TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DO DEMOLIDOR



TOP 10 MELHORES HISTÓRIAS DO DEMOLIDOR

Nesse ano, um personagem das HQs que está comemorando 60 anos é o Demolidor, um dos meus super heróis favoritos (perdendo apenas para o Noturno e o Flash) . 



Um dos motivos pelos quais ele é um dos melhores heróis se deve ao fato dele ter tido a sorte de ser escrito por vários autores famosos (ex: Frank Miller, Brian Michael Bendis, Ed Brubaker, Mark Waid, etc....). Isso contribuiu para que o Homem sem Medo tivesse uma sequência consistente de  histórias bem marcantes que abordavam temáticas bem sombrias e complexas como moralidade, corrupção, religião e crise de identidade.



Mas, diante dessa variedade de histórias quais foram as melhores? Quais foram as que exploram o Demolidor e seu lado do universo Marvel?

Para responder essa pergunta... eis o meu top 10 melhores histórias do Demolidor.

10) HOMEM SEM MEDO



Escrita por Frank Miller e com a arte do John Romita Jr, essa minissérie de 5 edições reconta a origem do Demolidor mostrando eventos que levaram o jovem Matt Murdock a se tornar o demônio da Cozinha do Inferno, desde o acidente que o cegou, a morte do seu pai, seu treinamento com o ninja Stick, seu romance com a Elektra e seu conflito com o Rei do Crime.



Como dá pra perceber essa história se trata da nova versão da origem do Demolidor após o personagem ter sido reinventado por Frank Miller como um vigilante mais sombrio e noir. Mas, ao invés de uma narrativa direta, Miller optou por um foco maior no psicológico do personagem, abordando o conflito interno do Matt em tentar controlar seu lado impulsivo, cometendo vários erros mas aprendendo com essas experiências enquanto cria o alter ego que faria parte do resto de sua vida.



9) DEMÔNIO NO PAVILHÃO D



Escrita por Ed Brubaker em Daredevil vol 2 nº 82 a 87, esse arco continua de onde a fase do Brian Michael Bendis parou, com Matt tendo sido preso por causa de suas ações como um vigilante. Enquanto aguardar um julgamento, Matt é enviado numa prisão junto com vários dos membros de sua galeria de vilões. Quando seu amigo, Foggy Nelson, é assassinado, Matt jura encontrar quem ordenou sua morte, mas para isso ele teria que sair da prisão primeiro. Recebendo uma oferta do Rei do Crime para fugirem, Matt é colocando diante dilema: Será ele capaz de escapar da prisão em sem violar seus princípios?



Ter um arco do Matt na prisão foi uma sacada de gênio do Brubaker, permitindo que ele não só explorasse as dinâmicas do Matt com seus inimigos e temáticas como corrupção em instituições presidiárias, mas também as consequências dos atos do Matt durante a fase do Bendis. Depois de tudo que ele passou nas ultimas histórias, Matt prejudicou demais sua vida e reputação e com Foggy morto ele está apenas mais motivado a seguir por esse caminho auto destrutivo, deixando os leitores no maior suspense, questionando se tem alguma chance de redenção para o Matt agora que parece não haver mais motivo para ele preservar seus valores de moralidade.

 

8) KILLGRAVE, O INACREDITÁVEL HOMEM PURPURA



Escrita por Stan Lee e desenhada por Joe Orlando em Daredevil vol 1 nº4,  essa HQ marca a primeira aparição de Killgrave, o Homem Purpura. Com seu poder de controlar as pessoas, ele começa a criar sua própria gangue, chegando a sequestrar Karen Page. Cabe ao Demolidor conseguir expor o poder do seu inimigo e libertar suas vítimas escravizadas.

Apesar das primeiras HQs do Demolidor terem um mais leve, essa é um dos casos em que a história fica bem sombria com a presença do Killgrave. É de arrepiar como ele consegue controlar pessoas sem nem sequer erguer sua voz e suas vítimas obedecem suas ordens de forma bem natural, não dando pistas de que estão sob controle. O fato dele tornar a Karen sua assistente só porque se sente atraído por ela apenas tornar as coisas ainda mais perturbadoras.



É também nessa edição que ocorre um desenvolvimento na relação do Matt, o Foggy e a Karen, com Matt percebendo como seu amigo se importa com a Karen, por quem ele está apaixonado, indicando um futuro triangulo amoroso entre o trio principal.

7) EM COMBATE MORTAL COM....O PRINCIPE SUBMARINO



Escrita por Stan Lee, com a arte de Wally Wood, em Daredevil vol 1 nº7, essa história Namor contrata Matt e Foggy para realizar um processo contra o povo da superfície. Ao descobrir pelo advogado que seu pedido não pode ser feito, Namor decide atacar Nova York, para forçar o povo a lhe conceder um dia no tribunal. Diante dessa situação, Demolidor decide confrontar o Principe Submarino, tentando usar todos os meios necessários para deter seu poderoso oponente.



