O Homem de Aço - Um filme muito superestimado
Como eu disse em post anteriores, Superman é um dos heróis mais importantes de todos. Criado em 1939 por Joe Shuster e Jerry Siegel, o ultimo filho de kripton foi o pioneiro do gênero de super heróis nas hqs. Se não fosse por ele, nós, fãs de hqs, não teríamos Batman, Homem Aranha ou qualquer herói que nos marcou.
Quando se trata dos filmes, apesar
de não ter sido o primeiro herói a ter uma adaptação nos cinemas, o filme do
Superman estrelado por Christopher Reeves é considerado um clássico, tendo
marcando o ponto de partida para vários filmes do gênero, com vários diretores e
produtores como Kevin Feige e Sam Raimi expressando terem o filme
de Richard Donner como sua inspiração. Pode-se dizer que o filme do Superman realmente inspirou
esperança para uma geração de criadores.
Com do fim da franquia do Reeves,
Warner tentou ressuscitar o herói nos filmes, com muitos projetos sendo
cancelados como o Superman Lives do Nicolas Cage ou o filme do J J Abrams.
Eles tentaram continuar a franquia com o Superman Retorno de Bryan Singer em
2006, porém o filme acabou sendo um fracasso, com uma história que copiava
muito dos filmes do Reeves, mas não oferecia nada de novo ou interessante em
troca.
Após isso eles seguiram por um
caminho oposto em 2008 com o filme Homem de Aço, dirigido por Zack Snyder. A
proposta era uma versão mais sombria, madura do Superman, se afastando um pouco
do clima campy e otimistas dos filmes dos Reeves. No entanto os resultados
acabaram sendo contraditórios. Alguns fãs amam o filme e consideram um dos
melhores enquanto outros acham o filme ruim por ser tão diferente do material
original. Pelo que viram no titulo, eu me encaixo nesse segundo grupo. Agora,
eu não tenho nada contra quem gostou do filme. É sua opinião e pe normal gostar
de algo diferente. Porém eu também tenho a minha opinião e não consigo gostar
desse filme do Snyder.
Mas por que eu não acho que o filme
do Snyder seja tão especial? Eu vou explicar...
(AVISO: Terão spoilers do Homem de
Aço)
MoS = Batman Begins
Um dos pontos fáceis de serem
notados no filme é sua semelhança com a franquia do Batman do Nolan, não só
pelo tom sombrio e realista e pelo fato
de Nolan ter trabalhado com Snyder na produção, mas o primeiro ato do filme é
literalmente Batman Begins, com o herói andando perdido pelo mundo, com uma
barba, tentando descobrir seu proposito enquanto tem flashbacks contando o
passado dele.
Isso claramente foi uma tentativa da
Warner de recriar o sucesso da trilogia do Batman do Nolan, o que é
compreensivo. O problema se deve a esse execução. Enquanto os filmes do Nolan
tinham um tom sombrio e realista, eles ainda tinham momentos divertidos, de
humor com personagens complexos e com personalidades que eram bem exploradas,
assim como os dilemas complexos que o filme apresentava. Já no caso do MoS o
tom é muito imutável, não tem variações. É raro ter uma cena onde os
personagens expressam uma outra emoção além de seriedade, tristeza, raiva e
depressão e os dilemas trazidos pelo filme são estabelecidos mas nunca
respondidos. É como se o filme tivesse medo de ter um momento light, positivo,
mostrando outro lado dos personagens, achando que isso prejudicaria o
investimento do publico do filme. Falando nos personagens.
Personagens genéricos e sem
personalidade
Antes de tudo, quero deixar claro
que apesar dos problemas que tenho com o filme eu não culpo os atores. Esse
filme tem um elenco muito bom, cheio de pessoas talentosas que obviamente
estavam tentando fazer algo bom. O problema é que o roteiro não dá muito para
eles trabalharem. Todos os personagens no filme não possuem personalidade
própria além do papel genéricos (ex : Superman é o herói, Zod é o vilão, Lois Lane é o
interesse romântico, etc...). Todos eles ficam variando de personagens vazios,
sem propósito ou complemente antipáticos, o que não é legal considerando que o
filme é uma adaptação de um herói icônico como Superman, cujos personagens
possuem anos de histórias com personalidades definitivas e memoráveis.
