TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DO WOLVERINE

 


TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DO WOLVERINE

Um herói que está fazendo seu retorno nas grandes telas nesse ano é o Wolverine, cuja aparição ocorrerá no Deadpool 3, com Hugh Jackman voltando para fazer o papel do carcaju.



É irônico como um personagem que fora criado para ser nada mais do que um antagonista secundário numa história do Hulk veio a se tornar uma das figuras mais icônicas da cultura pop. Isso é um exemplo de como um personagem desconhecido pode evoluir durante o curso de sua história nos quadrinhos.




Sendo um dos super heróis (ou nesse caso anti-heróis) mais populares, Wolverine teve várias grandes histórias, seja em revistas solo ou nas HQs de equipes como os X-men e os Vingadores. Algumas eram divertidas e surreais, outras eram dramáticas e tinham ação pesada e lutas violentas. Mas dentre essa histórias existem aquelas que eu considero serem as melhores aventuras do mutante canadense. Que histórias são essas?



Farei como Jack Estripador... irei apresenta-las em partes....

Esse é o meu top 10 melhores histórias do Wolverine.

10) KITTY PRYDE & WOLVERINE



Quando se descreve o Wolverine, muita gente o chamaria de rabugento, solitário e violento. Porém muitos se esquecem que Logan possui um lado protetor, principalmente em relação a jovens, com o ele agindo como mentor para eles. Um desses jovens a ter essa dinâmica com o Logan foi a Kitty Pryde. Quando foi introduzida, Kitty era a “irmã caçula dos X-men”, uma jovem lidando com dúvidas sobre si mesma. Essa minissérie de 6 edições foi o ponto de virada, quando Kitty, ao tentar ajudar seu pai envolvido em problemas com a Yakuza, acaba sendo capturada pelo ninja Ogun, antigo mestre de Wolverine, e sofre uma lavagem cerebral, virando uma assassina. Ao confronta-la, Wolverine (acompanhado de sua amiga Yukio) consegue libertar Kitty do controle do vilão.

A jovem fica traumatizada com o que o vilão fez com ela, mas Wolverine treina Kitty, desafiando-a superar esse medo, o que culmina na heroína confrontando e derrotando Ogun, mas poupando sua vida, um ato que faz Kitty percebe que ela finalmente está livre. Logan poderia ter deixado a menina fora disso e acertado as contas com Ogun, mas no final ele foi capaz de supera-lo não como um guerreiro, mas como um mestre.

9) 24 HORAS (Wolverine v2 nº10)



Não tem como falar do Wolverine sem citar o seu maior inimigo, o Dente de Sabre. A rivalidade foi responsável por várias lutas brutais entre eles. Mas qual o motivo para tanto ódio? “24 Horas” responde essa pergunta, mostrando um flashback que revela que o Dente de Sabre foi o responsável por matar Raposa de Prata, namorada de Logan, causando o ódio do carcaju pelo vilão selvagem.

A história fica alternando entre esse flashback e aventura no presente onde Dentes de Sabre elimina um inimigo de Logan, dizendo que apenas ele tem o direito de mata-lo, deixando claro o quão longevo e pessoal essa rixa entre eles se tornou.

8) INIMIGO DE ESTADO (Wolverine v3 nº 20 a 24)



É legal ver o Wolverine sendo um badass e encarando vilões ao lado de heróis como os X-men. Porém o mesmo não pode ser dito se ele estivesse no outro lado do conflito. Essa história, escrita por Mark Millar e desenhada por John Romita Jr, mostra esse cenário, com Logan, ao ser capturado por uma aliança de vilões, sofre uma lavagem cerebral e se torna um assassino a serviço deles. Sob o controle dos vilões, Logan acaba confrontando vários heróis da Marvel, desde Elektra ao Demolidor, Nick Fury e até mesmo o Quarteto Fantástico. Embora no final, os heróis conseguiam libertar Logan, o processo é de dar suspense no leitor, fazendo todos ficarem agradecidos do Logan estar do lado do bem.

