"Os 'freaks' originais o seguiam pra todos os lados. Antes de haver Ozzy, Alice Cooper já estava fazendo essas porras teatrais há muito tempo, há anos. Em 72 Alice já estava cortando, enforcando e espetando pessoas. Quando excursionamos com Alice eu não podia acreditar, eu nunca tinha visto uma coisa daquelas na minha vida. Eu não posso receber qualquer crédito por isso, ninguém pode, deve ser Alice Cooper, porque foi ele que começou tudo!" Ozzy Osbourne
"Alice Cooper foi o primeiro de todos a casar o rock 'n' roll com a teatralidade dramática e o horror. Por 40 anos ele fez discos fantásticos e performances ao vivo igualmente fantásticas. E ainda nos dias de hoje ele é o melhor de sua linhagem. Muito imitado, mas nunca duplicado." Slash
"Nós todos do Twisted Sister somos filhos do Alice Cooper. Esse filho da puta ejaculou e saímos nós cinco de dentro dele!" Dee Snider
Se eles já tão falando, o que eu preciso falar??? Alice Cooper vive, amigos!!! Ele faz hoje SETENTA anos! O cara guarda na sua carreira joias preciosas, é um nome vital para a própria história do rock and roll! É inegável que já há muitos anos, até décadas, eu diria, a popularidade do cantor não é a mesma que já foi em outrora, mas também não são todos que têm esse luxo. Ainda assim, Alice é influência de uma centena de artistas, que inclusive vão muito além do rock e do metal. Dizem que antigamente todos gostavam de Alice Cooper, não havia uma tribo específica, até pagodeiros curtiam o Alice. A Madonna curtia o Alice. O Iggy Pop curtia o Alice. Ele começou um movimento e envelheceu com muita dignidade, nunca abrindo mão de ousadia, inteligência e criatividade. Além disso, é um dos raros artistas que podem falar de boca cheia que, experimentando outros estilos, continuou entregando materiais de altíssima qualidade. Dos mais de vinte álbuns de Alice, não são poucos os que merecem ser ouvidos de ponta a ponta. Marca de artistas que além de competentes, não deixam as prioridades comerciais atropelarem as artísticas.
Alice começou a mexer com música no final dos anos 60 com seus colegas do colégio. Fã de The Who, Beatles, Salvador Dali e filmes de terror, a coisa foi andando macabramente até se tornar o invicto rei do Halloween e do shock rock. Não existe competição, todos que são parecidos pagam tributo a Alice. Suas vitórias são diversas! Conseguiu aumentar sua popularidade em carreira solo, o que poucos fazem, é um dos poucos contemporâneos de Janis Joplin, Jim Morrison e Jimi Hendrix que sobreviveu (teve altos problemas com álcool e cocaína, mas se regenerou). Se converteu como cristão mas continuou tendo respeito como casca grossa no meio dos roqueiros, na verdade cada vez mais. Ao envelhecer se adaptou, abraçou a imagem de vovô do rock e continuou conquistando novas gerações de fãs.
Mas essa é a carreira artística de Alice Cooper. Quem faz 70 anos é o ser humano. Alice bate recorde estando casado com Sheryl Cooper há mais de 40 anos. Se gaba de ser provavelmente o único roqueiro que nunca traiu a mulher. Não é tão improvável, levando em consideração que por muitos anos ele excursionou junto com a esposa e a filha.
Eles tiveram três filhos, Dashiell, que também tem uma banda, Sonora e Calico, que é a que participou dos shows por muitos anos, interpretando a enfermeira Rozetta, a Brittney Spears, Paris Hilton entre outras personagens. Pega por exemplo esse fenômeno de acusações de assédio sexual recentes, é realmente bem decepcionante quando você descobre que um artista que admira é uma pessoa desonesta, violenta ou tarada. Claro que você pode e deve separar os trabalhos da pessoa das coisas que ela faz, mas com a titia Alice isso nem é preciso! Ele sempre deixa os fãs orgulhosos se mostrando uma ótima pessoa! Portanto, deixo abaixo três vídeos se você quiser conhecer a pessoa que é o Alice Cooper, e logo depois relembraremos alguns álbuns do cara. Um pra cada década!!!
Vamos lá!
