O Meu Problema com Homem-Aranha: De Volta ao Lar (e talvez com essa versão do personagem) - Parte 2

 


Caso não tenha lido a parte 1, leia ela AQUI.

Na primeira parte desse post nós discutimos sobre o tema e o arco do filme Homem-Aranha: De Volta ao Lar, e depois de muito matutar eu percebemos que essa ideia de arco não faz sentido pois ela é muito superficial e genérica para um personagem que podia muito mais como o Homem Aranha, e estruturalmente falando...não é o arco do filme!, isso é um truque de roteiro que eu chamo de "distração" ou "chamariz" que geralmente é usado para enganar o público para parecer uma coisa e disfarçar uma narrativa problemática que é outra coisa! E então se esse não é o arco, qual é?!


Capítulo 2: O Verdadeiro Arco do Filme



Bom, nós somos introduzidos a um Peter Parker que acabou de sair da luta no aeroporto que aconteceu em "Capitão América: Guerra Civil" e agora mal pode esperar para ser convocado para novas missões ao lado do Homem de Ferro e se provar um herói à altura dos Vingadores, meio como um plano de carreira! É diferente de "Homem Aranha 2" por exemplo onde o Peter deve aceitar que ele precisa ser o Homem Aranha como uma metáfora das responsabilidades que devemos assumir na vida adulta, e até por que diferente dos outros filmes onde ele é o único que pode impedir o super vilão maluco da vez, aqui já existe uma porrada de outros heróis mais experientes que ele para fazer o trabalho, então em De Volta ao Lar nós somos apresentados a uma Nova York que não precisa tanto do Homem Aranha sinceramente e é bastante segura, não só por que heróis como os Vingadores já existem.


O Peter atua no Queens depois da aula e não tem nenhuma grande ameaça rolando, coisa que o próprio acha frustrante, isso até a gangue do Abutre começar a se expor e o Peter vê isso como a sua grande chance, ta aí o grande tema central do filme que o diferencia dos outros! Se em "Homem Aranha 1", por exemplo, é sobre como o Peter precisa crescer, se tornar num adulto e assumir as suas responsabilidades, em De Volta ao Lar é como o Peter deve aceitar que ele ainda não é um adulto e não insistir em responsabilidades que ele não está preparado para assumir, e tudo bem com isso! Esse é um take bem diferente e ainda assim bastante válido, o problema é como o filme resolve isso, ou melhor, não resolve!



Capítulo 3: As Incongruências desse arco



O Peter acaba fazendo algumas cagadas em suas tentativas de capturar o Abutre e se provar a qualquer custo, e é aí que sinto que vários elementos centrais do Homem Aranha são meio que jogados pela janela.


Por exemplo: É no meio de uma dessas consequências que o Peter dá pro Ned um dos artefatos que ele pegou da gangue do Abutre sem saber que aquilo na verdade era uma bomba que detona quando o Ned e seus colegas estão num elevador no monumento de Washington e por pouco que eles não morrem! e depois disso a sua reação sobre isso tudo é...nenhuma! e inclusive o pessoal da escola toda acha o Homem Aranha demais por ter salvado o pessoal e o Peter tá super de boa em tomar o crédito sendo que foi ele que causou isso tudo pra início de conversa, e isso me incomoda demais! Pensa só: Por muito pouco que o Peter não acaba matando todos os seus amigos....e ele não tá nem aí pra isso! Ele continua agindo de forma completamente egoísta e irresponsável e não tendo que encarar com as consequências de nada nem mesmo nas pequenas coisas. 


Por exemplo: Ele simplesmente abandona sua equipe de décago acadêmica no início do filme, aí decide voltar no último minuto para ter carona para Washington, aí ele não aparece na competição mas a equipe dele vence mesmo assim e ninguém tá pistola com ele, e o assunto morre por aí! Esse tipo de coisa acontece muitas vezes ao longo do filme! e mesmo depois que ele quase causa a morte de uma galera de novo mais pra frente no filme o pior que acontece, que é o nosso final de segundo ato, é ele levar um esporro do Tony Stark e perder a roupa como uma criança mimada que é colocada de castigo e agindo como se isso fosse o fim do mundo, isso não é o oposto do que uma história do Homem Aranha acontece? que geralmente não importa o quanto ele se esforce mesmo quando ele consegue derrotar o vilão as consequências fazem ele sentir que ele saiu perdendo? Isso não é só decepcionante para o que se espera de uma história do Homem Aranha mas é meio desagradável para o herói de qualquer filme! 


E como isso se resolve? Como o Peter se redime por perseguir o vilão de forma inconsequente colocando inúmeros inocentes em risco?
R = Ele persegue o vilão de forma inconsequente colocando inúmeros inocentes em risco só que desta vez ele vence! e por causa disso ele tem um novo insight de humildade e rejeita a oferta do Tony Stark para se juntar aos Vingadores e continua sendo o amigão da vizinhança por....

Algum motivo....

Ah....roteiro?....

Eu perdi alguma coisa?

