OPINIÃO | "DRAGON´S DOGMA": VALE A PENA ASSISTIR ESSE ANIME?

 


Dragon’s Dogma: o anime chegou ao serviço de streaming em 17 de setembro. E se você é fã de Games, principalmente dos de RPG, certamente já ouviu falar nesse nome. O título originalmente foi um jogo da Capcom lançado em 2012 para PS3 e Xbox 360, e que posteriormente ganhou uma versão completa chamada: "Dark Arisen" para PC, PS4, Xbox One e Switch. A boa notícia é que a animação não decepciona os fãs do jogo, pois praticamente todos os elementos originais foram bem adaptados para esta nova produção que conta com 7 episódios em sua primeira temporada, todos disponíveis na Netflix.



SINOPSE: Depois de perder seu lar para um dragão, Ethan decide se vingar de uma vez por todas. Mas muitos perigos o aguardam nessa jornada, pois quando você enfrenta um monstro… pode acabar se tornando um também.

O anime tem direção de Shinya Sugai (The Ancient Magus Bride), roteiro de Kurasumi Sunayama (Viewtiful Joe) e Designer de Personagens de  Iku Nishimura (Pokémon Gerações). Já a produção ficou a cargo da Sublimation, estúdio responsável por trabalhos em Ghost in the Shell, Psycho Pass e Evangelion. 

OPINIÃO: 

Antes de prosseguirmos é sempre bom lembrar que o que será exposto aqui é tão somente minha OPINIÃO pessoal, sendo livre o choro e a discordância. Ok? Dito isso, quanto a questão dos SPOILERS acredito que são mínimos e em nada prejudicam o prazer de assistir aos episódios do anime. Mas, caso não queira saber de NADA antecipadamente, acho melhor parar por aqui e voltar depois de ter assistido. Dado o recado, vamos continuar.

Primeiramente, quero comentar que apesar de estar categorizado como um "anime", não espere o formatinho "Shounen" de produção, Dragon’s Dogma, desde as imagens da abertura e durante toda a trama entrega uma aventura enxuta, densa e bastante focada em dar vida aos elementos outrora mostrados no game. A animação em si, na minha modesta opinião, ficou boa, mas já li críticas bastante duras sobre toda a qualidade técnica e visual dos episódios. Bem, existe sim, uma certa inconstância na qualidade visual, porém nada que prejudique a narrativa. 

São apenas sete (7) episódios, algo bastante coerente haja vista que os mesmos tem como títulos os "pecados capitais". O roteiro é surpreendentemente dinâmico, e não perde tempo em arrastar o herói para o climax da batalha final. E ainda assim, tem uma certa sutileza em mostrar as transformações na conduta dos personagens. Ou seja, a cada episódio e diante de cada aventura que enfrentam, eles vão sendo transformados e isso não passa despercebido na história. 

Como fã de animes, senti falta de uma boa e animada trilha sonora, mas nem tudo são flores, não é mesmo?

É inegável que Dragon’s Dogma foi bem construído. O Game de RPG levado de forma séria a um mundo aberto, trouxe curiosos e inesperados contornos filosóficos. Os "pecados" expostos em cada um dos episódios nos afrontam e nos fazem pensar. Não são situações tão fictícias que não seja possível nos imaginar próximos a elas. Apesar da aventura e da ação, há sempre uma carga de drama e tragédia no ar. As cenas de ação são muito boas, mas achei desnecessário e bastante apelativo os momentos sexuais na trama. Porém, vendo essa primeira temporada como uma introdução a esse mundo, Dragon’s Dogma tem tudo para seguir uma pegada ao estilo "Fate", outra adaptação de Games que faz muito sucesso no mundo dos animes e que tem por principal característica, o descompromisso continuísta das histórias. Algo que poderá ser muito bem aplicado a este novo mundo de aventuras.

Concluindo, o anime não decepcionará o público fã da franquia ou mesmo de boas animações para adultos. A história dirigida por Shinya Sugai é deslumbrante e impressionista. Com uma boa ambientação medieval, monstros imponentes, um roteiro bem escrito e respeito com o material original, é uma excelente adaptação. E mesmo eu não sendo muito fã desta pegada mais sombria, tenho de me render a qualidade do material e dar uma nota: oito (8) e recomendar que assistam. 

Boa Diversão!


Postar um comentário

0 Comentários