TOP 10 - HISTÓRIAS SUBESTIMADAS DO SUPERMAN

 


TOP 10 HISTÓRIAS SUBESTIMADAS DO SUPERMAN

Quando se fala nas melhores histórias do Superman, é muito comum as pessoas citarem “Grandes Astros”, “Quatro Estações”, “Para o Homem que Já tem tudo”, e outras que marcaram os leitores Superman e de seu mundo.





Porém, ser uma história boa nem sempre significa ser conhecida pela maioria. Em todos esses anos nas hqs, Superman teve suas histórias icônicas e conhecidas pela maioria dos fãs, mas também umas histórias interessantes que muita gente não conhece.

Para demonstrar uns exemplos... eis o meu top 10 histórias subestimadas do Superman.

10) O PODER DO PARASITA (Action Comics nº361)



Um dos meus vilões favoritos do Superman é o Parasita. Não só seus poderes de absorver energia o tornam um oponente difícil para o homem de aço derrotar, mas também, na cronologia pré-crise, ele era um dos poucos inimigos do Superman a descobrir sua identidade secreta, sabendo quando ataca-lo quando Clark está mais vulnerável. Embora sua primeira aparição tenha sido uma boa apresentação pro vilão, é no sua segunda aparição que ele demonstra o quão perigoso ele é.

Tendo sido ressuscitado por viajante alienígena, Parasita, após eliminar seu salvador, volta a Terra para se vingar do Superman. Dessa vez ele executa um plano bem mais sútil: Adotando um disfarce uma identidade falsa, ele consegue um emprego no Planeta Diário e, aos poucos, começa a drenar os poderes do herói sem que ele saiba.




Mesmo sendo conhecido por seu poder de roubar energia, histórias como essa ajudam a demonstrar como o Parasita pode ser astuto e usar táticas diferentes contra o Superman, evitando virar um personagem chato e com histórias repetitivas.



9) TRANCADO A 20.000 PÉS (Superman Vol 1 nº331 E 332)



Antes de conhecer a Lois Lane, Clark teve um romance com sua amiga de infância Lana Lang, durante o tempo em que viveu em Smallville. Porém, essa HQ revela que Clark não era o único interessado na Lana. Outro pretendente dela era Carl “Moosie” Draper, um colega de Clark e Lana que queria conseguir a atenção dela, desenvolvendo uma inveja pelo Superboy. Anos depois, tendo crescido num inventor, Carl adotaria a identidade de Master Jailer, capturaria Lana Lang e o Superman e forçaria o herói a passar por várias armadilhas para poder salvar sua ex-namorada.



Mesmo sendo um vilão muito desconhecido do Superman, Master Jailer consegue um bom destaque nessa HQ. Sua motivação é bem compreensível e a história cria um bom paralelo entre ele e a Lana, que também veio a Metrópolis querendo recomeçar seu romance com Superman, com ele apontando para sua amiga como sua atitude não chega a ser tão diferente do Master Jailer.



8) A INVASÃO DAS SUPER PESSOAS (Superman vol 1 nº158)



Um dos elementos mais conhecidos das histórias do Superman é Kandor, uma cidade de Kripton que foi encolhida e capturada pelo Brainiac. Apesar de Clark ter conseguido resgatar a cidade engarrafada, ela e seus habitantes ficaram encolhidos, fazendo Superman jurando encontrar uma forma de restaura-los ao seu tamanho normal. Essas tentativas dele sempre terminaram em fracasso.

Após testemunhar várias falhas do Superman, o cientista Than Ol vira os kandorianos contra o Superman e revela ter encontrado uma forma de restaurar Kandor ao seu tamanho normal. Porém Superman, após fazer umas investigações, descobre que o método de Than Ol tem uma falha que poderá deixar Kandor num estado pior.





É uma história divertida do Superman e o Jimmy Olsen salvando Kandor e restaurando a confiança de seu povo no homem de aço, com os dois adotando a identidades dos lendários heróis kriptonianos Asa Noturna e Pássaro de Fogo (obs: Essa lenda virá a ser inspiração para o Dick Grayson adotar sua nova identidade heroica após deixar de ser Robin).



Mas o melhor aspecto dessa edição é o Than Ol, que é mostrado não como um kriptoniano ambicioso e maligno como Zod mas apenas ingênuo e desesperado. Seu desejo em querer salvar seu povo é genuíno. É a frustração dele pelos fracassos do Superman que o cega aos erros em seus métodos.



7) CLARK KENT DEMITIDO ( Superman vol 1 nº 410, 412 e 413)



Embora Superman não possa ser vencido tão facilmente num combate físico, ele pode ter dificuldades maiores quando o campo de batalha é a mente. Esse detalhe é comprovado nessa trilogia de HQs, onde o Lex Luthor usa um aparelho para criar ilusões, com a intenção de enlouquecer o Superman.



