As maiores batalhas do Superman contra o Lex Luthor

 


As maiores batalhas do Superman contra o Lex Luthor

De todos os inimigos do Superman, o mais importante de todos é Lex Luthor. Os dois são completos opostos: Enquanto Kal El é um alien com grandes poderes e um bom coração, que simplesmente deseja ajudar humanidade e viver entre eles, Lex Luthor é um gênio arrogante e egoísta, movido por seu ódio e inveja do Superman e da admiração que ele recebe do público.



Apesar de não ter poderes como seu rival, Luthor compensava por isso com sua inteligência e invenções, conseguindo criar vários desafios difíceis pra o homem de aço durante suas histórias. Em versões modernas, Lex foi reinventado como um empresário corrupto e intocável pela lei, bem estilo “Rei do Crime”, virando um adversário que desafia Superman nos também em relação aos seus ideais, deixando muitas vezes o herói tentado a querer quebrar seu código moral.



A rivalidade entre Superman e Lex Luthor é uma das maiores na cultura pop, tendo sido adaptada em várias formas de mídia, sejam hqs, filmes, desenhos animados, séries de TV, etc...





Com os dois estando prestes a ter mais um confronto no episódio final da série Superman & Lois (que será exibido na próxima segunda feira, dia 2 de dezembro), montei esse texto para apresentar os maiores conflitos entre o Superman e Luthor em sua longa história nas hqs e adaptações.



Portanto, vamos começar...

O primeiro confronto



Tal como Superman, Lex Luthor foi criado pelo Joe Shuster e Jerry Siegel. Em sua primeira aparição, na Action Comics vol 1 nº23 (1940), ele foi apresentado como um cientista misterioso, responsável por manipular uma guerra entre dois países europeus.



Suas atividades acabam chamando a atenção do Clark Kent e da Lois Lane, fazendo Lex captura-los. Tendo Lois como refém, Lex força Superman a se render e tenta mata-lo com uma arma de raios. O que ele não contava era a resistência do kriptoniano, que consegue se libertar.  



Enquanto Superman e Lois escapam, Lex é dado como morto na destruição de seu dirigível. Mas o gênio do mal se revelaria vivo nas histórias seguintes, sempre voltando com novos esquemas para ameaçar Superman e o mundo.

Crise em três Terras



Um dos conceitos sci-fy mais utilizados pela DC na Era de Prata e Bronze (anos 60 aos 80) era o multiverso, com os heróis se aventurando em terras paralelas e conhecendo versões alternativas. Uma dessas terras que era muito explorada nas hqs era a Terra 2, onde viviam heróis da Era de Ouro, como a Sociedade da Justiça. Naturalmente essa terra também tinha uma versão do Superman (conhecida como Kal L), sendo que ele era mais velho e casado com a Lois Lane

Mas e o Lex Luthor da Terra 2? O que teria acontecido com ele?

Ele faria seu retorno no DC Comics Presents Annual 1, de 1982, cuja trama envolvia o Lex Luthor da Terra 1 usando um dispositivo para fugir para Terra 2 e encontrar sua contraparte, formando uma aliança para eliminar os Supermen de ambas Terras. Para piorar as coisas, os dois vilões acabam indo parar na Terra 3 e recrutam Ultraman para auxilia-los.



Para sorte dos Homens de aço, ele recebem ajuda de Alexander Luthor da Terra 3, conseguindo derrotar os 3 vilões e impedir seu esquema de destruir ambas realidades.

 




Luthor libertado



Uma das localidades presentes nas histórias do Superman pré-crise era Lexor, um planeta alienígena cujo habitantes admiravam o Lex Luthor, enxergando-o como um herói após o mesmo ter salvo sua vida.



Na Action Comics n°544 (1983), Lex, após sofrer várias derrotas nas mãos do Superman, foge mais uma vez para Lexor, sendo bem recebido pelo povo e se reencontrando com Ardorar, uma jovem com quem ele casou, descobrindo que eles tiveram um filho, Luthor Jr.  De início parece que Luthor estava disposto a desistir de ser um criminoso e ter uma vida tranquila com sua família.  




