E se você estiver certo e eles errados?



<Texto da Tag “Escritor Convidado”, escrito por: A Doutora>

Eu publiquei originalmente este texto em novembro de 2017 num blog pessoal que já não existe mais. Já faz quase dois anos, e acho que a opinião expressa nele ainda vale, portanto, compartilharei com vocês. Espero que gostem.




Eu sempre gostei de escrever. Por muito tempo não pratiquei, nunca entendi muito bem o porquê, mesmo elaborando mil histórias na cabeça. Na escola, minhas atividades favoritas de português eram escrever redações. Certa vez, quando eu estava já no ensino médio, veio a atividade dos sonhos. Uma atividade proposta pelo livro do MEC que ia muito além de "o que vocês fizeram nas férias". Para mim, seria um desafio. Seria O Desafio. Teríamos que escrever uma história. Não uma redação, mas uma história. A proposta era que fosse algum tipo de conto policial. Havia um garoto rico que tinha sido sequestrado. A história teria que ter três personagens: Um policial de nome escroto que investigaria o caso, e os pais do garoto. Tinha até uma carta com recortes de jornal e revistas, como nos filmes. Poderíamos acrescentar quantos personagens quiséssemos, e desenvolver a trama a partir destes pontos.


Ávida leitora de Agatha Christie nessa época, senti que a tarefa caiu como uma luva para mim. Não me lembro de já ter feito algo com tamanha empolgação como escrever uma história sobre um garotinho rico sequestrado. Se isso era indício de alguma coisa, na época não percebi. Não lembro de detalhes sobre a história, apenas alguns pontos fundamentais e da sensação que tinha enquanto escrevia. Já tinha lido livros da Dama do Crime o suficiente (a essa altura muito mais que uma dezena deles) para saber que eu não poderia ser tão óbvia, então tentei pensar fora da caixinha - ou tanto quanto possível para uma pessoa do ensino médio que nunca tinha escrito algo como isso antes. Me lembro que não apelei para um sequestrador estranho querendo apenas dinheiro. Na minha história, o responsável era o próprio pai do garoto. Sua esposa queria o divórcio - mas não, não era um caso de vingança fútil. Não, meu vilão, na minha cabeça, era mais sofisticado. Ele tinha um plano. Ele próprio resolveria o caso de sequestro do seu filho, e o traria para casa, são e salvo, e sua esposa seria eternamente grata. Quem se divorciaria de um herói, afinal de contas? Spoiler: O plano, claro, foi frustrado pelo inteligente policial, nosso verdadeiro herói. Eu estava particularmente feliz com a história que entreguei para a professora Maria Cristina.

O problema foi que minha felicidade e empolgação não duraram muito. Conversei com muitos colegas sobre suas histórias, e todas iam na mesma direção, aquela que conscientemente escolhi não tomar: A do sequestrador desconhecido que só estava interessado no dinheiro. Eu sabia que esse era um caminho ruim e sem muita imaginação, mas todo mundo tinha ido por ele, e por alguma razão, me senti mal e até meio idiota por não ter ido também. Acho que é porque todos queremos pertencer a algum grupo, mesmo que isso sacrifique nossa individualidade. Hoje, mais de uma década mais velha e com distanciamento, sinto orgulho do que fiz. Tenho consciência de que não era uma grande história,e possivelmente era apenas um pouco menos clichê do que o sequestrador que queria dinheiro. Mas eu segui meu instinto, obedeci um impulso primário e saí do lugar-comum, ainda que não muito. Por vezes, me pego me imaginando voltando no tempo, para dizer para aquela adolescente de 14 anos para se orgulhar, pois ela tinha feito uma coisa boa. Para dizer "Ei, continue assim, e um dia você poderá ser muito boa nisso, não desista. Está tudo bem não pensar como a maioria." Mas isso é impossível. Não podemos voltar no tempo e transmitir mensagens otimistas. Mas o que podemos fazer é aprender com as nossas escolhas. O futuro não ensina nada ao passado, mas o inverso pode e deve acontecer. Então talvez esteja na hora de eu aprender com a garota que seguiu seu instinto. Quando crescemos,e como diria Monteiro Lobato, idiotamente tornarmo-nos adulto, aprendemos que seguir instinto é coisa de selvagem, formas de vida menos evoluídas que a nossa, e que agir por impulso é coisa de gente inconsequente que não pensa no futuro. O que nos diferencia dos demais animais? Somo racionais. Mas se tem uma coisa que a tragédia hamletiana nos ensina, é que pensar demais, racionalizar demais as coisas, pode ser tão prejudicial quanto um ato inconsequente. Talvez o que aquela pessoa de quatorze anos que era ávida por Agatha Christie tenha para me ensinar é que se seguirmos nossos instintos, podemos alcançar coisas maravilhosas. Não podemos mudar o passado e nem as travas que nos colocamos ao longo do nosso caminho, mas podemos definir nosso futuro, e nos libertar das amarras. Mesmo que isto signifique ir contra a maré. Mesmo que isso signifique ir contra o exército do padrãozinho.


Postar um comentário

0 Comentários