Killmonger é um dos piores vilões do MCU

Tá precisando ir no dermatologista 

 Eu sei, o título é exagerado (Clickbate se preferir). Dizer que o cara é um dos piores vilões de um série de filmes cuja maioria dos antagonistas possuem motivações tão complexas quanto o Cérebro do Pink e cérebro, não é de forma alguma ser completamente honesto se levarmos em conta o personagem em si. No entanto, minhas críticas ao vilão vão além dele.
 Mas qual a razão de fazer um post reclamando de um vilão que nem é tao ruim, em um filme do ano passado (foi ano passado? Nem sei mais)? Porque tem algo que vem me incomodando desde que eu vi o filme, e que me incomoda cada vez mais. Então vamos logo ao(s) ponto(s):

 Contexto 


 O filme do Pantera Negra gerou mais polêmica do que deveria. Claro que podemos culpar a minoria racista que realmente se irritou com a ideia de um Super herói negro em um filme (e estou certo de que houve esse tipo de ataque ao filme, embora eu pessoalmente não tenha os vistos) ou alguns "anti-SJW" que viram o filme como forçação de diversidade (mesmo o Pantera Negra sendo um herói antigo e relativamente popular da Marvel) mas vamos ser honestos, as polêmicas foram causadas pela "militância negra". Certo, você pode dizer que foi uma minoria maluca e que não representa o movimento como um todo, e que nem sequer foram endossados pelo "grosso" do movimento. Ok, justo. Mas ainda assim foi essa minoria que gerou toda essa polêmica.
 A "treta" toda veio de alguns indivíduos que começaram a falar que brancos não deveriam ir ver o filme, que o filme não era para eles e tudo mais. Teve também a óbvia tentativa de tentar fazer com que o Pantera Negra se tornasse parte de um movimento político e representasse uma quebra na industria racista de heróis com o primeiro super-herói negro, algo que claramente não procedia (Blade?).
 Tudo isso levou muitos a ficarem receosos quanto ao filme. Para a maior parte dos conservadores, o filme seria uma propaganda esquerdista insuportável, travestida de filme da Marvel. Mas eu não pensei isso. Sempre gostei muito do Pantera Negra (ele é na verdade um dos meus favoritos da Marvel) e me parecia que todas essas questões eram mais coisa de militonto do que algo que seria visto no filme. Para mim ia ter o Klaw como vilão, provavelmente faria um paralelo com o racismo e no máximo uma pequena piadinha com o Trump ou algo assim. E por um tempo, o filme até que foi mais ou menos assim... até que não foi. Então vamos aos meus problemas com o Killmonger:

Ele estragou o filme

Até tem cara de esquerdista

 Pronto, falei. Na minha opinião, a primeira metade do Pantera Negra é um dos melhores filmes da Marvel, melhor até que o primeiro Vingadores (que é um dos meus favoritos). O filme conseguiu rapidamente (ok, teve uma ajudinha do Guerra civil) criar todo um novo universo dentro da Marvel, apresentou personagens carismáticos e trouxe algo novo para os filmes da Marvel (a cena em que a irmã dele atropela um bandido e ele manda deixar para lá deve ser uma das partes mais subestimados entre os filmes da Marvel) tudo isso dentro de uma trama relativamente simples mas funcional e divertida. Diabos, o Klaw estava sendo fácil um dos melhores vilões do MCU (top 10 com certeza). Então, veio o plot twist.
 Quando o Killmonger assumiu o papel de vilão principal, a minha primeira reação foi de receio por conta da perda de um bom vilão em prol de um outro que tinha se mostrado meio irritante durante o percurso do filme. Mas a esperança não havia sido perdida, a cena em que ele mata a namoradinha havia o feito subir um pouco no meu conceito (embora fosse uma cena previsível foi boa) e já era esperado que matassem o klaw para o colocarem de cgi no futuro. No entanto minha esperança não durou muito e já explico o motivo:

Ele quebra a lógica do filme

 Honestamente, não vi quase ninguém falando sobre isso depois do filme, sendo que era algo que obviamente teria recebido duras criticas se acontecesse no filme do Aquaman por exemplo (não culpo necessariamente o politicamente correto não, acho que é bem mais uma questão do pessoal estar tão empolgado com a Marvel que ignora qualquer defeito). O filme para de fazer sentido uma vez que o Killmonger assume o papel de vilão principal.
 Nós passamos o filme inteiro acreditando que o T'Challa era o guerreiro mais habilidoso de Wakanda e muito acima da maior parte dos combatentes do mundo. De repente me aparece Killmonger e derrota ele com relativa facilidade porque lutou em guerras (usando armas de fogo)? Mas tudo bem, talvez você ache que o treinamento militar do Killmonger foi o bastante para justificar sua vitória, ou  que o T'Challa perdeu porque estava se segurando para não matar o adversário. Ok, próximo ponto então.
 Nós somos levados a acreditar que o povo de Wakanda possui um forte respeito pela tradição, foi inclusive esse respeito que os levou a aceitar um cara que viveu a vida inteira no exterior, e não apresenta traços de respeito a cultura deles, como rei (lembrando que era uma sociedade fechada). Ai do nada, esse rei que teoricamente só foi aceito por conta da tradição diz "Fodasse a tradição" e começa a quebrar todas as tradições e... ninguém faz nada. Ele até mata uma mulher e ninguém faz nada! Ninguém derruba o cara do poder (e eles podiam fazer isso fácil, Killmonger não tinha poderes). Eles ignoram a tradição porque... porque sim!