Infelizmente, Lex se mostra incapaz de deixar de lado sua obsessão por vingança. Tendo construído sua icônica armadura, Lex desafiou Superman para mais uma luta, se expondo para o povo de Lexor como o verdadeiro monstro que ele realmente era.  



Na luta, Lex acaba sobrecarregando um aparelho ligado ao núcleo do planeta, causando que destrói Lexor, matando todos seus habitantes, incluindo Ardora e Lex Jr. 



Os únicos sobreviventes dessa tragédia são Superman e Luthor, culpando o herói por sua perda.



Clark Kent demitido



Embora o corpo do Superman seja invulnerável, sua mente não é, com ele podendo ser vítima de ataques psíquico e controle mental.

Numa trilogia composta pelo Superman vol 1 nº 410, 412 e 413, é mostrado Luthor fazendo uso dessa informação em um novo esquema: Com um novo aparelho, Luthor começa a projetar ilusões com o intuito de enlouquecer o Superman, fazendo-o duvidar de sua própria sanidade. As ações do Lex são tão efetivas que Clark acaba perdendo o emprego por publicar uma matéria falsa. 



Isolado, o homem de aço é capturado pelo vilão, que continua a atormenta-lo. É apenas quando Clark escuta as vozes de seus amigos que ele consegue quebrar as ilusões do Lex, forçando-o a fugir. Esse momento apresenta outro grande contraste entre Superman e o Luthor, com o vilão deixando seus capangas para trás enquanto Clark foi salvo graças aos seus amigos e entes queridos.



Superman o Filme



Em 1978, o Ultimo Filho de Kripton foi adaptado no Superman o Filme de Richard Donner, com Christopher Reeves no papel do herói, enquanto Lex Luthor foi vivido pelo Gene Hackman.

No filme, Lex é introduzido como um gênio criminoso que pretende usar um míssil para destruir grande parte da California, permitindo ele fazer uma fortuna com as regiões que sobrassem. Sabendo que Superman iria interferir em seus planos, Luthor rouba dois misseis, sabendo que o herói não poderia impedir dois ao mesmo tempo.  Quando Superman o confronta em seu esconderijo, Lex o engana a abrir uma caixa contendo kriptonita, que ele prende no pescoço do kriptoniano e o joga na piscina para que morresse afogado. 

Felizmente, Superman é salvo pela assistente de Luthor, Miss Teschmacher, para que ele pudesse salvar a vida de sua mãe.



Legado das Estrelas



Nos anos de 2003/2004, o autor Mark Waid escreveu Legado das Estrelas, que apresentou uma nova versão da origem do Superman, combinando elementos da pré-crise com modernos. Uma dessas mudanças foi a origem do Lex Luthor. Assim como na pré-crise, Lex era foi estabelecido tendo sido um colega de Clark em Smallville. 



Devido a rejeição que sofria das pessoas por sua inteligência e obsessão por conhecimento científico, Lex se tornou essa pessoa amarga e vingativa, deixando sua cidade natal e mudando para Metrópolis, onde ele se tornou um empresário cruel, usando vários esquemas ilegais para obter mais poder e influência.



Quando Superman chega na cidade e começa a interferir nos seus planos, Lex deduz que ele é um kriptoniano e começa uma campanha contra ele, criando propaganda xenofóbica contra o herói e contratando mercenários para atacar Metrópolis, fingindo serem invasores kriptonianos.  Ele também usa um cristal de kriptonita para criar um campo de energia ao redor da cidade, fazendo Superman ficar cada vez mais fraco.



Entretanto, com a ajuda de Lois e a equipe do Planeta Diário, Clark consegue desmascar a farsa de Luthor e o confronta em sua torre. Energizado pela kriptonita, Lex consegue atacar o Superman, que está distraído por visões de seus pais e a destruição de Kripton. 



Antes que ele aplique o golpe final, Clark consegue recuperar seu foco, e o nocauteia, finalmente reconhecendo que seu amigo pelo monstro que se tornou.

Inimigos Públicos



Além das hqs e filmes live action, Superman e Luthor também se enfrentaram nas animações. De todos esses conflitos, um dos mais memoráveis foi no longa animado Superman/Batman Inimigos Públicos.

