Stretch Armstrong e os Flex Fighters (2017)



[Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito POR: King, publicado originalmente em: https://disqus.com/home/discussion/channel-familiamarvel/dica_de_animacao_stretch_armstrong_e_os_flex_fighters_2017/]


“Stretch Armstrong e os Flex Fighters” é uma animação produzida pela Hasbro Studios, tendo estreado em novembro de 2017 como uma série original da Netflix. Possui duas temporadas até o momento, com um total de 23 episódios, mais um episódio especial interativo (algo no estilo de Black Mirror Bandersnatch). Como não poderia deixar de ser, a animação é baseada em uma linha de brinquedos de mesmo nome, de propriedade da Hasbro, mas foi totalmente repaginada nesta versão:



Na trama, Jake, Ricardo e Nathan eram três adolescentes que praticavam Parkour pela cidade quando acidentalmente caem dentro de um laboratório secreto e acabam sendo expostos ao Flexarium, uma substância experimental que pode ser flexível como a borracha ou resistente como o aço. O incidente acaba concedendo-lhes superpoderes relacionados à maleabilidade do material, e, depois do susto inicial, eles decidem usar essas habilidades para proteger sua cidade do crime, sob o codinome de Flex Fighters.


Nisso, o rico e genial empresário Jonathan Rook, ao ver o potencial latente nos garotos, decide recrutá-los para serem os super-heróis oficiais da sua companhia, a Rook Unlimited, uma gigante no ramo da tecnologia que basicamente transformou a cidade num paraíso futurista graças às suas inovações. Rook fornece trajes especiais e novas identidades ao trio, bem como os coloca sob treinamento de seu chefe de segurança, o severo Malcolm Kane, para aperfeiçoar suas capacidades.


E isso não poderia vir em melhor hora: diversos supervilões vêm surgindo na cidade, utilizando variantes do Flexarium para cometer crimes. Entre os mais recorrentes, estão o Monstro Stretch, uma criatura meio humana, meio peixe, com poderes similares aos Flex Fighters; Blindstrike, um habilidoso ninja (pleonasmo?) que utiliza armas baseadas em Flexarium para praticar sabotagem industrial; e a misteriosa Dra. C, uma cientista que já trabalhou com Rook no passado e agora procura arruinar sua empresa.


Os roteiros da série são coordenados por Victor Cook, Chris “Doc” Wyatt e Kevin Burke, com direção de arte de Joey Mason, nomes que me motivaram a assistir a série, por também estarem envolvidos em produções aclamadas como Scooby-Doo Mistério S/A, Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra e O Espetacular Homem-Aranha. Aliás, este último é o que mais se aproxima de Stretch Armstrong, inclusive por compartilharem esse conceito de jovens super-heróis equilibrando suas vidas escolares e familiares com suas identidades secretas, e toda a responsabilidade que isso traz consigo.

No início, tudo parece mais simples, com o trio principal enfrentando os “vilões da semana”, enquanto vão se acostumando com seus recém-adquiridos poderes e suas próprias personalidades fortes. Jake/Stretch é o mais responsável e “certinho”, enquanto Ricardo/Omni-Mass age de forma despreocupada e até meio imatura. O tímido Nathan/Wingspan acaba sendo o meio-termo, e precisa colocar os dois nos eixos para focarem nos reais problemas. Com o tempo, vemos os três evoluírem e se tornarem amigos e combatentes do crime cada vez melhores, e a própria narrativa da série vai acompanhando essa evolução, ficando mais complexa e ventilando diversos mistérios para serem resolvidos.

O tom da série é algo bem aventuresco, com leves pitadas de humor - geralmente vindas dos comentários sarcásticos dos garotos -, drama escolar e momentos mais sérios. A narrativa é conduzida de forma dinâmica, sem enrolações, mas dedica o tempo necessário para desenvolver seus personagens (embora certos membros do elenco de apoio, como o pai de Jake e alguns colegas de escola do trio poderiam ter recebido mais atenção). Devo destacar também a importância dada à identidade secreta dos heróis e como as consequências de seus atos refletem na vida da cidade e daqueles ao seu redor.

A animação tem um traço simples e até infantil, mas acaba sendo muito bem utilizada nas cenas de ação, onde os heróis esbanjam criatividade no uso de seus poderes, os quais podem não ser tão maleáveis quanto um Homem-Borracha da DC, ou um Sr. Fantástico da Marvel, mas têm diversas aplicações interessantes. A trilha sonora é OK, nada muito marcante. Quanto à tradução e dublagem, pode assistir à versão brasileira sem medo, pois está bem realizada – a entrega de alguns dubladores poderia ser mais inspirada, mas no geral é competente.


Em suma, Stretch Armstrong e os Flex Fighters é uma animação de destaque, que merecia bem mais reconhecimento do grande público, pois não vejo quase ninguém falando dela - talvez sofra um certo preconceito por ser baseada em uma linha de brinquedos, além do traço simplificado. Eu diria que é como um sucessor espiritual de O Espetacular Homem-Aranha, sendo tranquilo afirmar que quem gostava desta série irá se sentir em casa aqui. É o tipo de desenho de ação com bons roteiros e animação de qualidade que está rareando cada vez mais nos tempos atuais.

Já conhecia a série? Se sim, o que acha dela? Pretende conferir? Deixe seus comentários logo abaixo e se gostou, recomende a discussão para ajudar na divulgação do canal. Obrigado pela atenção!