Para piorar as coisas, não só o plano de Luthor tem efeito, com Superman questionando sua sanidade mas, sua primeira ilusão criada acaba fazendo Clark escrever uma notícia falsa (que ele diz ter conseguido numa "entrevista com Superman"), prejudicando o Planeta Diário. Não podendo contar a verdade, sabendo que isso faria as pessoas perderem a confiança no seu alter-ego, Clark acaba recebendo a culpa e é demitido.



Não só essa história explora a dinâmica do Clark com seu elenco de apoio, que tentam lhe dar suporte nesse momento difícil em sua vida como também mostra uma das últimas batalhas entre o Superman e o Luthor antes do universo da DC ser rebotado na Crise das Infinitas Terras.



6) A TERRA ENCANTADA (Action Comics nº 657)


Um vilão é bem subestimado pelo público é o Homem Brinquedo. Ele pode até parecer um vilão bobo que usa brinquedos como armas contra o poderoso homem de aço, mas, dependendo do roteiro, ele pode ser um dos vilões mais simpáticos do Superman.

Um dos exemplos disso aconteceu nessa edição do Action Comics, onde o Homem Brinquedo sequestra os filhos dos funcionários da Lexcorp, a empresa que arruinou seus negócios. 

Mas quando o Superman vai atrás do vilão, ele descobre que Homem Brinquedo não fez, nem deseja fazer, mal as crianças, deixando elas se divertirem com suas invenções em seu parque temático. Na realidade, o Homem Brinquedo queria apenas dar as crianças atenção que eles não tinham de seus pais, ao mesmo tempo em que ele usa os sequestros para prejudicar a empresa do Luthor. Ele até mesmo protege as crianças quando são atacados pela Intergangue (querendo vingança pelo Homem Brinquedo tê-los enganado).

É uma história que demonstra como um vilão que ninguém dá bola como o Homem Brinquedo pode se tornar um antagonista bem complexo.

5) A ALIANÇA LUTHOR/BRAINIAC (Superman vol 1 nº 167)



De todos os vilões do Superman, os dois mais recorrentes em suas histórias são o Lex Luthor e Brainiac. Enquanto um representa o pior da humanidade (um gênio arrogante e invejoso), o outro representa o pior dos alienígenas (um viajante frio e calculista, responsável por sequestrar cidades e destruir vários mundos e civilizações). Se os dois já causam problema para o Superman como indivíduos, conseguem ser um problema ainda maior quando unem suas forças contra seu inimigo em comum.



Nesse primeiro team-up, os dois já demonstram seu nível de ameaça, conseguindo capturar o Superman, deixando-o encolhido, paralisado e incapaz de usar seus poderes. No entanto, a salvação do Superman acaba sendo os habitantes de Kandor, que, tendo as mesma habilidades que o Superman sob o sol amarelo, vão ao seu resgate.



É bem satisfatório ver seus habitantes de Kandor enfrentando o Brainiac, que foi o responsável por encolher sua cidade, e eles salvando o Superman é uma boa forma de mostrar os habitantes de Kandor retribuindo o Clark por tê-los salvo do Colecionador de Cidades no passado (dá até pra ver essa edição sendo meio que uma redenção dos habitantes de Kandor pelos eventos de “A Invasão das Super Pessoas”).

4) KRYPTON MORRE DE NOVO (Action comics nº 489 a 491)



Um dos aspectos importantes da personalidade do Superman é seu auto-controle. Tendo noção de sua força e o poder, Clark sempre os usa de forma controla para evitar machucar pessoas. Infelizmente, isso cria uma fraqueza que pode ser explorada por seus inimigos. Isso é demonstrado nessa trilogia, onde Brainiac, atrai Superman para uma armadilha e o força a observar a destruição de uma estrela, fazendo-o ele perde o controle de sua visão de calor sempre que vê um flash de luz. Para jogar mais sal na ferida, a estrela que Brainiac mostra para o Superman é luz da destruição de Kripton, que finalmente alcançou a vista da Terra.





Tendo visto o Superman nas histórias anteriores usar seus poderes para salvar o mundo, o fato deles estarem instáveis dá um clima de suspense para história, com Clark e nós leitores vendo o perigo que os poderes dele podem representar para as pessoas próximas e para si mesmo.



As três HQs também fazem um bom trabalho em abordar a ligação do Clark com os humanos e seu legado de Krypton, com ele conseguindo descobrir como reassumir o controle de seus poderes com a ajuda de um inventor cego.



Isso tudo resulta numa das melhores lutas do Superman contra Brainiac, recheada da criatividade e os conceitos surreiais das hqs do Superman Pré-crise.