Eu sei que quando se adapta um filme
é normal fazer algumas mudanças, porém
tem que ter alguns limites do contrário
o personagens se tornam completamente irreconhecíveis exceto pelo nome. Gambit
dos X-men falou bem isso no seu texto sobre Homem Aranha de Volta ao Lar.
Embora eu não concorde totalmente com a opinião dele sobre o filme, concordo
que alguns pontos que o filme adapta das hqs foram melhores executados no
material original do que no próprio filme.
Jonathan Kent é o pior mentor de
todos os filmes
De todos os personagens o pior de
todos no filme foi o Jonathan Kent. Nas hqs, filmes e series, ele é sempre
retratado como o Tio Ben do Superman. O velho sábio mentor que criou o Clark
como um filho, ajudando ele controlar seus poderes mas também a desenvolver seu
senso de justiça e desejo de ajudar outros. Mas no filme isso é detonado
completamente e ele vira a figura do "pai chato super protetor que fica
muito no pé do filho". Tem exemplos disso sendo executado bem em
personagens como a Hipolita do filme da Mulher Maravilha ou Simba em Rei Leão
2, o problema é o filme vai além do ponto com o Jonathan Kent, fazendo ele
parece um completo paranóico, que ensina o Clark a ter medo do mundo e das
pessoas do que a fazer parte dele.
O papel de mentor também é prejudicado
pelo fato dele nunca dar uma resposta clara pro Clark, mesmo quando a situação
não é algo tão complicado de se explicar para um jovem. O melhor exemplo disso
é a famosa cena onde Clark usa os poderes dele para salvar seus colegas no
acidente de um ônibus. É normal o Jonathan ficar preocupado com Clark ter usado
seus poderes em publico. O que não é certo é fato do Jonathan, quando Clark
pergunta se ele deveria ter deixado os amigos dele morrerem, ficar confuso e responder dizendo que
"talvez" ele deveria ter deixado os colegas dele. Não só ele dizer
pro filho considerar pessoas morrerem é uma péssima lição mas o filme tenta
complicar algo que não é tão complicado assim. Jonathan poderia simplesmente
explicar pro Clark que o ato dele tem consequências o ensina a pensar em outras
maneiras de usar os poderes de forma discreta que não comprometa o segredo
dele. Eis um exemplo de uma cena parecida, só que feita da forma certa
Claro, não posso falar do Jonathan
sem citar a péssima adaptação da morte dele. Nas hqs, filmes e séries, a morte
do Jonathan é sempre causada por uma parada cardíaca, algo que o Clark não
poderia salvá-lo mesmo com seus poderes, ensinando a ele uma lição de humildade
e que até mesmo o Superman tem seus limites. No MoS isso é mudado para um
tornado, algo que o Clark poderia facilmente salvá-lo mas não faz porque o
Jonathan diz pra ele não salvá-lo, o que tira todo o impacto emocional que a
morte dele deveria ter no Superman, assim como a lição que o Clark deveria
aprender com isso. Falando no Clark
Superman burro =/= Superman
inexperiente
De novo eu não tenho problema nenhum
com os atores, principalmente o Henry Cavill. Eu acho ele um bom ator e, em
condições normais, ele até poderia ser um bom Superman. O problema é o filme
tenta retratar o Clark como um completo idiota incompetente. Eu entendo querer
mostrar um personagem cometendo erros, visto que isso o torna mais
relacionável. Só que no caso do MoS, ele abusa do lado inexperiente do Superman
e nunca mostra o Clark aprendendo com os erros e evoluindo. A trama não está
mais mostrando um fracassado se tornando um herói, está fortalecendo a imagem
do fracassado, a ponto que fica difícil de entender o porque esse cara é o
herói da história e porque nós, o publico, deveríamos investir nele.
Sem falar que os erros comete no
filme são muito ridículos como dizer para as pessoas de Smallville se
protegerem dentro de suas casas quando ele tá jogando Zod e seus soldados
dentro delas ou salvar a Lois e deixar a nave de Zod colidir com a cidade.
