Uma incrível história sobre Bobby Fischer



[Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito pelo GM Rafael Leitão, o texto é um dos vários que chegam dele semanalmente no e-mail, que podem ser assinados gratuitamente em seu site: https://rafaelleitao.com/]

Uma das histórias mais incríveis da genialidade de Bobby Fischer eu ouvi do meu grande amigo HermanClaudius Van Riemsdijk. É tão incrível que você pode não acreditar.

Herman é um forte Mestre Internacional e um dos grandes jogadores da história do Brasil. Durante 20 anos ele escreveu uma coluna no Estadão e tem a maior biblioteca de xadrez do Brasil (talvez da América do Sul?). Conheço ele desde o meu primeiro torneio em São Paulo, que joguei em 1987.


Um aviso: uma história, quando nos é contada, muitas vezes acaba ganhando uma realidade própria em nossa imaginação. Eu não garanto que ela tenha sido narrada exatamente do jeito que descreverei abaixo. Mas é assim que eu me lembro dela.


Na minha memória o Herman, em 1970, avistou o Fischer nas escadarias do Clube de Xadrez de Buenos Aires. Emocionado, correu para tentar trocar algumas palavras com o já lendário americano.

“Bobby, sou um admirador seu”, disse Herman. “Qual o seu nome”? Perguntou Fischer. A grande surpresa veio com as palavras de Bobby depois de saber com que estava falando.

“Eu conheço suas partidas. Aliás, acompanhei um match que você jogou recentemente. Mas acho que você poderia ter arrematado melhor em uma das partidas” (e começou a sugerir variantes).

Sim, Fischer não só tinha visto as partidas do nosso MI - ele também as havia analisado.

Detalhe: salvo engano, o match era pelo título de Campeão do Clube de Xadrez São Paulo (ou algo semelhante - não me lembro contra quem).



Algumas conclusões:

1- Sim, o Fischer era um gênio. E tinha uma memória fora do comum;

2- Por incrível que possa parecer, ele era humilde. E sabia que podia aprender também vendo partidas de jogadores que não estavam na elite;


3- Ele amava xadrez e podia passar horas vendo partidas.


Essa última conclusão é a mais importante. Se você quer melhorar, em qualquer nível, você tem que amar o jogo e ver muitas partidas completas, sempre procurando treinar sua tomada de decisão.

Quer conhecer melhor as partidas do Fischer e treinar sua tomada de decisão com centenas de horas de aulas e participar dos treinos ao vivo? Então entre para o time de assinantes da Academia.

Postar um comentário

0 Comentários