CrossFit: A Verdade


“Não é sobre enviar atletas para as competições, e sim sobre salvar vidas. Cada box de CrossFit existe como um barco salva-vidas contra um tsunami de doenças crônicas que está vindo em nossa direção.”


Greg Glassman, o criador do Crossfit

Em resposta à postagem 
publicada pelo Azarão




Inomináveis Saudações a todos vós, Realistas Leitores! 


Antes de mais nada, eu gostaria de dizer-lhes que este texto aqui não é um ataque pessoal ao Autor do texto ao qual o mesmo responde, o Azarão. Pensei muito na forma como publicaria esta resposta sem parecer um ataque a quem escreveu um texto que passa uma má impressão sobre o que na verdade é o CrossFit para quem não conhece o Esporte. Eu nunca sei quando o referido Autor está mesmo falando sério, zoando ou criticando negativamente algo por causa das diversas generalizações que já percebi em muitos dos textos dele. Por isso, refleti sobre a escrita de uma resposta referente ao supracitado texto como um meio de esclarecimento para quem ignora totalmente a verdade por trás do assunto. Deste modo, vou explicar um pouco da filosofia por trás desta modalidade a seguir. 


Greg Glassman e Lauren Jenai criaram o Esporte em 2000. Glassman é um ex-atleta que se formou, posteriormente, como instrutor físico e passou a desenvolver técnicas nada convencionais de exercícios que foram renegadas por muitos. A ideia central do que ele desenvolveu é a mesclagem de diversos movimentos oriundos de diversos Esportes de alto impacto. Uma miscelânea que trabalha o corpo como um todo, processo dinâmico que busca o objetivo de harmonia nestes princípios básicos para a manutenção igualmente harmônica da saúde física e da auto-estima como um todo consciente: Resistência cardio-respiratória, Resistência muscular, Força, Flexibilidade, Potência, Velocidade, Coordenação, Agilidade, Equilíbrio e Precisão.


A exigência de um ritmo acelerado nas sessões de CrossFit, que podem ser individuais ou coletivas, é uma premissa inseparável dos demais objetivos do mesmo. Objetivos estes que se mantém dentro das três formas de séries de exercícios dentro dele, cujas maiores informações vocês podem obter acessando este link: Entenda o que é o CrossFit, conheça sua história e como ele vem conquistando academias em todo o mundo!


E nada melhor para esclarecer mais pormenores da filosofia que envolve sua existência do que a palestra de um dos próprios criadores dele, que posto a seguir. 






E vocês lembram da parte do treinamento de Bruce Wayne (Ben Affleck) em Batman Vs Superman? Pois bem, aquela é uma das formas de exercícios inerentes ao Esporte. 




Quanto ao fato do texto do Azarão ter citado o Funk como música de fundo da sessão que ele descreveu no texto, somente tenho a dizer que isso não é uma regra em todas as academias e nem depende dos gostos pessoais dos participantes na maioria das vezes. Apesar das sofríveis e indigestas letras, o ritmo desse estilo musical é vibrante e casa-se perfeitamente com a proposta de um desenvolvimento de exercícios de altíssima precisão. Até mesmo A Cavalgada Das Valquírias de Richard Wagner ou um dos mais frenéticos Sambas-Enredo de Escolas de Samba como Viradouro e Mangueira podem ser utilizadas. 


Quanto às tendências sexuais dos participantes, o qual também foi citado no texto dele, só esclareço que isso é problema de cada um e não tem, necessariamente, nada a ver diretamente com a prática do Crossfit em suas bases. Homossexuais, Heterosexuais, Lésbicas e afins são praticantes do mesmo por igual, não havendo qualquer ideia de que o Esporte seja algo "gay" ou referente ao mesmo. É algo para todos que queiram se exercitar de um modo amplo, muito mais eficiente do que uma simples aula de Natação ou uma ou duas horas de Musculação. Algo que penso em praticar um dia e a todos recomendo. 


Feito este esclarecimento, agradeço as leituras de todos até aqui. 


Saudações Inomináveis a todos vós, Realistas Leitores!



💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀


Inomináveis Saudações, leitoras & leitores virtuais! 


Postar um comentário

0 Comentários