Isso então traz a pergunta : É possível
fazer um personagem que não comete tantos erros mas conseguem ser interessante?
SIM. Olhem para exemplos como Capitão America, Samurai Jack ou, o melhor de
todos, Homem Aranha, Embora ele seja inexperiente e alvo de várias humilhações,
ele continua sendo um herói competente capaz de salvar o dia.
Incoerências
Outro problema que noto no filme é
como a trama estabelece uma regra mas depois quebra ela, o que danifica o
desenvolvimento da história e resulta em momentos muito forçados e vindos do
nada.
Um exemplo bom disso são os poderes
do Superman. O filme fez um bom trabalho mostrando como Clark tem dificuldade
de controlar seus poderes na infância, tendo passado anos aprendendo a controlá-los
e melhor ainda como isso foi uma vantagem na luta dele contra o Zod e seus
homens em Smallville, mostrando como a paciência e os anos do Clark com os
humanos superou a impaciência do Zod. O problema é que na luta final isso é
jogado de lado com uma frase furada de que o Zod foi treinado a se adaptar a
qualquer ambiente, o que pareceu mais uma patética desculpa para justificar a
luta dos dois quando isso poderia ter sido desenvolvido melhor.
Outro bom exemplo disso é a ideia do
filme querer explorar o Superman lidando com o preconceito da humanidade, ainda
incapaz de aceitar um super humano. A ideia em si é boa e já foi explorada em
muitas hqs do herói, como Legado das Estrelas, Origem Secreta e na animação
recente Homem do Amanhã. O problema é o filme dá um tiro no pé, nunca mostrando
os humanos fazendo qualquer ação agressiva contra o Clark por causa dos seus
poderes, mas o fato do Snyder insistir que os erros do Clark se devem a sua
inexperiência muda completamente o dilema. Isso não é X-men, onde os humanos
são incapazes de aceitar os heróis mesmo após ele terem salvo o dia. O medo das
pessoas no MoS agora é totalmente justificado e problema é o Clark e sua
inexperiência e o fato que ele fica reclamando dos humanos não o aceitarem ao
invés de reconhecer o erro de sua parte faz com que ele vire um personagem
antipático e irresponsável.
Muita ação menos história
Um dos pontos positivos do filme que
muitos apontam são as cenas de ação... e eu concordo totalmente. As cenas de
ação são fantásticas. Depois de muitos filmes mostrando poucas vezes onde
Superman encarou inimigos a altura de seus poderes, é legal ver ele usando-os
para bater num vilões. O problema está na execução dessas cenas de ação.
Até o Clark entrar na nave, o filme
tem se preocupado mais em mostrar a origem do Clark e sua interação com
personagens como Lois e seus pais. No entanto, logo após ele por os pés na nave
do Zod, o filme vira um clímax gigantesco, com cada cena de ação sendo seguido
por uma outra sem parar, não tendo tempo para os personagens poderem respirar e
continuar a desenvolver as tramas estabelecidas no primeiro ato. MoS não é um
filme com inicio meio e fim. É um filme com inicio e um fim, sem nada no entre
o começo e o clímax.
Antes do Zod chegar a Terra, ou
antes da batalha em Metrópolis, dava muito bem pro filme dedicar o tempo para
focar mais nas interações do Clark com seu elenco de apoio. Poderia mostrar ele
interagindo mais com o exercito e desenvolvendo uma relação amigável com eles,
poderia mostrar ele interagindo com a Lois desenvolvendo o romance dos dois,
dava pra mostrar ele falando com sua mãe e sobre sua decisão de ser um herói,
dava pra mostrar ele vendo a destruição que causou e reconhecendo seu erro e
decidindo tentar evitar esse incidente nas próximas lutas, tudo isso
oportunidades que o filme deixou de lado em favor da ação.
O filme poderia até mesmo
desenvolver do Superman com o Zod. Ao invés de mostrar o Zod já como um cara
que quer destruir a vida na Terra, porque não mostrar um pouco mais de
interação entre ele e o Clark, com os dois formando um certo respeito mútuo no
inicio e o Clark ficando tentado a se unir a ele e os kriptonianos, fazendo o
momento onde eles lutam e Clark é forçado a matar Zod ter realmente um impacto
trágico para o herói, que foi forçado a matar o ultimo de sua espécie.
