TOP 10 MELHORES VILÕES DO BATMAN

 


TOP 10 MELHORES VILÕES DO BATMAN

Um dos motivos pelos quais Batman é um personagem tão popular se deve ao seus inimigos. Não só cada um deles  é personagem bem carismático, com uma origem e personalidade marcante, mas, quando se analisa, cada vilão age como uma espécie de reflexo do Batman e de aspectos de sua personalidade, criando uma forte conexão entre o herói e os vilões.



Visto que nesse ano eu já fiz um top 10 falando dos melhores vilões do Homem Aranha, é justo que eu finalize falando dos melhores vilões dessa galeria icônica da cultura pop.

Portanto, vamos lá... Esse é o meu top 10 melhores vilões do Batman.

10) ZSASZ



Comparado a vilões mais populares como Coringa e Duas Caras, Victor Zsasz pode parecer um bandido bem fraco, mas na realidade ele é um dos criminosos mais sádicos e cruéis de Gotham City. Um serial killer que “registra” seus crimes fazendo marcas em seu corpo.

A parte mais perturbadora é o fato dele julgar que seus assassinatos são uma coisa boa, acreditando que está “libertando” suas vítimas de uma “vida vazia e sem sentido”, já que o próprio passou por uma experiência trágica. Essa visão do Zsasz age como um contraponto ao Batman,  um homem que encontrou um novo propósito na vida após passar por uma tragédia.

9) MR. FREEZE



Quando foi criado na década de 50/60, Mr Freeze (ou como era chamado na época, Mr Zero) era apenas um vilão tosco com uma arma de gelo. Mas tudo mudou na década de 90, quando Bruce Timm e Paul Dini, ao adaptar o vilão no episódio “Coração de Gelo”, da série animada do Batman , reinventaram sua origem, estabelecendo Freeze como um cientista que, ao tentar salvar sua esposa doente, foi traído por um empresário corrupto e sofreu um acidente com produtos químicos. Agora incapaz de viver em temperaturas acima de zero, Freeze se tornou literalmente e figurativamente um “homem de gelo”, disposto a usar força letal só para conseguir salvar sua esposa.

Essa nova origem tornou Freeze um dos vilões mais humanizados do Batman, com seus métodos sendo errados mas suas motivações sendo compreensíveis e até boas.

 

8)  HERA VENENOSA



Visto que as histórias do Batman costumam ser um drama noir, é natural que o herói lide com umas femme fatales, e Hera Venenosa é umas vilãs que melhor representa esse tipo de personagem. No seu passado Pamela Isly era apenas uma estudante de botânica que foi seduzida pelo Homem Florônico, virando sua cobaia em experimentos que a transformaram em um ser híbrido, meio mulher meio planta. Ao aprender a controlar suas habilidades, Pamela virou uma ecoterrorista, punindo aqueles que ousam prejudicar as plantas e o ambiente.

Embora essa motivação ligada ao ambiente pode ser retratada de forma tosca, no caso da Hera acho importante lembrar que ela não só controla plantas como também é conectada a elas. As plantas são companheiras para Hera tal como pessoas ou animais, fazendo o ódio dela por aqueles que menosprezam o ambiente justificável. Mas Hera não é completamente anti-humanos, com a relação que ela tem com pessoas como a Arlequina revelando um lado diferente da vilã.

7) HUGO STRANGE



Muito antes de encarar vilões como Coringa, Batman tinha que lidar com o professor Hugo Strange. Tal como Mr Freeze, Strange não teve um bom começo, sendo introduzido como um gênio do crime e cientista louco genérico. Porém histórias reinventaram o personagem como um psiquiatra insano, com um desejo doentio de querer ser como o Batman. Para piorar as coisas, Strange foi um dos poucos inimigos a descobrir a identidade secreta do homem morcego, sabendo como ataca-lo num nível bem pessoal;

Claro que num conflito direto Strange não tem chance contra o lutador que o Batman é. Mas ele compensa por sua falta de força com seu intelecto, tendo o auxílio de seus homens monstros e sabendo manipular outros para ajudarem em sua vingança.

6) CARA DE BARRO



Falar do Cara de Barro é complicado devido ao detalhe que existiram várias pessoas que adotaram esse título. Mas o mais conhecido de todos é Basil Karlo. Em sua primeira aparição, ele era apenas um ator que tinha enlouquecido ao saber que um estúdio estava fazendo um remake de um de seus filmes famosos, com um novo ator. Quando tentou se vingar, Batman o deteve e o vilão ficou sumido das HQs por um bom tempo. Mas, na década de 80, ele fez um retorno surpreendente e, roubando amostras de DNA de outros Caras de Barro, se transformou num monstro de barro.

Só a ideia do vilão ser um ator capaz de mudar de aparência já é um conceito legal, permitindo histórias envolvendo o Cara de Barro abordarem temas bem meta como as múltiplas identidades que atores assumem na mídia e como essa profissão pode ter efeitos tóxicos para eles e sua saúde.

