O perigo da Nostalgia e a dificuldade de aceitar o diferente


Semana passada, enquanto subia o feed do Facebook, me deparei com um vídeo em que Lion-O, protagonista dos Thundercats, parecia ter feito uma fusão com o Steven, de Steven Universo. Na hora, realmente eu pensei que o desenho das "Crystal Gems" estava fazendo  alguma homenagem aos sobreviventes de Thundera. Mas olhando os grupos em que faço parte, descobri que fomos presenteados com o anuncio de que o canal Cartoon Network faria uma nova série dos Thundercats, mas com uma pegada humorística e traços mais novos, e que aquilo que eu tinha visto era um teaser. Como não é novidade, a fanbase (que eu nem sabia que ainda existia) está tão revoltada quanto a galera das manifestações de 2013. Mas será que esse ódio todo não está exagerado? Depois de ler alguns textos na internet, eu comecei a repensar em qual é o problema disso, e fiz esse texto para refletir um pouco melhor.

Vamos tentar entender


Eu fiquei imaginando caso anunciassem  remake da primeira saga de Dragon Ball Z, mas com os traços iguais ao de Yin Yang Yo, e uma pegada humorística no mesmo estilo da animação que inspirou os traços. Depois disso, só consegui imaginar a terceira guerra mundial começando. Sabe por quê? A turma do Goku já tem humor próprio, sem contar os traços característicos, além de atingir todas as idades. Fazer algo nesse estilo descaracterizaria a obra completamente, e qual seria o problema de criar uma nova animação que seguisse as antigas? De certa forma, a desaprovação é compreensível.

Isso ainda não aconteceu com DBZ, mas já aconteceu com Jovens Titãs, que virou Jovens Titãs em ação, Tartarugas Ninjas, Scooby-Doo, e algumas obras mais. Confesso que algumas mudanças na vindoura animação das Tartarugas Ninjas também me desagradaram, como  eu disse nesse texto aqui, e é nesse ponto que eu quero chegar.

O perigo da Nostalgia

quem falou que esses remakes são de agora?

Lembro de quando estava conversando com o meu professor de Japonês sobre tokusatsu, e ele me disse que não se sentia tão atraído aos novos por serem infantis demais, o que me fez responder que as novas séries mudaram pois são feitas pensadas no público de hoje. E quando comecei a ler alguns textos sobre quanto estamos sendo infantis atacando esses remakes, e mudei minha perspectiva da situação, percebendo o quanto estava sendo hipócrita.

Vejo esse "medo" do público com produções como Cavaleiros do Zodíaco - A lenda do Santuário, Saint Seiya Ômega e o novo filme do Jaspion. Muitas pessoas falam que o filme comemorativo de 25 anos da carreira de Kurumada e a fase Omega,  não foram bem por "modernizarem demais", e muitas pessoas estão com medo de que a adaptação de Jaspion, feita pela Sato Company, também modernize demais, tudo isso por medo de que "sua infância seja estragada". 

Esse tipo de argumento só reforça que você está vivendo na nostalgia, e que tem uma visão deturpada, além de ter dificuldade em aceitar uma nova proposta daquilo, achando que o passado era melhor, o que pode não ser bem verdade, já que tal obra está ligada a um sentimento que é composto por várias coisas, e você provavelmente acha que algo era melhor, mas talvez não seja bem assim. 

Não foi feito para nós


Vejo todos falando que esses remakes tem que ser algo que remeta as nossas infâncias, mas pense bem, a ideia é reformular  para o público atual, dar uma nova visão, ou até mesmo fazer uma paródia, que é o que estamos vendo em Jovens Titãs em Ação e nesse novo Thundercats. Já pensaram que isso pode reviver a franquia de alguma maneira, como quem sabe, relançarem a série remasterizada ou em mídias digitais, quadrinhos, e se revitalizar para valer, quem sabe não tenhamos um filme em Live-Action para pegar os dois públicos. Você pode até não gostar, mas talvez seu filho  goste, ou você vai impedir as crianças de assistirem ao novo desenho do Cartoon Network?

E quanto ao exemplo do Dragon Ball, temos que levar em conta que a franquia do Goku ainda está na ativa, mesmo assim, fazer algo nesse estilo não seria ruim, afinal, Naruto não tem o Spin-off do Rock Lee e a versão pocket?! O original não precisa deixar de existir. E sim, eu reclamei da nova animação das Tartarugas Ninjas, mas foi por causa da mudança de personalidade dos personagens, contudo, quem disse que eu não vou assistir para ver se é bom ou não?


Se eu não consegui deixar a idéia bem clara, aconselho a leitura dessas matérias aqui: https://www.amigosdoforum.com.br/thundercats-e-o-culto-infancia-quando-adultos-nao-sabem-hora-de-parar/

http://alemdatorredeobservacao.blogspot.com.br/2013/05/o-perigo-da-nostalgia.html

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Como primeiro contra-argumento, primeiro esse artigo:

    http://depositodocalvin.blogspot.com.br/2011/05/licenciamento.html?m=1

    ResponderExcluir
  2. Ah sim. Porque o desenho de antigamente era assistido por velhos senis de 82 anos.
    Aham. E um desenho de 2018 tem qualidade inferior ao de um de 30 anos atrás. Show de bola. Só porque é pra crianças, não é desculpa pra essa preguiça de desenhar. Olha o remake de Yamato 2199 e Legend of the Galactic Heroes pra você ter idéia. Isso aí tá uma bosta mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, não sei o porquê desse auê todo. Acho difícil esse troço fazer sucesso, se forem curtas de 5 min, vá lá. Mas se for eps de 20 min, não creio que haja necessidade, o povo que curte esse tipo de animação, já está bem servido com seus Steven Universe e Hora da Aventura. Prevejo um flop, já que de cara, desagradou os fãs mais velhos. Acredito que a melhor coisa a se fazer, é deixar a raiva de lado e esperar o fracasso dessa animação. Acho que a raiva também tem lá, suas justificativas, porque seria melhor gastar dinheiro fazendo algo que preste, o remake anterior a esse também foi bem fraquinho.

    ResponderExcluir