Por que a Alerquina sofre tanto hate?


ATENÇÃO, ESSE TEXTO PODE CONTER VERDADES DIFÍCEIS E DOLOROSAS PARA ALGUNS  E REFLETE UNICAMENTE A OPINIÃO DO AUTOR. 

Arlequina, uma personagem que surgiu na clássica série animada do Batman, graças ao seu carisma foi rapidamente levada para os quadrinhos, depois para os vídeo games, e finalmente dominou os cinemas. Sim, tudo isso em menos de 30 anos. Agora pergunto eu, uma personagem que não fosse carismática teria feito todo esse sucesso em tão pouco tempo? Ora bolas, se ela é uma personagem tão divertida por que sofre tanto hate na Internet? A resposta pode parecer óbvia, pelo fato da personagem ser praticamente jogada em tudo o que aparece na DC. Mas assim não foi com o Superman por muito tempo? Com o Batman até hoje? Com Wolverine, Homem Aranha e tantos outros na Marvel? Então porque apenas a Arlequina recebe tantas críticas?
Um personagem com uma história parecida é o Deadpool, surgiu nos anos 90 e rapidamente se tornou um queridinho da Marvel, protagonizou dois filmes que foram sucessos de bilheteria e está esperando o final da indefinição da Disney acerca de seu futuro. 




É verdade que Wade Wilson também tem sua base de haters, mas que nem chega a ser comparada com a da Arlequina. E outra, o que pode explicar o fato de Deadpool ter feito tanto dinheiro nos cinemas e a Arlequina não? Seria o fato dela ser mulher?
Filmes como Mulher Maravilha e Capitã Marvel mostram que não existe machismo no fato de Aves de Rapina ter fracassado nas bilheterias, dizem alguns.



 Mas então por que ao serem questionados sobre o tal fracasso, alguns já logo vem usar a célebre frase "quem lacra não lucra? É uma questão complicada, óbvio que não podemos colocar os baixos números no" Box Office" na conta do preconceito, mas com certeza esse é um dos fatores. Ao analisar os três filmes, vemos que Mulher Maravilha e Capitã Marvel diferentemente de Aves de Rapina(um título falso para um filme que é assumidamente da Harley) tiveram fortes campanhas publicitárias, com um marketing padrão para Blockbusters, algo que não aconteceu com o filme da Alerquina. Falando nisso, é algo que a Warner Bros vem errando muito na última década. Rapidamente podemos citar Shazam, que passou pelo mesmo processo, e até mesmo o grande e aclamado Mad Max teve um marketing extremamente mal feito, resultando em uma baixa arrecadação global. Mas seria a baixa publicidade o único fator pelo desempenho abaixo do esperado? Outro fator que liga Shazam, MadMax: A estrada da fúria e Aves de Rapina foi a extraordinária recepção da crítica que teceu muitos elogios a todos esses. E o fator que os separa? O boca a boca.

Enquanto MadMax é tido nas ruas como uma obra prima e Shazam como um ótimo filme de super heróis (pelo menos por uma ampla maioria) Aves de Rapina é um filme que sofre uma recepção mais divisiva no público geral. Enquanto muitos gostaram, existem outros(leia-se aqui, muitos) que criticam arduamente o filme e aqueles já extramente leigos que nem sequer viram o filme mas que em conversas casuais revelam terem ouvido coisas ruins sobre o filme (sim, muitas pessoas já me falaram, o que me fez ficar em choque). Não sou um super fã da Alerquina, mas se tem algo que eu pessoalmente acho indiscutível cinematográficamente falando é que Aves de Rapina é um dos melhores filmes da DC nos últimos 4 anos fácil.

E é aqui que eu quero entrar mais profundamente na questão do machismo estrutural (sim isso existe). Por que tanto hate em cima do filme? O filme não é perfeito, mas vamos combinar, se fossemos ver filmes de super heróis buscando algo com pretensões elevadas nem existiria Marvel Studios. A questão é que Alerquina representa de forma simples e literal o fim da submissão da mulher ao homem(algo que acompanha o que acontece dentro da nossa sociedade) a Harley era literalmente a vítima de um relacionamento abusivo com o coringa, saiu disso e foi em busca de emancipação. É o verdadeiro retrato em sua forma mais clara de Girl Power. E embora alguns insistam em argumentar como o filme é lacrador, isso se prova uma imensa mentira ao vermos que o filme não tem uma direção manipuladora que talvez pudesse tentar passar a ideia de uma maneira forçada.



 Mas não, o filme é bem neutro em relação a isso, acontece que a simples ideia do filme incomoda muito a comunidade nerd( formada em sua maioria, por homens) já que agora essas histórias não estão sendo feitas exclusivamente para eles. E digo mais, não acho nem que Aves de Rapina esteja sendo feito "para mulheres", pelo contrário, ele só foge de uma concepção machista acerca das histórias sobre heróis e escolhe uma percepção mais realista. Ver uma mulher como a Harley batendo em homens pode simplesmente aborrecer uma legião de pessoas que já passam a enxergar aquilo como lacração. Afinal, por que diabos colocar uma mulher batendo em homens? Eles até são a favor do feminismo, mas não precisava disso tudo, por que ela está batendo tanto nos homens ? Isso significa que as mulheres são melhores que os homens? E aquela cena "ridícula" em que um homem tenta se aproveitar sexualmente da Harley enquanto ela está bêbada? Para que tanta lacração? Por que estão fazer uma crítica social sem pé nem cabeça em um filme de Hqs? A essas feministas esquerdopatas. Mas será que isso não acontece mesmo?Bom, saiba que homens se aproveitando de mulheres indefesas é algo mais comum do que parece, agora colocar isso em um filme, é lacração ou apenas um mero retrato da realidade em nossa sociedade? Para a turma que não gostou do filme, é lacração.

Mas saiba que os tempos são outros, as mulheres ganhando mais espaço em filmes, séries e afins é algo natural e normal, tente não surtar com isso em um futuro próximo.

Ps: Nem cheguei a falar sobre a série animada porque o texto está muito longo. Vou aproveitar para voltar quando eu terminar de assistir e aí posso fazer uma parte 2. 




Postar um comentário

1 Comentários