TOP 10 Melhores vilões do Thor

 


TOP 10 Melhores vilões do Thor

 

Um aspecto que torna o Poderoso Thor distinto de outros heróis da Marvel é sua ligação com a mitologia nórdica.  Embora o personagem tenha começado como um super herói lidando com vilões da Terra, aos poucos suas histórias começaram a introduzir personagens mitológicos como Odin, Loki, Balder, os 3 guerreiros, Hercules, entre outros.



Logo as HQs do Thor passaram a ter um tom mais próximo de Sword & Magic (Espada e Fantasia), com o Deus do Trovão tendo aventuras épicas, explorando reinos místicos e se encontrando com outros deuses e seres mitológicos.

Devido a essa influência, naturalmente os inimigos de Thor também teriam conexão com a mitologia nórdica, com muitos sendo habitantes de Asgard e outros reinos que buscam eliminar Thor e dominar ou destruir o reino dos deuses.



Nessa lista estão 10 personagens que eu considero serem os maiores inimigos que o Thor enfrentou em seus anos de histórias.

Vamos começar...

 

10) Fafnir



Primeira aparição: Thor #134, 1966

A melhor forma de descrever Fafnir é citando a frase “Não julgue um livro pela capa”. A primeira vista Fafnir pode parecer apenas um velho fraco. No entanto, quando menos se espera, ele pode se transformar num dragão, que busca vingança contra Odin por ter destruído seu reino.

Fafnir é um dos personagens que abraça esse lado de fantasia das histórias do Thor, com o conceito do personagem lembrando muito figuras como Malévola da Bela Adormecida e Mum-Ra dos Thundercats. Além disso ver Thor enfrentando um dragão é bem legal e as batalhas são visualmente impressionantes.

9) A gangue da Demolição




Primeira aparição: Defenders #17, 1974

Nem todos os inimigos do Thor são deuses de outros mundos e dimensões. As vezes eles são mortais que acabaram recebendo poderes de um deus ou um artefato místico. No caso da Gangue da Demolição, eles eram apenas um grupo de prisioneiros cujo líder Dirk Garthwaite, o Destruidor, tinha recebido, por engano, uma força mística dada por Karnilla. Quando ele e seu grupo tocaram num pé-de-cabra contendo seu poder, eles foram atingidos por um relâmpago que passou o poder do vilão para seus companheiros, transformando-os no Bate-Estaca, o Maça e o Aríete.

Juntos eles se tornaram um grupo de brutamontes e causaram vários problemas para o Thor, fazendo se esforçar para enfrentar esses quatro adversários tão poderosos.

 

8) Mangog



Primeira aparição: Thor #154, 1968

 

Algo que alguns vilões do Thor tem em comum é um ódio pessoal por Odin, com muitos deles tendo sido vítimas das ações do Rei dos deuses, algumas justas, outras não.

Um desses vilões foram uma espécie de alienígenas invasores que foram derrotados por Odin. No entanto um desses invasores, Mangog, sobreviveu e foi aprisionado debaixo de Asgard, se fortalecendo com ódio de todos os seres de sua espécie extinta. Anos depois, Mangog foi libertado de sua prisão pelo troll Ulik, numa tentativa fracassada de conseguir um aliado contra os deuses.

Assim como o Fanático dos X-men, Mangog é a personificação de uma “força imparável”. Sempre que esse monstro aparece, nada o impede de ir atrás de seus inimigos. Cada batalha que ele tem com Thor e seus aliados é cheia de suspense, com os heróis, na maioria das vezes, só vencendo por muito pouco.

 

7) Dario Agger



Primeira aparição: Thor: God of Thunder #19, 2014

Um archtype de vilão muito usado nas Hqss é o empresário corrupto, o milionário que abusa de seus privilégios e recursos para obter ainda mais poder e influência. Enquanto heróis como Homem Aranha e o Superman tem o Norman Osborn e o Lex Luthor representando esse tipo de vilão, Thor tem o Dario Agger. Ele é o CEO da Corporação Roxxon e está envolvido em várias operações ilegais e sempre conseguindo escapar da lei, mesmo com a interferência do Deus do Trovão.

O que ajuda Agger se destacar de outros empresários corruptos é o fato dele ter feito um pacto com um deus sombrio, que lhe deu o poder de se transformar num minotauro, o que permite ele consiga desafiar o Thor tanto na inteligência quanto na força física.

 

6) Hela



Primeira aparição: Journey into Mystery #102, 1964

Assim como para os humanos existe o céu e inferno, para os Asgardianos existe Valhalla, um lugar reservado para os guerreiros corajosos e nobres, e Hel, um reino sombrio dominado pela deusa da Morte, Hela.

Apesar de agir como uma figura neutra, Hela continua sendo uma oportunista diabólica, sempre se aproveitando de situações para tentar roubar a alma dos guerreiros de Asgard, com Thor sendo sua maior ambição.

A resistência do Deus do Trovão levou a Deusa da Morte a causar vários tormentos em sua vida, incluindo arranhar seu rosto (fazendo Thor esconder suas cicatrizes com um pano e, depois, uma barba) e amaldiçoa-lo com um feitiço que deixou os ossos de Thor frágeis, forçando a usar uma armadura especial.

