Minha trilogia do Homem de Ferro (1ºfilme)

 



Homem de Ferro de 2008 é com certeza um dos filmes de super heróis mais influentes de todos, estando no mesmo patamar que Superman de 78 e Homem Aranha do Sam Raimi. Foi seu sucesso que marcou o ponto de partida do MCU que nós conhecemos, reiniciou a carreira do Robert Downey Jr e tornou o Homem de Ferro, um personagem até então conhecido por leitores de hqs, em um ícone da cultura pop.




Eu mesmo só conhecia o personagem vagamente por suas aparições em desenhos como do Homem Aranha dos anos 90. Foi após ter assistido o filme de RDJr, que passei a ler as revistas do Homem de Ferro e ele se tornou um dos meus top 10 heróis favoritos.



No entanto, tendo lido várias hqs do personagem comecei a ter uma mudança de opinião quanto aos filmes do MCU. Embora eu ainda considere eles divertidos e o Tony tenha um dos melhores arcos em toda Saga do Infinito, a trilogia tem falhas, como o fato dos vilões serem repetitivos (sempre milionários ou gênios em busca de vingança contra Tony), personagens de apoio como a Pepper e o Rhodes tiveram um desenvolvimento superficial e, apesar do carisma do RD Jr, eu achei que o arco do Tony foi melhor explorado nos filmes dos Vingadores do que nos seus filmes solo.




Me inspirando em textos e ideias de autores como o Gambit e o Francisco, decidi apresentar nesse texto como eu faria uma do Homem de Ferro, quais história eu usaria como como base e como o desenvolvimento do Tony iria se diferenciar da versão do MCU.

Vamos começar....



HOMEM DE FERRO RECONSTRUIDO




Similar ao primeiro filme do MCU, a abertura um flashback mostrando Tony Stark supervisionando a venda de armas para o exército americano na guerra do Afeganistão. De repente eles seriam emboscados por snipers. Tony percebe tarde demais, uma mina próxima dele, que explode bem na sua frente.






Tony Stark desperta em sua oficina após fazer uma recarga em seu reator arc. Sua I.A Jarvis (que nessa versão seria um holograma) relembra Tony de seus compromissos. Por um breve momento Tony, após lavar o rosto, olha para seu reflexo com uma expressão de insegurança e dúvida. 



Ele é interrompido por Jarvis, que o informa que Long Island está sob ataque de um robô gigante, chamado pela mídia de Ultimo.  Tony pede para Jarvis informar a Pepper para remarcar seus encontros, dizendo que ele iria se atrasar.

A música de fundo adota um tom de rock conforme Tony veste sua armadura e voa para Long Island.




Após o título, o filme mostraria a luta do Homem de Ferro contra Ultimo (um robô que foi despertado por arqueólogos) acontecendo em paralelo com um grupo de bandidos executando um roubo no Complexo FuturePharm. Desses criminosos, o que recebe destaque é Artur Parks, um especialistas em armas lasers porém tímido e alvo de zombação de seus companheiros. O contraste continua conforme ambas partes tem sucesso em suas missões com resultados diferentes: Enquanto Homem de Ferro derrota o robô e é elogiado pela população, os bandidos acabam disparando um alarme, fazendo-o fugir, deixando Arthur para trás e por conta própria.




A cenas seguinte mostraria  Tony num podcast com a repórter Christine Everhart. Na entrevista, seria estabelecido que já faziam 7 anos desde que Tony Stark anunciou o fim do envolvimento das empresas Stark com venda de armas, com Tony tendo passado a investir em negócios para beneficiar a humanidade, incluindo financiar setores de saúde e auxilio a deficientes e, a contribuição mais famosa do Tony, que são os feitos heróicos do seu “guarda costas”, o Homem de Ferro.

Obs: Diferente do MCU, essa versão do Homem de Ferro é mais próximo das hqs clássicas, com Tony tendo uma identidade secreta que só é conhecida por seu amigo James Rhodes e a chefe de segurança Bethany Cabe.


Obs 2: Além de James Rhodes e Bethany, o elenco de suporte de Tony contaria com outros de seus funcionários: Sua secretária Bambi Arbogast, o especialista em informática Abe Zimmer e o ex-detento agora funcionário do setor robótico 
Clayton Wilson







No entanto, o clima da entrevista fica tenso quando Christine fica mantendo a conversa nos atos de Tony quando ele ainda era fabricante de armas, citando várias pessoas que ainda estão sofrendo por suas ações. Tony reforça que ele tem melhorado porém Christine continua a falar dos danos que Tony podem estar além de qualquer conserto, implicando que essa insistência dele querer ajudar as pessoas é parte de uma estratégia para torna-los dependentes de sua empresa.  Vendo que Christine estava distorcendo sua imagem, Tony encerra aquela entrevista e volta para casa frustrado.



