MEU PROBLEMA COM BATMAN V SUPERMAN E O TOM SOMBRIO DA DC

 


MEU PROBLEMA COM BATMAN V SUPERMAN E O TOM SOMBRIO DA DC

 

Na cultura pop, existem filmes que os fãs esperam ansiosamente para ver, seja um novo star wars ou uma adaptação de uma equipe de heróis como os Vingadores, os X-men ou o Quarteto Fantástico. No entanto um dos filmes mais aguardados por anos foi um crossover entre os dois maiores ícones dos quadrinhos : Superman e Batman. Apesar terem tido várias adaptações no cinema, os dois heróis nunca tiveram um filme juntos. Claro esses encontros aconteceram muitas vezes nos quadrinhos e desenhos animados, porém nunca num filme live action exibido para uma audiência maior.

 


Após o sucesso do MCU com o filme dos Vingadores, a Warner Brothers decidiu também criar seu próprio universo compartilhado, adaptando os quadrinhos da DC. No entanto, ao invés de aprenderem com o MCU e planejarem direito como seria esse universo de filmes, a direção que eles iriam seguir e como iriam aos poucos construir os crossovers, eles tiveram uma ideia muito furada. A Warner quis não copiar o MCU mas literalmente competir com ele. Ao invés de planejarem com paciência e irem introduzidos os personagens da DC em seus filmes solo para depois irem conectando-os, Warner apressou demais o processo da criação do DCEU.

 

Isso fica claro na escolha deles de iniciar o universo com o filme do Homem de Aço de Zack Snyder. Apesar das criticas que o filme sofreu dos fãs, ele ainda tinha feito um sucesso o bastante para ter uma sequência. No entanto, ao invés de tentarem consertar os erros do filme anterior num Homem de Aço 2, os executivos da Warner e o Snyder decidiriam usar o filme pra introduzir todos os outros personagens da DC e fazer do filme um prólogo para o filme da Liga. Basicamente eles quiseram ir de Homem de Ferro para Guerra Civil e Vingadores. Isso realmente é uma formula para desastre.

 

O resultado disso foi Batman V Superman, dirigido por Zack Snyder. Lançado em 2016, o filme foi um dos mais antecipados do ano. No dia que estreou, muitos fãs foram as cinemas para ver o encontro lendário desse dois heróis. No entanto, isso não passou de uma calmaria antes da tempestade. Apesar do sucesso inicial de bilheteria, o filme foi duramente criticado pelos criticos e fãs por sua história confusa, protagonistas antipáticos, fan service forçado e uma construção de universo bastante bagunçada.

 


Se você assistiu o filme e gostou, beleza. A opinião é sua. No meu caso, eu concordo totalmente com os críticos. O filme pode até ter umas ideias boas porém falha muito na execução dessas ideias e, acima de tudo, na representação desses personagens tão conhecidos pelos fãs.

 

Mas quais falhas são essas? Eu vou explicar...

 

AVISO : Terá spoiler de Batman v Superman. Se não assistiu o filme ainda, melhor parar a leitura do texto por aqui.

 

A TRAMA

 


O filme se passa um tempo após os eventos de MoS, mostrando a população tendo dificuldade de aceitar o Superman. Enquanto uns o enxergam como um deus e salvador outras o temem e o odeiam, principalmente pela destruição de Metrópolis. Nesse ultimo grupo está Batman, um vigilante veterano que desenvolveu um ódio pelo Homem de Aço após testemunha sua luta contra Zod, que provocou a morte de muitos inocentes. Quando Superman é incriminado por um incidente num deserto, Batman vê esse momento como uma oportunidade para finalmente confrontar o alien e elimina-lo antes que ele se torne uma ameaça para a humanidade no futuro. No entanto, Superman e Batman mal suspeitam que estão sendo manipulados por Lex Luthor, um bilionário que julga o Superman uma ameaça e deseja vê-lo destruído.

 

COMPLICANDO UMA HISTÓRIA

 


A partir desse trecho, fica parecendo que a trama do filme é bastante simples,certo?