7) ARMA X



Um dos aspectos principais do Wolverine é o mistério por trás de sua origem. Diferente de outros x-men, seu passado foi mantido um mistério por muito tempo, com poucos detalhes sendo revelados. Dentre eles, um dos mais importante foi de que seu esqueleto e garras de adamantium não faziam parte de sua mutação. Eles tinham sido implantados. Mas como e por quem?

“Arma X” responde essas perguntas, com a história sendo contada do ponto de vista de cientista do programa Arma X, responsável por ter capturado Logan e feito experimentos no mutante, tentando transforma-lo numa arma. Essa decisão acaba se provando um erro, pois Logan eventualmente consegue se libertar e começa a se vingar daqueles que o torturaram.

O legal dessa HQ é toda pegada de filme de terror, com tudo se passando nessa instalação fechada, com seus corredores causando uma sensação de claustrofobia. O Wolverine mal sequer fala na história, agindo mais como um monstro emboscando suas vítimas. Mas, diferentes de filmes de terror, a história inverte completamente os papeis, com o próprio Logan apontando que o animal selvagem não é ele mas assim aqueles que o transformaram nessa arma viva.

6) CICLO VICIOSO (The Incredible Hulk v2 nº340)



Como disse antes, Wolverine tinha sido criado originalmente para ser um antagonista do Hulk. Embora Logan tenha encontrando uma vida melhor como um membro dos X-men, sua treta com o Golias Esmeralda estava longe de terminar. Um dos seus reencontros aconteceu durante a fase do Peter David nas HQs do Hulk, quando o grandalhão acabou acidentalmente colidindo com uma avião, chamando a atenção dos X-men. Sentido o cheiro do Hulk (na época estava transformado no Hulk Cinza), Logan foi ao seu encontro, de início querendo evitar conflito, mas eventualmente acaba cedendo e os dois tem mais um duelo até serem separados por seus respectivos elencos de apoio.

O interessante dessa história é como explora as semelhanças entre Wolverine e o Hulk: Ambos são solitários, tem temperamento difícil e, mesmo que queiram apenas encontrar paz, só que sempre acabam se metendo em confronto com outros, deixando claro como a briga entre eles é parte de um ciclo, que não pode ser quebrado por causa da dificuldade dos dois de controlarem sua raiva.

5) O JOGO DA MORTE (Wolverine v2 nº90)



Nenhum herói é perfeito. Cada um tem defeitos que precisam lidar cedo ou tarde. No caso do Wolverine, o drama pessoal se encontra em seu conflito interno com seu lado violento e selvagem, com ele ficando dividido entre sua raiva e as regras dos X-men.  Uma das vezes em que esse dilema chegou no auge foi quando ele ficou responsável por vigiar o capturado Dentes de Sabre até os X-men voltarem.  Já falei como Wolverine e Dentes de Sabre se odeiam, logo é natural que Wolverine respeitar as regras vai ser difícil, ainda mais com as provocações do seu rival.

Eventualmente Dentes de Sabre consegue escapar e ele e o Wolverine travam um de seus maiores conflitos, com o Logan tendo que escolher entre ceder ao animal dentro de si ou preservar seu lado humano.

4) OS CAVALEIROS DE MADRIPOOR (Uncanny X-men vol 1 nº 268)



Por causa de seu fator de regeneração, Wolverine é praticamente imortal, tendo estado presente em vários eventos históricos. Um desses acontecimentos, conforme revelado nessa história, foi a Segunda Guerra Mundial, onde Logan se uniu ao Capitão América e agentes da União Soviética numa missão na ilha de Madripoor, para resgatar uma jovem Natasha Romanov (a futura Viúva Negra).