I.Welcome to my Nightmare
"I know your scars, I know your dreams! I can tell your laughter from your scream!"
Ele já iniciou a carreira solo com um de seus maiores clássicos! O álbum é uma das maiores referências de trabalho conceitual, tendo a ideia de narrar o personagem de Alice preso dentro de seus próprios pesadelos. Na época houve muita produção, haviam clipes de todas as músicas, como se fosse um filme, na introdução da música "Black Widow" há o icônico Vincent Price anunciando a ascensão da viúva negra. As músicas experimentam muito com jazz, piano, algumas músicas extremamente suaves, como a "Only Women Bleed", que é meio que um respiro no terror, falando sobre mulheres vítimas de violência doméstica. É um excelente exemplo de como adentrar os trabalhos de Alice é como mergulhar em vários mundos, várias situações diferentes, pois a diversidade é incrível. A forma eficiente que ele transita entre o cômico, o assustador, o fantasioso e o sensível fazem você sentir que passou por várias experiências diferentes.
Faixas essenciais: Welcome to my Nightmare, Steven, Only Women Bleed e Some Folks.
II.Raise Your Fist and Yell
"You want to rule us with an iron hand! You change the lyrics and become Big Brother! This ain't Russia! You ain't my dad or mother! They never knew anyway..."
Depois do "Constrictor", com uma nova formação esse foi um dos álbuns que estabeleceu o Alice como um cara que tinha discos muito pesados. A principal faixa, "Freedom", é uma resposta às perseguições que as bandas de rock dos EUA estavam sofrendo na época por políticas conservadoras. O Twisted Sister conseguiu uma de suas músicas mais famosas com a "We Not Gonna Take It", mas a resposta de Alice também foi muito boa, o clipe já começa com o revoltado dizendo "Nós somos o povo dos Estados Unidos, em ordem de formar uma união mais perfeita!". Outra que tem o mesmo tom é "Lock Me Up", onde na introdução há o ator que fazia o Freddie Krueger, que faz muito bem seu trabalho como um juiz que está tentando condenar o cantor, que se declara culpado por conta própria. O som do álbum é perfeito pra seguir a sugestão do título, "levante seu punho e grite". Há muitas faixas boas, e as letras contra a estupidez de quem culpava as músicas como influenciadoras de marginalidade não parecem ultrapassadas, ainda parecem dizer boas verdades.
Faixas essenciais: Freedom, Lock Me Up, Not That Kind of Love e Roses On White Lace
Dee Snider defendendo sua banda e o rock no tribunal. O cantor cita Alice Cooper como ídolo até hoje.
III.Trash
"I know these streets like the scars on my back, and I stay as loaded as this gun I have!"
Você sabe quem foi Desmond Child? Ele era um compositor de músicas que vendeu alguns dos maiores sucessos de rock dos anos 80. I Hate Myself For Loving You, da Joan Jett? Heaven's on Fire do Kiss? Living On a Prayer do Bon Jovi? Angel do Aerosmith? Tudo colaborações com o mestre Desmond Child. Não tinha como não ser imperdível um álbum inteiro de colaboração do cara com o Alice Cooper!!! Todas as músicas são ótimas, divertidíssimas, todo mundo se apaixona por esse álbum. É um exemplar de músicas pop rock que são românticas, mas têm metáforas inesperadas, como Bed of Nails (cama de agulhas), I'm Your Gun (eu sou sua arma) e a mais famosa, Poison (veneno). Além disso as baladas são muito boas, destaque para Only My Heart Talking, que é um dueto com o vocalista do Aerosmith, Steven Tyler. Na música House of Fire, quem toca a guitarra é o Joe Perry, também do Aerosmith (mas no clipe não é ele que aparece).
Faixas essenciais: Poison, Bed of Nails, Spark in the Dark, Why Trust You, I'm Your Gun e Hell is Living Without You.
IV.Hey Stoopid
"Lonely guitar man playing down the hall... Midnight blues come through the walls..."
