10 filmes e séries de 2019! (D JOKER)


Achei que valia a pena eu fazer minha lista, porque o que me interessou mais em 2019 quase não recebeu tanta atenção. Já a trindade (Parasita, Coringa e Bacurau) que mais foram comentados não me impactaram tanto assim, por mais que eu tenha gostado. Outros muito esperados por grandes diretores como Scorcese e Tarantino, foram duas decepções, mesmo tendo seus bons momentos. Eu não consegui colocar nem em décimo lugar, imagina em top 3, como vi em muitos lugares. Portanto, talvez vocês tenham curiosidade de ver o que eu curti no ano passado. Tentarei comentar brevemente.




- PRA PÚBLICOS MAIS ESPECÍFICOS

10-Kingdom (série Netflix)

Série coreana de zumbis muito bem produzida, bem atuada, com um roteiro instigante. Na real eu curti tudo, minha única crítica é o último episódio da primeira temporada ter acabado muito do nada, mas acho que isso é comum em séries.


9-Dois Papas (filme Netflix)

Super envolvente. Quero parar pra conferir o que é verdade e o que eles inventaram, mas é um filme sereno que faz pensar bastante, e os dois atores estão excelentes.


8-Nós (cinema)

Jordan Peele mostrando que veio para ficar. Muita gente compara com o "Corra!" que era realmente um filme mais redondinho, mas apesar das semelhanças, eles também têm muitas propostas diferentes. "Nós" foi mais megalomaníaco, com muitas características próprias e ousadas conseguiu ser uma experiência singular, se diferenciando da multidão com tranquilidade.


7-Graças a Deus (cinema)

Filme francês narrando sobre os extremamente recentes escândalos da igreja Católica com pedofilia. O sujeito no caso já chegou na casa da centena de abusos, em toda uma carreira disso. Em um filme que parece até mais longo que o normal de tanto conteúdo e narrativas de personagens diferentes, vemos as consequências em vários tipos de pessoas adultas após terem passado pelo abuso, os sintomas comportamentais que isso causou, a reação das famílias e etc. O chocante é que quando o filme havia sido lançado o padre pedófilo AINDA não tinha sido preso, mesmo havendo confessado verbalmente e por escrito seus estupros, continuava sendo encoberto! O filme foi então produzido como um protesto. Triste, mas real.


- TODO MUNDO TEM QUE VER!

6-A Mula (cinema)

Clint 'subestimado' Eastwood. Não só um cineasta que gosto muito, como está no top 3 dos meus favoritos. Com tanta coisa tediosa sendo prestigiada (você vai adivinhar sem muito esforço) esse filme excelente passou quase em branco. Protagonizado pelo próprio diretor, que se despede da carreira de ator, se trata de um caso real nos Estados Unidos de um senhor aposentado que entrou para o tráfico de drogas, estilo "Breaking Bad". É um filme bem completo, você dá risada, se emociona e fica admirado com momentos de beleza. Muitos dos melhores filmes que vejo são do velho casca grossa, esse ano gostei muito de "O caso de Richard Jewell" também, só não entrou porque vi em 2020.


5-O Professor e o Louco (cinema)

Mais um que achei subestimado. Todo mundo ficava debochando porque eu queria ver o filme sobre a origem do primeiro dicionário Oxford. Mas a ideia sempre me pareceu fascinante, imagina o trampo pra criar o primeiro dicionário da história! O filme não desapontou, é excelente e faz um resgate histórico ótimo, de uma história que poucos conhecem, onde um insano internado foi peça fundamental pra criação da importante linha de dicionários. Se o Oscar prestasse, Sean Penn estaria competindo tranquilamente na frente do Brad Pitt por ator coadjuvante, assim como o Willem Dafoe por "O Farol".


4-Chernobyl (série HBO)

Aquelas produções que me fazem ficar agradecido por ter assistido, já que adiciona conhecimentos importantes. Todo mundo já ouviu falar da desgraça de Chernobyl, mas a série entra em detalhes que deixam ainda mais claro pra nós como toda a Europa podia ter perecido se não fosse pela ação heroica dos cientistas da época. Ainda é chocante a hipocrisia do governo soviético fascista e a perseguição psicopata que a KGB fez contra os homens que foram, no final das contas, alguns dos maiores heróis da raça humana. As atuações ficaram brilhantes, então além de toda essa importância histórica ainda é maravilhoso ver os entrelaçamentos dos dramas dos personagens.


3-Lavanderia (filme Netflix)

Sempre bom ver um filme com o Gary Oldman, é meu ator preferido. A Meryl Streep está bem a vontade, como sempre, e também tem seus momentos de destaque. Eu já vi 3x, e olha que tenho feito cada vez menos isso com coisas que gosto, mas havia vários aspectos do filme que eu queria prestar atenção. Caso não tenha ouvido falar "Lavanderia" é sobre lavagem de dinheiro em níveis obscenos, ferrando com a vida de um monte de gente pra favorecer uma minoria de milionários. Na narrativa há um cinismo muito bem utilizado, debochando das hipocrisias dos envolvidos nesses esquemas. Suspeitava que podia ficar em primeiro lugar, mas esse ano teve muita coisa boa mesmo.


2-When They See Us (série Netflix)

Como os anteriores, mais uma produção que você sente que é importante e fica agradecido de ter assistido. Quando eu era adolescente acreditava que com o tempo as pessoas iriam evoluir e a troca natural de gerações levaria a menos preconceito. Eu nunca estive tão desesperançoso. A série é de uma tristeza sem fim mostrando jovens que foram vítimas de policiais racistas e puderam ter sua história contada (já que a maioria a gente nunca ouve falar). Eu vi logo depois de "Chernobyl", e tinha certeza que mais uma vez tinha me tornado uma pessoa diferente. A série foi tão importante que está sendo até adaptada para outros países, inclusive no Brasil. Você sente que fizeram o melhor uso possível do alcance da arte.



1-1917 (cinema)

Sam Mendes hoje.

Sam Mendes amanhã.

Sam Mendes pra sempre!

VIDA LONGA A SAM MENDEEEEEEEEEEEEEEES!!!!!
Esse filme não teve o fator dos que estão atrás dele: mostrar algo sobre a realidade que é realmente importante e pertinente. Ele conta uma história da Primeira Guerra Mundial. Mas a forma lindíssima que ele faz isso é o diferencial. É muito ousado, algumas das cenas mais incríveis que já vi estão aí. Já vi todos os filmes do Sam Mendes, apenas um me desapontou. Os outros eu não só gosto como fico impressionado da forma que ele utiliza os recursos do cinema. O povo todo há uns anos atrás tava babando ovo daquele ode ao tédio, Birdman, falando como era incrível fazer um filme inteiro sem cortar a câmera sobre coroas pedantes tendo discussões chatíssimas quase sem sair de um prédio. Aqui você tem um filme inteiro poucas vezes cortando a câmera (acho que duas), mas de uma forma que realmente parece impressionante! Eu me peguei várias vezes me perguntando "como deve ter sido fodido pra conseguir filmar isso?!". O tema com certeza não me atrai tanto quanto de alguns dos filmes anteriores da lista, mas sem dúvida é um dos melhores filmes que já vi, então não tinha como não deixar em primeiro lugar.



Menção honrosa

Essas são minhas recomendações, caso você não tenha visto alguns. Espero que tenham gostado, vlw.

P.S.: Hail Sam Mendes...

Postar um comentário

0 Comentários