Ele acaba com os outros personagens

 E com isso eu não quero dizer que ele come eles na porrada e faz eles beijarem a lona. Quero dizer que ele destrói os outros personagens. Tudo o que foi estabelecido em relação aos outros é jogado no lixo por causa dele. Aquele namorado da Ayo (não lembro o nome do cara) foi apresentado como um nacionalista que defendia o isolamento de Wakanda. Ae vem o Killmonger e... ele quer que Wakanda entre em uma guerra com metade do mundo para fazer uma revolução... porque sim.
 E pior ainda, o TChalla (sabe, o personagem principal) abandona a visão de mundo que tinha (e que o pai dele tinha também, pai este que ele passou o filme anterior inteiro tentando vingar,) por causa de uns discursos genéricos? E pior, ele muda toda a postura dele por nada, antes no filme ele estava disposto a matar o Klaw, um traficante homicida, sem nem pensar duas vezes. No final do filme, ele quer curar o Killmonger, um homicida que começou uma guerra civil no país e tentou usar a força militar de Wakanda para causar um genocídio, porque... porque sim!

As pessoas acham que ele está certo!

Tô muito triste...

 Esse é provavelmente o motivo principal para a facção desse texto. Eu sai do cinema e tinha gente defendendo o Killmonger. E depois eu olhei pela internet e tinha gente defendendo o Killmonger sabe, o cara que queria causar um genocídio?
 As justificativas eram das mais variadas. "Ele está certo, só é o vilão porque é extremo em suas ações". Que? O objetivo dele é matar todos os brancos. Ele não acredita em um mundo unido sem preconceito, ele acredita em um mundo só de negros! É óbvio que ele está errado, assim como um personagem branco que quisesse matar todos os negros estaria errado. "Não é a mesma coisa", mesmo assumindo que não é a mesma coisa, acho muito difícil criar um argumento para ele estar certo. Não tem como, o objetivo dele é "nós contra eles", da pior forma possível. Ele não está errado apenas em suas ações extremistas, ele está errado em tudo.

Isso sim é vilão

 Eu não sei se as pessoas ainda lembram (até porque tudo da Marvel fora do MCU parece estar sendo esquecido) mas antigamente tinha um personagem chamado "Magneto" (ele até vai estar em um novo filme, quem diria...). Esse tal de "Magneto" era tipo um Killmonger mais racional. Suas falas eram mais inspiradoras, seus discursos faziam mais sentido e ele fazia parte de um mundo que ainda não aceitava sua raça (até mesmo o governo propunha medidas de perseguição). Esse Magneto era que nem o Killmonger, queria matar geral, fazer a limpa, acreditava na superioridade de sua raça (no caso dele, sua raça era composta por gente que soltava raio pelo olho e coisas do tipo, então até daria para argumentar que era mesmo superior em certos aspectos). Mas sabe qual era o curioso em relação ao Magneto? Todo mundo sabia que ele estava errado.
 Claro, podíamos até entender a ideologia dele até certo ponto. Podíamos até nos sentir inclinados a concordar com ele em momentos específicos. Mas no final do dia, todos nós sabíamos que Magneto era um vilão. Era um vilão extremamente complexo e legal mas era um vilão. Ele não "estava certo mas agia errado", ele estava errado. Ele era meu personagem favorito dessa franquia chamada X-men (e não é que vão ter filme mesmo? Infelizmente não é dos estúdios Marvel, então nem precisa ver, não afeta em nada no próximo Vingadores) mas eu sabia que ele não estava certo. Ele estava errado.

Conclusão

Adoro colocar legenda nas imagens, tá virando vicio já

 Não é que eu odeie o Killmonger e não veja nele elementos positivos. Na verdade posso citar uma série de elementos positivos:

- O ator manda muito bem
- Aquela cena em que ele vê o pai novamente é foda pra caralho
- A última frase dele é uma das melhores no filme (se considerarmos que a última impressão é a que fica, talvez esta seja uma das principais razões para o apreço que o pessoal tem pelo personagem)
- Ele tinha muito potencial 

 Talvez o último ponto seja outro fator que me incomoda. Ele tinha muito potencial. As cenas que eu citei por exemplo, mostram um grande personagem perdido. Poderiam ter explorado mais a mescla da visão racista (e é racista) dele com o militarismo aprendido no exército. Ou até mesmo não colocar ele com essa visão, mas como um cara com um posicionamento mais tragável (talvez querendo usar o poderio Wakanda para forçar outros países a seguirem seus valores). Poderiam ter colocado uma cena em que ele é perseguido por racistas quando mais novo, ou sofrido racismo no exército, ou melhor ainda, visto um crime grave de racismo cometido contra outra pessoa (assim lhe dando um motivo mais pessoal para seus pensamentos). Ou o mais importante: Não fazer o resto do filme se curvar a ele!
 Para finalizar, ressalto que a culpa pela identificação do Killmonger como alguém que "está certo" não é do público em si. A culpa é dos roteiristas mesmo que fazem todo mundo concordar em partes com ele em um momento ou outro. É isso, o cara estragou o que poderia ter sido um dos melhores filmes da Marvel (e que acabou sendo metade Vingadores e metade Thor 2) e não estava certo.
Flw

Uh, cuidado, ele está pronto para adentrar em combates terríveis...

Postar um comentário

1 Comentários