Meus 10 personagens favoritos de Quentin Tarantino


Faltando uma semana para a estreia de "Era Uma Vez em Hollywood", resolvi dar uma aquecida fazendo um top dos meus 10 personagens favoritos criados pelo cineasta mais cultzinho dessa porra. Acredito que vale a pena a listagem, o cara merece pontos pela sua originalidade. O próprio reconhece isso e comentou recentemente como, na época que vai sair o seu filme, é o único que não se trata de uma adaptação ou sequência! Santa falta de criatividade, Batman!


Levando em consideração 
- o bom resultado dos últimos filmes dele.
- o fato de ter sido aplaudido de pé por 6 minutos ao fim da apresentação do filme
-a presença de DiCaprio, Pitt, AL FUCKING PACINO e a Margot Robbie abusando de toda sua beleza, em contraste ao filme da Tonya...


...acredito que não vamos nos desapontar de alimentar expectativas. Já adianto que no título está dito que são meus personagens FAVORITOS. Então não considerei impacto cultural, se o maluco ganhou um Oscar, se tem um personagem pra cada filme... tô pouco me fodendo, a ideia da lista era pessoal mesmo. Inclusive, acho que vai ficar claro quais são meus filmes preferidos do cara, já que eu não ovaciono tanto os que costumam ser mais amados pela galera. Vamos lá, motherfucker!

YOU READ THE BIBLE?!


10-Bill

Como se não bastasse o estilo fodão de assassino frio, mas que mesmo assim parece sábio e certo do que faz, o Bill ainda me vem com um discurso de vilão no fim do filme explicando sua filosofia usando analogias com super-heróis e suas identidades secretas! Não tinha como eu não gostar dele. Na época referências a super-heróis eram beeeeeeeeeeeeeeeeem inesperadas fora do meio deles, hehe. Da primeira vez que assisti eu quase não acreditava no que tava vendo.


9-Doutor Schultz

Um dos personagens onde o Tarantino mostrou saber juntas vários elementos interessantes que acabam tornando o personagem cativante, mesmo que você não necessariamente chegue a conhecer todos os detalhes da história dele profundamente. Schultz é o dentista que vive matando foras-da-lei pra conseguir recompensas. Mas o legal mesmo é o lado mais moralista dele e a forma que algumas coisas o incomodam conforme vê o jeito que os escravos são tratados. Faz um contraste no filme, e seu papel de amigo e mentor do Django ficou bem natural, não tem altas frases forçadas.


8-Stephen

Também é interessante. Um escravo que odeia PROFUNDAMENTE os outros negros, chegando a se deliciar conforme explica como um deles vai ser torturado. O ator Samuel L. Jackson fugiu do que costuma fazer em seus papeis de ação e comédia e fez um velho todo travado e cheio de tiques, puxando saco de seu senhor maluco. Pra mim ele merecia o Oscar mais do que o Waltz, achei o personagem bem mais interessante, assim como a atuação. O bicho é muito desprezível, que raio de pessoa diz "Jesus, me deixa matar esse preto!"?


7-Tenente Aldo Raine

A cara que ele tá fazendo na foto acima é a que mantém o filme todo. É bem caricato, mas é divertido. Não consigo ver ele sem lembrar na minha cabeça da frase "We kill nazis". Uma das ideias do Tarantino no filme era variar um pouco da forma que sempre vemos os judeus sofrendo nas mãos dos nazistas nos filmes e aqui ele queria fazer o contrário. Quentin era o cara certo pra cuidar disso, visto o sadismo pelo qual é famoso. Raine tem a marca de uma forca no seu pescoço e parece sempre seguro conforme lidera seu grupo chamado justamente de "BASTARDOS INGLÓRIOS" para arrancar escalpos dos nazistas.


6-Major Marquis Warren

Esse é o show do Samuel L. Jackson. Todos trabalham muito bem nesse filme, mas o personagem Warren parece ter sido a oportunidade do ator e seu velho parceiro Tarantino extrapolarem no tipo de personagem sádico e filho da puta que eles vinham há décadas trabalhando tão bem. Aqui Jackson teve bastante espaço pra chamar a atenção. Sagaz "major" que se encontra na situação perfeita pra nos mostrar toda sua malícia e ceticismo. Ah sim, a cena que mais me deixou horrorizado na filmografia do Tarantino foi estrelada por ele, posto bem competido. Cheguei até a reproduzir a cena parcialmente quando fazia parte do grupo de teatro (tendo a me apegar com entretenimentos que me chocam...).


