MEU PROBLEMA COM BATMAN V SUPERMAN E O TOM SOMBRIO DA
DC
Na cultura pop, existem filmes que os fãs esperam ansiosamente para ver, seja um novo star wars ou uma adaptação de uma equipe de heróis como os Vingadores, os X-men ou o Quarteto Fantástico. No entanto um dos filmes mais aguardados por anos foi um crossover entre os dois maiores ícones dos quadrinhos : Superman e Batman. Apesar terem tido várias adaptações no cinema, os dois heróis nunca tiveram um filme juntos. Claro esses encontros aconteceram muitas vezes nos quadrinhos e desenhos animados, porém nunca num filme live action exibido para uma audiência maior.
Após o sucesso do MCU com o filme dos Vingadores, a
Warner Brothers decidiu também criar seu próprio universo compartilhado,
adaptando os quadrinhos da DC. No entanto, ao invés de aprenderem com o MCU e
planejarem direito como seria esse universo de filmes, a direção que eles iriam
seguir e como iriam aos poucos construir os crossovers, eles tiveram uma ideia
muito furada. A Warner quis não copiar o MCU mas literalmente competir com ele.
Ao invés de planejarem com paciência e irem introduzidos os personagens da DC
em seus filmes solo para depois irem conectando-os, Warner apressou demais o
processo da criação do DCEU.
Isso fica claro na escolha deles de iniciar o universo
com o filme do Homem de Aço de Zack Snyder. Apesar das criticas que o filme
sofreu dos fãs, ele ainda tinha feito um sucesso o bastante para ter uma
sequência. No entanto, ao invés de tentarem consertar os erros do filme anterior
num Homem de Aço 2, os executivos da Warner e o Snyder decidiriam usar o filme
pra introduzir todos os outros personagens da DC e fazer do filme um prólogo
para o filme da Liga. Basicamente eles quiseram ir de Homem de Ferro para
Guerra Civil e Vingadores. Isso realmente é uma formula para desastre.
O resultado disso foi Batman V Superman, dirigido por
Zack Snyder. Lançado em 2016, o filme foi um dos mais antecipados do ano. No
dia que estreou, muitos fãs foram as cinemas para ver o encontro lendário desse
dois heróis. No entanto, isso não passou de uma calmaria antes da tempestade.
Apesar do sucesso inicial de bilheteria, o filme foi duramente criticado pelos
criticos e fãs por sua história confusa, protagonistas antipáticos, fan service
forçado e uma construção de universo bastante bagunçada.
Se você assistiu o filme e gostou, beleza. A opinião é
sua. No meu caso, eu concordo totalmente com os críticos. O filme pode até ter
umas ideias boas porém falha muito na execução dessas ideias e, acima de tudo, na
representação desses personagens tão conhecidos pelos fãs.
Mas quais falhas são essas? Eu vou explicar...
AVISO : Terá spoiler de Batman v Superman. Se não
assistiu o filme ainda, melhor parar a leitura do texto por aqui.
A TRAMA
COMPLICANDO UMA HISTÓRIA
A partir desse trecho, fica parecendo que a trama do
filme é bastante simples,certo?
O filme complica a trama, tendo várias cenas
desnecessárias, que mais tiram o foco da trama do que desenvolve história. Tem
muitas cenas que poderiam ser cortadas como os sonhos do Batman (que
representam o medo dele pelo Superman, algo que a audiência já sabia) e as
cenas da Mulher Maravilha (cuja presença no filme foi feita pela Warner para
plantar sementes para os futuros filmes). A presença dessas cenas acaba
privando o filme de um tempo que poderia ser dedicado para focar em coisas mais
importantes como a rivalidade do Superman e do Batman, com ambos tendo apenas 2
cenas bem curtas interagindo antes da luta, sem construir direito o conflito ideológico
e a diferença entre os dois, o que faz o desenvolvimento deles indo de rivais
para amigos muito forçado e mal desenvolvido.