O Snyder até tenta justificar isso,
dizendo que era tudo "parte do plano" e que os problemas que os fãs
tiveram serão consertados nas sequências, porém isso é uma desculpa muito
fraca. Ele fica parecendo uma criança que não entregou o dever de casa no dia e
quando é colocado contra parede quer uma segunda chance. Se ele falhou em criar uma história simples
que agrade o publico e o faça ter interesse pelo DCEU, porque confiar que a
sequência será diferente?
Superman mata Zod
Sim, todos sabiam que eu ia chegar
nesse ponto cedo ou tarde. Sem sombra de duvida esse foi o ponto que muitos
criticaram. O fato do Superman, um personagem definido por seu código moral e
seu respeito pela vida, ter matado Zod no final.
Muitos fãs de MoS defendem esse
momento por meio do "Preço", uma história publicada em Superman 22,
onde Superman também é forçado a matar Zod. Embora eu respeite a opinião desses
fãs, eu acho que estão cometendo o mesmo erro do Snyder : Eles estão vendo a
imagem mas ignorando o contexto.
Na hq, Superman já era um herói estabelecido, que sempre encontrava uma solução para tudo, até esse conflito com o Zod, onde ele não foi capaz de encontrar uma solução, recorrendo ao assassinato como um ultimo recurso. Mesmo fazendo a ação, isso não terminou para o Clark, A história não teve um final feliz, mas trágico, com Superman arrasado pelo que fez e isso levou a ao arco "Exilio" onde Superman vai para o espaço e passa um tempo lá, tendo umas aventuras e ao mesmo tempo lidando com a culpa pelo que aconteceu. Foi de fato uma jornada com consequências e desenvolvimento para o herói.
No filme, nunca foi mostrado que o
Superman se importa com a vida ou ele encontrando soluções resolver problemas
sem ter que matar o inimigo e considerando como ele passou grande parte das
cenas de ação sendo um cara imprudente que destrói cidades sem parar por um
momento pra pensar nos civis pegos no fogo cruzado, é fácil assumir que ele não
se importa. Logo ele ficar de mal por ter matado o Zod acaba saindo muito
forçado.
Mesmo ignorando esse detalhe, a
morte do Zod não é tratado como algo impactante para o herói, visto que após o
grito dele, as cenas seguintes mostram um final feliz, com Clark de boas,
adotando sua identidade de repórter e tal. Ele não cita a morte do Zod ou o
efeito que ela teve nele nem nada.
Um exemplo desse tipo de trama sendo
feito certo é no filme Doutor Estranho. Um ponto de impacto nele é quando o
Estranho acaba matando um dos capangas do Kaecilius. O momento onde ele checa o
pulso, vê que matou o cara e reclama com a Anciã é perfeito, com o Strange
expressando como detestou fazer aquilo e jurando não fazer de novo, o que
resulta no climax do filme, onde ele derrota Doormamu não matando-o mas sim
usando a inteligência. A morte do capanga não foi um momento de choque, mas sim
serviu para construir o desenvolvimento do Estranho e seu conflito no final. MoS
opta por ignorar o evento ao invés de desenvolvê-lo naturalmente na história.
O principal problema de MoS e do herói
nos ultimos anos
De todos os problemas citados, o
principal do filme pra mim, como um fã do Superman que sou, é como o filme
completamente ignora a essência do herói e sua mitologia. O motivo pelo qual
adaptações como Superman do Reeves, as séries animadas do Bruce Timm ou
Superman vs a Elite são adoradas pelos fãs é pelo fato que eles celebram e
homenageiam o herói e oque ele representa enquanto Mos por outro lado parece
rejeitar essa essência, como se tivesse vergonha do herói. O filme parece que
tem tanta vergonha do Superman e do seu estilo fantástico, otimista colorido e
divertido que faz de tudo para se distanciar da essência do herói. seja pelo
tom sombrio na atmosfera, o uso de cores frias, o dano colateral exagerado e
personalidade pessimista e afastada do Superman.