Baseado na hq de Jeph Loeb e Ed Mcginnnis, a trama envolvia Lex Luthor se tornando presidente dos EUA e usando sua posição para incriminar Superman e colocando uma recompensa por sua captura. 



Isso é apenas uma forma de manter o homem de aço ocupado enquanto Lex e o governo tentam impedir um asteroide de kriptonita de colidir com a Terra. Depois de seus esforços terem falhado, Lex, enlouquecido devido a uns esteroides combinados com kriptonita, decide deixar o asteroide colidir com a Terra, julgando que o incidente irá “diminuir a população do mundo para um número mais estável”. Percebendo a insanidade de Luthor, Amanda Waller trai o vilão e fornece para o Superman e Batman a localização de Hiro Okamura, o Homem Brinquedo, e de sua invenção que pode salvar o planeta.

Não aceitando ser derrotado, Lex veste sua armadura e vai atrás dos Melhores do Mundo, resultando em mais um confronto com o Homem de Aço. Enquanto Batman consegue impedir o asteroide com um robô gigante, Superman derrota Luthor, que é finalmente exposto como um criminoso e preso.



Para o alto e avante



Após uma batalha contra o Superboy Primordial na saga Crise Infinita, Superman acabou se expondo demais ao sol vermelho e ficou um bom tempo sem seus poderes.  O arco Para o Alto e Avante de Kurt Busiek mostra consequências disso, com Clark ainda tentando ajudar as pessoas de Metrópolis, enquanto recupera seus poderes.



Enquanto isso, Lex é libertado da prisão. Mas, dessa vez, o público está ciente do criminoso que ele realmente é. Diante dessa rejeição, Lex decide punir Metrópolis, criando uma aeronave com cristais kriptonianos.




Tendo recuperado seus poderes, Superman confronta Luthor, conseguindo destruir sua aeronave. O conflito chega até uma praia, com os dois rivais, enfraquecidos tendo um confronto de socos, que termina com Superman dando o nocaute final, ao mesmo tempo em que aponta como Lex que sempre o acusou de ser a causa de seus crimes, foi incapaz de se redimir durante todo esse tempo em que ele esteve “desaparecido do público”.



Grandes Astros Superman



Enquanto histórias como Action Comics 23 e Legado das Estrelas são sobre o primeiro conflito do Superman contra Luthor, Grandes Astros se trata de sua última batalha.

Nessa série mensal, escrita por Grant Morrison, o sonho de Luthor será realizado: Ao tentar salvar uns cientistas, Superman se aproximando demais do sol e absorvendo muita radiação, que aos poucos está matando-o.



Enquanto Superman passa grande parte da história aproveitando seu tempo de vida restante e tentando continuar seu trabalho como um super herói, Lex se deixa ser preso e aceita sua pena de morte na cadeira elétrica. Ele parece não se importar mais se vai viver ou não, já tendo satisfação em saber que logo estará livre de seu inimigo. Entretanto, Luthor não desistiu tão facilmente. Tendo tomado um soro, ele adquire consegue super poderes e escapa da prisão. 



Embora enfraquecido, Superman, armado com uma arma de gravidade, confronta Lex. O duelo dos dois termina com Luthor saindo vencedor e arrastando o Superman pelas ruas de Metrópolis. Quando está preste a anunciar sua vitória para o público, Lex começa a ver o mundo a partir da perspectiva do Superman, admirando tal visão. 



A partir disso que ele finalmente percebe que Superman usou a arma de gravidade para acelerar o tempo de duração do efeito do soro até que ele se esgotasse. Sem seus poderes, Luthor é nocauteado pelo herói, com o dialogo final dos dois representando a essência de sua dinâmica.

LEX LUTHOR: Eu vi como salvar o mundo! Eu teria feito todos eles verem! Senão fosse por você eu teria salvo o mundo!

SUPERMAN: Você poderia ter salvo o mundo anos atrás, se vocês se importa-se com isso, Luthor!



Então é isso! Para vocês, quais são as melhores lutas do Superman contra o Lex Luthor? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.

Postar um comentário

0 Comentários