QUAL O SEU GOD OF WAR PREFERIDO? Se possível deixe o motivo nos comentários.

 


Essa foi o título da enquete que eu fiz no canal @PacksdoOzy  em 14 de janeiro. Após 627 votos, trago o resultado com alguns comentários sobre cada jogo. Eu tirei o final de dezembro para cá para só jogar GOW ninguém liga, há alguns anos montei toda a coleção deles em mídia física eu tirei finalmente um tempo só para eles, sem intercalar com nenhum outro tipo de jogo pra valer. Quem tiver curiosidade, esse aqui é o meu perfil na PSN. 

Por gostar muito da trilogia original, eu tive bastante resistência para jogar esses dois recentes de PS4. Principalmente porque a turma que descobriu a franquia de 2018 pra cá (em sua maioria) enche os pulmões para falar sobre o quanto Kratos e sua jornada só vieram a ter complexidade com eles. Fora que mudaram o estilo de câmera, parte da personalidade dos protagonistas e antagonistas, a violência catártica dos jogos anteriores foi bastante reduzida, novo filho, nova arma substituindo a principio as irretocáveis lâminas... Enfim, até agora já zerei os GOW I ao IV e tô no terceiro ato do Ragnarok. Pretendo escrever uma resenha de como foi minha experiência recente com cada game (aos moldes dos textos que eu lia quando moleque em revistas como “Dicas & Truques para PLAYSTATION”  se houver um público para isso, deixem nos comentários se você leria. Por enquanto, para esse blog não ficar parado, fiquem com o resultado da votação:

08 - God of War: Ascension (2013) - PS3 -> 1% dos votos (8 votos)



Tido como “mais do mesmo” na época (e tendo contra si ter vindo logo após o colossal III), além de uma nova mecânica de combate muito mais estratégica do que tática do que os demais jogos, bem como a ausência de magias e novas armas, com apenas as lâminas do caos usada de forma elemental. Confesso que anos atrás eu larguei o jogo na metade, o gráfico é bonito até hoje, explora o máximo do PS3, foi o a despedida do T.C Carson no personagem, mas a história pouco acrescentava pra “lore” do personagem. Mas, ainda vou zerar. Com o passar dos anos muita gente tem rejogado esse jogo com o sentimento de “talvez eu tenha sido muito duro com você”.

07 - God of War: Chains of Olympus (2008) - PS3/PSP -> 2% dos votos (12 votos)



Jogo muito bom, e que até me surpreende não ter tido mais votos, talvez pela concorrência. A “crítica” na época colocou a trama como pouco inspirada, e até um filler (o que é, em alguns sentidos), mas muitas mecânicas de combate que eu achava terem sido criadas no III vieram daqui, em especial com a Manopla do Zeus. A trama entrega um lado bem mais intimista do Kratos, e no final mostram como os deuses eram FDPs. Além de explicar o motivo do Atlas ter ficado tão puto com o careca lá no II.

06 - God of War: Ghost of Sparta (2010) - PS3/PSP -> 4% dos votos (27 votos)



Esse eu ainda não zerei, mas joguei boa parte, e era muito bom. Gostaria de ter tido mais surpresas com ele, mas todo o enredo em relação ao irmão do Kratos rendeu muitas teorias na época de que ele até poderia ter um jogo próprio ou voltar em uma sequência. Mesmo os eventos desse jogo se passando antes dos eventos do II.

05 - God of War: Ragnarok (2022) - PS4/PS5 -> 9% dos votos (55 votos)



Lançado há poucos anos, Ragnarok teve o mesmo talento que as sequências de jogos da Sony andam tendo (oi, The Last of Us II) de dividir o público ao meio. Isso se deve mais pela decisão criativa de não entregar uma sequência aos moldes do que se espera, ampliando universo e ameaças, e sim entregando um tipo de “desconstrução” que o grande público espera de um desfecho de uma trilogia. O final é bem criticado (padrão Sony), mas como eu disse acima, eu ainda tô jogando. Talvez minha frustração tá sendo menor (e eu tô achando um jogo até melhor do que o anterior) por não esperar o próprio Ragnarok – o que virou meio que uma lei com produções usando esse nome, vide Thor 3) e sentir a jogabilidade muito mais fluida amplificada.

04 - God of War (2005) - PS2/PS3 -> 17% dos votos (104 votos)



“Chefe é chefe, né, pai”. O pai dos hack and slash do PS2 junto com Devil May Cry III, além de ser um jogo bastante difícil, mesmo no Normal, até os dias de hoje. Na opinião: o mais difícil. O primeiro GOW entregou alguns dos melhores elementos da franquia que seriam aprimorados nos jogos seguintes: batalha inicial já com o pé no acelerador, violência, putaria, ódio e busca por redenção, puzzles motherfuckers e provas que só alguém escolhido pelos deuses e apoiado por eles (como melhores mitos gregos) passaria.

03 - God of War III (2010) - PS3/PS4/PS5 -> 18% dos votos (112 votos)



Aqui foi o meu voto. Um jogo como o GOW III, com o nível de grandiosidade e capricho, ainda mais no final de uma trilogia, para mim só vem um por década, isso se não levar mais tempo. E é um jogo que se recusa a envelhecer (há não ser que você seja um fracote militante de Twitter que senta encolhendo as pernas na cadeira) e com o mais alto fator replay e maior leque de possibilidades no combate que eu já vi em jogo assim. Sem da história, que eu vejo algumas pessoas criticando que ele matou os deuses “com facilidade” (como se ele não tivesse um exército de titãs maiores que o Godzilla na retarguarda) ou que o jogo é mais curto.  

02 - God of War (2018) - PS4/PS5 -> 18% dos votos (114 votos)



O tão inflado jogo de 2018, que ganhou talvez o GOTY mais roubado da história, com uma nova mitologia e um tom mais contido. O jogo tem um ritmo bem mais lento que me incomodou bastante me fez quase largar nas primeiras horas, fui bastante punido com esse novo estilo de combate onde a descoordenação com a câmera tirando inimigos de tela que te pegam pelas costas tentam ser compensadas por uma cabeça dando dicas (e muitas vezes irritando dizendo o óbvio e desconcentrando do combate), bem como ser praticamente um The Last of Kratos, com eu me lembrando que era um GOW só a partir da épica cena onde o Kratos resolve recolocar suas Lâminas do Caos. As próprias que o Ares deu a ele, e que ele só tinha usado no primeiro game, já que nos seguintes ele ganhou outras. Por isso que eu disse que a gameplay realmente foi melhorada – e até corrigida – no Ragnarok. Acho que muita gente deixou passar porque não jogou os jogos um atrás do outro.

01 - God of War II (2007) - PS2/PS3 -> 31% dos votos (195 votos)



Esse resultado até botou um sorriso no meu rosto. A comunidade do PS2 no Brasil é ainda muito, muito forte e ativa, e esse jogo não sobrevive só como uma lembrança nostálgica, mas sendo jogado até hoje (como o Resident 4 original, que foi de alguns anos antes, ou mesmo GTA San Andreas). E rejogando, ele é muito mais impactante do que eu lembrava, além dele ser a síntese do que eu disse que a maioria das pessoas espera em uma sequência, ao contrário do que foi Ragnarok. E é um jogo rivaliza em batalhas e momentos da história memoráveis com o próprio III, além dos desenvolvedores terem brigado para lançar ele no PS2, em vez do PS3 que tava lançando. Um tipo de honestidade (e tino pros lucros) cada vez mais extinta com os clientes de consoles.

Leu tudo? Concorda? Discorda? Deixe seus comentários sobre isso, e até a próxima...

Postar um comentário

0 Comentários