Enquanto isso, Arthur se esconde em seu apartamento, tendo conseguido roubar a caixa contendo o produto que ele e seus colegas roubaram: Um soro prateado que, de acordo com um deles, estaria sendo usado para produzir um novo tipo de “super soldado”. Vendo isso como uma chance de se tornar poderoso, Arthur injetou o soro em si mesmo, fazendo desmaiar e ter seu corpo coberto por uma gosma preta, que prendeu em um casulo.



No dia seguinte, Tony estaria conversando com Bethany sobre sua entrevista com Chrstine. Apesar de Tony garantir que não foi afetado, Bethany o conhece muito bem pra saber que isso não é verdade. Porém, antes que Tony pudesse se abrir, os dois são interrompidos por JARVIS, informando que Tony recebeu uma mensagem da doutora Maya Hansen, uma ex-namorada de Tony e atual cientista do Complexo FuturePharm.

Atendendo ao chamado, Tony vai para o Complexo FuturePharm, onde Maya informa que sua companhia está passando por dificuldades financeiras após morte de um de seus melhores cientistas colega, Aldrich Killian, cometeu suicido. Tony fala que ouviu falar de Killian, que ele era um homem talentoso na área de nano tecnologia, tendo feito várias pesquisas para tentar usa-las para desenvolver o corpo humano. 

Ele tenta oferecer uma solução para ajudar a empresa de Maya, porém ela se recusa, dizendo que não chamou Tony porque precisa da ajuda dele, e sim de seu “guarda costas”, o Homem de Ferro. Ela explica, que meses antes de morrer, Killian estava trabalhando numa formula de desenvolver o organismo humano com nano-tecnologia, o Projeto Extremis. Infelizmente, ele logo descobriu que tinha criado, na verdade, um vírus tecno-orgânico. Devido a essa natureza imprevisível, ele manteve o projeto estagnado. No entanto, parte da amostra foi roubada, indicando que alguém lá fora pode ter em suas mãos uma arma incontrolável.



Essa revelação marca a transição da cena dos dois para um flashback mostrando a vida de Arthur Parks, dele sendo criticado mãe, sua primeira prisão e sendo abusado por seu chefe, todos desprezando seu talento e dizendo que ele está destinado a ser um zé-ninguém. Conforme o cenário a sua volta fica escuro, Arthur vai ficando cada vez mais frustrado, ouvindo aquelas críticas. Seus olhos começam a brilhar intensamente.

Quando o senhorio vem cobrar o aluguel, ele acidentalmente entra no apartamento de Arthur e nota o casulo. Ele dá um leve toque, ele nocauteado por uma explosão de energia, que destrói o apartamento. O casulo se abre e dele sai um esqueleto de energia luminoso.

De repente ele se teletransporta para a rua, bem quando um carro está vindo em sua direção. Entretanto, ao invés de ser atropelar o estranho ser de energia, o carro é partido ao meio ao entrar em contato com sua aura de luz. Percebendo seu poder, Arthur olha para um espelho e vê sua nova aparência, agora ganhando uma forma mais humanoide. Ele começa a rir, enlouquecido com o poder.



Sabendo da aparição do "monstro de luz”, Tony decide investigar como Homem de Ferro. Se encontrando com Maya, ele usa seus sensores e descobre uma estranha leitura de energia, além de um frasco de Extremis, fazendo deduzirem que Arthur (eles teriam descoberto sua identidade pelas testemunhas) já tomou o vírus, e o isso fundiu com resíduos que ele usava em seus aparelhos de laser, transformando num “Laser Vivo”.

Enquanto Maya se demonstrada fascinada pelo efeito que o vírus teve em Arthur, Homem de Ferro fica horrorizado, questionado o motivo dela ter deixado que Killian mantivesse esse projeto estagnado, ao invés de convence-lo a destruí-lo. Maya explica que, apesar das falhas o projeto tinha possibilidades que poderiam beneficiar a humanidade que nem Killian ou ela não podiam ignorar. Ele ainda acreditava que o projeto poderia ser melhorado e que os riscos eram algo necessário, algo que Homem de Ferro diz não concordar, embora seu tom de voz indique que ele pensa o contrário.

