TOP 10: MELHORES MEMBROS DOS X-MEN



TOP 10 MELHORES MEMBROS DOS X-MEN

Uma das temáticas discutidas nas histórias dos X-men é a valorização de diversidade e representação. O grande exemplo da presença desse tópico nas histórias dos mutantes se encontra na formação de seus integrantes.



Quando foram criados por Stan Lee, o grupo era apenas composto por adolescentes brancos americanos, com a única personagem feminina sendo usada no drama romântico. Mas isso mudou após a história “Segunda Genesis”, publicada em Giant-Size X-men nº1, onde os criadores Len Wein e Dave Crockum reformularam a equipe, agora sendo composta por integrantes mais velhos e vindos de diferentes partes do mundo.




Desde então o grupo continuou a crescer e mudar, se tornando uma das equipes mais diversificadas de todas das hqs, onde cada personagem representando um grupo específico, seja por sua cor de pele, nacionalidade, religião e vários outros aspectos.






Com tantos mutantes tendo feito parte dos X-men, uns icônicos e outros subestimados, esse texto vai apresentar os integrantes, que em minha opinião, são os melhores personagens a fazerem parte da equipe e responsáveis por vários momentos marcantes em suas histórias.

Portanto, vamos lá... esse é o meu top 10 Melhores membros dos X-men

10) Fera



Primeira Aparição:  X-men nº1 (1963)

 Henry “Hank” Mcoy era filho de um físico nuclear. Ele foi vítima de bullying devido a sua aparência física, que lembrava a de um gorila. Tendo uma incrível agilidade, Hank participou do time de Futebol Americano, ganhando o apelido de “Fera”. Suas vitórias nos jogos chamaram a atenção do Professor Xavier, que lhe fez uma visita a casa de Hank, revelando que ele era um mutante e o recrutando a fazer parte de seus primeiros X-men.



Após passar umas aventuras com o grupo, Hank, eventualmente, saiu da Escola e se tornou um cientista, buscando criar uma formula para livra-lo de sua mutação.  Essa decisão se provou um grande erro pois, ao testar a formula em si mesmo, Hank acabou sofrendo uma evolução, ganhando uma aparência bem mais bestial mas mantendo sua inteligência.



O que eu gosto do Fera é o contraste entre sua aparência e personalidade. Ele pode parecer um bicho selvagem, mas na realidade é um cara bem sofisticado e gentil, buscando usar sua inteligência para ajudar pessoas. 

Sua transformação nessa criatura furrie azul contribuiu para dar ao Hank um aspecto bem relacionável, com o próprio tendo dificuldade de aceitar sua nova aparência e expressando, em ocasiões, seu medo de que suas evoluções acabem fazendo perder sua humanidade.




9) Jean Grey



Primeira Aparição:  X-men nº1 (1963)

Jean Grey foi a primeira integrante feminina dos X-men originais. De início ela não era mostrada sendo tão poderosa e era usada mais para criar conflito entre os rapazes, interessados em sua beleza. Porém, conforme histórias foram avançando não só ela foi revelando ter muitas habilidades mentais (incluindo telepatia e telecinesia) mas passou a ter uma personalidade forte, estando disposta a se sacrifica pela segurança de seus amigos.



Como dá pra notar, Jean é um perfeito exemplo de como uma personagem de HQs pode evoluir em algo maior. Ao invés de permanecer sendo apenas um interesse romântico genérico, os autores souberam desenvolve-la e mostrar ela sendo não só uma poderosa badass como também uma figura materna, sempre vendo o melhor na pessoas e tentando ajuda-las.



É claro que não posso falar da Jean sem citar seu grande momento, em que ela é possuída pela Fênix e, aos poucos, é corrompida por seu poder, o que torna o conflito entre ela e os X-men tão trágico.




8) Wolverine



Primeira Aparição:  The Incredible Hulk nº181 (1974)

 Logan tem um passado misterioso, que muda dependendo do roteirista. Um dos poucos eventos consistentes em sua história é que ele foi um mutante que sofreu experiências da organização Arma X, que fundiram seu esqueleto e garras com o metal Adamantium.



Após escapar, Logan vagou sozinho até se tornar um agente do governo canadense e membro da Tropa Alfa. Porém, Logan logo deixou o grupo quando foi recrutado pelo Xavier para se unir a segunda formação X-men e resgatar a equipe original, que tinham sido capturados pela ilha Krakoa. Desde então, Wolverine se tornou um dos membros principais da equipe, estando presente em várias de suas histórias.



