8 pontos positivos do subestimado O Incrível Hulk


Lançado dia 13 de junho de 2008, O Incrível Hulk é até hoje um dos filmes mais menosprezados e esquecidos da Marvel. Chegou nos cinemas pouco menos de dois meses após o aclamado Homem de Ferro, e foi o pontapé inicial para o surgimento do tão querido universo compartilhado. Conta com um elenco de peso, envolvendo nomes como Edward Norton, Liv Tyler, Tim Roth, William Hurt e até uma pequena participação de Lou Ferrigno, fisiculturista e ator que deu vida ao verdão nos anos 70 e 80.

Ao contrário de parte dos trabalhos da Marvel, o filme é sério e não se apoia tanto na comicidade como os que viriam a contar com o personagem no futuro. Foi o único a ser estrelado por Edward Norton e até hoje não se sabe a real razão dele ter deixado o personagem. Os maiores palpites são motivos financeiros e problemas com o ator (que já mostrou ser uma pessoa difícil) sobre qual direção o personagem deveria seguir. Devido a problemas contratuais com a Universal, o Hulk não teve mais produções individuais desde então. Em homenagem a subestimada obra, resolvi fazer uma lista registrando bons aspectos do filme, sejam envolvendo o verdão ou o universo em sua volta.

1 - Eficiente introdução à história do personagem

Em 2008, faziam apenas 5 anos que o Hulk de borracha de Ang Lee havia sido lançado. O filme não foi tão bem digerido pelo público, e o conceito de origem do Hulk ainda era muito recente pra ser repetido. Sendo assim, Louis Leterrier (diretor do filme) optou por mostrar a origem do personagem de forma rápida e objetiva durante os créditos iniciais: General Ross, Dra. Betty Ross e equipe realizam uma experiência em Dr. Banner que tem como objetivo tornar os seres humanos imunes à radiação gama. A experiência falha, a exposição à radiação faz Banner se transformar num gigante monstro verde e destruir todo o laboratório, ferindo pessoas no processo, incluindo Betty. A partir daí, Hulk e Banner são fugitivos do exército.

2 - Cena de perseguição ambientada no Brasil

Ainda no início do filme, vemos que Bruce Banner está foragido no Brasil, tentando viver uma vida relativamente normal. Tem um emprego comum numa fábrica de engarrafamentos, tenta aprender português e faz aulas de auto-controle respitarório/mental com um professor de jiu-jitsu. Bruce sofre um pequeno acidente em seu local de trabalho e seu sangue contamina o líquido de uma das garrafas, que eventualmente é ingerido por um idoso (representado pelo querido Stan Lee), o causando mal e levando Ross a rastreá-lo. Somos agraciados com uma cena de perseguição à lá 007 de Daniel Craig, com o personagem usando os macetes e o conhecimento em torno da área para se esconder e confundir os inimigos. A intenção inicial era ter gravado na Favela da Rocinha, mas devido a problemas para conseguir autorização, optaram pela Favela Tavares, usando imagens da Rocinha apenas em takes distantes.

3 - Determinação de Blonsky

Ironicamente, o antagonista de Hulk, inicialmente, é um homem de meia idade, baixinho, marrento e magrelo, magistralmente interpretado por Tim Roth (outro ator subestimado). Blonsky é um soldado russo que foi "emprestado" ao General Ross. Após o mesmo explicar como Banner se transforma no Hulk, Blonsky diz estar decidido a passar pelo mesmo processo, com o objetivo de derrotar o Gigante Esmeralda. Ele não teme o herói, quer ser superior à ele. Durante o filme ele é injetado com vários soros que lhe dão maior velocidade, agilidade, força e regeneração, e o vemos lentamente se transformar numa criatura abominável. A intensidade do ator em sua atuação é muito importante pra que sintamos um homem enlouquecendo e se deformando na busca pelo poder. Há uma cena no segundo ato onde o personagem fica frente-a-frente com o Hulk e opta por zombá-lo, levando o chute mais pesado do UCM como resposta.