Com a ajuda de Clay, Tony identifica uma assinatura em um dos equipamentos de Arthur, Tony, localizando sua fonte: Uma oficina de Phienas Mason, um inventor e traficante de armas conhecido como Consertador. Ao interroga-lo, Tony, sendo um mestre em negociações, consegue convencer Mason a fornecer o nome dos colegas de Arthur. 

Obs: Nessa mesma interação, Tony e Mason demonstram ter um respeito um pelo outro, visto que os dois são inventores e tem interesse por tecnologia.



Com essa informação, Tony consegue encontra-los ao mesmo tempo que Arthur, buscando vingança contra eles por todas as vezes que o menosprezaram. Os dois travam seu combate, com Tony, a princípio estando confiante de que venceria. Porém, logo ele descobre que seus ataques são inúteis contra o Homem Laser. Ele é rápido demais e seu corpo repele os raios repulsores de Tony.  

O desespero aumenta quando o Homem Laser corta instantemente um pedaço da armadura de Tony, que, em seguida, é brutalmente espancando pelo seu oponente. O combate termina com o Laser Vivo jogando o corpo de Tony no meio de uma multidão na Time Square, declarando para todos se lembrarem dele, o Laser Vivo, aquele que derrotou o Homem de Ferro.



Quando o vilão some de vista, o Homem de Ferro é resgatado às pressas. Ele é levado para uma alada médica das Empresas Stark. Com o pouco de força que tem, ele pede a Bethany e Rhodes para chamarem Maya e os deixarem sozinhos em uma sala. Atendendo ao seu pedido, Maya vem até o herói e ele revela sua identidade.



Tony diz que o Homem Laser venceu o primeiro round, mas ele tem a chance de virar o jogo contra ele. Maya questiona o que ele pretende, visto a armadura dele foi danificada e seu corpo levará meses até se recuperar. Porém o milionário diz que existe uma forma de torna esses “meses” em dias ou até mesmo horas, e ela tem a chave: Ele pede que ela injete nele a outra amostra do vírus Extremis. A princípio Maya protesta contra essa ideia, sabendo que o processo poderia matar Tony ou pior, torna-lo num monstro como Arthur, mas Tony diz que eles não tem outras opções e cita a mesma frase que ela lhe falou, sobre as vezes fazer o necessário para poder melhorar um projeto.

Depois de realizar uma alteração na formula do Extremis, com a ajuda de Tony, Maya injeta nele o vírus, fazendo Tony, assim como aconteceu com Arthur, ficar envolvido num casulo.



Tony desperta e vê uma versão jovem de si mesmo sentado numa mesa de jantar com seus pais. Vendo que seu marido, Howard, estava por estresse, Maria tenta lhe dar apoio moral, porém ele a rejeita, escolhendo tomar bebida alcoólica. Ele também vira sua raiva para Tony, dizendo para não olhar para ele com pena.



Querendo impressionar seu pai Tony monta sua primeira invenção, um mini robô de um cavaleiro de ferro, inspirado pelas obras arthurianas que ele lia no seu tempo livre.






Infelizmente, Howard não ficou nada impressionado com a invenção de Tony, dizendo que era um desperdício de seu talento. Em pouco tempo, Howard enviou Tony para um internato, julgando que ele precisava aprender duras lições para ser “um homem de verdade”.



Depois de completar o ensino médio, Tony foi pra faculdade onde se formou em engenharia, sendo um dos melhores na área. Foi aí que ele conheceu Maya e os dois tiveram um relacionamento. Mas, mesmo com todo esse crescimento, seu pai ainda o ignorava, aumentando a distância entre os dois. Os dois nunca tiveram uma chance de reatar pois Howard e Maria acabariam sendo mortos, deixando Tony deprimido, o que o levou a se afastar de Maya e se afogar na bebida, trabalho e os luxo da vida rica, tudo para reprimir seu medo dele nunca ter sido um bom filho ou motivo de orgulho para seus pais.



Tony então se encontra com seu pai (na verdade o avatar do Extremis) que o tenta convencer a acabar com todo esse sofrimento tomando uma garrafa de whiske. Tony olha intensamente para garrafa enquanto seu pai diz que esse é a única forma de Tony responder por suas falhas e erros do passado, ao invés de "ficar perdendo tempo implorando perdão para um mundo que nunca irá perdoa-lo".



Enquanto isso, no mundo real, os funcionários de Tony tentam manter a ordem na empresa na ausência de seu patrão. Enquanto senhora Arbogast consegue coordenar os negócios, James Rhodes informa a Bethany sobre um acordo que descobriu, envolvendo seus superiores tem feito com uma empresa anônima para conter a ameaça do Homem Laser, que está se tornando um chefe do crime. Ao perceber o projeto que eles estão investindo Pepper pede para Zimmer fazer umas pesquisas.