5) CHARADA



Enquanto alguns vilões buscam desafiar os heróis através da força física, o Charada é do tipo que desafia a mente. Tendo crescido como um jovem ignorado pelas pessoas, Edward Nygma virou um gênio do crime obcecado em provar sua superioridade intelectual. Seus esquemas sempre envolviam uso de charadas e enigmas para desafiar a polícia e Batman, a quem o Charada enxerga como um rival.

A grande ironia é que Nygma, com sua inteligência, tem o potencial para conseguir a atenção e respeito que tanto deseja. Porém é sua personalidade narcisista e sua obsessão em ficar desafiando o Batman com suas charadas, que levam aos seus fracassos.

4) CORINGA



Apesar de hoje em dia eu achar o Coringa um dos personagens mais chatos por causa da forma como a DC tem forçado a imagem dele como “o maior vilão do Batman” (tal como fizeram com o protagonismo do Batman), difícil falar dos melhores do vilões do Batman sem citar o Palhaço do Crime. Além de ser um dos maiores vilões da cultura pop, o Coringa é a perfeita antítese ao Batman: Enquanto o Cavaleiro das Trevas usa medo e as sombras para enfrentar o mal e manter a ordem em Gotham, o Coringa é um vilão colorido usa comédia e “humor negro” para perturbar a lei a promover o caos. Até mesmo suas ideologias são opostas, com Batman buscando evitar que pessoas sofram o mesmo trauma que ele, enquanto Coringa busca provocar trauma nas pessoas, julgando que para uma pessoa ficar louca só basta ela ter “um dia ruim”.

No entanto, o que torna a rivalidade do Batman com o Coringa tão marcante é a forma como o vilão conseguiu prejudicar a vida do homem morcego, sendo responsável por vários eventos trágicos em sua vida, incluindo a morte do Jason Todd e a Barbara Gordon ter levado um tiro e ficado paraplégica.

3) VENTRÍLOQUO & SCARFACE



Sendo um vigilante urbano, Batman tem que enfrentar chefes do crime organizado, como o Pinguim e Máscara Negra, e psicopatas do Asilo Arkham, como Coringa e Charada. Arnold Wesker, o Ventríloquo, é um meio termo entre os dois grupos. Por um lado, ele é um dos principais mafiosos de Gotham. Mas por outro, ele também uma figura insana e trágica, um pobre homem com dupla personalidade, com seu lado agressivo, representado pelo seu boneco Scarface, forçando-o a vida de crimes. Pode até ser engraçado ver os capangas seguindo as ordens de um cara com uma marionete e as discussões entre a dupla, mas, ao mesmo tempo, é difícil não sentir pena pelo Wesker sob o controle abusivo de seu boneco, nem se dando conta de que os abusos são causados por ele mesmo.

2) ESPANTALHO



Se o Batman usa o medo para combater o crime, o Espantalho segue um caminho oposto. Diferente do Cavaleiro das trevas, o professor Jonathan Crane possui uma obsessão doentia por medo, buscando usar inocentes para realizar experimentos perigosos.

Por uma de suas armas principais ser o gás do medo, uma toxina que força a vítima encarar ilusões das coisas que apavoram, o Espantalho é um dos poucos vilões que consegue atingir o Batman num nível mais psicológico, forçando o herói a confrontar os traumas de sua mente complexa.

1) DUAS CARAS



Um dos aspectos do Batman muito presente em suas histórias é tragédia. Não importa quanto o Batman se esforce, ele acaba passando por situações bem traumáticas e vendo pessoas com quem ele se importa sendo vítimas dessas experiências. Uma de suas maiores perdas foi seu amigo Harvey Dent. No passado, os dois eram aliados, com o promotor público auxiliando Batman e Comissário Gordon na luta contra o crime organizado. Mas, sem que os dois soubessem, Dent tinha um segredo: Ele tinha uma outra personalidade, nascida dos abusos que tinha sofrido de seu pai. Após ter seu rosto desfigurado pelo chefão Sal Maroni, Harvey enlouqueceu e virou Duas Caras, um criminoso dividido entre o bem e mal, tomando suas decisões com base no resultado do lance de sua moeda.

A queda de Harvey é uma das maiores perdas do Batman, não só porque Gotham perdeu um homem bom que poderia ter melhorado a cidade, mas Bruce viu um de seus amigos e aliados virar mais um dos criminosos que ele enfrenta, tornando as coisas bem mais pessoais sempre que Batman tem que confrontar seu antigo amigo.

Duas Caras também age como um reflexo do que o Batman poderia se tornar caso se deixa-se ser corrompido por sua raiva e obsessão, tornando Harvey um perfeito contraste ao ponto principal do Batman como um herói, que é sobre um homem que tenta fazer a coisa certa, mesmo numa cidade sombria como Gotham.

Por esses motivos que o Duas Caras é o melhor vilão do Batman de todos, além de um dos meus vilões favoritos.



Então é isso! Quais são seus vilões favoritos do Homem Aranha? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.

 


Siga Xandão no Disqus: https://disqus.com/by/xandodeoliveirafrauches/

Postar um comentário

0 Comentários