tão falados. Afinal, com uma série tão fantástica quanto essa, é fácil ficar focado demais em alguns episódios icônicos e esquecer outros.

 


Acho que já falei demais. Portanto, esse é meu top 10 episódios subestimados de Batman Série animada :

 

10) Estações Ruins (4ª temporada episódio 13)

 


Após 3 temporadas de sucesso, a série passou por umas mudanças em sua quarta temporada. Devido ao fato da série ter mudado da Fox Kids pra WBkids, os produtores trocaram o estilo da animação e os traços ficaram um pouco mais cartunescos, combinando com o estilo que o Bruce Timm estava usando na série do Superman, que também estava sendo produzida na época. A mudança na animação  dividiu a opinião dos fãs. Alguns ainda gostam da série enquanto outros detestaram a mudança, achando que os produtores tentaram conserta algo que não precisa de melhorias.

 

No meu caso, eu acho que a série continuou boa, tendo várias histórias legais. Se for pra escolher um episódio subestimado dessa temporada, eu escolho o " Estações Ruins", onde Batman tem que lidar com a "Garota Calendário", uma atriz e modelo que busca vingança contra os empresários que lhe deram as costas no passado.

 

Tal como vilões como Cara de Barro e Bonequinha, Garota Calendário consegue ser uma vilã bem simpática, com sua história sendo um bom comentário social sobre a mídia e as regulações que impões nos atores. No caso da Garota Calendário ela não era uma péssima atriz ou modelo, mas foi demetida só pelo fato de ter feito 30 anos e os produtores terem julgado ela velha demais para o publico, resultando em sua obsessão por vingança. É uma história bem trágica e real, com uma boa mensagem sobre nunca subestimar outros por causa da idade.

 

9) A regeneração do Charada (3ª temporada episódio 23)

 


Apesar de ser um dos vilões mais conhecidos do Batman, o Charada infelizmente não teve muitas aparições na série devido ao fato que o Bruce Timm e sua equipe tinham dificuldade de pensar em charadas complexas para episódios envolvendo ele. No entanto isso não significa que ele tinha episódios ruins. Na verdade os episódios dele eram bem legais e criativos, com o melhor sendo o ultimo onde ele foi o vilão principal.

 

Nesse episódio, o Charada aparentemente se regenera, se dedicando a criar jogos e quebra cabeças. No entanto, Batman aos poucos vai descobrindo que o Charada continua cometendo crimes, usando seus comerciais para passar charadas para o herói. Quando percebe que o homem morcego está na sua cola, Charada decide armar uma  armadilha infalível para eliminar o herói de uma vez por todas.

 


Embora episódios em que os vilões tentam se regenerar não seja novidade nenhuma pra série, tendo vários episódios bons como Pássaros Idênticos (focado no Pinguim), esse episódio do Charada é muitas vez esquecido ou ignorado pelo publico. O motivo talvez seja pelo fato de não ter drama no Charada desiste de sua chance de ter uma vida normal e volta para o crime, porém não vejo esse sendo o ponto do episódio. O foco da história está na obsessão do Charada pelo Batman. Mesmo tendo obtido sucesso e fama, Nygma não consegue deixar de lado seu desejo de querer provar que é superior ao herói.  Como ele próprio diz, Batman é o único individuo que ele nunca conseguiu enganar e isso é algo que seu ego não pode aceitar.

 

O destaque no episódio é a ultima cena. Sem dar spoiler, é um dos melhores momentos onde Batman demonstra sua inteligência, conseguindo escapar da armadilha do Charada.

 

 

8) Noite do Ninja (2ª temporada  episódio 07)

 


Hoje em dia, Batman virou um deus ex-machina vivo. Muitas das histórias ficam mostrando ele como um herói perfeito, infalível, que não comete erros. No entanto, a série animada conseguiu evitar esse abuso de protagonismo, mostrando o Batman lidando com dilemas e dificuldades pessoais. Um dos exemplos é no "Noite do Ninja", onde Bruce é confrontado pelo ladrão Kyodai Ken, que foi um velho colega durante o periodo em que ele treinou arte marciais no Japão. Além de um lutador, Kyodai foi o único aluno capaz de derrotar Bruce em combate, fazendo o herói confrontar não apenas um velho rival mas também seu medo de derrota. É um episódio bem subestimado que humaniza bem o cavaleiro das trevas.

