POLITICA E RELIGIÃO: NÃO SE MISTURAM ATÉ A PAGINA DOIS...

 

Francisco denunciou ‘este dogma da fé neoliberal’ que recorre às ‘teorias mágicas de ‘transbordamento’ ou ‘gotejamento’… como a única solução para os problemas sociais. Uma boa política econômica, disse ele, ‘permite que empregos sejam criados e não cortados’. A crise financeira de 2007-2008 foi uma oportunidade perdida de mudança, ao invés de produzir ‘maior liberdade para os verdadeiramente poderosos, que sempre encontram uma maneira de escapar ilesos’. A sociedade deve enfrentar ‘os efeitos destrutivos do império do dinheiro.’



Não é segredo para ninguém que a ideologia neoliberal é nociva, e ao contrario do que vejo na direita brasileira essa ideologia não deveria ser defendida por aqui nas terras tupiniquins. O neoliberalismo pegou tudo aquilo que era bom no liberalismo clássico e diminuiu, as ideias de poder individual, liberdades de pensamento e propriedade, capacitação e educação da população e enxugamento de tudo que for relacionado ao tamanho do Estado.

 tudo isso foi reduzido ao mero ato de conseguir lucro, e nesse caminho diversos países em desenvolvimento seguiram nas décadas de 1990. Obviamente os modelos neoliberais não funcionaram nos países em desenvolvimento, pois não se tinha nem ideal de estado-nação fixo nesses lugares os países tinham saído de pesadas ditaduras, e todos sabemos que o povo e os países precisam experimentar o mínimo de liberdade em todos os sentidos para almejar tê-la para sempre.

imagina inserir uma ideologia que esvazia moralmente tudo que toca nesses locais? Não atoa depois dos anos 90 diversos governos de esquerda dominaram a America latina. Ou seja, a ideologia neoliberal é só mais uma das ramificações maléficas da condição da pós-modernidade.

Todavia, as criticas do papa ao livre mercado são rasas e infundadas, fazendo com que o Soberano máximo da igreja católica no mundo, pareça apenas um militante de twitter qualquer. O papa diz que uma boa política econômica deve permitir que empregos sejam criados e não cortados, parabéns senhor Papa, mas foram as empresas e pequenos negócios que escolheram livremente fechar durante a pandemia ?ou foram forçadas a isso pelos governos dos estados ? até esse ponto, qual o problema do livre mercado nessa crise ? o simples fato dele existir ? cada afirmação do Papa abre brechas para diversa perguntas.

Frases como esta :“houve quem quisesse que acreditássemos que a liberdade de mercado era suficiente para manter tudo seguro”, nos fazem ver o lado latino do Papa falando, o que por um lado é bom, pois permite a nós analisarmos o fracasso que foi essa ideologia para ao países pobres e as consequências disso para o discurso de narrativas ideológicas que estão nas mãos de gente muito poderosa.

Dito tudo isso só é interessante observar como parte da grande mídia e parte da oposição e de seus militantes, adoraram as falas do Papa (um líder cristão que em tese defende todos os valores morais e socias que a oposição não apoia muito) mas agora olhem só ! as palavras de um cristão contam e merecem ser ouvidas, vejam bem... a politica e a religião não se misturam até a página dois.

Afinal, a palavra só agrada quando o ego se levanta, e foi um prato cheio para pessoas adeptas das ideias progressistas, sociais-democratas, socialistas e comunistas ver que uma grande figura religiosa principalmente para conservadores, fale e critique com razão um sistema que é defendido (erroneamente) pelos próprios conservadores e liberais de países em desenvolvimento.

O ponto controverso é que com tantos cristãos sendo perseguidos ao redor do mundo segundo o relatório da fundação internacional de direito pontifício salienta que a liberdade religiosa sofreu um uma grave queda entre 2012 e 2014, com desafios constatados em 81 países e uma deterioração em 55 outros. O Iraque é apontado como o país onde os cristãos têm de fugir por causa do avanço do grupo Estado Islâmico (EI), e também a Nigéria, com os abusos do grupo islâmico Boko Haram. E a maior preocupação do Papa Francisco é criticar o Livre mercado? É um fato no mínimo curioso e tendencioso, mas pelo menos para os conservadores eu posso falar, esse caminho nós mesmos que trilhamos pois quando eu afirmo a máxima “ menos Trump e mais Putin” me chamam de louco, e ao liberais quando eu faço uma leve crítica aos modelos neoliberais sou “comunista”.  E até aqui nada de novo sob o Sol, seguimos escravos da nossa empatia e antipatia.




Mais textos dele podem ser lidos em seu Instagram: https://www.instagram.com/maskaracientistapolitico/

 

Postar um comentário

0 Comentários