Mais um exemplo da competência do Alice Cooper no hard rock, por acaso é o meu preferido. As colaborações com o Desmond Child continuam, trazendo muita coisa boa (mas não é o álbum todo, imagino que talvez sejam coisas que tenham sobrado do Trash, já que este veio logo depois). Sempre acreditei que esse álbum só não ficou mais famoso porque saiu na mesma época que o "Nevermind", do Nirvana. Algumas músicas desse álbum são experiências únicas, aquilo de que o Alice sempre soube variar muito bem, mesmo sendo um mestre do rock and roll. Por outro lado, a faixa título foi uma das que mais marcou a carreira do cantor. Na época o cenário musical parecia estar ficando depressivo (vide o Nirvana), então Alice a fez falando para adolescentes repensarem suas vidas e não se deixarem levar por tristeza, drogas e até suicídio. A música contou com a colaboração do Slash, e até do Ozzy Osbourne, que chega a aparecer no clipe. O fato da música se chamar "ei, otário!" mantém a identidade constante do cara, independente da área que migra.
"Nós escrevemos uma música chamada 'Hey Stoopid', e era sobre suicídio de adolescentes. Como 'ei, otário! O que você pensa que está fazendo? Você ainda tem toda a vida pela frente!'. Essa música em particular, eu recebi tantos e-mails 'essa música salvou minha vida. Eu ia me matar até que eu ouvi essa música.'"
Foi nessa época que ele apareceu na comédia "Quanto Mais Idiota Melhor", onde faz uma aparição bem divertida e canta "Feed my Frankenstein", que tem uma participação especial daquela mulher que interpretava Elvira, do filme da rainha das trevas. Um álbum excelente e subestimado, eu dou nota 10.
Faixas essenciais: Hey Stoopid, Feed my Frankenstein, Might as Well be on Mars, Love is a Loaded Gun, Dangerous Tonight, Little by Little, Dirty Dreams e It Rained All Night.
V.The Last Temptation
"I can't go to school, cause I ain't got a gun."
Esse é o álbum mais alternativo, e também representa um ponto de virada. É comum vermos artistas que ao desgastarem uma fórmula que fazia sucesso, se entregam a outra que faria sucesso, mas seus trabalhos perdem a personalidade, o que dificulta manter os fãs que haviam se identificado anteriormente. O Alice mantém a personalidade. Após ter se viciado em cocaína (o que só foi revelado ano passado, o público até então nunca soube que ele tinha usado drogas mais pesadas que álcool) ele se entregou ao cristianismo, e realmente leva sua religião a sério, as crenças fazem parte da vida dele, já que meio que foi uma das coisas que o salvou. Em "The Last Temptation" ele começa a abrir portas pra essas influências cristãs, e o álbum tem vários temas mais místicos, além de letras bem pessoais sobre perdição e superação. As faixas são bem diferentes, mas mantém...? Criatividade.
Alice realmente quis se dedicar pra que a nova ideia de conceito ficasse boa, tanto é que chamou pra ajudá-lo alguém de fora do meio da música! Neil Gaiman! O famoso escritor dos quadrinhos de Sandman! O tom de história deu certo, com tantas faixas boas, parece que tudo saiu como planejado. O próprio Alice já foi protagonista ou tema de três séries em quadrinhos diferentes, uma delas feita pelo Gaiman com o desenhista Michael Zulli.
Faixas essenciais: Nothing's Free.
VI.Brutal Planet
"If you talk in the movies, I kill you right there."
Houve alguns anos de pausa antes do chefão voltar com "Brutal Planet"!!!! Na época já havia se solidificado bem o metal industrial (Rage Against the Machine, Rammstein), e Alice entra na área da única forma que sabe fazer: descendo o pé na porta. No sentido conceitual talvez seja o mais interessante, compete bem com o "Welcome to my Nightmare" (eu prefiro o Brutal Planet). A ideia é narrar sobre um mundo distópico; violento e caótico. Mais uma vez, é fascinante pela quantidade de sensações diferentes, tanto quanto aos temas das músicas, que vão de tiroteio em escolas e violência contra a mulher até fome e genocídio, quanto no próprio ritmo das músicas. Mais uma vez é como se ele te pegasse pela mão e fosse te levando pra um monte de lugares. Esse álbum tem algumas músicas tão boas que tão entre as minhas preferidas, eu já conheço há muitos anos e sempre volto a ouvir de tempos em tempos. Não é muito popular, mas sempre considerarei uma referência em vários aspectos. Se gostar, eles fizeram uma sequência, "Dragontown", que seria a capital de Brutal Planet, e tem bastante material interessante também.