7) Assuntos Internos (1ª temporada  episódio 07)

 


Só porque Batman é o protagonista da história, não significa que o foco fique só nele. Tem episódios que focam também no seu elenco de apoio. No caso do Assuntos Internos e foco é dado a 3 policiais que passam um relatório de uma tentativa fracassada de capturar uma gangue de criminosos.  O episódio explora o Batman como uma lenda urbana, com cada policial tendo uma diferente perspectiva no herói e o efeito que suas ações trazem para Gotham.

 

É nesse episódio também que ocorre a introdução de Renee Montoya, que viria a ser introduzida  depois nas hqs, virando uma das personagens mais importantes não são só no universo do Batman mas também na DC comics em geral.

 

6) Bolton (3ª temporada episódio 26)

 


Além da Arlequina e da Renee Montoya, outro personagem criado exclusivamente para série foi  o Carcereiro. De inicio ele era Lyle Bolton, chefe de segurança do Asilo Arkham que é demitido devido ao abuso de violência contra os internos. Isso resulta em Bolton se tornando um vigilante, caçando todos aqueles que ele considera responsáveis por terem feito Gotham uma cidade tão corrupta.

 

O episódio explora um dilema sempre trazido nas histórias do Batman, a questão dos limites do herói. Apesar de ser um vigilante violento, Bolton tem um argumento : Quantas vezes Batman poupou a vida dos criminosos e eles escaparam? Quantas vezes os criminosos foram para o Asilo Arkham e facilmente conseguiram sair de lá?  

Isso cria um conflito interessante entre os dois que traz uma reflexão sobre as decisões que o Batman toma como um herói. Sem falar que a luta dele contra o Bolton no final é épica.

 

5) Sonhos na escuridão (1ª temporada  episódio 28)

 


Um dos meus vilões favoritos do Batman é o Espantalho. Com seu gás do medo, ele consegue trazer a tona os medos do Batman, fazendo a história se torna um estudo da mente perturbada do herói, além também de resultar em cenas completamente surreais.

 

Nesse episódio, o vilão infecta Batman com um gás que faz o homem morcego sofrer de alucinações cada uma mais random que a outra. Sabendo que o vilão irá tentar envenenar o deposito de água de Gotham, Batman é forçado a sair numa corrida contra o tempo para impedir o Espantalho, tudo isso enquanto lida com as ilusões causadas pela toxina do mestre do medo.

 


Além de ser uma história com muito suspense e várias cenas fantásticas envolvendo as ilusões que o Batman testemunha, o episódio pode ser considerado uma das fontes de inspiração do jogo Batman Arkham Asilyum (também escrito por Paul Dini), incluindo o Batman sendo preso no Asilo Arkham e tendo que confrontar o Espantalho nos túneis subterrâneos.

 

4) Nunca é tarde demais (1ª temporada  episódio 12)



Um dos motivais pelos qual o Batman no desenho é a melhor versão do herói é pelo fato do produtores terem explorado a complexidade do Batman. Ele é um vigilante sombrio e assustador, mas não antipático e sem coração. Em vários episódios ele demonstra um lado humano, que se importa com os outros. " Nunca é tarde demais" é um desses exemplos.

 

No episódio, Batman está lidando com uma guerra de gangues entre o chefão do crime Rupert Thorne e seu rival Arnold Stromwell. Durante uma tentativa de Thorne de matar seu rival, Batman salva a vida de  Stromwell e partir daí tenta faze-lo desistir da vida de crime  e ajudar a policia a capturar Thorne.

 

O episódio é muito influenciado por histórias como "Um Conto de Natal" de Charles Dickens, com Batman agindo como um fantasma do natal para Stromwell. Durante o episódio, Batman tenta convencer Stromwell a ver a consequência dos seus erros, percebe o efeito que seu império criminoso trouxe para sua familia. Isso não só é mais um exemplo da história na pessoa com quem o Batman interage ao invés do próprio herói mas é também um exemplo do sabedoria do Batman. Ao invés de tentar resolver as coisas na força bruta, Batman opta por tentar alcançar a humanidade de Stromwell e fazê-lo perceber seus erros, resultando num final bem emocionante e de derramar lágrimas.

 

3) Uma bala para Bullock (3ª temporada episódio 11)

 


Baseado na hq Detective Comics #651, o episódio mostra o Batman recebendo um pedido de ajuda de ninguém menos que Harvey Bullock, um detetive rabugento que odeia o herói, vendo ele como uma ameaça a cidade. O detetive está sofrendo atentados contra sua vida, sendo forçado a pedir ajuda ao Batman para poder descobrir a identidade do assassino.

