Como ganhei 200 pontos de rating em 3 anos



[Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito pelo GM Rafael Leitão, o texto é um dos vários que chegam dele semanalmente no e-mail, que podem ser assinados gratuitamente em seu site: https://rafaelleitao.com/]

Durante o aprendizado de um enxadrista inevitavelmente surgem aqueles momentos em que o progresso parece impossível. Parece que por mais que você estude, nada é suficiente para melhorar seus resultados. Eu já passei por isso muitas vezes durante a minha carreira - talvez você também.
No começo, sinceramente, não é tão difícil progredir. O caminho para os estudos é muito claro. O principal é treinar finais, tática e ver muitas partidas. Mas depois que você passa do básico, o bicho começa a pegar.
Eu já disse muitas vezes que tive sorte na minha trajetória. Contei com a ajuda dos meus treinadores.



No começo foi o meu pai. Depois foi o Pelikian. Dos 13 aos 15 anos fiquei “travado” em um rating que variava de 2300 a 2360. Dos 15 aos 18 eu me tornei bicampeão mundial, passei de 2500 e consegui meu sonhado título de grande mestre.
O que eu fiz para “destravar” e finalmente dar o salto final ao título de GM? Paciência, disciplina e o contato com um enxadrista muito mais forte do que eu: o GM Gilberto Milos.
Quando você tem contato com um enxadrista mais forte você intuitivamente começa a entender a diferença entre o jogo dele e o seu: por onde ele começa o cálculo, como avalia posições, como organiza as ideias, como faz planos etc. E foi isso que aconteceu. Eu tinha muita vontade de aprender e o Milos foi o guia que eu precisava.

Eu tive uma chance única de ter um contato com um GM no momento crítico da minha carreira. A realidade é que poucas pessoas têm essa chance. Mas agora é possível.
Um dos objetivos da Academia sempre foi disponibilizar uma quantidade de aulas tão grande que permitisse ao aluno entender como eu penso (e também os outros professores da Academia). Como preparo minhas aberturas, como calculo, como avalio posições, como faço planos. E também como aprendo com meus incontáveis erros.
É hora de “passar o bastão” e ajudar na formação de outros enxadristas. Por isso eu disponibilizo um arquivo de mais de 800 horas de aulas e 14 horas de aulas ao vivo todos os meses.
Não é preciso ter 2300 para começar. Se você já passou do nível de iniciante o caminho para o progresso não é mais tão difícil.

Postar um comentário

0 Comentários