 

O filme complica a trama, tendo várias cenas desnecessárias, que mais tiram o foco da trama do que desenvolve história. Tem muitas cenas que poderiam ser cortadas como os sonhos do Batman (que representam o medo dele pelo Superman, algo que a audiência já sabia) e as cenas da Mulher Maravilha (cuja presença no filme foi feita pela Warner para plantar sementes para os futuros filmes). A presença dessas cenas acaba privando o filme de um tempo que poderia ser dedicado para focar em coisas mais importantes como a rivalidade do Superman e do Batman, com ambos tendo apenas 2 cenas bem curtas interagindo antes da luta, sem construir direito o conflito ideológico e a diferença entre os dois, o que faz o desenvolvimento deles indo de rivais para amigos muito forçado e mal desenvolvido.

 

Além de cenas que poderiam ser cortadas, o filme também teve várias cenas excluidas que só foram acrescentadas depois na versão do Snyder. Grande parte dessas cenas são importantes pois ajudavam a explicar alguns pontos da história e a falta delas resultou em vários furos na trama e coisas que não foram bem explicadas (ex: por que o povo do deserto julga que o Superman foi responsável pela morte de muitos no deserto). Para tentar reduzir o tempo de duração a Warner deixou muitas cenas desnecessárias no filme mas excluiu as cenas importantes necessárias para o entendimento da trama.

 

Contudo, mesmo as cenas tendo sido acrescentadas na versão do Snyder, a presença dela não mudou tanto os problemas apresentados pelo filme, incluindo um dos mais importante...

 

OS PIORES DO MUNDO

 


Um dos aspectos importantes que uma história tem que ter é o protagonista. Ele precisa ser um personagem do qual o publico consiga se conectar e criar simpatia por ele, desenvolver interesse por ele e sua vida. Quando esse personagem tem um conflito com outro herói essa regra se torna mais importante, com o publico tendo que entender direito a motivação de cada personagem para o conflito e refletirem sobre quem está certo e quem está errado.

 

Tudo isso é ignorado pelo Snyder, que, para tornar o filme compativel com sua visão altera totalmente ambos heróis, fazendo eles ficarem muito antipáticos, não tendo um motivo justo para os fãs se importarem com eles.

 

No caso do Superman, vivido mais uma vez pelo Henry Cavill, ele continua sendo o mesmo cara triste, alienado, isolado do MoS, demonstrando que não aprendeu nada no filme anterior. Apesar das desculpas do Snyder, o Superman demonstra em sua primeira cena, onde ele voa com um cara por umas 3 paredes, que ele não aprendeu nada com a luta dele contra o Zod. Ele continua sendo um cara isolado que reclama da humanidade não aceita-lo ao invés de reconhecer seus próprios erros e tentar melhorar como um herói. Sem falar que o motivo dele querer confrontar o Batman é bem hipócrita, com ele reclamando que o morcego é um vigilante que mata criminosos quando ele próprio não respeita autoridade e mata criminosos.

 


Até mesmo as cenas que mostram o Superman salvando pessoas e sendo o herói são muito mal executadas, com Clark tendo uma expressão triste em seu rosto e a musica de fundo não passando um clima alegre e emocionante do herói ter salvo o dia, mas sim algo dramático e aterrorizante, como se o Superman estivesse fazendo uma coisa errada. Isso faz o Superman parecer mais um herói torturado, que só faz atos heroicos porque é forçado e não porque ele quer realmente ajudar as pessoas.

 

Isso representa o grande problema do Superman no filme : Ele não se importa com nada nem ninguém. Todo o momento no filme ele fica tendo sua imagem arruinada. É obvio que isso é parte do plano de alguém para incrimina-lo e o que o Superman faz? Ele foge para um lugar com neve e fica se questionando se humanidade é digna de tê-lo ou não. Ele nem mesmo tenta investigar o local e tenta descobrir quem está tentando arruiná-lo. Se ele não se importa com essas coisas ou liga para os outros, não há motivo para ninguém se importar com o Clark ou com as coisas que acontecem com ele.

 

No entanto, Superman não é o único personagem que é mal representado no filme. Desde que foi anunciado no papel de Batman, Ben Affleck tomou várias  criticas dos fãs, que o não o viam como a escolha ideal para ser o cavaleiro negro, pior ainda pelo fato dele já ter feito o personagem Demolidor e o filme ter sido um fracasso. Quando o filme estreou, Affleck surpreendeu os fãs, conseguindo mandar bem na atuação. Até mesmo eu achei que ele foi bem no papel. O problema é a história que ele teve que fazer do Batman.

