Qual o limite para Magnus Carlsen?



Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito pelo GM Rafael Leitão, o texto é um dos vários que chegam dele semanalmente no e-mail, que podem ser assinados gratuitamente em seu site: https://rafaelleitao.com/]

Se Magnus Carlsen parasse de jogar xadrez hoje, em qual posição você o colocaria entre os melhores de todos os tempos?


E antes que alguém venha com a conversa de que fazer essa comparação é um exercício inútil, que épocas não podem ser comparadas etc: vamos deixar de mau humor e tenhamos um pouco de imaginação. Exercícios inúteis podem ser divertidos.

Quando fiz minha polêmica lista de melhores de todos os tempos eu o coloquei em quinto, com a ressalva que poderia subir na lista. E eu acho que já subiu. Só vejo Fischer e Kasparov como candidatos contra ele. E isso também já é discutível.

Ele já foi campeão mundial em todas as modalidades. Número 1 do mundo em todas as listas de rating. E acaba de ganhar um torneio com dois pontos de vantagem para o segundo.


Mesmo com os dias de apreensão e felicidade com a chegada do futuro GM Victor Leitão, não pude deixar de assistir as partidas memoráveis que Carlsen jogou no Azerbaijão. O que Magnus demonstrou nos últimos dias foi próximo da perfeição. Se mantiver esse nível de jogo ele passa de 2900. Se, se…

 
Que fique bem claro: quando Caruana fez o famoso 7 em 7 na Sinquefield Cup há uns 5 anos eu achei que ele seria o próximo Campeão Mundial. Pode me chamar de pé frio, vira-casaca, agourento, exagerado. Mas eu gosto mesmo é de xadrez bem jogado.

Sempre que vejo essas partidas online eu utilizo um método que recomendo aos alunos da Academia e que melhoram a sua tomada de decisão. Você pode saber mais sobre esse método assinando a Academia.