Essa história não só tornou a dinâmica do Logan com o Steve e a Natasha no presente muito mais profunda, mas serviu de inspiração para episódios das animações dos X-men focados no Wolverine e no Capitão, como “Velhos Soldados” (da série animada dos anos 90) e “Projeto Renascimento” (do X-men Evolution).

3)  LOBO FERIDO (Uncanny X-men vol 1 nº 205)



Outra inimiga recorrente do Logan é Yuriko Oyama, a Lady Letal. Sendo filha do responsável por criar o processo de fusão de ossos com o Adamantium, Yuriko tem uma obsessão pelo Wolverine, julgando indigno de ter recebido o Adamantium. Acusando-o de ter desonrado o nome de sua família, Yuriko se transformou numa cyborg e, com a ajuda dos Carniceiros, armou uma cilada para Logan, cercando-o numa batalha no meio das ruas de Nova York. Para dificultar as coisas, Logan acaba se encontrando com a pequena Kate Powers, uma das integrantes do Power Pack, fazendo o mutante ter que protege-la enquanto enfrenta seus perseguidores.

Destaque para o duelo de Logan contra Yuriko, que termina com um momento que demonstra como Wolverine tá longe de ser esse assassino selvagem que muita gente assume que ele é.

2)  GAROTO ANIVERSÁRIO (Amazing Spider Man Extra nº2)



Além do Capitão América, outro herói da Marvel que possui uma relação próxima do Wolverine é o Homem Aranha. Embora os dois sejam bem diferentes em personalidade (Homem Aranha é piadista e simpático enquanto Wolverine é.... o Wolverine), eles já trabalharam juntos em muitas aventuras. Porém a melhor de todas foi nessa história secundária. Que tipo de evento reuniu esses heróis? Que vilão eles enfrentaram?

A resposta: Nenhum. Ao invés de ser de ação, na verdade a história é simplesmente o Logan chamando o Aranha para dividirem uma bebida, com Peter tentando impedir o Wolverine de se meter em brigas com os outros clientes. No final é revelado o motivo do Logan ter chamado o Aranha, resultando numa cena bem emocionante que demonstra o quão tocante é a relação dos dois.

1) EU, WOLVERINE



Se as participações do Logan nas HQs dos X-men ajudou a elevar sua popularidade, “Eu, Wolverine” foi a prova decisiva de que o carcaju podia ser um protagonista solo. Escrita pela parceira do Chris Claremont com o Frank Miller (antes dele endoidar), nessa essa minissérie, de 4 edições, Logan retorna ao Japão após saber que sua paixão Mariko Yashida foi forçada a se casar por ordem de seu pai, Lorde Shingen, que possui negócios com a Yakuza. Ao tentar resgata-la, Logan é derrotado em combate pelo lorde japonês. Humilhado, Logan passa a viver nas ruas com a ninja Yukio. Porém seus caminhos começam a se cruzar com Shingen e seus aliados do Tentáculo, levando Logan a ter que confrontar mais uma vez o vilão e libertar a mulher que ele ama.

Só a trama do Wolverine enfrentando assassinos ninjas já é um bom roteiro. Entretanto, Miller e Claremont conseguiram dar um drama bem mais pessoal, mostrando Logan lidando com sua derrota e ter sido rejeitado por Mariko, se julgando que ele é realmente um animal como muitos acusam ele de ser. Mas, no final, ele aprende a não se deixar ser definido por outros e o que eles esperam que ele seja, e sim ser fiel a quem ele é, quem ele escolhe ser. A partir dessa autodescoberta, Logan consegue superar sua insegurança e estar pronto para sua revanche contra Shingen, com o protagonista estando bem mais equilibrado do que antes. Miller pode ser conhecido por ter feito esse tipo de história com Demolidor, porém sua fase na HQ do Wolverine também merece esse nível de destaque.

Então é isso! Para vocês, quais são as melhores histórias do Wolverine? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.

 


 

Postar um comentário

0 Comentários