Quase impossível fazer uma lista sem citar o Wolverine, um dos heróis mais icônicos da cultura pop e um dos mais associados com os X-men. Difícil não encontrar alguém que não pense logo no Wolverine quando ouve o nome “X-men”.

Eu sinto que muita gente interpreta errado o Wolverine, julgando que o legal dele é que ele é um anti-herói ranzinza e mata sem hesitação, mas, após ter lido algumas de suas HQs, eu vejo o contrário: Logan, embora seja meio rabugento e impulsivo, possui um código moral e busca se torna melhor e não o monstro selvagem que a Arma X tentou transforma-lo.  Sua origem é sobre um mutante se rebelando contra aqueles que o torturam e encontrando um novo propósito e com isso sua humanidade antes perdida.




 


7) Tempestade



Primeira Aparição: Giant Size X-men nº1 (1975)

Ororo Munroe era filha de um fotojornalista americano e uma princesa de uma tribo do Quênia. Quando sua família se mudou para o Cairo, um acidente de avião destruiu a casa de Ororo, matando seus pais enquanto ela sobreviveu enterrada pelos escombros (um evento que a deixou claustrofóbica) Após sofrer essa perda, Ororo passou a viver nas ruas, se tornando uma ladra de carteiras, chegando a se encontrar com um jovem Charles Xavier.



Após deixar o Cairo, Ororo chegou a terra ancestral de sua mãe, onde, após controlar seus poderes, passou a ser adorada pelas tribos como uma deusa. Eventualmente ela se reencontrou com Xavier, que a recrutou para seus novos X-men, onde Ororo se tornou a segunda no comando, chegando a substituir Scott como líder da equipe por um tempo.



Tal como Jean, Tempestade é mais um mutante que representa diferença entre o poder e a personalidade. Por um lado, seu controle sobre os elementos da natureza a torna uma das integrantes mais poderosa do grupo. Mas, ao mesmo tempo, ela é protetora e leal aos seus amigos, tendo uma postura bem autocontrolada e respeitosa, justificando porque Xavier daria a ela uma posição de liderança no grupo.




6) Homem de Gelo



Primeira Aparição: X-men nº1 (1963)

Robert “Bobby” Drake descobriu seus poderes de gelo na adolescência, com seus pais insistindo que ele não os revela-se ao público. 



Mas, quando sua namorada foi sequestrada por uma gangue, Bobby usa seus poderes para salva-la se expondo como um mutante. Embora consiga afungentar a gangue, a moça também foge assustada. 



Logo depois, Bobby tem sua casa invadida por homens que o levaram para delegacia. Por sorte, Xavier toma conhecimento sobre Bobby e, com a ajuda de Ciclope, consegue liberta-lo, apagando a memória da população, e o convida a ingressar em sua escola, com o rapaz se tornando o integrante mais novo dos X-men originais.





Por ser o mais jovem do grupo, é natural que Bobby se comporte de forma imatura e zoadora.



Mas Bobby tá longe de estar na história apenas pra contar piadas. Seu jeito cômico não só oferece humor e leveza para uma equipe que passa por vários momentos depressivos, como também é uma forma do Bobby lidar com seus traumas e inseguranças (incluindo o fato dele secretamente ser homossexual e temer que pessoas iriam rejeita-lo ainda mais caso descobrissem) .



Conforme seu personagem foi sendo desenvolvido nas hqs, Bobby se tornando mais confiante, e se mostrando um mutante nível ômega, usando o verdadeiro potencial de seus poderes de formas inesperadas e bem criativas.  



Mas o legal do Bobby é o fato que, mesmo com essa evolução e as mudanças em sua vida, ele continua o mesmo herói bem humorado, que traz sorrisos para os outros.


5) Anjo



Primeira Aparição: X-men nº1 (1963)

Filho de uma família rica e industrial, Warren Worthington III descobriu que era um mutante ao perceber grandes asas surgindo em suas costas. Após salvar seus colegas quando seu dormitório pegou fogo, Warren adotou a identidade de “Anjo Vingador” e passou a agir como um aventureiro misterioso. Suas atividades chamaram a atenção do Xavier, que o recrutou para fazer parte da primeira formação dos X-men. 




Mais tarde, quando seus pais morreram, ele revelou ao público sua mutação assumiu a fortuna de sua família e a usou para auxiliar grupos como o X-Factor (composto por ele e os X-men originais). Infelizmente, durante o arco do Massacre dos Mutantes, Warren, durante uma luta contra os Carrascos, teve suas asas gravemente feridas e seu amigo Cameron Hodge, secretamente um anti-mutante, ordenou que elas fossem amputadas. 




