MEMÓRIA "TRASH": O JUSTICEIRO (THE PUNISHER) - 1989


Neste post vamos falar um pouco sobre o filme do JUSTICEIRO de 1989. Para mim este filme é um clássico do cinema "TRASH" dos anos 80. Ou seja, o baixo orçamento que reflete muito bem o descaso que os filmes de super-heróis sofriam nesse período, porém o filme nos apresenta uma ótima diversão, com boas cenas de ação e o respeito com o personagem dentro de seus limites na época. 


The Punisher” ou “Justiceiro” foi uma criação da Marvel Comics, através do escritor Gerry Conway e dos artistas Ross Andru e John Romita. Stan Lee deu o nome ao personagem. Sua 1ª aparição ocorreu em Amazing Spider Man nº 129, nos Estados Unidos, e no Brasil, na Revista Homem Aranha 63 - da saudosa Editora EBAL. Ao contrário dos heróis imponentes com poderes e códigos morais elevados, Castle não possui poderes e suas habilidades foram conquistadas através do tempo: ex-soldado no Vietnã, perito em técnicas de combate corpo a corpo, táticas de guerra, domínio de armas e um desejo de vingança inabaláveis. Enquanto heróis como X-Men e Vingadores tentavam combater vilões e encarcerá-los, O Justiceiro só pensava em eliminá-los. Ao longo dos anos o personagem foi sendo lapidado e os reflexos de uma sociedade mais violenta repercutiram também no personagem, tornando-o um exercício de discussões sobre o comportamento de vingadores urbanos, onde escritores colocavam o seu parecer sobre o personagem: louco, violento, psicopata, ousado, um mal necessário. Enfim histórias mostrando a psiquê do personagem não faltam e a discussão vai longe. O personagem já enfrentou até heróis como Homem Aranha, Batman (da DC) e Demolidor em sua cruzada.

A caracterização do personagem em termo estéticos passa longe do personagem. O roteiro é digno de uma sessão da tarde. Atores em interpretações sofríveis e muitos defeitos especiais, felizmente temos Dolph Lundgren (famoso na época) que se esforça e meio que carrega o filme nas costas. Vale ressaltar que diferente das interpretações de Thomas Jane e Ray Stevenson, Lundgren conseguiu nos apresentar um Justiceiro realmente assustador que é como The Punisher sempre foi caracterizado. Embora datado, tanto pelo estilo de narrativa e pelos efeitos da época, ainda assim é um filme recomendável aos fãs de filmes de ação da década de 80 e também aos fãs do personagem. Infelizmente, a coisa que mais senti falta foi a iconica caveira no peito.

SINOPSE: 
A polícia está em polvorosa, devido a uma série de 125 assassinatos realizados. Decidido a acabar com a onda de crimes, Frank Castle (Dolph Lundgren) toma a dianteira e passa a investigar o caso. Castle é um ex-policial que está em busca de vingança desde que sua esposa e filho foram assassinados, tendo a partir de então se dedicado a combater o crime nas ruas usando muitas armas. Quando Castle acredita estar com a organização quase destruída, ele passa a enfrentar um novo grupo criminoso, que pretende ocupar o lugar vago.

O Justiceiro (The Punisher), EUA 
Data de Lançamento: 5 de Outubro de 1989
Direção: Mark Goldblatt
Roteiro: Boaz Yakin
Elenco: Dolph Lundgren, Louis Gossett Jr., Jeroen Krabbé, Kim Miyori, Bryan Marshall, Nancy Everhard, Barry Otto, Brian Rooney, Zoshka Mizak, Kenji Yamaki

Duração: 89 min.

CURIOSIDADES:

  • Este filme em Portugal se chama: FÚRIA SILENCIOSA;
  • O Justiceiro de 1989 foi uma produção conjunta dos EUA com a Autrália;
  • O Custo total da produção foi de US$ 9.000.000,00 (Nove milhões de dólares);
  • "The Punisher" ainda é considerado por muitos como o melhor filme de Dolph Lundgren.
  • Ao todo, morrem 91 pessoas neste filme; 
  • Dolph Lundgren fez todas as suas cenas de luta e escreveu os seus monólogos no início e no fim do filme; 
  • Durante o flashback que mostra a morte da família, as filhas de Castle vestem pijamas do Homem-Aranha (uma clara referência ao fato do Justiceiro ter estreado nas páginas da Amazing spider Man nº 129/ Fevereiro de 1974); 
  • Apesar de ser um personagem da Marvel, Stan Lee não faz a sua habitual participação no filme, pois The Punisher foi criado por: Gerry Conway, John Romita, Ross Andru.


O Justiceiro é um dos personagens mais icônicos da Marvel, dá até pena em ver como ele foi mal aproveitado ao longo dos anos (até Jon Bernthal apresentar sua versão na NETFLIX!).


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Postar um comentário

0 Comentários