Sem enrolações, aqui está o link para as partes anteriores
Parte 1:
Parte 2:
...
8. As Provações do Batman (Filme)
Edward Nashton era um homem de família rica que acabou desenvolvendo um complexo de superioridade devido às atitudes passivo-agressivas de seu pai, que nunca parecia satisfeito com os feitos dele. Após descobrir que estava com câncer, Edward criou uma lista de desejos doentios para se fazer antes de morrer, e usou todos os seus recursos para realizá-los sob o pseudônimo de "Charada", tudo isso independentemente do que os outros pensassem, afinal, ele iria morrer, e a pressão social não fazia mais sentido para ele.
Ele começou a planejar ações que desafiam as normas e que lhe proporcionam uma sensação de poder e controle, mesmo que fosse apenas por um breve momento. A cada conquista, por menor que fosse, sentia uma faísca de validação que há muito lhe escapava na infância. Dentre os desejos dele estavam a de se provar superior a seu pai em todos os sentidos, se provar superior ao departamento de polícia, e por fim, se provar superior ao Batman.
E é a partir daqui que nossa história começa.
Desde que começou a treinar Dick Grayson para ser o Robin, Batman dedicou-se com todo seu coração ao seu protegido, buscando moldar não apenas um parceiro de combate ao crime, mas também alguém melhor do que ele já foi. O herói ensina Robin as lições mais difíceis, como por exemplo escapar de armadilhas com as mãos atrás e lutar no escuro, e mostra até o valor da disciplina e da responsabilidade.
Ao mesmo tempo, Dick, com sua energia vibrante e espírito heróico genuíno, crescia em estatura e graça diante de todos às vezes questionando as abordagens de seu mentor, e às vezes confiando seu coração a Batman. Aos poucos, a relação de cumplicidade da dupla dinâmica foi se tornando mais profunda. Tudo isso seria mostrado nas cenas em que Batman e Robin investigam um criminoso conhecido como Mestre das Pistas.
Paralelo a isso, veríamos a curiosa história de Bette Kane, uma ex-policial que passou a trabalhar como bibliotecária após desilusão com o sistema da polícia. Em um dia como qualquer outro, ela estava passeando com sua mãe Kathy Kane nas ruas, e foi assaltada por um ladrão comum. Batman e Robin, que estavam numa patrulha, prendem o bandido antes que alguma tragédia ocorresse.
Com isso, ela percebeu na figura do Batman que "a justiça era possível", e decidiu usar seus conhecimentos para se tornar numa super-heroína e fazer o bem. Ela criou o manto de "Batgirl", e começou a salvar muitas pessoas com seus equipamentos improvisados. À medida que Batgirl vai salvando vítimas de injustiça, mais e mais famílias continuam vivas.
Voltando a história principal, Edward Nashton mata um policial e se disfarça como o coitado para ajudar Batman, Robin e Comissário Gordon a prender o mestre das pistas e se aproveitar para se aproximar do Batman para investigar trejeitos do homem-morcego e descobrir sua verdadeira identidade, o que dá certo. No fim do dia, Mestre das Pistas é preso sem querer ninguém desconfia de Nashton.
E então, Edward volta a ser o Charada e começa a colocar seu plano para se provar superior a todos que queria, elaborando uma série de desafios e enigmas complexos que deixam Gotham inteira em alerta, enquanto suas pistas levam Batman e Robin a uma corrida contra o tempo para impedir uma ameaça iminente.
Charada, agora ciente de que Bruce Wayne é o Batman, passa a usar essa informação como uma arma, ameaçando expor sua identidade se suas exigências não forem atendidas. Sua obsessão por provar sua superioridade o impulsiona a criar obstáculos cada vez mais elaborados e perigosos, colocando civis em risco e testando os limites do vigilante. Muitos dos testes da história "Cavaleiro das Trevas, Cidade das Trevas", como por exemplo a dos policiais enforcados, a mulher com a charada de Édipo Rei e o bebê engasgado seriam replicados aqui, além de outras como uma bomba implantada no corpo do Mestre das Pistas. A única diferença é que a presença de Robin seria fundamental para Batman.
Como se isso não bastasse, Charada usa sua fortuna para atacar Bruce Wayne sistematicamente, quebrando sua empresa a deixando à beira da falência usando empresas fantasmas, ao mesmo tempo que matava funcionários e até mesmo pessoas importantes para Bruce, como por exemplo Leslie Thompkins.
Isso tudo não somente abala Batman, mas abala também Dick Grayson, que está descobrindo de pouco em pouco as tragédias e sacrifícios que a vida de um super-herói exige. Felizmente, os dois se ajudam e encontram força na união para resistir às investidas implacáveis de Charada.
Paralelamente, Bette Kane enfrenta outros problemas além do Charada. Kathy Kane, sua mãe, descobre que Bette era a Batgirl e a confronta, preocupada com os riscos que ela estava correndo. Essa revelação cria uma tensão emocional entre mãe e filha, colocando Bette em uma posição delicada. Kathy, inicialmente relutante, passa a entender a determinação da filha e, aos poucos, apoia sua decisão de continuar lutando contra o crime, mesmo com suas ressalvas.