"Eu olho pra Kosovo, eu olho pra Rwanda. Nós nos sentamos e eles dizem (na TV) 'bem, trezentos mil tribais foram assassinados com machetes.' E nós meio que podemos ver isso na CNN e ah, mudamos de canal. Quão isolados nós estamos? Quero dizer, ao ponto que são trezentas mil pessoas. Sabe, se estivéssemos no meio daquela matança, não conseguiríamos dormir pro resto das nossas vidas, aquilo seria o inferno, nos daria pesadelos para sempre." Alice Cooper
Faixas essenciais: Brutal Planet, It's The Little Things, Take It Like a Woman, Sanctuary e Pick up the Bones.
VII.The Eyes of Alice Cooper
"And when you're old and gray, my jokes still make you smile."
É possível detectar vários artistas que chegam na meia-idade e entram numa fase onde começam a fazer o que os agrada e quem quiser que os acompanhe, pois caso tenham feito sucesso, já conseguiram conquistar dinheiro e reconhecimento o bastante. Um ótimo exemplo recente é o escritor Alan Moore, que declarou se aposentar das HQs, tem escrito livros e tá até cantando rap. Pra sorte de todos... o Alice Cooper só gosta de coisa legal pelo visto! Hehehehe. Meio que todos os álbuns depois da virada do século foram álbuns nesse estilo, e é incrível como mesmo parecendo trabalhos secundários se você analisa toda a discografia, eles são álbuns muito legais! "Dirty Diamonds", "Along Came a Spider", que era conceitual e os clipes eram cinematográficos, "Welcome 2 my Nightmare" e o último, "Paranormal", do ano passado. Em "The Eyes of Alice Cooper" uma boa definição seria: esse é um álbum do Alice Cooper, você já deve saber se gosta ou não. É um competente exemplo daquilo que ele faz melhor, criatividade absurda, um vai e vem entre músicas malucas, românticas e violentas, a titia mais doida de todas que aprendemos a amar.
Faixas essenciais: What Do You Want From Me?, Novocaine, Be With You a While, Love Should Never Feel Like This, The Song That Didn't Rhyme, I'm So Angry e Backyard Brawl.
O que fica é a cativação que traz a pergunta de sempre: o que mais será que o Alice Cooper vai fazer?
Um bom toque de misticismo no filme de Shang-Chi com o uso do chi e da Besta, mas sempre se mantendo pé no chão na hora da porrada. Não só isso, mas dando bastante ênfase na união e trabalho em...
Natural! O legal das hqs do Demolidor dos anos 2000 até o fim da fase do Mark Waid era essa continuidade, com cada autor meio que começando de onde o outro deixando, pegando elementos das fases...
" delinquência juvenil nos EUA era culpa das...histórias em quadrinhos" da mesma maneira que hoje o funk fomenta a criminalidade, numa era pré-internet, os quadrinhos podiam funcionar...
Ei Ozy! Tudo bem? Tbm curto muito esses tipos de histórias de prisão, tanto pelas interações que permitem criar entre o herói e os prisioneiros como tbm a forma como mostra o ambiente tendo um...
Ao invés do Styker, eu ia preferir o o antagonista midiático sendo um personagem que eu tô surpreso não ter aparecido até agora com tantos projetos do MCU envolvendo heróis se opondo ao governo:...
Acertou quanto ao Thor, com ele tendo um pequeno arco dele incentivando a Tropa Thor a se rebelar contra o Doutor Destino, demonstrando como, apesar de ter desistido do trono, ele ainda tem...
Tô lendo justamente essa fase, Xandão, li esse arco do Demônio do Pavilhão D essa semana, e realmente é muito bom pelas interações em si de vários personagens fodas dentro da prisão. Gosto bastante...
O editor achava que um leitor de quadrinhos tinha prazo de validade: leria apenas por 5 anos. O que parece refletir o conceito de que quadrinhos é para crianças. E que este leitor em 5 anos estaria...
O segredo é focar na humanidade do Matt Murdock e em como sua vida dupla estranhamente contraditória traz questionamentos do que é certo e errado, justiça, corrupção e mais. Não esquecendo, é...
O que o roteirista precisa ter em mente e conhecer o personagem do Matt Murdock para que a história funcione, mostrando como um herói ousado e carismático, mas também um homem problemático, lidando...