Muitos insistem em defender essas
mudanças dizendo que foi necessárias pois "Superman como o do Reeves ou
das hqs, não funcionaria nos dias de hoje", que "a Warner precisar no
publico geral", "pessoas não nascem boas" ou "um herói como
ele não funciona no mundo real" e sabem de uma coisa... Essa não é a
primeira vez que eu escuto isso.
Essas desculpa são usadas todas as vezes
que os fãs reclamam quando Superman é mal retratado numa história, onde os
criadores tentam mudar o personagem porque não gostam das caracteristicas que o
tornam tão reconhecível. Isso representa o grande problema do Superman nos últimos anos: Ao invés de se preocupar em agradar os fãs do Superman e mostrar
aos fãs que não conhecem o personagem oque torna tão especial, os caras da
DC/Warner estão ignorando eles em favor or
as pessoas que não gostam do herói. O grupo que o critica por realismo, de como
um herói bom como ele não pode ser real, de como ele poderoso demais para se
fazer boas histórias e outras reclamações, achando que ele só é legal se for
atormentado e sombrio como Batman.
Entendo que numa adaptação tem que
pensar num publico maior além dos fãs, porém esses fãs também são parte desse
publico. Quando se faz mudanças numa adaptação, tem limites do contrário o
filme deixa de ser uma adaptação e o personagem se torna algo totalmente
diferente do personagem que o publico veio ver. Um exemplo disso sendo feito da
forma certa são os filmes do Aranha. Cada um deles, seja do Raimi, do Webb e do
MCU, é uma versão nova e diferente do herói porém todas tem aspectos
semelhantes, a histórias dos 3 é sobre um adolescente relacionáveis que usa
seus poderes para salvar o dia. Todos os filmes deles são perfeitos? Não, tem
uns bons outros ruins, porém todos conseguem manter intacto aspectos
importantes do Aranha das hqs, que permitem o publico reconhecê-lo como uma
versão do herói. Outro exemplo é o Batman. O personagem tem várias versões, mas
as memoráveis (Michael Keaton, Christian Bale, da série animada do Bruce Timm
até o Adam West) mantém alguns aspectos do herói das hqs, que permite ele ser
reconhecido como uma versão do Batman. Em todos esses casos, os criadores
tiveram um pouco de respeito pela história que estavam adaptando.
Eu não sou especialista em filmes ou
sei tudo sobre como fazer uma adaptação e tal, porém gosto de acreditar que o
importante numa adaptação é fazer mudanças quando necessário, para que o
publico fã poder ver algo novo do herói, mas tbm respeitar o material original não
só para agradar os fãs do herói, mas para mostrar para o publico que não
conhece o personagem o que o tornou tão especial e icônico todos esses anos a
ponto de ter uma legião de fãs.
Considerações finais
Com isso tudo dito, quer dizer que
eu não vejo nenhum ponto positivo no filme? Não. Como falei, acho as cenas de
ação muito bem feitas, o Zod do Michael Shannon ficou muito bom (embora eu ache
que sua relação com os kriptonianos e Clark poderia ter sido mais
desenvolvida),a cena onde Superman faz seu primeiro vôo é bem emocionante e
respeito algumas ideias que o filme
tenta explorar.
Infelizmente esses pontos positivos
são apenas confetes no bolo de problemas que o filme. As ideias podem ser
interessantes porém não são exploradas direito. Se Warner tivesse reconhecido o
erro e desistido a visão do Snyder e tenta-se um novo reboot ao invés de
insistir nela com o BvS, talvez o DCEU estaria em melhores condições atualmente.
Só espero que futuramente a Warner dê
um reboot no Superman e apresente uma nova versão do herói que seja nova mas ao
mesmo tempo fiel e respeitando a essência do herói das hqs, mostrando a história
de um homem com grandes poderes mas que sabe controlá-los e os usa não para
governa os humanos para protegê-los e inspira o melhor neles.
E então? Concordam comigo?
Discordam? Podem livremente deixar sua opinião nos comentários.
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