Além de cenas que poderiam ser cortadas, o filme
também teve várias cenas excluidas que só foram acrescentadas depois na versão
do Snyder. Grande parte dessas cenas são importantes pois ajudavam a explicar
alguns pontos da história e a falta delas resultou em vários furos na trama e
coisas que não foram bem explicadas (ex: por que o povo do deserto julga que o
Superman foi responsável pela morte de muitos no deserto). Para tentar reduzir
o tempo de duração a Warner deixou muitas cenas desnecessárias no filme mas
excluiu as cenas importantes necessárias para o entendimento da trama.
Contudo, mesmo as cenas tendo sido acrescentadas na
versão do Snyder, a presença dela não mudou tanto os problemas apresentados
pelo filme, incluindo um dos mais importante...
OS PIORES DO MUNDO
Um dos aspectos importantes que uma história tem que
ter é o protagonista. Ele precisa ser um personagem do qual o publico consiga
se conectar e criar simpatia por ele, desenvolver interesse por ele e sua vida.
Quando esse personagem tem um conflito com outro herói essa regra se torna mais
importante, com o publico tendo que entender direito a motivação de cada
personagem para o conflito e refletirem sobre quem está certo e quem está
errado.
Tudo isso é ignorado pelo Snyder, que, para tornar o
filme compativel com sua visão altera totalmente ambos heróis, fazendo eles
ficarem muito antipáticos, não tendo um motivo justo para os fãs se importarem
com eles.
No caso do Superman, vivido mais uma vez pelo Henry
Cavill, ele continua sendo o mesmo cara triste, alienado, isolado do MoS,
demonstrando que não aprendeu nada no filme anterior. Apesar das desculpas do Snyder,
o Superman demonstra em sua primeira cena, onde ele voa com um cara por umas 3
paredes, que ele não aprendeu nada com a luta dele contra o Zod. Ele continua
sendo um cara isolado que reclama da humanidade não aceita-lo ao invés de
reconhecer seus próprios erros e tentar melhorar como um herói. Sem falar que o
motivo dele querer confrontar o Batman é bem hipócrita, com ele reclamando que
o morcego é um vigilante que mata criminosos quando ele próprio não respeita
autoridade e mata criminosos.
Até mesmo as cenas que mostram o Superman salvando
pessoas e sendo o herói são muito mal executadas, com Clark tendo uma expressão
triste em seu rosto e a musica de fundo não passando um clima alegre e
emocionante do herói ter salvo o dia, mas sim algo dramático e aterrorizante,
como se o Superman estivesse fazendo uma coisa errada. Isso faz o Superman
parecer mais um herói torturado, que só faz atos heroicos porque é forçado e
não porque ele quer realmente ajudar as pessoas.
Isso representa o grande problema do Superman no filme
: Ele não se importa com nada nem ninguém. Todo o momento no filme ele fica
tendo sua imagem arruinada. É obvio que isso é parte do plano de alguém para
incrimina-lo e o que o Superman faz? Ele foge para um lugar com neve e fica se
questionando se humanidade é digna de tê-lo ou não. Ele nem mesmo tenta
investigar o local e tenta descobrir quem está tentando arruiná-lo. Se ele não
se importa com essas coisas ou liga para os outros, não há motivo para ninguém
se importar com o Clark ou com as coisas que acontecem com ele.
No entanto, Superman não é o único personagem que é
mal representado no filme. Desde que foi anunciado no papel de Batman, Ben
Affleck tomou várias criticas dos fãs,
que o não o viam como a escolha ideal para ser o cavaleiro negro, pior ainda
pelo fato dele já ter feito o personagem Demolidor e o filme ter sido um
fracasso. Quando o filme estreou, Affleck surpreendeu os fãs, conseguindo
mandar bem na atuação. Até mesmo eu achei que ele foi bem no papel. O problema
é a história que ele teve que fazer do Batman.