Em seu novo apartamento, o Homem Laser celebra sua nova vida, sendo reconhecido pela população, o público falando dele nas mídias, e ele tendo dinheiro e joias que roubou. No entanto, após ver uma matéria sobre o governo estar procurando forma de conte-lo, o Homem Laser percebe que, enquanto existirem amostras do Extremis, o governo pode criar seres tão poderosos quanto ele, fazendo se sentir menos especial.

De volta a mente de Tony, ele quase cede ao comando de Howard, mas é impedido por sua mãe “Maria” (a representação da consciência de Tony), que diz que Howard está errado quanto a ele e ela pode provar.  Ela leva para uma memória do que aconteceu após Howard rejeitar seu boneco. Ele vê sua versão jovem no quarto, frustrada e querendo quebra o robô que ele fez. No entanto Maria o impede e lhe conforta, dizendo para o filho não deixar as críticas do pai o fazerem abrir mão de sua paixão, que é de criar e consertar coisas.



“Howard” zomba da consciência de Tony, dizendo que não importa seus esforços, nada disso irá reparar os danos que fez no seu passado, que ninguém seria capaz de perdoa-lo. Aí que “Maria”, levando Tony para uma nova lembrança.

Ele então desperta na caverna onde ele foi mantido prisioneiro pelos terroristas. Embora seu coração tivesse sido ferido pela mina, sua vida foi salva graças a outro prisioneiro, Yinsen, que plantou um imã em seu peito que impedia os estilhaços de atingir seu coração. Enganando os terroristas a acreditarem que ele criaria uma arma para eles, Tony, com a ajuda de Yinsen, começou a trabalhar em sua primeira armadura, para poder escapar.




Durante a construção, ele e Yinsen foram desenvolvendo uma grande amizade. Porém, durante uma conversa onde Yinsen revelar ser de uma vila que foi destruída por um bombardeio, Tony começa a ficar desconfortável, percebendo que a vila de Yinsen tinha sido destruída por armas que ele vendeu. Antes que Tony possa dizer algo ele se vê dentro de sua primeira armadura, quando ele e Yinsen estavam realizando os últimos preparativos para sua fuga.

Ouvindo os passos dos terroristas se aproximando, Yinsen correu para distrai-los, dando tempo o bastante para que a armadura de Tony termina-se de carregar. 



Com sua carga no máximo, Tony usa sua armadura para se liberta e encontra Yinsen, vendo que ele foi atingido por tiros. “Howard” se aproveita para mais uma vez zombar de Tony, dizendo que a morte Yinsen apenas comprova seu ponto. Porém Maria diz para observar melhor.

Vendo Yinsen em seus últimos suspiros, Tony tenta dizer que ele vai salva-lo, que ele não pode morrer e quase confessa seu envolvimento na destruição da vila de Yinsen, porém esse diz nada disso importa mais. Ele falhou em salvar sua família mas estava grato de, em seu último ato, ter salvo seu amigo, dizendo a Tony que a vida é curta e preciosa, por isso ele não pode desperdiça-la.



Inspirado por Yinsen, Tony, ao invés de fugir imediatamente, ele usa sua armadura, para afugentar os terroristas e libertar os outros prisioneiros no campo.  



Ao escapar a armadura dele começa a mudar, com o filme entrando numa montagem do Tony, em armaduras diferente, salvando várias pessoas como Homem de Ferro.



Tony finalmente encara a verdade, percebendo que, apesar de suas falhas do passado, ele conseguiu mudar como um indivíduo e fez muitas coisas para várias pessoas. Foi com isso que ele encontrou amigos como o Rhodes e a Bethany. Pode ainda ter pessoas que ele ainda não o perdoaram. Mas o perdão que ele precisa aceitar é de si mesmo. 

Com essa realização, Tony encontra coragem e confronta “Howard” apontando que ele não precisa de sua aprovação. Não é ele quem o controla e sim o próprio Tony. Todo espaço ao redor dele fica coberto por um brilho azul. Tony volta sua atenção para “Maria”, agradecendo a mãe por tê-lo ajudado e dizendo o quão ele sente sua falta.



Os olhos de Tony se abrem e o casulo se rompe. Tony sai dele com o corpo curado, porém ele sente algo diferente. Ele percebe que consegue se conectar a qualquer máquina e aparelho eletrônico, incluindo sua armadura. Aprendendo rápido a dominar essa habilidade, Tony se conecta a sua oficina e começa a criar uma nova armadura.