Ver o Demolidor enfrentar um super-humano como Namor pode parecer forçado para quem é mais acostumado a vê-lo confrontar vilões urbanos como Rei do Crime e Mercenário, mas isso contribui para um clímax cheio de suspense e reviravoltas. Obvio que Namor é mais forte que o Demolidor, mas esse detalhe não impede o Matt de tentar pará-lo, com cada estratégia que ele usa fazendo o leitor questionar se ele será capaz de realmente derrotar Namor.


Embora o combate termine com o Demolidor caindo inconsciente no chão enquanto Namor ainda se mantendo de pé, esse último reconhece que, de todos os heróis que ele enfrentou o Demolidor é o mais fraco... e o mais corajoso.

6) BARRA PESADA



Escrita por Brian Michael Bendis, com a arte de Alex Maleev, em Daredevil vol 2 nº 46 a 50, esse arco mostra o retorno do Rei do Crime (que tinha sido dado como morto no início da fase Bendis) buscando retomar seu posto como lider do submundo. Para evitar que o Demolidor interfira em seus planos, Fisk envia vilões como Mary Typhoid e o Mercenário para manter o vigilante distraído. Para piorar as coisas, Matt começa um relacionamento com a cega Milla Donovan, o que a coloca no fogo cruzado durante suas lutas.

Se o inicio da fase do Bendis foi sobre o Demolidor tendo sua identidade sendo exposta nos jornais então esse arco é o clímax dessa revelação, com Matt tendo que lidar com o fato das pessoas próximas dele se tornando alvos de seus inimigos, dificultando ele se aproximar de outros como Milla. 



Esses ataques do Fisk apenas pioram as coisas, com Matt ficando mais instável, ainda mais quando confrontar o Mercenário, o assassino de suas duas namoradas, Elektra e Karen Page. 



No final, Matt confronta o Fisk num duelo que termina com mudanças ainda maiores para o status quo do Demolidor e seu mundo, com o Matt tomando uma decisão que o leva a um caminho ainda mais sombrio.



 

5) ROLETA RUSSA

Escrita e desenhada por Frank Miller, em Daredevil vol 1 nº191, essa HQ focasse no Demolidor visitando o Mercenário no hospital, onde o assassino foi parar, após Demolidor ter quebrado seus ossos, por ter matado a Elektra. Diante seu inimigo mais odiado, o vigilante começa a fazer um jogo de roleta russa para decidir qual dos dois irá viver ou morrer. Simultaneamente, Matt começa a contar para seu inimigo uma história sobre um garoto que era seu fã, e como a presença do Demolidor prejudicou a vida do pobre menino.



Existe uma certa ironia nessa revista, visto como ela lida violência inspirada por super heróis quando seu autor Frank Miller é conhecido por ter tornado personagens como Demolidor e Batman mais violentos e sombrios. Algumas pessoas podem achar isso hipocrisia, mas eu acho foi uma sacada genial do Miller de fazer uma autocrítica a si mesmo, ao mesmo tempo em que apresentou uma história que se encaixa perfeitamente com as reflexões trazias pelas histórias do Demolidor.



A tragédia que acontece a esse fã do Demolidor funciona para fazer o Matt refletir sobre os métodos que ele adota em sua luta contra o crime, fazendo com que ele, além de nós leitores, questionar o tipo de exemplo que o Demolidor passa para os jovens que o admiram.

 

4) A MORTE DE JEAN DEWOLFF



Escrita por Peter David em The Spectacular Spider Man nº 107 a 110, essa história se trata de um mistério envolvendo a morte da policial Jean de Wolff, que foi vitima do assassino em série Devorador de Pecados. Com esse criminoso a solta, o Homem Aranha e o Demolidor vão atrás dele. Porém, ainda lidando com a morte de DeWolff e enfurecido após descobrir quem é o Devorador e esse ter tentado matar Betty Brant, Aranha tenta mata-lo, forçando o Homem Sem Medo a confrontar seu amigo aracnídeo antes que ele cruze o “ponto de não retorno”.





Muita gente provavelmente vai falar que essa história não conta por ocorrer nas hqs do Homem Aranha, mas eu discordo, visto o papel importante que o Matt tem nesse arco e o foco dado na dinâmica dele com o Aranha. As discussões entre os dois nunca parece forçada, com os dois tendo motivações compreensíveis por trás de seus argumentos, que abordam questões bem complexas sobre a moralidade dos heróis na sociedade e os pontos positivos e negativos da lei.