5-Beatrix Kiddo

O filme do Kill Bill em si me cansa bastante. Mas deixo a Beatriz pelas cenas mucho loucas de luta que ela protagoniza. Como outros personagens feitos pelo roteirista, ela é meio caricata, mas serve pra se encaixar na proposta do filme, que é alcançar os extremos do gênero. As lutas e cenas de dificuldade extrema que ela protagoniza a tornam responsável por muitas sequências divertidíssimas. Isso foi uns 15 anos antes da Capitã Marvel... Lembro que eu era criança e as pessoas eram completamente malucas por esse filme. Meus amigos reproduziam as cenas nas aulas de Educação Física tanto quanto as de Star Wars, Homem-Aranha e Batman. Mas os pós-modernos tavam zzzzzzzzz.... nanando, não conheciam cinema ainda. Fazer o quê? Não consideram a Kiddo como heroína mulher do cinema (isso porque foram dois filmes).


4-Jules Winnfield

Criminoso barra pesada, de repente sobrevive sem uma boa explicação e se sente convertido a acreditar em um significado maior do universo, querendo se redimir e largar dessa vida. Tenho minhas dúvidas se haveria a possibilidade desse personagem ser tão divertido se não fosse vivido pelo Samuel L. Jackson...


3-Shosanna Dreyfus

Mais uma personagem que não é muito aprofundada com momentos de introversão, mas o contexto em que ela é colocada é tão bom que nem precisa disso! A Shosanna teve a família fuzilada por nazistas bem na sua frente, vivendo na França em período de invasão pelos alemães. A coitada de repente se vê rodeada de nazistas, inclusive o próprio Joseph Goebbels! O Ministro da Propaganda do Hitler. Descobre então que vai ser obrigada a sediar o seu próprio cinema para uma sessão onde estarão todos os nazistas, até o próprio fuhrer! Mesmo sem falar muito, só as expressões que ela faz de tensão nessas situações já são fodidas. Você não consegue deixar de se imaginar nessa situação, o como estaria rodeado daquelas pessoas, tentando manter a compostura. Ah sim, o Tarantino caprichou bastante pra ferrar com a coitada, pra melhorar ainda tem um mauricinho nazista que insiste em ficar flertando com ela.


A muié ainda se veste pra sua vingança enquanto toca uma das melhores músicas do David Bowie... Chega a ser covardia competir com os outros personagens.

Au revoir, Shosanna!


2-Django

De forma similar com a Shosanna, o Django também é um personagem que não fala tanto (se tratando de um filme do Tarantino, é claro, e não de um filme normal. Tem personagens que não calam a boca nunca), porém se encontra em contextos que são cativantes por conta própria conforme ele reage às condições presentes. É um escravo que por grande coincidência é libertado por um cara que, pra enorme sorte dele, é contra a escravidão, então não quer usá-lo. Django então sai em busca de sua amada esposa!

Eu peguei mó carinho pela parceria dos dois. Gosto de filmes que tratam de amizades.
Lembro que quando fiz análise desse filme na época eu descrevi o protagonista como um Charlie Chaplin violento, e continuo satisfeito com essa definição. Muitas vezes ele fica observando os acontecimentos, não fala tanto assim, mas de repente tá metendo bala em todo mundo, explodindo e chicoteando. Um excelente protagonista. Tá rolando uns boatos que vai virar filme o crossover dele com o Zorro. Se for caprichado valeria a pena ver uma trilogia do cowboy. Ah sim, o filme é de 2012, mas os pós-modernos não reconheceram como um filme com protagonista negro porque tavam zzzzzzz.... Não iam pro cinema nessa época ainda, ficavam só em casa sem acesso com o mundo exterior.


1-Coronel Hans Landa

Esse cara me lembra o Coringa. Ele é inegavelmente mal (porra, nazista), mal pra caramba. Não é um bagulho meio relativo como o Wolverine, o Ozymandias ou o Jack Sparrow. Ele mata criancinha. Mas a criatura faz umas situações tão tensas, e ao mesmo tempo é tão engraçado que você acaba gostando dele, é inevitável. O cara ganhou um Oscar merecidíssimo, virei tão fã dele por esse filme que comecei a assistir alguns filmes só porque ele estava no meio, mesmo sem me interessar tanto pelo tema. Mais um casamento perfeito do Tarantino com o ator para fazer personagens únicos em contextos que são minimamente realistas (não tem e.t. vai... por enquanto) mas são surreais de tão absurdos! E aí? Ansioso pra assistir o novo filme? Comente sua opinião aí para nós, motherfucker.

Postar um comentário

0 Comentários