MESMO TEMA TÁTICO, POSIÇÃO SIMILAR...

Aronian só ilustrativo. Na prática ele resolveria essas três em menos de 3 segundos.


Vale mencionar que todas as três derivam da mesma abertura (A40) , uma qual, não me recordo de jogar ou conhecer. Mas estava eu aqui, resolvendo os puzzles no Lichess, quando me apareceu em sequencia quase a mesma posição, com as nuances táticas quase idênticas. Não sei se por erro do site, embora eu acredite que a resolução por temas (leia-se posições semelhantes contendo o mesmo "truque" consecutivamente) fixa melhor na mente o motivo tático. Logicamente, há pessoas que possam progredir mais fazendo de forma aleatória, "mista" se preferir, fica a critério de cada um. O ponto de encontro do trio abaixo é: O Rei exposto em g2 (tentando em ato desesperado conectar as Torres), o branco com tempos a menos, culminando numa desarmonia de suas peças, em especial a Dama em a7, provavelmente situada ali por ter ido tomar peões.


Posição 01: Mate ou Bispo.



Posição 02 E 03: Dama ou Bispo!







...

E ai? Gostou? Odiou? Deixe nos comentários e compartilhe o post. 

Até o próximo.



Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista

Postar um comentário

0 Comentários