Sério, como exatamente o Aranha lutar com o Abutre no avião invisível dos Vingadores e vencer faz com que ele decida que não está preparado para ser um Vingador? Muito pelo contrário! Isso só prova que ele é tão forte e tão preparado como ele sempre disse que era e não precisava crescer para início de conversa! e por isso ele rejeitando a oferta do Tony Stark no final parece um momento muito insincero, algo que não foi conquistado, sem falar que tudo isso é desfeito em Guerra Infinita! isso é uma coisa que acontece muito em filmes da Marvel, este em especial, que tem toda uma estrutura e batidas emocionais de um roteiro hollywoodiano bem amarrado mas não está particularmente interessado na coesão de seus temas restando apenas um veículo vazio com a ilusão que esse filme é sobre alguma coisa! 

Essa cena é sobre o Peter sendo soterrado figurativamente e literalmente
pelas pressões da sociedade.

 

 

E essa é sobre....ele se provar sem a roupa?! (até porque ele já tem super força mesmo!)


Eu sei que algumas pessoas gostam de reclamar da fadiga de origem e tudo mais, mas seria muito bem vindo se tivesse alguma voz de sabedoria para ensinar pro Peter a importância de grandes poderes e grandes responsabilidades, não? por que tudo que temos aqui é o Tony Stark e quer saber? Ele é uma péssima figura para ser o mentor!


E isso não sou eu inventando opiniões! A Marvel já fez uns quatro filmes sobre isso e ficou martelando essa ideia por uns dez anos! e tudo isso se conecta a outro problema do filme que é o papel do vilão.


Capítulo 4: A Figura de Mentor e Vilão



Agora, o Abutre é uma das melhores coisas do filme! ele foi um personagem realmente muito bom! completamente diferente dos quadrinhos e provavelmente inspirado nas ideias que o Sam Raimi tinha pra ele no cancelado 'Homem Aranha 4" mas mesmo assim funciona muito bem! Michael Keaton é ótimo; toda a sequência onde é revelado que ele é o pai da Liz e depois ele deduz a identidade do Peter é excelente e de longe a melhor cena do filme! e o jeito  que ele é adaptado como um cara comum de classe operária é bem interessante e dá uma boa motivação pra ele! que também é bem diferente do cientista que ganha poderes após um acidente e surta igual a...praticamente todos os outros vilões dos outros filmes do Aranha! Mas todo o papel dele como antagonista tem um problema: Ele não se conecta tematicamente com o que o Peter está passando no filme! 


Isto é, num roteiro bem amarrado você esperaria que o conflito interno se conectaria com o conflito externo, ou seja, a ameaça do Abutre, né? mas isso não acontece! e o que é mais estranho é que deveria se conectar por que me deu a impressão que o filme foi estruturado para isso acontecer!
Na primeira cena do filme é estabelecida a motivação do Abutre na qual ele e sua pequena empresa foram contratada pela cidade para limpar os destroços da batalha de Nova York que aconteceu no primeiro filme dos Vingadores, e eles já tinham investido um bom dinheiro nisso mas aí de última hora as Indústrias Stark dá uma passada de perna neles e toma conta da operação para si expulsando a empresa do Adrian Toones do mercado e deixando eles falidos, então, isso não justifica se tornar num ladrão e traficante de armas alienígenas mas francamente o Toones tem razão em estar pistola! oligopólios sugam todo o mercado e ferram com competidores menores e o cara que está no topo e responsável por tudo isso é o mesmo cara que o Peter tá ocupado tentando lamber as bolas para se validar! e tem uma cena em que o Toones está dando o tradicional discurso do vilão e ele até fala sobre as semelhanças entre ele e o Peter mas o mais bizarro é que isso não tem nenhum impacto na história ou no desenvolvimento do próprio Peter, o que é muito estranho pois parecia que todo o terreno foi construído para que isso fosse algo relevante! É como se no final de "Pantera Negra" o T'Challa cagasse pra tudo que o Killmonger disse ao morrer e continuasse com a política isolacionista de Wakanda tipo ele não aprendeu nada!
Então eis a conclusão lógica do que tinha que acontecer para essa narrativa funcionar:
O Peter percebe que por mais que o Abutre seja um criminoso perigoso, ele tem razão quanto a parte de que ele foi apunhalado pelas Indústrias Stark

Peter: - "Vender armas para criminosos é errado!"


Toones: - "Como você acha que seu amigo Stark pagou por aquela torre? ou todos os seus brinquedinhos?"


Peter em pensamento:

 

- "Ele tem um ponto!..."


Então no final o Peter rejeita a oferta do Stark afirmando que ele quer ser o Amigão da Vizinhança não por que ele acha que não está preparado para ser um Vingador mas por que ele quer ser o protetor das pessoas pequenas diferente desse negócio de super herói extravagante multi bilionário que muitas vezes acaba sendo negligente e um pouco anti ético, seguindo os valores não do Tony Stark que tira onda do fato de ser cientista espacial mas do seu Tio Ben que também era um cara modesto da classe operária como o Abutre mas lhe ensinou uma valiosa lição sobre responsabilidade!


"Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades!"


Então sim! eu vou ser um daqueles caras que reclamam da ausência da figura do Tio Ben nesse universo não por pura fidelidade mas por que isso deixou um vácuo na construção do Peter como personagem, e essa presença do Tio Ben como um compasso moral daria uma coesão muito maior na narrativa que estava sendo construída!


Essa conclusão inclusive seria muito parecida com a conclusão do arco do filme de 2002 que amarra a origem dele na primeira metade do filme com seu confronto com o Duende Verde na segunda metade através de ter o Norman Osborn, outro empresário ricaço que está tentando se projetar no Peter como uma figura paterna, para na reta final o Peter lhe demonstrar exatamente o quanto cresceu ao longo do filme!

Peter: - "Pare de me dar sermão, por favor!"


Tio Ben: - "Eu não quero ficar de sermão , e eu sei que eu não sou seu pai.."


Peter: - "Então para de fingir que é!"


DUAS HORAS DEPOIS...:

Norman: - "..Eu fui como um pai para você...seja um filho para mim agora."


Peter: - "Eu tive um pai, e o nome dele era Ben Parker!"



Talvez com a exceção de que o Tony Stark não é abertamente do mal...bom...dentro desse universo imaginário onde bilionários podem ser boas pessoas! e o que me resta é especular pois eu tenho a impressão de que a Marvel em algum momento vetou essa ideia para essa resolução para manter a reputação do herói mais popular do MCU intacta e manter o Peter como fiel escudeiro para o motivar em Guerra Infinita e Ultimato, pessoalmente não acho que seria um problema pois daria mais peso ao arco do Stark porém isso acabaria reduzindo o Homem Aranha que deveria ser o coração da Marvel a escada do Homem de Ferro, e ele continua sendo a escada dele mesmo morto!


E o mais triste disso é que o fato desse Peter do MCU ser o puxa saco do Tony Stark é perceber que na vida real ele seria aquele tipo de jovem que paga pau pro Elon Musk e mal pode esperar para poder se tornar num jovem empreendedor do livre mercado e....MAS QUE DROGA, HEIN!!!!


Não tô fazendo esse artigo para ser o "cara da internet que odeia o Homem Aranha do Tom Holland e quer argumentos para se validar"! pois eu acho os filmes dele bacaninhas e infinitamente melhores que os filmes do Andrew Garfield, e tudo que eu quero é que filmes do Aranha sejam bons! e também gosto do Tom Holland, ele parece ser um cara muito legal pessoalmente, e como disse não desgosto de seus filmes! mas poderiam com certeza serem melhores! 


E até hoje fico frustrado do quanto eu amei a cena de introdução dele em Guerra Civil e me decepcionei com a falta desse mesmo entendimento do que faz o personagem funcionar nos seus filmes solos!  

Por que eu acho que essa é uma questão que vai mais longe!


Capítulo 5: Uma Consideração Final



Na verdade eu não sou muito fã da forma como esses filmes enxergam os jovens de hoje em dia, eu acho meio condescendente! Por trás de todo o bom humor esses dois filmes parecem apresentar uma visão um tanto quanto amarga da geração z, com um espírito de velho rabugento de:
"Ah esses jovens que não tem que se preocupar com nada... Merthiolate que não arde ahhh!!! e que...passa as férias na Europa?....quê?", que resulta numa caricatura divertida de adolescentes, mas com muita pouca sinceridade e empatia da experiência do jovem moderno! Não tem Grandes Poderes e Grandes Responsabilidades porque os filmes parecem acreditar que o suposto jovem moderno que ele está retratando não tem responsabilidade e tudo que ele faz é se encher de signos do que poderia ser associados a essa geração como celulares, drones e referências a cultura pop, não é a toa que a única forma que ele consegue retratar a juventude é através de referências a outros filmes! (sério, não aguento mais filmes que acham que podem capturar todos os jovens em cima de fazer referências aos filmes do John Hughes, e olha que quem está te falando isso é um garoto de 16 anos!)


É só comparar com Aranhaverso que também é cheio de celulares, drones e referências a cultura pop e talz, mas ainda assim tem um tremendo respeito pelas ansiedades do Miles de querer achar seu lugar tudo amarrado não só por uma questão de geração mas também de raça e classe! E esse respeito dos conflitos do adolescente fazem uma grande diferença, né?

E até esses filmes solos do Jon Watts entenderem isso, esses filmes vão continuar sendo só um filler bacana do MCU e não a representação de um dos maiores heróis de todos os tempos!

Então até lá eu fico na expectativa no Aranhaverso 2!

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

E então, o que acham?


Se você concorda e tem algo a acrescentar ou discorda de alguma coisa você pode livremente deixar sua opinião nos comentários! E também deem sugestões de filmes para próximos artigos, talvez na próxima pudéssemos falar de filmes mais polêmicos como Batman vs Superman por exemplo! Mas atenção: Os comentários malcriados não serão respondidos!


Postar um comentário

0 Comentários