Redimindo Eva Galli
-
Envelhecer é sempre um choque. Você vai se dando conta do quão pouco você
realmente sabe. E o que você achava que sabia, já não tem mais tanta
certeza. N...
Você Fará Coisas Ruins
-
Já se passaram dez anos desde o lançamento de He Came in With a Smile, o
sucesso do true crime que detalhou os brutais assassinatos cometidos pelo
Assassin...
HQ: Noite dos 1000 Lobos #03
-
A morte perseguiu* Harrick* e sua família a noite toda. Agora, cara a cara
com o que causou tudo isso, *Harrick* luta uma batalha desesperada e
perdida. ...
Jazz - Wayne Shorter (1933-2023) - Juju
-
Que disco maravilhoso! Este é o quinto disco do saxofonista Wayne Shorter.
Foi lançado em 1965 pelo lendário selo *Blue Note*. O disco traz nomes de
peso...
Transformers #13
-
*Após os eventos impressionantes de sua batalha com os Decepticons,
Starscream foi deixado para morrer. Agora, o segredo para sobreviver ao
futuro pode s...
Barry Allen (Terra 0)
-
Barry Allen é o segundo velocista a ser chamado de Flash. Usando seus
poderes de supervelocidade, ele acessa a Força de Aceleração e se torna um
combatente...
Um Dia na Vida (17)
-
Fatos : ele tem um serviço de merda; um salário de merda; está a ver
soçobrar em desgostos toda a dedicação, toda a disposição, toda a empreita,
toda a esp...
Laura Kinney - Wolverine 04 (2025)
-
PARCERIA COM MOCHILEIROS DOS QUADRINHOS
Quando dois ajudantes de peso criados para serem armas mortais se unem para
uma missão, uma coisa está garantid...
Riquinho - 05
-
Um Post para fazer jus ao nome do BLOG. Uma verdadeira velharia. Quanta
saudade desse tempo! Nesse Post temos um pequeno problema. Alguém fez uns
reco...
Vingança Nua ( Naked Vengeance 1985)
-
*Direção: Cirio H. Santiago*
*Elenco: Deborah Tranelli, Kaz Garas, Bill McLaughlin, Terrence O'Hara*
Depois de uma noitada em um boteco para comemorar o ...
Estranho Encontro (1958) - Suspense Nacional
-
*ESTRANHO ENCONTRO*
*Sinopse*
*Torturada mentalmente por um homem que sofre de neurose de guerra, Julia
certa noite consegue fugir e é recolhida por um j...
Blood Creek
-
Nazistas macumbeiros: garantia de boa diversão.Joel Schumacher, pouco antes
de morrer, afirmava ter levado para a cama mais de vinte mil homens. Não
duvido...
Monster Brawl
-
A batalha definitiva dos monstros!!!
Imagine como seria reunir diversos monstros para lutas mortais para definir
quem é o melhor na porrada? Esse é MONSTE...
A Gata e o Rato
-
*Moonlighting*
Produção: 1985 a 1989
Número de Episódios: 66 (Color)
Elenco: Cybill Shepherd, Bruce Willis, Allyce Beasley, Curtis Armstrong
Produtor: Gle...
Operação Bikini (1963)
-
Título Original: Operation Bikini
Ano: 1963
País: Estados Unidos
Gênero: Missão, Batalha Marítima
Duração: 80 min
Direção: Anthony Carras
Sinopse: O filme ...
Krypto, the movie
-
Esta é a impressão que tive ao ver o trailer do novo filme do Superman do
James Gunn. Acho que o filme será divertido, esperançoso e colorido. Mas
since...
Brigantus Vol.1- Banido
-
*- Lá, estará uma jovem de olhos claros à minha espera. Ela aquecer-me-á o
coração com o seu sorriso.*
Mais um livro de Hermann, mais uma série de *H...
Internato derradeiro (La residencia) - 1969
-
*Também conhecido como: The house that screamed / A Casa dos desejos*
*Sinopse*: A senhora Fourneur (Lilli Palmer) é diretora de um colégio
interno para...
O ESPANTOSO HOMEM-ARANHA #45 (2024)
-
Sim, quando eles não sabem o que desenhar na capa para ilustrar o que tem
dentro da história, é só colocar o personagem triste debaixo de ...
DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) Legacy #665
-
Obs: O Tradutor Original é o novo nick do tradutor da edição #01 (Parker).
*DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) **Legacy #665*
*Sinopse: *Demolid...
Selvagem Red Sonja - Rainha das Ruínas Geladas
-
*Sonja parte para o norte congelado repleto de ação e drama. Sonja luta
pela própria vida contra todo tipo de criaturas estranhas e poderosas,
todas sob ...
[Lista] Publicações do Selo Vertigo: C
-
*OBRA*
*STATUS*
*RESENHA*
Chiaroscuro: The Private Lives of Leonardo da Vinci
traduzido por fãs
google
The Children's Crusade
traduzido por fã...
O fantástico mundo de Bobby
-
*Assistir O fantástico mundo de Bobby* online
*Assistir O fantástico mundo de Bobby *completo
*O fantastico mundo de Bobby todos os episódios online*
*O ...
O SITE MORREU, VIDA LONGA AO TELEGRAM!
-
Pessoal, depois de muito refletir, não irei renovar meus contratos de
hospedagem do site e repositório (Hostinger e MediaFire) e me dedicarei
exclusivament...
SUPLÍCIO DO MEDO (1967) - Christian Nyby
-
Suplício do Medo (MP4) - Legendado
*Sinopse*: Jack é o único sobrevivente de um ataque japonês à sua equipe em
Guadalcanal. Por causa de seu heroísmo e do ...
Lovecraft Country (TV Series 2020– )
-
Chicago, 1954. Atticus Turner (Jonathan Majors) é um veterano do exército
que vê sua vida mudar quando seu pai desaparece misteriosamente. Decidido a
encon...
Guerra - Para quê?
-
*Crianças mortas. Prédios em ruínas. Viúvas desamparadas. Cidades
destruídas. Sociedade s em colapso. Fábricas sem trabalhadores. Famílias
perdidas. C...
ANÁLISE: BIOSHOCK 2 (PS4 HD REMASTER)
-
Quase três meses desde o último post aqui no blog já devem ser o suficiente
pra muitos leitores estarem achando que eu bati as botas...
Filme: O Último Samurai (2003)
-
*O Último Samurai (The Last samurai) (2003)*
Olá jovens, continuando a série "filmes de samurai" dessa vez trago pra
vocês mais um pra lista. Ainda nesse...
Por que o Brasil é um país atrasado: Resumo do Livro
-
[image: Por que o Brasil é um país atrasado: Crítica do Livro]
Esse livro é uma leitura indispensável para quem quer entender todo o
cenário político e ec...
MARATONA 30 DIAS DE CINEMA
-
Quem me conhece sabe que não costumo participar de correntes ou desafios de
internet, mas durante os últimos trinta dias resolvi entrar num desafio de
ci...
Trailer: As Viúvas
-
De *Steve McQueen*, vencedor do Oscar® (*"12 Anos de Escravidão"*), e do
autor do best-seller e co-roteirista *Gillian Flynn* (*“Garota Exemplar”*).
Só tem...
ESTOICISMO: PARTE 1 - CAPÍTULO 2
-
*Os Primeiros Estóicos*
*HUMM...*
Zenão (333 - 261ac) foi o primeiro estóico. (E por Zenão, estou querendo
dizer Zenão de Cítio, que não deve ser confund...
CCXP 2017 - Ousadia ou Caxumba?
-
E mais uma vez os intrépidos autores da revista em quadrinhos mais querida
do cenário independente brasileiro marcaram presença no maior dos eventos
nerds...
Gun Candy
-
Laci destrói tudo em seu caminho, obcecada em desvendar o mistério de quem
matou seus pais quando era criança. Por que ela foi enganada toda a sua
vida, e ...
Por favor, cancelem o FIQ!
-
Eu tinha alertado a todos vocês sobre o desvirtuamento dos objetivos do
evento de quadrinhos conhecido como FIQ quase dois anos atrás. Na época, eu
disse...
Karpov x Timman, 1981
-
*A. Karpov 1 x 0 J. Timman*
*Torneio Estelar de Moscou, 1981*
*Gambito da Dama*
*Comentários: Anatoli Karpov*
*[* J. Timman, um dos melhores enxadrísta...