3) GUERRA DE GANGUES



Escrita e desenhada pelo Frank Miller, em Daredevil vol 1 nº170 a 172, nessa história Matt e Foggy recebem em seu escritório uma visita inesperada de Vanessa Fisk, esposa do Rei do Crime, que revela que seu marido deseja contratar os dois advogados para serem seus representantes numa negociação para limpar seu nome em troca de entregar os antigos associados de sua antiga organização criminosa. Infelizmente, esse encontro é interrompido pelos bandidos, que sequestram Vanessa, fazendo o Rei do Crime voltar a Nova York para encontrá-la, mesmo que signifique envolver toda a cidade numa guerra sangrenta entre as gangues.


Com certeza esse um dos arcos mais importantes do Demolidor feitos pelo Frank Miller. O momento em que o Rei do Crime deixa de ser um vilão subestimado do Homem Aranha e se muda para a galeria de vilões do Demolidor, se tornado seu maior arqui-inimigo. A dinâmica dos dois é muito bem desenvolvida, com Fisk se mostrando um vilão assustador com sua força física e um tremendo estrategista, emboscando seus inimigos um atrás do outro, incluindo o Demolidor. Mas sua relação com Vanessa ajuda a humanizar o chefão do crime, dando-lhe mais complexidade como um antagonista.

2) O JULGAMENTO DO SÉCULO



Escrita por Brian Michael Bendis, com a arte de Alex Maleev, em Daredevil vol 2 nº 38 a 40, esse arco tem Matt sendo contratado para ser advogado de Hector Ayala, o super herói Tigre Branco, que tinha sido acusado de assassinato. Com sua identidade secreta estando comprometida nesse período, Matt acaba tendo que pedir ajuda para Luke Cage e Punho de Ferro investigarem o crime enquanto ele tenta ajudar Hector em seu julgamento.



Toda história é um drama judicial, focando menos no Demolidor enfrentando criminosos nas ruas mas sim no Matt Murdock e seu trabalho como advogado. Todos os momentos no tribunal são bem intensos, com Matt tendo que elaborar num argumento atrás do outro para provar a inocência de Hector, resultando em várias discussões sobre as ações dos heróis x a lei.



A situação do Hector age como um reflexo do medo de Matt caso sua identidade seja confirmada para o público, com o julgamento agindo como uma representação do medo do Matt e o desejo de Matt de querer ajudar Hector pode ser visto como ele testando o sistema para ver se ele terá uma chance de ser liberado no futuro.

1) A QUEDA DE MURDOCK 



Escrita por Frank Miller e desenhada por David Mazzucchelli, em Daredevil vol 1 nº 227 a 233, esse arco épico mostra Karen Page, agora uma viciada em drogas, vendendo a identidade secreta do Matt em troca de uma dose. Essa informação acaba eventualmente caindo nas mãos do Rei do Crime. Sabendo o segredo de seu inimigo, o chefão do crime começa a destruir a vida do Matt Murdock aos poucos, desde faze-lo perder sua licença de advogado a explodir sua casa, forçando-o a viver abandonado nas ruas. Tendo perdido tudo, como Matt irá superar essa dificuldade?

O que dizer dessa história que já não foi dito por outros? É simplesmente fantástica. Uma verdadeira obra prima sobre temas bem profundos queda e ressurreição, erros e perdão. Essa é a história que definiu a imagem do Demolidor para uma geração de leitores, com herói sendo puxado além de seus limites, tanto físicos quanto mentais. É meio frustrante ler essas primeiras HQs vendo o Rei do Crime torturando o coitado do Matt. 



Mas a espera é recompensadora, pois quanto mais a história avança, mais vai sendo mostrado do Matt se recuperando, tornando o momento em que ele finalmente volta a ativa bem mais épico e merecido.



E a melhor parte: Não é só Matt. Personagens como a Karen Page e o repórter Ben Urich também acabam cometendo erros e sendo vítimas do Rei do Crime e seus capangas. Mas, justo quando Matt começa se recuperar, eles também são persistentes e vão encontrando forças para encarar seus erros, dando ao herói essa importância, como se sua presença influencia-se esse lado destemido das pessoas conectadas a ele.



Já teve várias grandes histórias do Demolidor, principalmente após o Frank Miller, porém nenhuma delas conseguiu chegar no mesmo nível da Queda de Murdock e a importância que essa história teve em tornar o Demolidor num dos maiores heróis da Marvel. A Queda de Murdock é com certeza uma das melhores histórias do Demolidor já feitas e um cartão de entrada para qualquer um que queira conhecer o Homem sem Medo e o que o torna tão especial.

Então é isso! Para vocês, quais são as melhores histórias do Demolidor? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.



 

Siga Xandão no Disqus: https://disqus.com/by/xandodeoliveirafrauches/

  

Postar um comentário

0 Comentários