4 - Química entre Bruce e Betty 

Liv Tyler foi uma excelente Betty Ross, seu papel foi além de um par amoroso para preencher espaço e sua química com Edward Norton é notável. A personagem culpa o pai (com razão) pelo que aconteceu ao atual ex-namorado e tenta seguir sua vida com um novo relacionamento, mas quando Banner retorna à cidade, ela deixa tudo de lado e passa a ajudá-lo como pode, tentando inclusive resgatar a relação. Em um dos embates entre o exército e Hulk, Betty é ferida e levada pelo herói até uma caverna num local desconhecido. Após acordar, eles passam por um momento singelo e percebemos que há resquícios de consciência no verdão, que pode não ser agressivo com quem ama. A cena parece ter vindo diretamente dos quadrinhos.

5 - Mr. Green e Mr. Blue em busca da cura
 

O lado atormentado de Banner foi muito bem explorado no filme. Ele quer se livrar de Hulk. Ele não é num herói, nem um vilão, nem um monstro, ele é um cientista. Tudo o que quer é voltar para sua vida normal, deixar de ser um fugitivo e poder se reaproximar de Betty. Mr. Blue é um biólogo que tem contato virtual com Banner (que usa o pseudônimo Mr. Green) e tenta ajudá-lo a encontrar uma cura para seu problema. É dito que consegue, mas seus planos são atrapalhados por Blonsky, que o obriga a injetar o sangue de Hulk nele, o levando a versão definitiva do Abominável. Nesse processo, o personagem tem contato com uma substância e o formato de sua cabeça começa a se deformar: ele viria a se transformar no Líder, que foi ignorado nos últimos 12 anos do UCM. É dito por Kevin Feige que ele ainda pode aparecer no futuro, resta saber se não é conversa pra boi dormir.

6 - Batalha final

Trabalho espetacular, ainda mais considerando a época em que foi feito. Em 2008, os recursos de CGI ainda eram limitados e criar uma batalha em Nova York entre dois monstros gigantes não era algo simples de ser feito. Sem contar que o orçamento investido na produção não se compara aos valores aplicados hoje. As cenas foram gravadas através da captura de movimentos, algo que exigiu esforço e treino por parte dos atores. A ambientação noturna, além de deixar o clima mais tenso e obscuro, ajudou a esconder alguns pequenos defeitos na renderização e a textura dos personagens ficaram bem feitas. O embate se torna ainda mais interessante por Abominável ter força física superior à de Hulk, obrigando o personagem a usar algo além de sua agressividade: a inteligência. É aqui que somos presenteados com a icônica frase do personagem: HULK SMASH!

7 - CGI de Hulk

Nessa época, piadas envolvendo o Eduardo Costa e jogadores de futebol europeu ainda eram inexistentes. Hulk era uma criatura grotesca, amedrontadora e agressiva, e seu visual refletia isso. Sua movimentação e as cenas de ação que o envolvem foram bem construídas. Veias saltadas, cara fechada e uma tonalidade mais escura e suja fizeram do personagem o terror do General Ross. Seu tamanho e porte físico também eram superiores ao do atual Hulk.

8 - Início de uma saga

Depois de Samuel L. Jackson aparecer na cena pós-créditos de Homem de Ferro, o público percebeu que deveria ficar atento à possíveis surpresas após os agradecimentos finais. Eis que Tony Stark simplesmente aparece no bar onde está General Ross e lhe conta sobre a iniciativa de montar um "time"... De forma sutil, alí começava o universo compartilhado da Marvel. Conseguem imaginar um Homem de Ferro 2 com participação do Dr. Banner? Sonhar não faz mal.

Desde então, Hulk apareceu em Vingadores, Vingadores: Era de Ultron, Thor: Ragnarok, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. Em todas ocasiões foi interpretado por Mark Ruffalo, que agradou alguns (como o próprio Edward Norton) e desagradou outros (como este que vos fala). O comportamento e a personalidade do personagem fugiram do que foi apresentado no primeiro filme e muitos questionam se a Marvel deu ao verdão o rumo que realmente merecia. Em breve teremos uma série de sua prima, Jennifer Walters, através do serviço de streaming Disney +, e é especulado que personagens abandonados no filme (como Betty, Abominável e o Líder) poderão ser resgatados para eventuais participações. Enquanto isso, o Gigante Esmeralda aguarda por justiça no universo cinematográfico.

Postar um comentário

0 Comentários