Ao invés de mostrar o Batman agindo como um oposto ao
Superman, um herói sombrio mas com compaixão, que é contra matar criminoso, o
Snyder optou por se basear na versão do Cavaleiro das Trevas do Frank Miller,
mostrando um Batman mais velho, pessimista, desconfiando e bem violento, que
executa os criminosos sem piedade. O filme até tenta justificar com uma cena
mostrando o uniforme do Robin, fazendo referência a hq Morte em Familia, porém
se analisado, isso torna as ações do morcego muito sem sentido. Se o Coringa
matou o Robin nessa versão a ponto do Batman decidir ir contra seus valores e
matar seus inimigos, como que o Coringa aparece vivo e ileso no filme do
Esquadrão Suicida? Na verdade, como que todos os inimigos do Batman aparecem
vivos no filme do Esquadrão? Pela lógica, Batman mataria todos eles num
segundo. O fato deles estarem vivos e o Batman está mais preocupado com o
Superman faz o homem morcego parecer um completo idiota, além de tirar toda
simpatia que o filme estava tentando criar no Batman e torna sua motivação
também muito hipócrita e injusta.
Além disso, o filme realmente retrata o Batman como um
jumento, que cai facilmente na armação do Luthor. Isso é bem representado
quando o Superman é acusado de destruir o tribunal onde seria julgado pela
humanidade. Ao invés de investigar o local, procurar por provas se o Superman
fez aquilo ou não, o Batman assume de cara que ele é culpado e decide que hora
de matar o kriptoniano. O maior detetive do mundo considera um individuo
culpado sem nem ao menos investigar a situação para tirar suas conclusões.
A péssima representação dos personagens, mais as
poucas interações entre eles, tira completamente a vontade de querer investir
neles e suas histórias e torna o conflito dos dois, o evento que o filme estava
construindo bem chato, não tendo como se importa com nenhum dos dois
protagonistas. Além também que a forma como a luta termina e os dois ficam
amigos é ultra tosca e forçada.
LEX LUTHOR TOSCO
Como se não bastasse a representação furada dos
heróis, o filme também detona com o vilão. Lex Luthor, seja quadrinhos,
desenhos ou filmes é muitas retratado como um personagem sério. Um gênio do mal
astuto, arrogante e calculista com planos complexos e perigosos. Mesmo quando
tem momentos cômicos como a versão do Gene Hackman do filme do Superman do Christopher Reeve, o
Luthor consegue se mostrar um vilão carismático.
O filme joga
isso tudo pro lado devido a atuação de Jesse Eisenberg. Ao invés de retratar o
Luthor, Eisemberg opta por fazer uma versão excêntrica do Lex, toda hora se
mexendo pros lados, fazendo caretas e expressões bizarras, lembrando muito
personagens como o Charada do Jim Carrey ou o Willy Wonka do Johnny Depp.
Uma versão dessa até poderia funcionar se o Eiseberg
conseguisse capturar elementos da essência do Luthor, porém ele nunca passa a
imagem que é um vilão astuto e manipulador. Ele nunca aparenta ser um gênio e o
plano dele é ilógico. Uma hora ele quer voltar a população contra o Superman,
porém depois quer manipular o Superman para lutar contra o Batman, porém quer
criar um monstro com o DNA do Zod para destruir o Superman e por aí vai. Os
planos não conectam um com outro ou fazem sentido, assim como sua motivação
para odiar o Superman (primeiro parece que é por causa da destruição de
Metrópolis, depois ele diz que é porque o pai dele era abusivo, depois é por
causa de um papo furado de deuses e demônios).
FAN SERVICE NO LUGAR ERRADO E NA HORA ERRADA
Se você assiste os filmes do MCU, então sabe como eles
costumam deixar uns ester eggs aqui e lá nos filmes, de forma sutil para que
não distraia o publico da trama principal, e que nos finais sempre tem uma cena
pós-crédito que serve como uma pista para o próximo filme da franquia.
BvS segue um caminho completamente oposto, jogando
vários ester eggs na trama de forma que tira o foco dela para apresentar as
ideias para os proximos filmes do DCEU. Os piores exemplos disso são os sonhos
do Batman, envolvendo um mundo apocalíptico com paradêmonios e o Flash voltando
no tempo, e a cena da Mulher Maravilha vendo os arquivos do Luthor sobre os
outros heróis da DC.
Falando na Mulher Maravilha, apesar da atuação
razoável da Gal Gadot (ela fica melhor nos filmes seguintes) e sua quimica com
o Ben Affleck, sua presença também é desnecessária e colocada no filme apenas
para introduzir a heroína (que também foi criticada devido a escolha da atriz)
e prepará-la para seu filme solo.