 


Ao invés de mostrar o Batman agindo como um oposto ao Superman, um herói sombrio mas com compaixão, que é contra matar criminoso, o Snyder optou por se basear na versão do Cavaleiro das Trevas do Frank Miller, mostrando um Batman mais velho, pessimista, desconfiando e bem violento, que executa os criminosos sem piedade. O filme até tenta justificar com uma cena mostrando o uniforme do Robin, fazendo referência a hq Morte em Familia, porém se analisado, isso torna as ações do morcego muito sem sentido. Se o Coringa matou o Robin nessa versão a ponto do Batman decidir ir contra seus valores e matar seus inimigos, como que o Coringa aparece vivo e ileso no filme do Esquadrão Suicida? Na verdade, como que todos os inimigos do Batman aparecem vivos no filme do Esquadrão? Pela lógica, Batman mataria todos eles num segundo. O fato deles estarem vivos e o Batman está mais preocupado com o Superman faz o homem morcego parecer um completo idiota, além de tirar toda simpatia que o filme estava tentando criar no Batman e torna sua motivação também muito hipócrita e injusta.

 

Além disso, o filme realmente retrata o Batman como um jumento, que cai facilmente na armação do Luthor. Isso é bem representado quando o Superman é acusado de destruir o tribunal onde seria julgado pela humanidade. Ao invés de investigar o local, procurar por provas se o Superman fez aquilo ou não, o Batman assume de cara que ele é culpado e decide que hora de matar o kriptoniano. O maior detetive do mundo considera um individuo culpado sem nem ao menos investigar a situação para tirar suas conclusões.

 

A péssima representação dos personagens, mais as poucas interações entre eles, tira completamente a vontade de querer investir neles e suas histórias e torna o conflito dos dois, o evento que o filme estava construindo bem chato, não tendo como se importa com nenhum dos dois protagonistas. Além também que a forma como a luta termina e os dois ficam amigos é ultra tosca e forçada.

 

LEX LUTHOR TOSCO

 



Como se não bastasse a representação furada dos heróis, o filme também detona com o vilão. Lex Luthor, seja quadrinhos, desenhos ou filmes é muitas retratado como um personagem sério. Um gênio do mal astuto, arrogante e calculista com planos complexos e perigosos. Mesmo quando tem momentos cômicos como a versão do Gene Hackman do  filme do Superman do Christopher Reeve, o Luthor consegue se mostrar um vilão carismático.

 

O filme joga isso tudo pro lado devido a atuação de Jesse Eisenberg. Ao invés de retratar o Luthor, Eisemberg opta por fazer uma versão excêntrica do Lex, toda hora se mexendo pros lados, fazendo caretas e expressões bizarras, lembrando muito personagens como o Charada do Jim Carrey ou o Willy Wonka do Johnny Depp.

 

Uma versão dessa até poderia funcionar se o Eiseberg conseguisse capturar elementos da essência do Luthor, porém ele nunca passa a imagem que é um vilão astuto e manipulador. Ele nunca aparenta ser um gênio e o plano dele é ilógico. Uma hora ele quer voltar a população contra o Superman, porém depois quer manipular o Superman para lutar contra o Batman, porém quer criar um monstro com o DNA do Zod para destruir o Superman e por aí vai. Os planos não conectam um com outro ou fazem sentido, assim como sua motivação para odiar o Superman (primeiro parece que é por causa da destruição de Metrópolis, depois ele diz que é porque o pai dele era abusivo, depois é por causa de um papo furado de deuses e demônios).

 


FAN SERVICE NO LUGAR ERRADO E NA HORA ERRADA

 


Se você assiste os filmes do MCU, então sabe como eles costumam deixar uns ester eggs aqui e lá nos filmes, de forma sutil para que não distraia o publico da trama principal, e que nos finais sempre tem uma cena pós-crédito que serve como uma pista para o próximo filme da franquia.

 

BvS segue um caminho completamente oposto, jogando vários ester eggs na trama de forma que tira o foco dela para apresentar as ideias para os proximos filmes do DCEU. Os piores exemplos disso são os sonhos do Batman, envolvendo um mundo apocalíptico com paradêmonios e o Flash voltando no tempo, e a cena da Mulher Maravilha vendo os arquivos do Luthor sobre os outros heróis da DC.