 

O episódio é uma excelente história de detetive, com musica e atmosfera passando um tom bem noir, lembrando muito filmes da década de 30. No entanto, o ponto mais alto são as interações entre Batman e Bullock. Desde o inicio da série, Bullock esteve presente, sendo bom alivio cômico, com suas interações com Gordon e principalmente com o Batman sendo bem engraçadas. Embora fosse rabugento e mostra-se sua postura contra um vigilante como Batman, Bullock  não era nenhum  tolo, sabendo quando deixar sua rivalidade de lado e trabalhar com o herói. A partir desse episódio, a relação entre os dois evolui, com o Bullock tendo um pouco mais de tolerância ao morcego.

 

2) Segunda Chance (3ª temporada episódio 24)

 


Dos vilões da série, um dos melhores é o Duas Caras. Para muitos fãs, a versão do desenho é a definitiva do personagem, tendo conseguido representar bem sua jornada indo de um nobre e justo promotor publico para um criminoso deformado e atormentado, dividido entre o bem e o mal.

O episódio de origem dele é um dos melhores da série. No caso de "Segunda Chance", pode-se dizer que é meio que uma "sequência" a origem do Duas Caras, com trama focando no Duas Caras tentando se regenerar, prester a iniciar uma cirurgia para consertar seu rosto. No entanto, durante a operação ele acaba sendo sequestrado pelo "maior inimigo do Harvey", cabendo ao Batman resgatá-lo.

 

Além de ser uma boa história de mistério, o episódio explora bem a relação do Batman com o Harvey Dent. Uma mudança genial feita na série foi transformar o Harvey não só num aliado do Batman, mas num amigo do Bruce Wayne, tornando a luta deles bem mais pessoal. O fato do Batman está determinado a achar o Harvey realmente mostra como a perda do amigo teve um impacto no cavaleiro das trevas e torna o final bem mais emocionante.

 

 

1) Encontro marcado no Beco do Crime (1ª temporada  episódio 26)

 


Esse episódio ser subestimado é questionável visto que muitos tem certa memória dele, porém poucas o citam nos top 10 de melhores episódios da série. Baseado na história "Não há esperança no Beco do crime", o episódio mostra Batman indo ao encontro de Leslie Thompkins, uma colega de seus pais que o acompanha ao beco do crime em ocasiões para visitar o lugar onde eles foram mortos. No entanto, ao chegar no local marcado, Batman descobre que Leslie desapareceu. Enquanto procura ela, o herói vai se deparando com outras pessoas com problemas e aos poucos descobre um esquema do corrupto Roland Dagget para destruir o bairro e construir novos prédios da sua empresa no lugar.

 

Além de Alfred e os sidekicks, Batman possui muitos outros aliados que nunca foram adaptados nos filmes. Um deles é a Leslie Thompkins. A presença dela na série não só deu ao Bruce mais um aliado com quem ele pode contar, mas também deu a ele uma figura materna. A relação dos dois é muito emocionante, com ela sempre dando suporte ao filho dos seus falecidos amigos.

 


 

Contudo, o que torna esse episódio tão especial é o fato de ser uma história bem simples e pé no chão mas que captura a essência do Batman. As histórias dele tem como um foco principal sua luta contra o crime, buscando Gotham City um lugar melhor. No entanto, apesar dos esforços, Batman não é perfeito e mudar uma cidade  não é nada facil. Mesmo com os esforços, ainda existe miséria na cidade e pessoas sofrem por causa dela. Todas as cenas onde Batman salva uma pessoa nesse episódio não só servem pra aumentar o suspense do Batman conseguir encontra Leslie a tempo, mas também ajudam a mostrar o quão sofrível são as condições que os moradores do beco do crime vivem, com empresários corruptos como Dagget se aproveitando disso para expandir seus negócios, prejudicando os inocentes.

Até mesmo o final do episódio termina não sendo uma completa vitória para o Batman, fortalecendo ainda mais o dilema : Pode Gotham City ser salva?

Essa  é a razão de pessoas como Batman e a Leslie (que vive no beco ajudando os moradores) continuam na luta. É como o próprio Batman  fala no episódio "Ainda há boas pessoas que vivem no Beco do Crime".

Não importa o tempo que leve, Batman continuará a lutar contra o crime e corrupção,  agindo como um símbolo positivo para a cidade e inspirando o melhor em outros como Jim Gordon, Robin e Batgirl para se unirem a sua cruzada, mostrando que ainda existe esperança para Gotham.

 


Então é isso! Quais são seus episódios subestimados ou favoritos da série animada do Batman? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo.



Postar um comentário

0 Comentários