5) Executor



Primeira aparição: Journey into Mystery #103, 1964

Enquanto guerreiros como Thor e Balder são respeitados pelo povo de Asgard, Skurge é temido pela sua brutalidade nos combates, o que o fez ser conhecido no reino dos deuses como o Executor.

Se tem uma coisa que Skurge ama mais do a glória das batalhas é Amora, a Encantor, o que levou o guerreiro a tentar conquistar o interesse da feiticeira, ajudando-a em seus esquemas contra Thor e os mortais.

Essa dinâmica pode fazer Skurge parecer mais um capanga dependente da Amora, porém o personagem tem aspectos que ajudam se destacar como um vilão próprio, com seu amor não-correspondido pela Amora expondo um lado trágico do personagem.

 

4) Surtur



Primeira aparição: Journey into Mystery #97, 1963

Se tem uma coisa que os asgardianos tem medo é Ragnarok, o fim de tudo. Uma das figuras ligadas a esse evento catastrófico é Surtur, soberano de Muspelheim e lider dos gigantes de fogo. Ele é um demônio gigante que, de acordo com ele, está destinado a destruir a mundo com sua Espada Crepúsculo, energizada pela Chama Eterna.  Para impedir que isso acontecesse, Odin e seus irmãos, destruíram a espada de Surtur e roubaram a Chama Eterna, o que levou o demônio a ter um ódio pelo rei asgardiano.

Embora eu ache que existam vilões melhores quando se trata de personalidade, Surtur é sem dúvida um dos oponentes mais poderosos que Thor enfrentou, com sua presença sendo tão ameaçadora que até mesmo vilões como Loki se uniram ao herói para impedir o demônio.

 

3) Encantor



Primeira aparição: Journey into Mystery #103, 1964

Se Skurge é um guerreiro brutal, sua parceira Amora, a Encantor, é o cérebro. Ela é uma feiticeira e uma femme fatale, que usa sua magia e charme para seduzir e manipular outros, normalmente homens.

Diferente de outros vilões do Thor, Encantor é movida não por ódio pelo Deus do Trovão, mas sim por um amor não correspondido, o que a torna obcecada em conquistar o coração Thor, mesmo que pra isso ela tenha que colocar a vida de inocentes em perigo.

 

2) Gorr



Primeira aparição: Thor: God of Thunder #02, 2013

Uma das fases mais populares do Deus do Trovão nas Hqs foi a do Jason Aaron, com um dos elementos mais lembrados sendo a introdução de Gorr.

Conhecido como o Carniceiro dos Deuses, Gorr é um alien que ficou desiludido com os deuses depois passar por momentos de tragédia, tendo perdido sua mãe quando criança e, anos depois, sua esposa e filho.  Após ser banido de sua tribo por causa de sua descrença, Gorr acabou se encontrando com dois deuses caídos no chão. A descoberta que deuses eram de fato reais aumentou o ódio de Gorr e o levou a ser corrompido pela Necroblade, uma espada que pertenceu a Knull, o deus dos simbiotes. Tendo o poder de criar qualquer arma e seres de sombras, conhecidos como Berserks, Gorr passou a dedicar sua vida a caçar os deuses e mata-los.

Além de ser um dos vilões mais sombrios do Thor, Gorr e o Deus do Trovão possuem uma rivalidade bem profunda, com o Carniceiro dos Deuses tendo enfrentando Thor em sua juventude, chegando a prendê-lo numa caverna e tortura-lo por dia, deixando o príncipe asgardiano traumatizado. O fato de Thor ter sobrevivido fez Gorr ter um ódio especial pelo herói que durou o passar dos tempos, com os dois se enfrentando em outras épocas, seja nos dias atuais ou até mesmo no futuro.

 

1) Loki



Primeira aparição: Journey into Mystery #85, 1962

Não tinha como fazer uma lista sem citar Loki, o deus da mentira, um feiticeiro, um metamorfo e o inimigo principal do Thor em várias de suas histórias. Sua rivalidade é um clássico conflito entre irmãos, com Loki sempre tentando se provar superior ao seu irmão adotivo.  Embora as ações de Loki sejam desprezíveis, o personagem tem um carisma muito forte e é fácil compreender sua inveja por Thor e o motivo por trás de suas ambições.

Mas o aspecto mais interessante de Loki é que, apesar de sua astúcia e poder, ele, no final de tudo, é um perdedor: Não importa o quão bem elaborado seus planos sejam, os resultados nunca são o que Loki espera e ele é quem sofre as consequências. Mesmo quando ele consegue atingir seus objetivos, como dominar Asgard, ele não consegue se manter no poder por tanto tempo, demonstrando como arrogância leva a pobre decisões. 

Ironicamente, quando Loki usa seus talentos para ajudar seu irmão, ele obtém sucesso, mostrando todo o bem que ele poderia fazer senão fosse por sua inveja e ambição em querer competir com o Thor.

Apesar do personagem ter se tornado mais um anti herói nas Hqs, devido à popularidade da versão MCU interpretada pelo Tom Hiddleson, para muitos fãs Loki continua sendo um dos vilões mais icônicos das Hqs em geral e uma dos personagens mais importantes das histórias do Thor.

Então é isso! Quais são os melhores vilões do Thor? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.





Postar um comentário

0 Comentários