O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus


<Texto da Tag “Escritor Convidado”, escrito na página: 

Sinopse: "O Doutor Parnassus, líder de um espetáculo artístico, tem um obscuro segredo: há muitos anos, ele trocou a alma de sua filha com o diabo. Agora o diabo voltou para cobrar o acordo, e Dr. Parnassus terá que coletar cinco almas para salvar a jovem."

O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus (2008)

Elenco principal:
Christopher Plummer - Dr. Parnassus
Tom Waits - Mr. Nick
Heath Ledger - Tony
Lily Cole - Valentina
Direção: Terry Gilliam

Dr. Parnassus vive há milhares de anos e foi um monge budista. Ele agora é um mestre de cerimônias de um decadente show com visuais e peças extravagantes. O pouco público que opta por assisti-lo atravessa um espelho mágico onde pode finalmente realizar todos seus desejos e fantasias, no final tendo de escolher entre o caminho da luz ou o das trevas.

No decorrer da vida, Parnassus fez muitas apostas com o Diabo, chegando inclusive a ganhar a imortalidade como prêmio. Um belo dia, após conhecer seu grande amor, o doutor faz um novo acordo com o Diabo, trocando a imortalidade pela juventude, sob uma condição: quando seu filho ou filha completasse 16 anos, sua alma se tornaria propriedade do Diabo.


Assim começamos. Após renegociar a filha como prêmio para quem seduzir 5 almas primeiro, um Dr. Parnassus cansado e atormentado faz seu show com sua gloriosa equipe: Valentina, a filha, Anton, fiel escudeiro e apaixonado pela filha do patrão, e Percy, o nobre ajudante.

Temos aqui o último filme estrelado por Heath Ledger, que interpreta Tony. O personagem aparece pela primeira vez no filme pendurado pelo pescoço em uma ponte de Londres. Não se sabe de onde veio, muito menos sua índole. Seria mais uma peça pregada pelo Diabo? Ele é resgatado pela equipe de Parnassus e logo passa a integrar a mesma, auxiliando nas apresentações artísticas com o seu maior dom: a lábia. Se em sua atuação anterior Ledger havia representado o Coringa (The Dark Knight), nesse filme representa o Enforcado, dois personagens carregados de forte simbolismo oculto e presentes no baralho de Tarot.


Pra quem não sabe, o ator faleceu durante as filmagens do filme, paralizando a produção por meses. A mesma retornou após Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell toparem integrar o elenco do filme, interpretando... O personagem de Ledger. Como eu disse, embora o mundo imaginário seja de Parnassus, o indivíduo é que vive seus sonhos. Você pode ver o que quiser, ser o que quiser e como quiser. Basta uma mulher idealizar seu homem perfeito para que Heath Ledger seja transformado em Johnny Depp. Basta uma jovem idealizar seu amante proibido para que Heath Ledger seja transformado em Colin Farrell. Se essa tivesse sido a ideia desde o princípio, o resultado não seria tão bom.


Mas o filme não deve ser resumido ao rótulo de "o último filme de Heath Ledger". Tudo funciona bem, visual, roteiro, atuações. Consegue ser fantasioso e obscuro ao mesmo tempo. Destaque para Andrew Garfield, que se sai muito bem interpretando alguém que vê a amada sendo lentamente seduzida por outro homem, e para Tom Waits, que personifica o Diabo de forma magistral. Uma curiosidade bacana é que o trio substituto, Depp, Law e Farrell, doou todo seu cachê para Matilda, a filha de Heath Ledger, que tinha apenas 3 anos quando o pai faleceu. O ator também recebe uma singela homenagem nos créditos do filme.

Infelizmente o filme deixou recentemente de integrar o catálogo da Netflix. De qualquer maneira, vale muito a pena ser visto. É divertido, empolgante, agoniante e louco. Espero que gostem.

Postar um comentário

0 Comentários