No Complexo FuturePharm, Bethany confronta Maya sobre seu contrato secreto com o Pentágono para continuar as pesquisas do Extremis. No diálogo, Pepper faz a ex do seu chefe confessar a verdade: Foi ela quem matou Aldrich Killian. Os dois estavam envolvidos no projeto Extremis. Quando Killian descobriu sobre os efeitos imprevisíveis do vírus, ele quis parar, porém Maya foi contra, vendo no Extremis a chance de salvar sua companhia e continuou o projeto por trás das costa de Killian. Quando ele descobriu e ameaçou expor seu robô, Maya o matou e depois contratou Arthur e sua gangue para roubarem o soro Extremis, sabendo que isso motivaria o governo a investir nesse projeto para segurança nacional. Ela chamou o Homem de Ferro, esperando que o usuário do Extremis o derrotaria, convencendo o público do potencial de sua criação.

A interação de Bethany e Maya é interrompida por um ataque do Laser Vivo a FuturePharm. Ao confrontar a doutora, ele explica que não pretende deixar que ninguém consiga poderes iguais a ele pelo Extremis. Bethany tenta ajudar Maya a fugir porém o Laser consegue intercepta-las.

Antes que o pior acontecesse Rhodes, usando sua armadura de Máquina de Combate, entra em cena e enfrena o Laser Vivo. 



Embora ele se esforce, ele é incapaz de derrotar o Laser, que facilmente, destrói suas armas.  Quando o vilão está para matar o soldado, ele ouve alguém o provoca-lo. Ele se vira e vê, vindo do céu o Homem de Ferro, usando sua nova armadura.



Os dois tem sua revanche nos céus de Nova York. Dessa vez, Tony, graças ao Extremis, consegue calcular os movimentos do Laser Vivo e desviar de seus ataques. Além disso, ele alterou a frequência de seus repulsores de forma ficassem condizente com a do Laser Vivo, permitindo que ele pudesse atingir o vilão. A luta dos dois chega ao prédio das Industrias Stark, onde Homem de Ferro tenta salvar uns empregados do dano colateral. Se aproveitando dessa distração, o Laser Vivo o ataca e tenta, mais uma vez danificar a armadura de Tony.



Contudo, o vilão é atingido por trás por outra armadura do Tony. Usando sua conexão, Tony convoca mais 3 de suas armaduras (Centurião Prateada, Stealth e Ártica) e juntas elas bombardeiam o Laser com raios repulsores, criando um campo de energia para contê-lo. Percebendo que a energia do Laser está se tornando instável, Tony tenta avisa-lo, porém Arthur não lhe dá ouvidos. Ele prefere morrer do que continuar a viver como um zé-ninguém.





Conseguindo se soltar, o vilão destrói as armaduras auxiliares do Tony e parte pra cima do herói, destruindo seus repulsores e aplicando ataques seguidos ao peitoral do herói. Quando ele está preste a dar o ataque final, Tony tem uma ideia:  Concentrando toda sua energia em seu repulsor central, ele deflete o Laser Vivo, direto no Grande Reator Arc, prendendo o ser de energia em seu núcleo.

 


Estando contido no núcleo do reator e com sua energia drenada, Arthur é entregue as autoridades, que o enviam para Gruta. Maya também é presa, após Pepper e Rhodes revelarem que ela matou Killian.

No dia seguinte, Tony faria uma visita a Maya na prisão. Ele pede desculpa por tê-la abandonado, porém Maya avisa para ele não tentar se martirizar por suas ações, dizendo que ela fez o que acreditava ser certo, fazendo o necessário para atingir seus objetivos. Tony diz não acreditar nisso, visto que a mesma salvou sua vida e não entregou sua identidade quando podia, porém Maya diz que isso foi apenas uma forma de agradecimento, por ele ter auxiliado no teste do Extremis. Quando Tony questiona se ele só foi um peão para ela, Maya rebate dizendo que ela foi o mesmo para ele, quando o próprio precisou do Extremis para ganhar do Laser Vivo, dizendo que ela e Tony não são tão diferentes. Ele finaliza a conversa respondendo: Mas estou tentando ser, e ainda vou conseguir me olhar no espelho amanhã!




O filme termina com Tony comparecendo a um hospital das Empresas Stark, para fazer uma visita  uns  pacientes e deficientes físicos que ele resgatou. É revelado que Tony rebatizou o nome do hospital como "Centro de ajuda Maria Stark", em homenagem a sua mãe.




Continua ....