O Meu Problema com Homem-Aranha: De Volta ao Lar (e talvez com essa versão do personagem)- Parte 1

 


Quando em 2015, a Sony e a Marvel Studios fizeram um acordo e anunciaram que o Homem-Aranha iria fazer a sua estreia no MCU em Capitão América: Guerra Civil, todo mundo pirou! inclusive eu!

Eu me lembro como se fosse ontem de assistir uma reportagem do SBT Brasil anunciando tal acordo juntamente com o seu novo intérprete, e eu fiquei animado pois o Tom Holland era realmente jovem, diferentemente de Tobey Maguire e Andrew Garfield que tinham trinta e poucos anos que interpretavam um personagem de 17 - 20 anos, e acima de tudo, eu estava ansioso para assistir o épico encontro entre o melhor herói da Marvel com os heróis que abalaram a história do cinema para sempre. Eu não assisti Guerra Civil, porém, assisti Homem-Aranha: De Volta ao Lar, bem no começo da minha paixão pelos filmes de super heróis, e achei o filme bom!...e nada demais! e então por volta de 2018 - 2019 eu comecei a frequentar sites de críticas e canais do youtube de vídeos ensaios e comecei a criar em mim um forte senso crítico e decidi rever todos os filmes do Homem-Aranha para formar uma opinião clara sobre cada um deles! e assim foi.


 

Eu amei os filmes do Tobey Maguire e detestei os filmes do Andrew Garfield e estava ansioso para rever os filmes com o Tom Holland por que antes de rever De Volta ao Lar eu assisti Guerra Civil e me lembro de ter amado a caracterização do Peter, seu jeito de olhar, seu jeito de falar e sua interação com os outros heróis, tudo! E se tudo desse certo, ele poderia se tornar naquilo que eu chamaria de o melhor Homem-Aranha de todos, e então eu re-assisti o filme dele...e me frustrei um pouco!. De início eu não entendi o que eu não gostei, algo me chamava atenção para o personagem do Peter no filme e a maneira como ele foi escrito mas não compreendia o porquê, e depois de assistir um vídeo do canal Tralhas do Jon eu finalmente compreendi o que me incomodava tanto! E trago a minha opinião pra vocês aqui pois finalmente tenho a oportunidade de expressar a minha opinião publicamente explicando direitinho sem me preocupar em fazer um textão na sessão de comentários que ninguém vai ler e possivelmente fazer algumas críticas a certas questões que eu sempre quis levantar em discussões! Mas antes de mais nada eu devo esclarecer sobre algumas coisas!


 

Primeiramente, esse artigo não é sobre o meu ideal para um filme de introdução (ou filmes!) do Homem Aranha no MCU pois mesmo gostando de escrever fanfics com os meus amigos Spidey e Xandão de Oliveira Frauches, eu reconheço que esse filme está mais preocupado em agradar um mercado global do que o meu próprio umbigo! e mantenho a minha mente aberta para novas ideias,  então não vou reclamar se esse filme não tem J.J. Jameson; Clarim Diário; Harry Osborn ou se essa versão do Peter é uma versão Whitewashing do Miles Morales ou com a ligação dele com o Homem de Ferro (se bem que isso tem a ver...mas a situação é bem mais complexa que isso!) pois isso tudo é subjetivo a minha preferência. E claro! Se me dessem o trabalho de fazer um filme do Homem-Aranha eu faria uma uma homenagem aos quadrinhos de Lee/Ditko e Romita ou até da série animada Spectacular Spider-Man de 2008! porém, essa não é a questão! e também eu faço esse texto por que como um fã eu sempre senti que havia algo errado com esses filmes principalmente agora que ele precisa lidar com a franquia animada do Aranhaverso que é de fato excelente! e com as filmagens do terceiro filme com o Tom Holland ocorrendo eu acho que é uma boa oportunidade para eu parar e dar uma boa perspectiva no que tem de errado nesse filme e possivelmente com a franquia dele!

E agora sem mais delongas....vamos ao artigo!

 

Capítulo 1: Tema e Arco

 

Se você me dissesse que o tema e o arco do filme é algo como: "Se você não é nada sem a roupa então não deveria tê-la" eu não iria te culpar pois se a voz incorpora do Tony Stark fala isso na cabeça do Peter no ponto de virada do filme deve se assumir que esse é o grande arco do filme, né? ainda mais sabendo como essas vozes gostam de falar essas coisas na cabeça dele!

 

Então o Homem Aranha recebe uma roupa super tecnológica cheio de recursos e se sente dependente demais dela e de seus infinitos recursos, e ao longo dos filmes ele faz umas cagadas e no fim salva o dia com sua roupa caseira e prova o seu valor independente da roupa, e então temos um filme! Mas agora, sendo sincero....Eu acho essa trama meio boba!


É um tipo de trama que esperaria ver em um episódio de uma série animada do Aranha (não um dos melhores!) que justifica uma aparição especial do Homem de Ferro, no final o Peter aprende uma valiosa lição que poderia ser dita pelo He-Man e você acha o episódio bacaninha mas espera que o da próxima semana seja melhor, é uma trama ok para um episódio de 20 minutos e bem decepcionante para um filme de duas horas, especialmente para um personagem tão ressonante e complexo como ele, e tem uma coisa nisso tudo que acaba fazendo essa trama não fazer sentido.... vocês tão ligados que o Homem Aranha tem super poderes, né? tipo...ele tem força sobre humana, sensor aranha, super resistência, todos esses poderes por que ele foi picado por uma aranha radioativa e as ganhou, ele se sentir dependente da roupa é no mínimo bizarro! É tipo imaginar o Superman não se sentir capaz de proteger a cidade por que a roupa dada pelo Jor-El rasgou! E esse é um tipo de trama que só funciona em personagens que dependem desses recursos tipo o próprio Tony Stark que não tem poderes, e sem esses recursos teria que se provar com seu intelecto e engenhosidade, uma coisa que nós vimos em Homem de Ferro 3! (e aliás, Homem de Ferro 3 é um filme bem melhor do que vocês pensam!) O fato de toda essa enrolação em cima do significado da roupa só tá aí por conta de uma extensão da necessidade do MCU de justificar o que nunca precisou ser justificado que é: Como um moleque de 15 anos costurou sozinho uma roupa de Homem Aranha profissional? e principalmente aplicar a mesma lógica do Homem de Ferro de ter várias variações do uniforme para justificar a produção de novos bonequinhos e merchandising, o que quando forçado a encaixar em um personagem totalmente fora desse contexto como o Miranha só reforça o quão sínica e artificial essa prática é!

 

Ah! e tem mais uma coisa importante contra toda essa questão da roupa: Esse não é o arco do filme! Estruturalmente falando...

 

Continua... !


Postar um comentário

0 Comentários