 


Falando na Mulher Maravilha, apesar da atuação razoável da Gal Gadot (ela fica melhor nos filmes seguintes) e sua quimica com o Ben Affleck, sua presença também é desnecessária e colocada no filme apenas para introduzir a heroína (que também foi criticada devido a escolha da atriz) e prepará-la para seu filme solo.

 

Isso representa o desespero da Warner em querer ganhar do MCU. Ao invés de construirem com calma o universo de filmes da DC, eles tentaram jogar uma fase inteira de filmes no BvS, se preocupando com os filmes que farão no futuro do que o filme que estavam fazendo no presente, esquecendo que não se pode fazer um jardim se não sabe qual será a primeira semente a se plantar. Eles não se tocaram que se o filme que estão fazendo agora não for um sucesso, o publico não terá motivo para que continuar a investir nos filmes da franquia.

 

MUITAS HISTÓRIAS NA PANELA, NENHUMA MISTURA

 


 Ainda falando do fan-service, BvS apresenta elementos de várias histórias diferentes da DC comics, sejam o Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, A morte do Superman, Trindade e Liga da Justiça. Ter elementos de várias histórias não é problema contando que eles sejam usados para fazer uma história coesa e única. Esse não é caso de BvS. O filme tenta ser todas essas histórias mas não mistura elas apropriadamente, criando uma história bagunçada, com personagens sendo jogados na história sem propósito e cenas desnecessárias acontecendo só pelo fato que elas acontecem nas hqs.

 

O Snyder até tenta defender o filme, dizendo que as cenas tornam ele fiel as hqs que são baseadas. No entanto é aí que ele está errado. Só porque uma cena no filme é parecida com a da hq não torna o filme bom ou a cena fiel se o contexto for diferente e não tiver uma boa execução. A luta do Superman com o Batman é um exemplo disso. Embora pegue elementos do Cavaleiro das Trevas do Frank Miller, a luta não passa a mesma emoção que o conflito das hqs. Nelas a luta se deve ao fato do Batman se opor ao governo corrupto e ter quebrado as leis que proíbem os super heróis, forçando ele a lutar contra o Superman, que não deseja machucar seu amigo mas é forçado a lutar pelo governo. No filme a motivação de ambos é muito fraca, mal explorada, tornando o conflito deles muito forçado e mal construído.

 


A morte do Superman também é o outro exemplo. Nas hqs isso aconteceu nos anos 90, após o Superman ter tido várias histórias explorando ele, sua relação com os outros, tornando o personagem adorado e admirado pelo publico geral, com a morte dele tendo um impacto gigantesco tanto no universo DC quanto nos leitores que acompanharam suas aventuras. No filme, não se tem a mesma emoção pois o Superman morre no segundo filme, sem nem ao menos ter sido explorado e desenvolvido direito. Quando um personagem importante e reconhecido como o Superman morre num filme e não se tem emoção alguma dos fãs, é sinal que o Snyder cometeu um grande erro.

 


Eu entendo que quando se faz adaptações é necessário rolar umas mudanças, pra melhor ou pra pior. Porém, se falham em capturar a essência dessas histórias, o que tornou elas tão especiais para os fãs, a inclusão delas se torna desnecessária  e ineficaz.

 

TOM SOMBRIO VS ESSÊNCIA DOS HERÓIS E HISTÓRIAS

 


De todos os problemas apresentados pelo filme, um que foi duramente criticado é o tom sombrio do filme. Muitos fãs reclamaram do uso exagerado do tom sombrio, com muitas cenas sendo feitas não porque beneficiavam o desenvolvimento da história mas sim pelo fato de serem chocantes, violentas, algo que muitos não associam com uma história de super herói, algo que é visto por muitos como coisa voltada crianças. Esses fãs também apontaram que o tom sombrio não funciona no universo DC, que, diferente da Marvel, é menos realista e tem um clima fantasioso, otimista com os heróis sendo esses "deuses" que sempre fazem a coisa certa.

 


Essas criticas resultaram em resposta do Snyder e seus fãs, dizendo que o filme é maduro, pra adultos e que os fãs que estão criticando só querem que todo filme de herói seja que nem os do MCU, com um tom mais light e cheio de humor e piadas.

 

Qual minha opinião nesse debate?

