Buttigieg é moderado no inferno!


"Eu sei que alguns de vocês se perguntam: O que um prefeito de South Bend está fazendo tentando se eleger para o maior cargo do país?"

-Pete Buttigieg

Qual susto eu não tomei ao me deparar com "Adrilles crava: "Buttigieg será o candidato democrata". Bom, eu não sabia o que era um Adrilles, mas tomei um susto mesmo assim. Ok, Adrilles é o novo cara do "Morning show" que tem uma voz insuportável e argumentos que (pelo pouco que eu vi) condizem com a voz. Me lembrou do motivo de eu ter parado de assistir esse programa, depois que o outro rapaz saiu, não suportava mais quase ninguém do pessoal de lá. Enfim, do que se trata toda a confusão?


Afinal, quem diabos é Buttgieg e o que está acontecendo no partido democrata?
Charge do grande Thomas Nast, um dos maiores chargistas de todos os tempos (independentemente de concordâncias ideológicas, seu talento era inegável). Essa charge é um dos principais motivos para a adoção do Elefante como simbolo do partido republicano e do burro como simbolo do partido democrata.

"Os burocratas não compreendem que o operário tem o seu pensamento próprio, a sua experiência, a sua vontade e a sua política ativa ou passiva a respeito do partido."
-Leon Trotsky

Peter Buttgieg, ex-prefeito da cidade de South Bend e um dos candidatos a candidato (sim, exatamente o que você leu) do partido democrata em 2020. Ele ganhou certa atenção por ser um dos candidatos "mais moderados" nas primarias do partido (as aspas já serão explicadas).
 É claro, que moderado não significa exatamente centrista. Significa apenas que em um partido onde o mundo vai acabar em alguns anos, socialismo é a solução (lembrando que isso são os EUA e não o Brasil) e eu a pessoa mais branca das Américas é um índio, qualquer coisa normal é a mais pura moderação.
 Buttgieg no caso começou sua campanha jogando bem o jogo da moderação (eu mesmo pensei que ele era moderado no inicio). Ele foi ser entrevistado na Fox News (e criticado por isso), e se apresentava como cristão. É claro, ele não é o único cristão na corrida, o ex-vice presidente Biden, por exemplo, é católico (inclusive lhe negaram a comunhão ano passado, mas isso é assunto para outro dia) mas com Buttgieg é diferente pois a religiosidade dele eventualmente vinha a tona (Biden por outro lado, faz o máximo esforço para manter a religião um assunto privado), o que dava mais um ponto de convergência pessoal com os conservadores (embora ficasse claro que ele não fosse governar a partir da religião).
 Não tardou para que a máscara caísse. Logo vimos Buttgieg embarcar em toda a insanidade de seus colegas, apoiando as loucuras da galerinha mais extrema do partido. De repente, o cristianismo de Buttgieg não era mais algo com o qual os conservadores poderiam simpatizar em nível pessoal, pois ele fez questão de deixar claro que quem discordasse dele não era verdadeirament cristão. Palavras fortes vindas de um herege, caso você me pergunte.

Qual o ponto?
"Se a discussão é sobre elegibilidade, e sobre a habilidade de vencer, nós estamos no processo da primeira eleição de 2020. Isso é tudo que eu tenho a dizer."
- Pete Buttigieg

 O ponto, é que Butggieg não é moderado. Não ser tão radical quanto Bernie Sanders e Elizabeth Warren não faz de você um moderado. Moderados são o Biden e Klobuchar. Mas aqui no Brasil, vemos um suposto representante da direita orgulhosamente proclamando: "Buttgieg é um símbolo de moderação" (não é uma paráfrase). Agora eu entendo bem melhor o motivo da simples sugestão de que o "PSDB" não seja de direita (e repare que eu sequer estou o colocando na esquerda) é considerada absurda. 
 A verdade é que, Biden era o favorito para vencer as primarias até pouco tempo atrás. Mas ele começou a colapsar, a velhice do homem foi ficando cada vez mais evidente, ele foi ficando cada vez mais rude e os outros candidatos, percebendo a sua vantagem, começaram ao atacar sem dó (até Obama foi atingido no fogo cruzado). A queda do pobre Joe Biden despencou brutalmente, e não sabemos mais se ele pode se levantar.
 Sanders por outro lado, manteve seu voo. 

O que podemos concluir?

"Cada individuo julga corretamente o que conhece, sendo disso um bom juiz. Para que possa, portanto, julgar um assunto particular, é preciso que o individuo seja educado nesse sentido."
-Aristóteles

Das palavras do senhor Adrilles, podemos concluir muito. Buttgieg não é um moderado e qualquer um que acompanhou minimamente essas primarias pode perceber isso (ainda mais se for um suposto conservador). Mas Adrilles, se apenas levarmos em conta essa fala, acabou se mostrando mais um cancervador fanfarrão, desses que não raramente vemos hoje.
 Se separarmos os candidatos entre moderados e radicais, veremos que a ala radical do partido está em clara vantagem no momento. São 51 delegados para os radicais e 13 para os moderados. Claro que isso é só o começo, não é impossível nem seria muito surpreendente que a roda gire no decorrer dos meses. Mas esse é o quadro atual e o quadro atual mostra claramente uma vantagem dos radicais.
 Isso, é claro, não quer dizer que eles realmente são o desejo do povo americano. Vale lembrar que essas são as primarias do Partido Democrata e não as eleições gerais. Vale lembrar também que muito democratas vão votar em quem eles pensarem ser mais capaz de derrotar Donald Trump nas futuras eleições e o escolhido não necessariamente condiz com suas preferencias politicas. Tudo isso são argumentos validos, mas não é isso que diz Adrilles.
 Não, Adrilles tem uma tese prévia "O povo americano e os eleitores do Partido Democrata" querem um candidato moderado". Ele precisa dar argumentos que provem a sua tese, não apenas a possibilitem como os argumentos esboçados no parágrafo anterior. O cenário, no entanto, não é favorável a sua tese, então é mais fácil apenas colocar Buttgieg como moderado. Estando Buttgieg na vantagem, se ele for um moderado, a tese de Adrilles é válida. A "moderação" de Buttgieg não foi difícil de vender para o restante da bancada do programa. 
 Ou foi isso, ou nosso amigo realmente não entende muito do que está acontecendo nos Estados Unidos. Nesse caso, melhor seria ficar calado ou se contentar em dar palpites, deixando claro a sua falta de entendimento. Mas não foi isso que Adrilles fez, qualquer um que assista o vídeo pode atestar que ele falou como se estivesse completamente por dentro do assunto.
 Buttgieg moderado, estamos perdidos mesmo...

Ps:Acabei descobrindo que esse Adrilles participou do Big Brother. Tá tudo explicado.

Postar um comentário

0 Comentários