Eventualmente, os caminhos de Batgirl cruzam com os de Batman e Robin, e juntos, o trio dinâmico passa a planejar estratégias para desmantelar os planos de Charada, investigando filmagens de câmeras de segurança, testemunhas, e até mesmo padrão temático das charadas. Nesses momentos de interação, a Batfamília se forma finalmente.
Os três heróis se separam para investigar as raízes do Charada, Batgirl investiga as empresas fantasmas, reunindo provas; Robin investiga o histórico da fortuna de Edward; e Batman vai visitar o pai do vilão, que estava internado no Asilo Arkham. O que nenhum deles desconfiava era que ao seguirem suas próprias pistas, cada um acabou caindo direto em emboscadas preparadas meticulosamente por Charada.
Batman encontra o pai de Edward Nashton, que estava catatônico, e logo em seguida é desmaiado por supostos funcionários do asilo. Batgirl consegue sair de uma espécie de labirinto cheio de homens-monstros (os mesmos que Hugo Strange criou nos quadrinhos), e Robin foge de um cofre debaixo d'água com truques que havia aprendido com o Batman.
A situação do Batman fica mais complicada pois, quando desperta, enrolado numa camisa de força, percebe que os super vilões fantasiados haviam se unido ao Charada numa revolta, e todos criaram uma espécie de júri de tribunal improvisado para "condenar o Batman pelas tragédias que criaram os vilões". Paralelamente, Robin e Batgirl se reúnem e partem ao encontro do Batman temendo que o herói tenha caído em uma armadilha.
Batman é obrigado a se defender sem a ajuda de um "advogado", e analisa os argumentos de cada um dos super vilões fantasiados. No fim, o homem-morcego consegue virar o jogo para si, dizendo que cada um sofreu apenas as consequências de suas ações, e o Batman não é responsável pela criação dos criminosos....é o contrário!
Enquanto Robin e Batgirl chegam ao Asilo Arkham nos fundos, Charada considera o homem-morcego "inocente", mas mesmo assim o "condena" à execução. Quando Edward ameaça expôr a identidade secreta do Batman, o herói vê Robin e Batgirl chegando escondidos, e entra na mente do vilão dizendo:
"Uma charada que todos sabem a resposta não tem graça, pois, diferente dos outros, você conseguiu descobrir meu alter ego com técnicas de investigação superiores às de muitos! Então, pq fazer isso assim?"
Charada então faz dinâmicas com os super vilões fantasiados para ver quem adivinha a identidade secreta do Batman primeiro, e Robin e Batgirl aproveitam a deixa para desligar as luzes e auxiliar o herói a escapar.
Numa cena com toques de terror e ação, Batman, Robin e Batgirl lutam contra cada um dos super vilões fantasiados no escuro, seja de forma solo ou trabalhando juntos, usando suas habilidades para desarmar e neutralizar as ameaças. A batalha é intensa, com sombras e silhuetas, criando uma atmosfera tensa e quase de pesadelo.
Durante o confronto, Charada até tenta se safar explodindo as portas do Asilo Arkham para fugir, mas o trio dinâmico consegue prender, não somente ele, mas também muitos super vilões que tentaram fugir aproveitando a deixa. Mesmo que o vilão não aceita sua derrota, os heróis o prendem, e depois a polícia cuida do resto.
Com Charada finalmente sob custódia, a cidade parece respirar um pouco mais aliviada, Batman, Robin e Batgirl se reagrupam, exaustos, mas determinados, fazendo até um juramento de que os três estarão juntos no combate ao crime. Nesse meio tempo, Robin passa a ter um melhor desempenho nos combates, Batgirl conta com o apoio de sua mãe em sua cruzada, e Bruce conseguiu reerguer sua empresa usando métodos legais e expondo as empresas fantasmas. Batman reflete sobre a complexidade do plano de Edward Nashton, e sua obsessão por se provar superior, alimentada por uma infância marcada por frustrações e rejeições, o levou a criar esse estranho jogo de charadas mortais.
Em um dia como qualquer outro, Batman visita Edward no Asilo Arkham para conversar com ele, tentando entender o que realmente passou pela cabeça do vilão durante toda a sua trajetória de vingança e destruição. Edward se recusa a conversar, então o herói decide mandar algumas charadas para incentivar o diálogo, sendo eles:
"O que vale ser o superior em tudo que há,
Se ao final, na morte, nada disso ficará?
Pois na hora de partir, sua glória vai passar,
E a verdadeira essência ninguém pode levar?"
Edward não consegue responder, e para disfarçar sua vulnerabilidade quanto a isso, manda uma charada para Batman:
"Se luta como herói, mas o mundo não vai mudar,
E após seu fim, tudo vai se apagar,
Pra que vale a pena então se esforçar?
Quem sou eu, que tenta, mas não consegue transformar?"
Batman então responde que somente o tempo diria, e sai do Asilo Arkham para se encontrar com Dick Grayson e Bette Kane, que estavam treinando sem nada para fazer.