Isso representa o desespero da Warner em querer ganhar
do MCU. Ao invés de construirem com calma o universo de filmes da DC, eles
tentaram jogar uma fase inteira de filmes no BvS, se preocupando com os filmes
que farão no futuro do que o filme que estavam fazendo no presente, esquecendo
que não se pode fazer um jardim se não sabe qual será a primeira semente a se
plantar. Eles não se tocaram que se o filme que estão fazendo agora não for um
sucesso, o publico não terá motivo para que continuar a investir nos filmes da
franquia.
MUITAS HISTÓRIAS NA PANELA, NENHUMA MISTURA
Ainda falando do
fan-service, BvS apresenta elementos de várias histórias diferentes da DC
comics, sejam o Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, A morte do Superman, Trindade
e Liga da Justiça. Ter elementos de várias histórias não é problema contando
que eles sejam usados para fazer uma história coesa e única. Esse não é caso de
BvS. O filme tenta ser todas essas histórias mas não mistura elas
apropriadamente, criando uma história bagunçada, com personagens sendo jogados
na história sem propósito e cenas desnecessárias acontecendo só pelo fato que
elas acontecem nas hqs.
O Snyder até tenta defender o filme, dizendo que as
cenas tornam ele fiel as hqs que são baseadas. No entanto é aí que ele está
errado. Só porque uma cena no filme é parecida com a da hq não torna o filme
bom ou a cena fiel se o contexto for diferente e não tiver uma boa execução. A
luta do Superman com o Batman é um exemplo disso. Embora pegue elementos do
Cavaleiro das Trevas do Frank Miller, a luta não passa a mesma emoção que o
conflito das hqs. Nelas a luta se deve ao fato do Batman se opor ao governo
corrupto e ter quebrado as leis que proíbem os super heróis, forçando ele a
lutar contra o Superman, que não deseja machucar seu amigo mas é forçado a
lutar pelo governo. No filme a motivação de ambos é muito fraca, mal explorada,
tornando o conflito deles muito forçado e mal construído.
A morte do Superman também é o outro exemplo. Nas hqs
isso aconteceu nos anos 90, após o Superman ter tido várias histórias
explorando ele, sua relação com os outros, tornando o personagem adorado e
admirado pelo publico geral, com a morte dele tendo um impacto gigantesco tanto
no universo DC quanto nos leitores que acompanharam suas aventuras. No filme,
não se tem a mesma emoção pois o Superman morre no segundo filme, sem nem ao
menos ter sido explorado e desenvolvido direito. Quando um personagem
importante e reconhecido como o Superman morre num filme e não se tem emoção
alguma dos fãs, é sinal que o Snyder cometeu um grande erro.
Eu entendo que quando se faz adaptações é necessário
rolar umas mudanças, pra melhor ou pra pior. Porém, se falham em capturar a
essência dessas histórias, o que tornou elas tão especiais para os fãs, a
inclusão delas se torna desnecessária e
ineficaz.
TOM SOMBRIO VS ESSÊNCIA DOS HERÓIS E HISTÓRIAS
De todos os problemas apresentados pelo filme, um que
foi duramente criticado é o tom sombrio do filme. Muitos fãs reclamaram do uso
exagerado do tom sombrio, com muitas cenas sendo feitas não porque beneficiavam
o desenvolvimento da história mas sim pelo fato de serem chocantes, violentas,
algo que muitos não associam com uma história de super herói, algo que é visto
por muitos como coisa voltada crianças. Esses fãs também apontaram que o tom
sombrio não funciona no universo DC, que, diferente da Marvel, é menos realista
e tem um clima fantasioso, otimista com os heróis sendo esses
"deuses" que sempre fazem a coisa certa.
Essas criticas resultaram em resposta do Snyder e seus
fãs, dizendo que o filme é maduro, pra adultos e que os fãs que estão criticando
só querem que todo filme de herói seja que nem os do MCU, com um tom mais light
e cheio de humor e piadas.
Qual minha opinião nesse debate?
Por um lado, eu não vejo problema nenhum na DC/Warner
querendo fazer um universo de filmes mais sério e diferente do MCU. Respeito
muito essa decisão. Meu problema com BvS não é o que filme foi sombrio. O
problema foi que o filme foi CHATO.
