SUPER-HOMEM: O Homem de Aço de John Byrne!



Minissérie em seis edições lançada pós-Crise nas Infinitas Terras que teve como objetivo reformular a origem do Superman e seu universo. Em O Homem de Aço, John Byrne lançou a base para desenvolver novos conceitos não somente para o herói, bem como para os personagens importantes e até mesmo secundários que faziam parte da sua mitologia.
Começando em Krypton onde somos apresentados ao planeta natal do Superman e a seus pais Jor-El e Lara, e vemos a preocupação do autor em dar explicações convincentes dos poderes e das fraquezas que seu filho Kal-El teria na Terra.

Já em Smallville acompanhamos a infância e juventude de Clark Kent, vivendo os desafios e conflitos por ser uma pessoa “diferente” das demais, e descobrindo que não é filho natural dos Kent, mas foi enviado à Terra num foguete.

Depois de se mudar para Metrópolis, consegue um emprego no Planeta Diário e é apresentado a vários personagens importantes como Perry White, Lois Lane, Jimmy Olsen e Lex Luthor, que desde o início já deixa claro uma animosidade para com o Homem de Aço, inclusive Lex é preso nessa minissérie, o que acaba aumentando ainda mais o ódio de Luthor. Um outro ponto interessante é que Luthor ainda não está completamente calvo.


A edição #5 traz uma das histórias mais sensíveis dessa série, onde Bizarro – um clone do Superman criado pelos laboratórios de Lex Luthor – pode ser considerado o personagem principal, com um final emocionante envolvendo a irmã cega de Lois – Lucy Lane.

Uma outra boa mudança foi a forma como Superman e Batman se encontraram pela primeira vez em Gotham, estabelecendo uma amizade entre os dois focado mais no respeito, bem diferente do que na época pré-Crise.

Na última edição vemos Kal-El descobrir sua verdadeira origem e um momento bastante sublime de boa interação entre Clark e Lana Lang.

Enfim, um recomeço empolgante com muitas opções a serem exploradas na série mensal que viria a seguir. Embora no decorrer dos anos, alguns elementos acabaram mudando, para muitos, Superman – O Homem de Aço foi a origem definitiva do herói de aço.
Uma leitura obrigatória.



Postar um comentário

0 Comentários