O filme então termina dias depois com uma reportagem contando a história da fundação de Gotham e como funcionava a máfia até a chegada dos super vilões fantasiados. Tudo isso seria mostrado com base em testemunhas e análises de cientistas políticos confiáveis. Por que? Por que, pela primeira vez em 54 anos, Gotham City não teve nenhum crime cometido.
...
9. Swaybox´s
A Dupla Dinâmica
(Filme Animado)
Assim como X-Men: Primeira Classe e Transformers: O Início, teremos dois protagonistas. Jason Todd ficou órfão após seus pais policiais morreram no cataclisma de A Sombra do Batman, e meio que se tornou num protegido de Dick Grayson, mesmo este sendo apenas dois anos mais velho que Todd. Assim como Bette Kane, ele confeccionou um uniforme caseiro para si e atuou como vigilante resolvendo casos pequenos. Jason cruzou caminho com a batfamília e passou a treinar junto deles após muita relutância de Dick Grayson, que não queria que o garoto sentisse o fardo do super-heroísmo tão jovem. O primeiro Robin só aceitou a decisão dele após o garoto ter falado:
"Olhe para você, e olhe para mim....afinal, somos tão diferentes assim?"
"Olhe para você, e olhe para mim....afinal, somos tão diferentes assim?"
Paralelo a tudo isso, Coringa III não consegue mais rir, simplesmente. Não acha mais graça de nada? Não consegue esboçar um sorriso falso? Nem ele sabe! O vilão tenta voltar a rir causando violência e caos na cidade, mas nada mudava. Porém, após Jason Todd, trajado como uma espécie de Robin II, prendê-lo no Asilo Arkham numa patrulha com Batman e Batgirl, Coringa conseguiu achar alguma graça, e começou a planejar sua fuga do asilo para atormentar a batfamília de formas cada vez mais insanas para voltar a sorrir por longos cinco anos.
Nesse cinco anos, a Batfamília reagiria de formas diferentes os ataques insanos do Coringa III. Batman pondera pensando em cada passo, pois para ele uma "guerra só é vencida com inteligência na aplicação da violência, e não a violência em si"; Bette Kane não tem problemas em matar mas também não acha a melhor das soluções; mas nosso foco será em nossos dois protagonistas! Enquanto Dick quer seguir os conselhos de sabedoria do Batman, Jason começa a ficar cada vez mais nervoso com Coringa III, chegando até a "chorar por justiça" as pessoas inocentes.
A situação com Jason se agravou ainda mais quando ele começou a ouvir as histórias dos capangas do Coringa III, que detalhavam como o vilão conquistara seu poder crescente por meio de uma violência opressora e imprevisível, a ponto de fazer até mesmo os maiores supervilões se ajoelharem diante dele. Após um desses ataques que quase deixou Bette Kane paraplégica (vale lembrar, ela ainda não ficou!) Jason decidiu agir sozinho contra o Coringa III, adotando uma postura brutal e imprevisível para subjugar todos os criminosos a seu alcance.
Jason passou a eliminar de forma sistemática todos os criminosos que encontrava, chegando a tentar uma chacina em um bar frequentado pelos vilões. Felizmente, a Batfamília descobriu a situação a tempo. Dick tentou dialogar com Jason, tentando convencê-lo de que justiça não se alcança através do ódio e do sangue, mas Jason, consumido pela dor e por sua própria ideia de justiça, recusou-se a ouvir e continuou gastando suas munições contra os criminosos.
Quando chega ao confronto com o Coringa III, suas munições se esgotam e ele parte para o ataque com uma faca. Nesse momento, Dick intervém, colocando a mão na arma, que acaba perfurando sua própria mão. Irritado, Grayson se lança desesperadamente contra Todd, batendo nele com força. Jason apenas ri e comenta:
"Olhe para você, e olhe para mim....afinal, somos tão diferentes assim?"
Essa provocação é suficiente para desestabilizar Dick, enquanto Jason se sobressai na luta. O Coringa III ouviu o comentário e começou a rir descontroladamente enquanto era morto por Jason. Todd, bastante irritado com o riso do vilão, perguntou por que ele não parava de rir, e o vilão respondeu:
"Olhe para você....e...olhe para mim.."
E, antes que pudesse concluir a frase, o Coringa III morre.
Mesmo confuso com as palavras de Coringa III, Jason retorna com sua matança e tenta eliminar todos ao seu redor. Felizmente, todos os vilões são salvos, mas as ações de Jason deixam marcas profundas nos heróis. Dick quase perde a mão, Batman sai gravemente ferido, e Bette Kane fica paraplégica após ser atingida por uma bala perdida disparada por Jason. Todd, emocionalmente abalado pelo que fez à batfamília, foge, abandonando a todos.
Após resolver essa crise, a dinâmica da batfamília nunca mais foi a mesma. Dick Grayson decide fazer uma pausa na vida de super-herói para se recuperar; Bette faz fisioterapia para recomeçar sua vida; Batman, destruído e isolado, continua atuando como vigilante, porém agora de maneira mais emocionalmente distante. Quanto a Jason Todd, ele busca respostas para sua confusão mental, entrando em contato com uma certa... liga das sombras!
