Top 5 vilões de Sherlock Holmes

 


Como o maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes teve a oportunidade de lidar com muitas mentes criminosas. No entanto, alguns se destacaram e foram mais memoráveis que outros. Como fã de Sherlock Holmes, farei uma lista dos cinco grandes vilões que já cruzaram o caminho do detetive e porque merecem reconhecimento. A lista será em ordem numeral decrescente. Sem mais delongas, ei-la.


5) Coronel Sebastian Moran – Na verdade, Moran seria mais um capanga de vilão. Era o braço direito do professor Moriarty, o grande inimigo de Holmes. Ex-membro do Exército britânico e um dos melhores atiradores e caçadores do mundo, Moran tentou vingar a morte de Moriarty atraindo Holmes para uma armadilha em uma casa desabitada em frente ao no 221 da rua Baker e tentando assassiná-lo com uma espingarda de ar comprimido. Obviamente, foi enganado por Holmes, que fez uso de um boneco para isso, e capturado pela Scotland Yard. Moran é o vilão do conto A casa vazia.



4) Charles Augustus MIlverton – O maior chantagista de Londres, Milverton era um criminoso inescrupuloso que se apoderava de correspondências incriminatórias e as usava para conseguir dinheiro de suas vítimas. Holmes tinha sido contratado por lady Eva para que ele conseguisse se apoderar das cartas que Milverton tinha consigo, que poderiam arruinar seu casamento. Invadindo a residência do chantagista, Holmes enfim consegue reaver as cartas de lady Eva. Milverton aparece, mas é assassinado por uma mulher, uma de suas antigas vítimas, que descarrega um revólver em seu peito. Milverton é o vilão do conto Charles Augustus MIlverton.

3) Culverton Smith – Um especialista em pragas cruel que infectou e assassinou seu próprio sobrinho com uma agulha infectada com uma praga tropical, para se apoderar da herança. Foi enganado por Holmes quando ele se fingiu moribundo após receber a mesma caixa com a agulha enviada por Smith, que foi assistir à morte de Holmes para vingar-se e gabar-se. No entanto, foi tudo um plano do detetive, que fez Smith confessar seu crime e ser capturado pela polícia. Smith é o vilão do conto O detetive agonizante.


2) Jack Stapleton – Um entomologista, professor e criminoso, Stapleton era o filho bastardo de Rodger Baskeville II. Para ter direito à herança dos Baskeville, precisava dar cabo de Henry Baskerville. Para isso, fez uso do mito do cão fantasmagórico que assassinou Hugo Baskerville. Misturando fósforo nos pelos de um cão, aterrorizou sir Henry. No entanto, seu estratagema foi exposto por Holmes. Perseguido por Holmes, Stapleton tem seu fim tragado pelo pântano. Stapleton é o vilão da novela O cão dos Baskerville.

1) Professor Moriarty – O primeiro lugar da lista não poderia ser de outro, que não o de Moriarty, a maior mente criminosa de seu tempo e arqui-inimigo de Holmes. Um brilhante professor de matemática da universidade de Londres, autor da teoria dos binômios, Moriarty volta-se para o crime e torna-se o maior estrategista do submundo de Londres, com uma mente que rivaliza com a de Holmes. Não demora muito para que Holmes e Moriarty se antagonizem. Para dar fim a seu grande inimigo, Holmes concorda em duelar com Moriarty nas cataratas de Reichenbart, na Suíça. A luta termina com Moriarty caindo das cataratas e com Holmes fingindo sua morte, com o objetivo de ficar incógnito e desbaratar o resto da quadrilha do vilão. Apesar de ser o vilão do conto O problema final, Moriarty tem uma participação nos bastidores da novela O vale do terror, que se passa anteriormente a O problema final, cronologicamente. Há uma confusão quanto ao primeiro nome de Moriarty, que seria James. No entanto, este é o nome de seu irmão, o coronel James Moriarty. O primeiro nome do vilão nunca foi revelado nas histórias de Arthur Conan Doyle.

Enfim, com essa lista, cito os que na minha opinião são os cinco grandes vilões que aparecem nas histórias de Sherlock Holmes. Obviamente, há outros que ficaram de fora, porque o número de criminosos que Holmes enfrentou é imenso, mas vale dizer que nem todos se enquadrariam na categoria “vilão”. Alguns cometeram crimes passionais e outros, crimes por vingança ou justiça. Obviamente, há os mais vilanescos, casos dos citados neste post. Também considerei apenas vilões dos contos de Arthur Conan Doyle. Não há vilões do “universo estendido” de Sherlock Holmes, seja de livros escritos por outros autores, filmes, HQs etc.

Postar um comentário

0 Comentários