Chegou a medicina do futuro

Hoje pela manhã, eu estava a terminar minha caneca de café, sentado na sacada, fazendo minhas palavras cruzadas, contemplando o horizonte mais azul, o ar mais livre poluição e de buzinas, a rua com menos gente... enfim, a desfrutar deste período sabático da pandemia, quando minha esposa me perguntou se eu sabia o que era telemedicina, que ela marcara uma consulta com uma dermatologista e fora informada da nova modalidade de atendimento.
Perguntar pro rei da palavra cruzada nível dificil o que é telemedicina? É sopinha no mel. Respondi que, a julgar pelo prefixo tele, do grego, que significa à distância, longe de, era provável que telemedicina fosse exatamente o que a palavra define em si : medicina feita à distância, de longe. Que, certamente, pouco antes da hora marcada, ela receberá uma senha para adentrar um chat, ou uma sala de vídeoconferência, ou coisa parecida, e que lá, neste ambiente virtual, a médica se apresentará e procederá na teleconsulta e no telediagnóstico; de seu consultório, a médica, aqui de casa, a minha esposa.
Só não sei como se dará a prescrição do remédio para a compra em farmácia. Se a médica mandará, por exemplo, uma receita em PDF com sua assinatura digital para que ela seja impressa pela paciente; não sei se farmácias aceitariam uma assinatura digital; ou se nem precisaria imprimir a receita, se bastaria apresentá-la ao farmacêutico pela tela do celular. Mas como ela não me perguntou a respeito da receita, também não expus minha dúvida, minha ignorância. Que não sou de ficar exibindo minha ignorância por aí. Só mesmo se for muito pressionado e não conseguir inventar nada na hora. Vocês não têm ideia do tanto de teorias biológicas, químicas e físicas que eu já postulei sem nunca ter entrado num laboratório de pesquisa, ou ter defendido sequer uma tese.
Assim que acabei de responder à minha esposa, a ideia me veio na mesma hora, automática, feito um corisco elétrico : "Opa! Vou aproveitar e antecipar a minha consulta anual ao urologista, sempre em janeiro. Quero ver o filho da puta conseguir enfiar o dedo no meu toba agora!"



Postar um comentário

0 Comentários