4 PERSONAGENS QUE PODERIAM SER O ANTAGONISTA DE CORINGA 2 (OU NÃO: POR CAUSA DO MATT REEVES)



Escrito por: Riptor



No ano passado (em novembro), eu acabei fazendo um artigo sobre "O Que fazer com 'Coringa 2'? ",ao aproveitar que um dos temas do momento era toda aquela novela se o filme ganharia ou não uma sequência (se quiser rever/ver, tá aí: https://fmarvell.blogspot.com/2019/11/o-que-fazer-com-coringa-2.html?m=1 ).


E o feedback ao mesmo foi ótimo, e eu até pensei em fazer justamente um outro post de complemento (mas aí vieram certas notícias ironicamente sobre The Batman), que acabaram "cortando" algumas coisas aqui. Ainda assim,levando em conta que essa novela 'passou' (por agora, vamos esperar o Oscar passar pra vê se continua assim),eu decidi revisitar a ideia (guardada em um rascunho),que por algum motivo eu não apaguei. Como eu comentei no outro post, eu deixaria o filme quieto no canto dele, mas é inegável que um segundo filme teria boas vertentes interessantes para explorar.



Mas, em todas as ideias que dei (e acho que é um consenso) em nenhuma delas eu quis seguir exatamente a mesma linha do primeiro,já que é um conceito que não se justifica repetir uma segunda vez. Como resultado, um possível 'Coringa 2' provavelmente vai precisar de um personagem apresentado como um antagonista para se opor ao Palhaço. Mas, quem poderia ser o responsável por isso?

1°- Falcone



Esse Matt Reeves fez questão de jogar por água abaixo a possiblidade rs. Como todo mundo já sabe, o John Turturro será o personagem em The Batman. Ainda assim, eu irei mencionar apenas por mencionar.

Bem, apesar de tudo que Arthur passa,obviamente o primeiro filme nunca pode apresentar o mesmo como um herói (no verdadeiro sentido),ainda que o personagem tenha conseguido incentivar no público o ato de entender (em parte) e até simpatizar (de novo, em parte) com um personagem problemático como ele até certo ponto. Logo, colocar Fleck contra um herói genuíno não se encaixaria no estilo estabelecido por Todd Phillips.

Agora,tê-lo brigando contra um vilão com uma mentalidade e motivação drasticamente diferentes, poderia ser uma fórmula interessante (e no extremo oposto do espectro de um vilão como o Coringa), está Carmine Falcone. O universo do Batman é cheio de tipos obscuros de máfia, com Falcone talvez sendo um dos mais notórios (ele controla Gotham bem antes do Batman chegar),e está profundamente envolvido com a mesma corrupção e exploração que desencadeiam o movimento de Arthur em primeiro lugar.

Logo,seria bastante simples ter Fleck voltado contra Falcone, mas ainda mantendo uma ambiguidade em torno de seu alinhamento moral. Coringa colidindo com gângsteres mais tradicionais de Gotham foi um tema brevemente explorado no cinema em Cavaleiro das Trevas (mas Coringa 2 poderia explorar a idéia de maneira mais completa), e com mais brutalidade do que "apenas" bater a cabeça de alguém em um lápis.

2°- Jeremiah Arkham



Todo o tema central de Coringa foi baseado nos temas de ilusão e saúde mental, com cenas justamente do Asilo Arkham terminando o filme e lançando dúvidas sobre a confiabilidade de Arthur como narrador. A cena final até vê ele (aparentemente depois de matar sua psiquiatra) correndo solto no asilo, e acionando alarmes por toda parte aonde ele está atualmente confinado. Logo, uma progressão natural desse clímax poderia ser a de que Arthur escapou mesmo de lá, sendo assim caçado por ninguém menos que o dito Jeremiah Arkham.

Esse tipo de perseguição de "gato e rato" não só poderia continuar um dos focos principais do primeiro filme (doenças mentais), como também evitaria que houvesse um herói ou vilão claro. Jeremiah, de certa forma, também é um personagem "quebrado": por um lado, ele demonstra um desejo genuíno de ajudar a tratar seus pacientes, mas simultaneamente também exibe um lado sombrio e perigoso (devemos lembrar que ele até se torna o Máscara Negra nos quadrinhos), demonstrando assim um potencial dele cair na criminalidade e criando uma dinâmica potencialmente dinâmica entre 2 mentes instáveis ​(porém), longe de serem burras.

3°- Chapeleiro Louco



De novo: sim,eu sei, ele vai tá no The Batman também (pelo jeito). Mas eu gostei da ideia que eu tive!

Na Galeria de Vilões do Batman, é meio difícil achar alguém tão desprezível à nivel do Coringa. Mas, Jervis Tech se esforça para conseguir ser tão filho da puta quanto.

Assim como seu "colega",o Chapeleiro é um psicopata mentalmente (e claramente) desequilibrado, que tem vários "tiques", conversa constantemente em versos rimados e tem uma obsessão doentia por Alice no País das Maravilhas. Algumas dessas "notas" mais caricaturais precisariam ser ajustadas para que ele pudesse se encaixar no mundo de Coringa (mas uma versão dele "sem amarras" e sem censura), poderia ser uma adição realmente cruel e polêmica, dependendo de como o filme explorasse isso.

E porque,caso você me pergunte? Bom, alguns gibis do Batman já derão a entender fortemente que Tetch é um pedófilo (ele sempre se "identificou" mais com crianças do que com adultos). Com isso, seria um esforço relativamente simples instalar o Chapeleiro como o contraponto de Arthur, sem que ele parecesse um herói. Tetch e Fleck até compartilham certos paralelos.

Mas as diferenças entre eles (principalmente essa última que citei) seriam suficientes para desencadear um conflito (ainda mais se esses 2 criminosos instáveis tivessem de ser obrigados a "dividir" terreno) no mesmo Asilo.

E por fim: 

4°- A Corte das Corujas



Sinceramente? É a minha ideia favorita. Ela se encaixaria como as outras em algum dos cenários de ideias que eu dei no outro post (e até que se diga o contrário), não parece haver planos para eles no cinema. Mas porque a Corte cairia como uma luva aqui?

Pense comigo: as ações de Fleck desencadeiam ao final do filme uma onda de caos e perturbações que Gotham provavelmente não via EM ANOS. E se a história de Coringa ocorre em um universo do Batman um pouco familiar ao que alguns conhecem, isso com certeza deve ter irritado a Corte das Corujas. A organização governa Gotham desde o início da cidade (e tem uma visão sombria daqueles que criticam sua casa),onde eles não têm escrúpulos na hora de tomar medidas drásticas para colocar ordem na coisa quando as coisas saem do controle (algumas versões da história veem o grupo até tentando destruir e reconstruir a cidade do zero).

E bom, Arthur com certeza parece algo fora de controle.

 Com isso em mente, depois de Fleck causar uma revolução nas ruas, a Corte poderia estar perseguindo o mesmo na sequência (e sua combinação de riqueza e influência poderia ser uma antítese natural para o personagem marginalizado e pobre) de Fleck. De muitas maneiras, a Corte das Corujas representa tudo o que ele estava enfrentando no primeiro filme - os criadores de um sistema que o deixou apodrecer, enquanto os ricos floresciam e fecharam os olhos pra gente como ele. Além disso,definir a Corte como a antagonista permitiria que os temas políticos do filme original se desenvolvessem ainda mais. O 'sistema' vs uma 'peça quebrada'. Mas no final das contas, aqui ao menos...nenhum dos lados estaria bem certo. 



Leia também mais textos do Riptor no blog: https://fmarvell.blogspot.com/

Postar um comentário

0 Comentários