Deprimido, Warren acaba sendo capturado pelo vilão Apocalipse, que torna a pele de Warren azul e lhe dá asas metálicas, transformado o antigo herói em seu Cavaleiro da Morte. 



É apenas graças aos seus amigos que Warren consegue quebrar o controle do vilão sobre ele, adotando o nome de Arcanjo.

Devo admitir que não curtia muito o Anjo, achando ele um personagem bem fraco (ele é praticamente um homem pombo) e sem carisma. Mas, depois de reler as HQs clássicas, comecei a curti mais o Warren. Apesar do jeitão presunçoso, Warren não é mimado. Tal como o ser celestial que seu nome se refere, ele é gentil, tendo um senso de justiça e uma forte lealdade aos seus amigos e sua causa. Mesmo quando descobriu que Jean, por quem ele tinha sentimentos, estava apaixonada por Scott, Warren não ficou com inveja, respeitando o desejo da moça e dando suporte pro casal.





É triste que alguém tão bom quanto Warren acaba sendo transformado no Arcanjo pelo Apocalipse. Mesmo tendo sido libertado, Warren ainda carrega culpa pelo que fez e agora tem que encarar esse seu lado negro que foi exposto. Ele é um perfeito exemplo de como até mesmo um dos maiores heróis pode ser corrompido.

 

4) Kitty Pryde



Primeira Aparição: X-men nº129 (1980)

Katherine Anne "Kitty" Pryde era adolescente de 13 anos, filha de uma família de judeus, com que estavam se separando. Nesse momento de sua vida, Kitty começou a ter dores de cabeça. Ao se deitar em sua cama, ela fechou seus olhos e, quando os abriu novamente, ela estava na sala de estar, percebendo seu poder mutante de atravessar paredes.



Sendo localizada pelo Professor Xavier, Kitty recebeu uma visita do professor e seus X-men. Quando os heróis foram capturados pela Emma Frost e o Clube do Inferno (também interessados na Kitty) a jovem demonstrou sua coragem e conseguiu resgata-los, passando a ser a nova aluna da Escola Xavier.



Como a nova formação dos X-men era composta por adultos, a Ktty foi criada para dar ao público jovem uma personagem que eles pudessem se enxergar. No entanto, ao invés de ter Kitty sendo definida apenas por sua idade e nada mais, Chris Claremont (e os outros autores que assumiram as hqs) soube levar a história da Kitty pra frente, mostrando essa jovem passando por várias experiências que a fazem crescer e se torna mais experiente, como enfrentar sozinha um demônio dimensional e ser treinada pelo Wolverine. 





Com o passar do tempo Kitty deixou de ser a garota insegura e passou a ser uma lutadora da liberdade e um exemplo do tipo de herói que os alunos da Escola Xavier poderão torna-se no futuro.




3) Ciclope



Primeira Aparição: X-men nº1 (1963)

Enquanto voavam para casa no avião de seu pai, Scott Summers e sua familia tiveram seu avião atacado por um cruzador Shiar. Com o veículo pegando fogo, os pais de Scott amarraram ele ao seu irmão caçula Alex e o jogaram para fora do avião com o único paraquedas disponível. Quando o paraquedas pegou fogo, Scott despertou seu poder, conseguindo desacelerar a queda deles, porém sofreu uma lesão na cabeça durante o pouso (o que futuramente resultaria no descontrole de seus poderes).



Os dois irmãos foram hospitalizados, ambos tendo tido amnésia traumática em relação ao acidente. Enquanto Alex foi adotado, Scott passou sua infância num orfanato, onde foi submetido aos experimentos do Sr. Milbury, que era secretamente o Sr Sinistro. 

Na adolescência, Scott começou a sofrer umas dores de cabeça e manifestou seus raios ópticos, dessa vez estando incontroláveis, e escapou para as ruas, sendo temido e perseguido pela população. 



Para piorar as coisas, Scott acabou sendo encontrado pelo bandido mutante Jack Winters (também conhecido como Jack Diamante) que abusou dele e tentou força-lo a participar de seus crimes. Por sorte, o jovem Summers foi salvo pelo Professor Xavier, com a ajuda do agente do FBI Fred Duncan. Sendo recrutado pelo professor, Scott se tornou seu primeiro aluno, recebendo uns óculos especiais e aprendeu a controlar seus poderes no campo, virando o vice-líder dos X-men.