BvS usa o tom sombrio da mesma forma que Batman & Robin usa o tom campy. Ele usa de forma mal executada, sem direção ou ideia de como aplicar esse tom sombrio. Grande parte das cenas tudo tem uma atmosfera sombria e os personagens passam 99% do filme sérios, tristes ou com raiva sem demonstrar uma variação nas emoções ou nos momentos em sua vida. Isso faz o filme ser uma experiência bastante depressiva e sem equilíbrio ou uma variação de tom. Além também de nenhum personagem agir como uma pessoa normal. Todos eles falam o mesmo dialogo exagerado e muito dramático, como se estivessem serem profundo, como se estivessem numa peça de Shakespere.
Apesar da insistência do Snyder em falar que o filme dele é maduro e
pra adultos, parece mais o que uma criança pensa que uma história sombria é. O filme dele é tão preocupado em querer parecer maduro e sombrio que no final, ironicamente, acaba saindo muito infantil, parecendo uma criança que acha que se falar palavrão ele vira um homem respeitado.
Existem filmes de super heróis sérios, tanto da DC
(TDK) quanto da Marvel (Homem Aranha do Sam Raimi), incluindo o MCU (Capitão
America Soldado Invernal, GoG, IW e Ultimato). Tem cenas sombrias e envolvem
temas maduros. Mas eles nunca são executados de maneira tão pessimista. Isso é
feito com o proposito de desenvolver o personagem e ensinar uma lição ao
publico, não ficar querendo dar susto neles
a cada segundo. Além disso, esses mesmos filmes sabem balancear a
seriedade com cenas positivas, com momentos leves, de diversão, onde
personagens experimentam momentos alegres, divertidos, emocionantes e mostram
outros lados de suas personalidades, ajudando a relaxar o publico, dando tempo
para eles se conectarem com os personagens da trama e a variar o tom do filme,
tornando a experiência mais agradável. É
esse equilibrio de tons que permite torna o filme sério e maduro para alguns,
mas nunca a ponto de ser depressivo, e ao mesmo tempo divertido e emocionante,
mas nunca a ponto que o individuo é incapaz de levar a história a sério.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com tudo isso dito, quer dizer que não vejo nenhum
ponto positivo no filme? Muito pelo contrário. Como falei a atuação do Ben
Affleck e da Gal Gadot são muito boas e tem cenas de ação que embora não
impressionantes são razoáveis. Destaque para a introdução da Mulher Maravilha,
que foi uma das melhores personagens no filme, sendo misteriosa, carismática e
uma badass. Não é a toa que os fãs ficaram muito ansiosos para o filme dela
logo após essa aparição fantástica.
Infelizmente os pontos negativos superam os positivos.
A história bagunçada, os personagens antipáticos e a péssima representação dos
heróis e do universo DC contribuíram para torna BvS um dos piores filmes da DC
nos últimos anos. O filme foi tão criticado que a Warner entrou em pânico e passou
a realizar inumeras mudanças nos filmes seguintes, tentando ao máximo afasta-los da visão sombria do Snyder, chegando até mesmo demiti-lo e
substitui-lo pelo Joss Whedon nas refilmagens do filme da Liga (oque gerou um
outro péssimo filme que poderei falar no futuro). Até os dias de hoje, tá claro
que os executivos da Warner não tem ideia alguma do que fazer com os filmes da
DC. Eles querem ter um universo de sucesso que nem o MCU, mas não querem
rebootar os filmes, como se tivessem vergonha e medo de reconhecer e admitir
que fizeram errado em querer iniciar um universo a partir de filmes criticados
como MoS e BvS.
Embora eu espere que no futuro eles rebootem de vez
esse universo da DC e comecem tudo do zero, acho legal que a Warner percebeu os
problemas nos filmes do Snyder e agora parecem tentar seguir para uma direção
mais positiva, com os filmes como Mulher Maravilha, Aquaman e Shazam retratando
os heróis da forma correta, como personagens legais, simpáticos do quais o
publico se conecta e histórias coesas, bem construídas e emocionantes.
E então? Concordam comigo? Discordam? Podem livremente
deixar sua opinião nos comentários.
0 Comentários