ATUALIZAÇÃO 4.91 DO PS3 (ERRO 8002F334) - Resolvendo sem perder seus saves

 


A última atualização do PS3 é uma roleta-russa, senhores. E espero que esteja lendo isso antes de ter feito ela, e não depois de fazer a merda, como foi o meu caso. Após o meu HD anterior de 750 GB ter sido corrompido (lotado de jogos e saves, e na versão 4.87) eu resolvi colocar outro HD (agora o normal de 500 GB), instalar o sistema normal (4.90) e ir jogando por discos, fazendo login na PSN para ir sincronizando os troféus com os que eu faço nos jogos de PS4. É um caminho às vezes complicado porque muitos jogos podem ser comprados por coisa de 20 à 50 reais, mas alguns que eu gostaria de ter como o Marvel Ultimate Alliance 2 e uns do Aranha, os caras só vendem a unidade usada de 150 à até mesmo 260 reais. Sim, mais caro do que você pegar um jogo usado do PS4 do ano passado, como um Resident Evil 4 remake, por exemplo, mas voltemos ao PS3 e ao problema que posso trazer uma possível solução se você também se ferrou como eu.


A mesma Sony que não oferece uma Plus pro PS3, cuja maioria dos jogos não tem mais um online, cuja atualizações que oferece pra jogos no PS3 acabam crashando o jogo (passei por isso recentemente com o Black Ops II) e que se recusa a colocar promoções na sua loja online cheia de poeira -isso quando não tenta fechar ela logo-, acha interessante ir lançando novas atualizações de meses em meses pro nosso velho de guerra. Ainda mais porque deve ficar putinha com os Hens da vida. Eu só queria terminar meu Max Payne 3, e como de costume fui fazer meu login na PSN (até porque meu aparelho toda vez que eu ligo ele zera a data) quando como quem não quer nada, aparece a mensagem de que precisa atualizar pra eu poder continuar usando o que eu tava usando. Sem ver problemas, já que teoricamente agora tô na legalidade, eu coloco pra atualizar, até que em 80% chegamos nisso aqui e não saímos mais, independente de quantas vezes se ligue e desligue:

 


Aí que resolvo dar um pulo lá no canal do Mello, e ele fala curto e grosso: se deu isso pra você, tire o HD, formate e reinstale o sistema.

 


Logicamente eu não aceitei isso, eu já tinha perdido anos de saves e não tava que nem um palhaço pra começar tudo de novo. Eis que nos comentários do vídeo (e que agora tá como comentário fixado) um dos caras sugeriu que resolveu o problema tirando o HD e colocando um outro HD formatado,  e colocar a atualização nele por pen driver (já que o HD anterior em loop não aceitava nem isso) e depois recolocar o HD anterior que travou... Fiz o primeiro passo, quebrei a cabeça pra descobrir como formatava o HD que não aparecia listado, e aprendi aqui:

 


Pronto, 4.91 funcionando nesse HD 2 zerado. 

Uma salva-guarda. 

Mesmo se eu não conseguisse recuperar o outro, o PS3 não ficaria inutilizável. Vou ao passo 2 e... deu certo! Fiz imediatamente backup pro pen driver dos saves, e por enquanto tudo certo. Criou-se um boato (ou será que não é um? Eu não boto minha mão no fogo por nenhuma megacorporação) de muita gente relatando que o leitor de mídia física parou de funcionar depois da atualização. Mas depois de eu ver vários vídeos de criadores de conteúdo nesse nicho atenciosamente testando seus discos e todos pegando – e aqui também segue normal -, ao menos nisso a Sony não nos fodeu. Você atualizou o seu? Segue com ele desbloqueado em versões anteriores? Conseguiu reparar usando esse método? Deixe nos comentários.


Postar um comentário

0 Comentários