3) SUPERMAN E A PRAGA PURPURA (Action comics nº19)



Outro inimigo do Superman que também não recebe muita atenção é o Ultra Humanoide. Até mesmo os próprios roteiristas da DC parecem esquecer que o Ultra Humanoide foi introduzido nas hqs do Superman, sendo seu primeiro inimigo, muito antes do Lex Luthor. Embora o personagem era apenas um cientista louco genérico e suas três primeiras histórias eram bem fracas, foi na sua quarta que ele demonstra ser uma ameaça para o Superman e o mundo.


Planejando eliminar a humanidade e substitui-la por uma raça feita em sua imagem, liberou um vírus mortal, que deixa suas vítimas com sua pele púrpura. Diante dessa situação, Superman acaba tendo que agir como guarda costa dos doutor Henry Travers, protegendo-o dos capangas do Ultra enquanto o cientista procura uma cura para essa “Praga Púrpura”.



Comparado as histórias anteriores do Superman na Era de Ouro, essa é uma das mais intensa, sendo uma das primeiras ocasiões em que o Superman lida com uma ameaça de grande escala. O suspense tem uma forte presença, com cada momento nunca deixando o leitor esquecer que, se o Superman falhar, será o fim de toda humanidade.

Tem também uma boa mensagem sobre não desistir, representada através das interações do Superman com Travers. Apesar de aparecer apenas nessa história (bem...eu acho...) Travers possui um desenvolvimento bem escrito. Superman não só o protegendo dos capangas do Ultra Humanoide, como também dando-lhe suporte após o cientista falhar em sua primeira tentativa de encontrar cura para a Praga Púrpura, demonstrando como Superman consegue inspirar o melhor nos outros com sua personalidade amigável e altruísta.



2) A ÚLTIMA BATALHA DE LUTHOR (Action Comics nº 510 a 512)



Difícil falar do Superman sem mencionar sua rivalidade icônica com o Lex Luthor. Desde seu primeiro encontro os dois tiveram vários confrontos nas HQs, com Lex sempre tentando criar planos para eliminar o ultimo filho de Kripton e se provar superior ao seu rival. Mas o que aconteceria se Lex decidisse encerrar essa rivalidade e desistir dessa vida como um gênio do mal?

Essa é a pergunta que essa trilogia aborda. Enquanto executava mais um plano para eliminar o Superman, Luthor acaba se apaixonando por Angela Blake, uma moça com uma doença terminal. 



Para poder ficar junto de sua amada, Luthor decide se redimir, passando a combater o crime e usar sua inteligência para resolver problemas como consertar a camada de ozônio e desarmar o mundo das armas nucleares. Ele até chega a conquistar a confiança do Superman, reestabelecendo a amizade que os dois tinham em Smallville.



Visto que isso não é uma elseworld, é previsível que a tentativa do Luthor vai terminar com ele voltando a ser um criminoso, porém o ritmo da história ajuda a construir isso, mostrando o Luthor fazendo progresso a ponto de fazer leitor torcer para o Luthor conseguir um final feliz com Angela. Sem falar que a forma como essa história termina é um twist de deixar o queixo caído.

1) PARA SALVAR UM SUPERMAN (Superman vol 1 nº240)





Anos 70 foram um período de mudança para o universo DC, com HQs como Batman do Dennis O’Neil e Lanterna Verde & Arqueiro Verde tendo uma pegada mais pé no chão, com heróis tendo histórias mais urbanas e lidando com dramas mais realistas. Para poder encaixar o Superman nesse novo cenário, a DC tomou a decisão de reduzir os poderes do herói, tornando mais vulnerável comparado ao nível de poder absurdo que ele tinha na década anterior. Isso não foi recebido sem críticas, com alguns fãs julgando que a DC tornou o Superman fraco demais.


“Para salvar um Superman” aborda esse assunto com uma trama que mostra o Superman percebendo suas novas limitações e como elas o tornam alvo de crítica dos cidadãos de Metrópolis, com eles claramente agindo como a voz dos leitores insatisfeitos com a mudança. Se sentindo uma falha e abandonado pelas pessoas que ele se dedicou a proteger, Superman chega considerar desistir dessa vida de herói, o que é surpreendente para um personagem conhecido por sua dedicação e heroísmo como o Superman. 



Porém essas dúvidas são colocada a teste quando um de seus amigos, I-Ching, é ameaçado por bandidos, que buscam eliminar o Superman, sabendo que está mais vulnerável. 



A escolha que o Clark toma nessa hora ajuda a demonstrar o quão grande é a dedicação ele em proteger os inocentes, provando como o que tornar o Superman um heróis não são seus poderes ou o nível deles, e sim o homem bom e altruísta que Clark é. Seja com seus poderes reduzidos ou ampliados, Clark Kent é sempre um herói que protege os outros não importa a dificuldade.



Então é isso! Para vocês, quais são as histórias mais subestimadas do Superman? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.

 

Postar um comentário

0 Comentários