Scott é sem sombras de dúvida um dos melhores líderes não só dos X-men como também de toda cultura pop (no mesmo patamar que Capitão America, Dick Grayson e Capitão Kirk). Ele pode ser exigente e estoico, mas consegue obter resultados e inspirar o melhor de seus companheiros, com muitos respeitando a liderança e mente tática do magrelo.





Toda sua jornada é sobre um jovem perdido que não só encontrar um novo lar e se tornar um dos primeiros alunos do Xavier, como ainda superar seu mentor, se tornando aquele que os mutantes seguem.

 

2) Vampira



Primeira Aparição: Avengers Annual #10 (1981)

Nascida em Caldecott County, no Mississippi, a jovem Anne Marie era uma criança rebelde, devido ao relacionamento difícil com seu pai. Ao dar seu primeiro beijo num garoto chamado Cody, ela descobriu seu poder de absorver a energia e mente das pessoas que ela tocava. Por causa disso, o garoto acabou em coma e a jovem, traumatizada passou usar roupas que cobriam sua pele, temendo entrar em contato com outras pessoas.



Ela acabou sendo adotada pela Mística, que a criou como uma filha, tornando uma integrante de sua Irmandade dos Mutantes. Em sua primeira missão, Vampira lutou contra a Miss Marvel (Carol Danvers), absorvendo seus poderes permanentemente. 



Porém, logo ela começou ter lembranças da vida da Carol e enxergar os crimes da Mistica pelo que realmente eram. Sentindo que estava perdendo sua personalidade para a de Carol, Vampira, desesperada, procurou Xavier, que deixou que ela se unir aos X-men.



Toda essa evolução da Vampira é uma das melhores redenções das hqs. A transição dela não foi fácil, com Vampira lidando com a desconfiança da equipe (principalmente do Wolverine), mas ela foi capaz de conquistar a confiança com sua bravura e determinação.


Isso é o que torna Vampira uma completa badass: Ela nasceu com um dos poderes mais trágico, mas ao invés de ficar deprimida, ela escolheu ser confiante e expressiva mesmo diante tudo que ela tinha que lidar. 



Nas palavras do Professor X (no final do desenho dos X-men dos anos 90), Vampira pode ser incapaz de tocar, mas ela foi capaz de tocar a todos.

1) Noturno



Primeira Aparição: Giant Size X-men nº1 (1975)

Kurt Wagner é o filho da mutante Mística. Por ter nascido com uma aparência azul, orelhas pontudas, rabo e apenas três dedos na mãos e nos pés, ele foi abandonado por sua mãe, para que não fosse morta pelos aldeões de uma vila na região da Alemanha. Ao ser encontrado por ciganos circenses, Kurt foi criado por ele e se tornou o grande astro, conquistando o público com sua agilidade e poder de teletransporte.



No entanto, quando o circo foi comprado, o novo dono decidiu vender Kurt para um show de horrores. Nessa hora sua a mãe adotiva o libertou e Kurt passou sua vida sendo perseguido pelas pessoas, que o acusavam de ser um demônio (devido a sua aparência e uma fumaça com cheiro de enxofre que ele deixava para trás a cada teletransporte).  Quando foi encurralado por uma multidão, Kurt foi salvo pelo Professor Xavier, que estava lá para recruta-lo para os X-men, o que Kurt aceitou.



Como eu disse antes, Noturno é meu super herói favorito. Eu diria que ele é um dos melhores personagens da cultura pop por vários motivos como seu visual icônico, seu poder de teletransporte, sua habilidade com espadas, sua relação complicada com sua mãe Mística (e depois com sua outra mãe Sina), sua grande amizade com Wolverine, entre outros.



Mas, pra mim, o que torna Noturno tão legal é seu grande poder: Gentileza. Ele é um dos mutantes mais simpáticos e heroicos de todos. Apesar da infância difícil e da forma como ele é tratado pelas pessoas, Noturno não cede ao ódio, seguindo seus ideais religiosos e escolhendo perdoar a todos. Com tanta gente que critica esses tipos de heróis, como Superman, dizendo que sua personalidade nunca funcionaria num mundo difícil como o nosso, Noturno é o perfeito contraponto a esse argumento, um herói que lida com muito preconceito e ainda consegue manter sua personalidade pacífica e compaixão.





Ciclope pode ser o lider dos X-men, e Wolverine o mais popular dos X-men, mas Noturno é quem representa o que é ser um X-men. Por essa razão eu considero o melhor integrante a equipe dos mutantes.

 


Então é isso! Quais são seus membros favoritos dos X-men? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.

 







Postar um comentário

0 Comentários