 

Por um lado, eu não vejo problema nenhum na DC/Warner querendo fazer um universo de filmes mais sério e diferente do MCU. Respeito muito essa decisão. Meu problema com BvS não é o que filme foi sombrio. O problema foi que o filme foi CHATO.



BvS usa o tom sombrio da mesma forma que Batman & Robin usa o tom campy. Ele usa de forma mal executada, sem direção ou ideia de como aplicar esse tom sombrio. Grande parte das cenas tudo tem uma atmosfera sombria e os personagens passam 99% do filme sérios, tristes ou com raiva sem demonstrar uma variação nas emoções ou nos momentos em sua vida. Isso faz o filme ser uma experiência bastante depressiva e sem equilíbrio ou uma variação de tom. Além também de nenhum personagem agir como uma pessoa normal. Todos eles falam o mesmo dialogo exagerado e muito dramático, como se estivessem serem profundo, como se estivessem numa peça de Shakespere. 

Apesar da insistência do Snyder em falar que o filme dele é maduro e pra adultos, parece mais o que uma criança pensa que uma história sombria é. O filme dele é tão preocupado em querer parecer maduro e sombrio que no final, ironicamente, acaba saindo muito infantil, parecendo uma criança que acha que se falar palavrão ele vira um homem respeitado. 

 

Existem filmes de super heróis sérios, tanto da DC (TDK) quanto da Marvel (Homem Aranha do Sam Raimi), incluindo o MCU (Capitão America Soldado Invernal, GoG, IW e Ultimato). Tem cenas sombrias e envolvem temas maduros. Mas eles nunca são executados de maneira tão pessimista. Isso é feito com o proposito de desenvolver o personagem e ensinar uma lição ao publico, não ficar querendo dar susto neles  a cada segundo. Além disso, esses mesmos filmes sabem balancear a seriedade com cenas positivas, com momentos leves, de diversão, onde personagens experimentam momentos alegres, divertidos, emocionantes e mostram outros lados de suas personalidades, ajudando a relaxar o publico, dando tempo para eles se conectarem com os personagens da trama e a variar o tom do filme, tornando a  experiência mais agradável. É esse equilibrio de tons que permite torna o filme sério e maduro para alguns, mas nunca a ponto de ser depressivo, e ao mesmo tempo divertido e emocionante, mas nunca a ponto que o individuo é incapaz de levar a história a sério.

 




CONSIDERAÇÕES FINAIS

 


Com tudo isso dito, quer dizer que não vejo nenhum ponto positivo no filme? Muito pelo contrário. Como falei a atuação do Ben Affleck e da Gal Gadot são muito boas e tem cenas de ação que embora não impressionantes são razoáveis. Destaque para a introdução da Mulher Maravilha, que foi uma das melhores personagens no filme, sendo misteriosa, carismática e uma badass. Não é a toa que os fãs ficaram muito ansiosos para o filme dela logo após essa aparição fantástica.

 


Infelizmente os pontos negativos superam os positivos. A história bagunçada, os personagens antipáticos e a péssima representação dos heróis e do universo DC contribuíram para torna BvS um dos piores filmes da DC nos últimos anos. O filme foi tão criticado que a Warner entrou em pânico e passou a realizar inumeras mudanças nos filmes seguintes, tentando ao máximo afasta-los da visão sombria do Snyder, chegando até mesmo demiti-lo e substitui-lo pelo Joss Whedon nas refilmagens do filme da Liga (oque gerou um outro péssimo filme que poderei falar no futuro). Até os dias de hoje, tá claro que os executivos da Warner não tem ideia alguma do que fazer com os filmes da DC. Eles querem ter um universo de sucesso que nem o MCU, mas não querem rebootar os filmes, como se tivessem vergonha e medo de reconhecer e admitir que fizeram errado em querer iniciar um universo a partir de filmes criticados como MoS e BvS.

 




Embora eu espere que no futuro eles rebootem de vez esse universo da DC e comecem tudo do zero, acho legal que a Warner percebeu os problemas nos filmes do Snyder e agora parecem tentar seguir para uma direção mais positiva, com os filmes como Mulher Maravilha, Aquaman e Shazam retratando os heróis da forma correta, como personagens legais, simpáticos do quais o publico se conecta e histórias coesas, bem construídas e emocionantes.

 

E então? Concordam comigo? Discordam? Podem livremente deixar sua opinião nos comentários.



 

Postar um comentário

0 Comentários